sábado, novembro 27, 2010

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

1. COMO SE PERCEBE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA?

Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
No funcionamento dos setores administrativos.
No Projeto Político Pedagógico.
Na prática pedagógica do corpo docente.

2. A NOSSA SOCIEDADE TEM PASSADO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES NO QUE CONCERNE AO MUNDO DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS,

afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das instituições de ensino.
reforçar a autonomia da escola, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
uma administração mais rígida e disciplinar, para retomar a qualidade de ensino.
fortalecer gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.

3. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO IMPORTANTE.

O tipo de educação que uma gestão da educação competente e democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:

rígida e afetuosa.
disciplinada e amorosa.
rígida e desafetuosa.
disciplinada e flexível.

4. QUANDO UM PROFISSIONAL SE COLOCA A SERVIÇO DA GESTÃO ESCOLAR,

apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que mobilizam recursos:

físicos, utópicos e teóricos para reformular os caminhos da educação no Brasil.
físicos, políticos e teóricos para reestruturação da educação.
humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva na educação.
financeiros, teoria e utopia para o crescimento da escola.

 PROVA 02

1. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, DE ACORDO COM A LEI 9.394/96, SE CARACTERIZA POR SER UM DOCUMENTO:


  • I. que delineia a identidade da escola, organiza e dá as diretrizes da prática educacional, estabelecendo as políticas educacionais em ação.
    II. que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o instrumento mais importante da escola, que deve ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática educacional, visando à qualidade de ensino.
    III. elaborado pelo gestor, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola, seguidas por todo o corpo escolar.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

  •  As afirmativas I e III estão corretas.
  •  As afirmativas I e II estão corretas.
  •  As afirmativas II e III estão corretas.
  •  A afirmativa II está correta.

2. COMO SE PERCEBE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA?



  •  Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
  •  No funcionamento dos setores administrativos.
  •  Na prática pedagógica do corpo docente.
  •  No Projeto Político Pedagógico.

3. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?



  •  A realização de eventos culturais e desportivos para todos.
  •  A realização de encontros obrigatórios.
  •  A realização de palestras explicativas para os alunos.
  •  A realização de propagandas.

4. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA ESCOLA?



  •  Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
  •  Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.
  •  Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação de todos os setores.
  •  Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.


PROVA 03
 1. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO TORNA-SE AINDA MAIS IMPORTANTE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE:

é reconhecido pela Secretaria de Educação.
legaliza o funcionamento da escola.
passa a ser um documento que rege a estrutura e o funcionamento da escola, mas não sua prática.
deixa de ser documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento coletivo dos envolvidos na instituição escolar. (correta)

2. EXISTEM VÁRIAS MODALIDADES DE GESTÃO.

Uma delas é a mais aceita pelas pessoas envolvidas no processo educacional, consolidando-se nos Projetos Político Pedagógicos por ter em suas bases a tolerância, o respeito e a solidariedade. Tal gestão chama-se gestão:

consultiva.
autocrática.
democrática. (correta)
benevolente.

3. QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO TRABALHO PROFISSIONAL DA SUPERVISÃO?

Avaliação, política e docência.
Orientação a pais e avaliação.
Gestão, orientação a pais e docência.
Política, planejamento, gestão e avaliação. (correta)

4. COMO É MEDIDO O SUCESSO DE UMA ESCOLA?

Pela quantidade de alunos.
Pelo seu tamanho físico.
Pelo comprometimento do gestor.
Pelo desempenho de seus alunos.(correta)


PROVA 04

O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?


  • Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
  • Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
  • Que mantenham-se firmes e equilibrados em suas funções, sem mudanças.
  • Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
 
 

3. QUAL É O BINÔMIO INSEPARÁVEL PARA A EXCELÊNCIA DO TRABALHO DA SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA?


  • Política e planejamento.
  • Gestão e política.
  • Avaliação e orientação.
  • Planejamento e avaliação.

4. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?


