1. É RECOMENDÁVEL QUE A REDAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA:
· siga as normas técnicas de trabalhos científicos, mas sem situar o domínio teórico-conceitual em que se inscreve.
· **apresente hipóteses iniciais que poderão ou não ser confirmadas no desenvolvimento da pesquisa.
· sugira brevemente três ou quatro focos de problematização, já que isso será definido apenas posteriormente.
· expresse consistência na argumentação, apresentando os resultados definitivos da pesquisa.
2. NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE CARACTERIZADA COMO DIGITAL, O PAPEL DA PROFESSORA E DO PROFESSOR SE AMPLIA. ISSO OCORRE PORQUE:
· os episódios tecnológicos recentes exigem que a professora e o professor sejam detentores do conhecimento a ser ensinado aos alunos de forma genérica.
· **os modos de vida contemporâneos demandam que o professor assuma uma postura de pesquisador, em vez de simplesmente transmitir o conteúdo.
· é necessário que a escola apresente uma única visão da realidade, considerando que a internet possui um conteúdo desorganizado e contraditório.
· as informações que os alunos adquirem fora da escola são confusas e algumas vezes equivocadas, fazendo com que a escola fortaleça sua função de transmissora legítima do saber.
3. NO QUE SE REFERE À CONEXÃO ENTRE PESQUISAS PSICOLÓGICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
· a formação de professores está isenta de discussões psicológicas e a prática deles acaba ficando prejudicada.
· **as pesquisas psicológicas são usadas historicamente como justificativa às ações realizadas nas escolas, oferecendo fundamento científico à Pedagogia.
· as práticas pedagógicas rejeitam os fundamentos científicos das pesquisas psicológicas, já que são de outra ordem.
· a conexão entre pesquisas psicológicas e práticas pedagógicas começou a ocorrer somente no final do século XX.
4. O CONCEITO DE INFÂNCIA FOI UMA INVENÇÃO DA MODERNIDADE. ANTES DISSO, AS CRIANÇAS ERAM REPRESENTADAS TRATADAS DA SEGUINTE MANEIRA:
· havia espaços específicos para as crianças, fazendo-se respeitar sua individualidade.
· **as crianças apareciam como adultos em miniatura, sem distinção de vestuário e práticas sociais.
· as crianças eram entendidas como inocentes, ingênuas e necessitadas de proteção por parte dos adultos.
· as crianças estavam separadas do imaginário adulto e a escola tinha papel preponderante na sua educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!