terça-feira, agosto 17, 2010

Prova online

PESQUISA EM EDUCAÇÃO

1. NO QUE SE REFERE À CONEXÃO ENTRE PESQUISAS PSICOLÓGICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:

  • a formação de professores está isenta de discussões psicológicas e a prática deles acaba ficando prejudicada.
  • a conexão entre pesquisas psicológicas e práticas pedagógicas começou a ocorrer somente no final do século XX.
  • as pesquisas psicológicas são usadas historicamente como justificativa às ações realizadas nas escolas, oferecendo fundamento científico à Pedagogia.
  • as práticas pedagógicas rejeitam os fundamentos científicos das pesquisas psicológicas, já que são de outra ordem.

2. É RECOMENDÁVEL QUE A REDAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA:

  • apresente hipóteses iniciais que poderão ou não ser confirmadas no desenvolvimento da pesquisa.
  • siga as normas técnicas de trabalhos científicos, mas sem situar o domínio teórico-conceitual em que se inscreve.
  • expresse consistência na argumentação, apresentando os resultados definitivos da pesquisa.
  • sugira brevemente três ou quatro focos de problematização, já que isso será definido apenas posteriormente.

3. A ÁREA DE ESTUDOS E PESQUISAS CONHECIDA COMO SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA FOI CONSOLIDADA A PARTIR DE ALGUMAS PREOCUPAÇÕES, DENTRE AS QUAIS SE DESTACA:

  • o estudo da infância não deve ser comparado ao estudo de outras minorias, como no caso das relações de gênero, etnia e classe.
  • as crianças nunca foram ignoradas, pois desde a Idade Média recebem a atenção dos seus pais e professores.
  • é indispensável, nos dias de hoje, que as crianças sejam entendidas e tratadas como atores e participantes ativos da sociedade.
  • já está na hora de os adultos começarem a proteger as crianças, sendo os seus porta-vozes e falando por elas de suas necessidades, suas carências e seus desejos.

4. NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE CARACTERIZADA COMO DIGITAL, O PAPEL DA PROFESSORA E DO PROFESSOR SE AMPLIA. ISSO OCORRE PORQUE:

  • os modos de vida contemporâneos demandam que o professor assuma uma postura de pesquisador, em vez de simplesmente transmitir o conteúdo.
  • as informações que os alunos adquirem fora da escola são confusas e algumas vezes equivocadas, fazendo com que a escola fortaleça sua função de transmissora legítima do saber.
  • os episódios tecnológicos recentes exigem que a professora e o professor sejam detentores do conhecimento a ser ensinado aos alunos de forma genérica.
  • é necessário que a escola apresente uma única visão da realidade, considerando que a internet possui um conteúdo desorganizado e contraditório.

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