  • Em teorias, unicamente.
  • Simplesmente na administração escolar.
  • Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
  • Em princípios e atitudes que refletem uma prática compromissada com a qualidade da educação.
PROVA 05

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

1. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?


  • Em princípios e atitudes que refletem uma prática compromissada com a qualidade da educação.
  • Simplesmente na administração escolar.
  • Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
  • Em teorias, unicamente.

2. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO TORNA-SE AINDA MAIS IMPORTANTE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE:


  • passa a ser um documento que rege a estrutura e o funcionamento da escola, mas não sua prática.
  • legaliza o funcionamento da escola.
  • é reconhecido pela Secretaria de Educação.
  • deixa de ser documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento coletivo dos envolvidos na instituição escolar.

3. QUAL É O PRINCÍPIO NORTEADOR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO?


  • A intencionalidade, isto é, algo que se apresenta como desejado e necessário.
  • A administração escolar.
  • Liberação de funcionamento da escola.
  • Estabelecê-lo como manual, o qual deve ser seguido igualmente por todos os envolvidos no processo educacional.

4. QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO TRABALHO PROFISSIONAL DA SUPERVISÃO?


  • Orientação a pais e avaliação.
  • Avaliação, política e docência.
  • Política, planejamento, gestão e avaliação.
  • Gestão, orientação a pais e docência.

PROVA 06


GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

1. PARA QUE UMA ESCOLA CONSIGA REALIZAR MUDANÇAS NA SUA ATUAÇÃO, DEVE PRESTAR MUITA ATENÇÃO E CUIDADO NA CULTURA ORGANIZACIONAL.

  • Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Para tanto, é necessário estar atento aos fatores:
    I. internos da escola.
    II. econômicos que envolvem a escola.
    III. endógenos e exógenos à escola.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
  • A afirmativa II está correta.
  • A afirmativa I está correta.
  • A afirmativa III está correta.
  • As afirmativas II e III estão corretas.

2. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?

  • Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
  • Que mantenham-se firmes e equilibrados em suas funções, sem mudanças.
  • Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
  • Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.

3. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA ESCOLA?

  • Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
  • Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.
  • Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação de todos os setores.
  • Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.

4. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, DE ACORDO COM A LEI 9.394/96, SE CARACTERIZA POR SER UM DOCUMENTO:



  • I. que delineia a identidade da escola, organiza e dá as diretrizes da prática educacional, estabelecendo as políticas educacionais em ação.
    II. que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o instrumento mais importante da escola, que deve ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática educacional, visando à qualidade de ensino.
    III. elaborado pelo gestor, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola, seguidas por todo o corpo escolar.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

  • As afirmativas II e III estão corretas.
  • As afirmativas I e III estão corretas.
  • As afirmativas I e II estão corretas.
  • A afirmativa II está correta.
 
PROVA 07
 4. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
•Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.
• Uma função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve seguir.
• Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
• Utilização do poder, a fim de estabelecer as normas de conduta dos envolvidos em um determinado regime de atividade.
 
PROVA 08
1. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?

  • Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político pedagógico.
  • Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto pedagógico o qual os demais integrantes da escola devem seguir.
  • Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
  • Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
3. QUAL É A QUESTÃO ESSENCIAL DA ESCOLA HOJE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO HUMANA?

  • As políticas administrativas.
  • A qualidade da formação.
  • As relações interpessoais.
  • As transformações sociais. 
4. LEIA ABAIXO:
  • A Gestão Escolar democrática que se desenvolve e se realiza por meio da efetiva participação precisa basear- se numa definição abrangente do conceito de "nós". Para tanto, é necessário fortalecer alguns valores, que são:
  • diminuir a participação nos movimentos sociais e na escola, não fomentar grupos silenciados que podem se rebelar, fortalecer as condutas sociais.
  • aumentar a participação nos movimentos sociais e na escola, fortalecer indivíduos e grupos em geral silenciados, criar novas formas de articular o mundo real e os problemas sociais reais com a escola.
  • aumentar a participação da escola na sociedade, frente aos movimentos sociais, manter-se fiel à atual política social, manter o mesmo padrão relacional com a sociedade e esperar dela a solução para os problemas do mundo.
  • diminuir a participação da escola com a sociedade, abster-se de opiniões acerca de políticas sociais, manter o foco ao processo de aprendizagem sem se influenciar pelos problemas do mundo.
 

 

36 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO em 19/04/2013

    1. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?

    Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito discente fazendo-o lutar contra as transformações.
    Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afetem a organização escolar.
    Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
    Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.CORRETA

    2. De acordo com a Lei 9.394/1996, o projeto político-pedagógico se caracteriza por ser um documento

    que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o seu instrumento mais importante, devendo ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática educacional e visando à qualidade de ensino.CORRETA
    elaborado exclusivamente pelo gestor, não cabendo a participação de nenhum membro do corpo escolar, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola.
    que delineia a identidade da escola, limitando a sua atuação de forma a impossibilitar ações diversas das que determina.
    que visa instituir as diretrizes nacionais, estaduais e municipais de educação, regendo a atuação das instituições escolares em todo o âmbito nacional.

    3. Leia abaixo


    Para que uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção e cuidado na cultura organizacional. Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Portanto, é necessário estar atento aos fatores

    externos em relação à escola.
    endógenos e exógenos à escola.CORRETA
    internos em relação à escola.
    econômicos a respeito da escola.

    4. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA SE CONSTRUIR A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?

    Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.CORRETA
    Participação do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político-pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
    Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia para os colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político-pedagógico.
    Participação dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto a ser seguido pelos demais integrantes da escola.

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  2. Muito obrigada, valeu sua colaboração.

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  3. 1. A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VEM GANHANDO ESPAÇO NA ATUALIDADE.
    Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação desses profissionais da educação foi:GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO


    • a capacitação de dirigentes. CORRETA
    • a revisão dos conteúdos e currículos.
    • o afastamento de profissionais não qualificados.
    • a reelaboração dos projetos pedagógicos.
    2. QUAL É O PRINCÍPIO NORTEADOR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO?

    • A intencionalidade, algo desejado e necessário. CORRETA
    • Liberação de funcionamento da escola.
    • Estabelecê-lo como manual a ser seguido.
    • A administração e gestão escolar.
    3. QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO TRABALHO PROFISSIONAL DA SUPERVISÃO?

    • Gestão, orientação a pais e docência.
    • Política, planejamento, gestão e avaliação. CORRETA
    • Orientação aos pais e avaliação.
    • Avaliação, política e docência.
    4. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO TORNA-SE AINDA MAIS IMPORTANTE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE:

    • passa a ser um documento que rege a estrutura e o funcionamento da escola, mas não sua prática.
    • deixa de ser documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento coletivo dos envolvidos
    na instituição escolar. CORRETA
    • legaliza o funcionamento da escola, pois sem ele a escola não pode funcionar prejudicando toda a sociedade.
    • é reconhecido pela Secretaria de Educação, o que faz com que a escola tenha prioridade no recebimento de verbas.

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  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    1. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?

    • Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
    • É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional. CORRETA
    • Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar.
    • Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
    2. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO TORNA-SE AINDA MAIS IMPORTANTE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE:

    • legaliza o funcionamento da escola, pois sem ele a escola não pode funcionar prejudicando toda a sociedade.
    • deixa de ser documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento coletivo dos envolvidos
    na instituição escolar. CORRETA
    • é reconhecido pela Secretaria de Educação, o que faz com que a escola tenha prioridade no recebimento de verbas.
    • passa a ser um documento que rege a estrutura e o funcionamento da escola, mas não sua prática.
    3. COMO É MEDIDO O SUCESSO DE UMA ESCOLA?

    • Por seu tamanho físico.
    • Pelo comprometimento do gestor.
    • Pela quantidade de alunos. CORRETA
    • Pelo desempenho de seus alunos.
    4. O sucesso do gestor na educação depende

    • Apenas o seu saber teórico.
    • O empenho dos profissionais da educação na sua prática pedagógica. CORRETA
    • Uma boa estrutura administrativa e física.
    • Saber lidar com o poder, impondo a sua vontade.

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    1. Questão 3: Está incorreta
      Pelo desempenho de seus alunos

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  5. A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VEM GANHANDO ESPAÇO NA ATUALIDADE.
    Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação desses profissionais da educação foi:GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO


    • a capacitação de dirigentes. CORRETA
    • a revisão dos conteúdos e currículos.
    • o afastamento de profissionais não qualificados.
    • a reelaboração dos projetos pedagógicos.
    2. QUAL É O PRINCÍPIO NORTEADOR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO?

    • A intencionalidade, algo desejado e necessário. CORRETA
    • Liberação de funcionamento da escola.
    • Estabelecê-lo como manual a ser seguido.
    • A administração e gestão escolar.
    3. QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO TRABALHO PROFISSIONAL DA SUPERVISÃO?

    • Gestão, orientação a pais e docência.
    • Política, planejamento, gestão e avaliação. CORRETA
    • Orientação aos pais e avaliação.
    • Avaliação, política e docência.
    4. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO TORNA-SE AINDA MAIS IMPORTANTE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE:

    • passa a ser um documento que rege a estrutura e o funcionamento da escola, mas não sua prática.
    • deixa de ser documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento coletivo dos envolvidos
    na instituição escolar. CORRETA
    • legaliza o funcionamento da escola, pois sem ele a escola não pode funcionar prejudicando toda a sociedade.
    • é reconhecido pela Secretaria de Educação, o que faz com que a escola tenha prioridade no recebimento de verbas.

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  6. GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
    1. Qual é o princípio norteador de um projeto pedagógico?

    A intencionalidade, algo desejado e necessário. (correta)
    A administração e gestão escolar.
    Estabelecê-lo como manual a ser seguido.
    A liberação de funcionamento da escola.

    2. Qual é a questão essencial da escola hoje, no que diz respeito à formação humana?

    As relações interpessoais.
    As transformações sociais.
    A qualidade da formação. (correta)
    As políticas administrativas.

    3. O que a escola pode fazer para ser revalorizada pela comunidade, favorecendo o diálogo e a aproximação?

    Palestras explicativas para os alunos.
    Encontros obrigatórios.
    Propagandas.
    Eventos culturais e desportivos para todos.(correta)

    4. Segue abaixo


    A modalidade de gestão mais aceita pelas pessoas envolvidas no processo educacional, consolidando-se nos Projetos Político-Pedagógicos por ter em sua base a tolerância, o respeito e a solidariedade é a gestão

    democrática. (correta)
    benevolente.
    autocrática.
    consultiva.

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  7. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    1. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA SE CONSTRUIR A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?

    Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
    Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia para os colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político-pedagógico.
    Participação dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto a ser seguido pelos demais integrantes da escola.
    Participação do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político-pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
    2. O que está englobado no conceito de avaliação?

    Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.
    É um processo de análise ou julgamento da prática, visando a criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
    É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.
    Serve para mensurar, quantificar. É um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).
    3. QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO TRABALHO PROFISSIONAL DA SUPERVISÃO?

    Avaliação, política e docência.
    Orientação aos pais e avaliação.
    Política, planejamento, gestão e avaliação.
    Gestão, orientação a pais e docência.

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  8. Olá Pessoal!!! Valeu!!! Blog show de bola.... aprendi muito!!!!

    rova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    1. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?

    Encontros obrigatórios.
    Eventos culturais e desportivos para todos. (CORRETA)
    Propaganda.
    Palestras explicativas para os alunos.
    2. Segue abaixo


    A modalidade de gestão mais aceita pelas pessoas envolvidas no processo educacional, consolidando-se nos Projetos Político-Pedagógicos por ter em sua base a tolerância, o respeito e a solidariedade é a gestão

    autocrática.
    consultiva.
    benevolente.
    democrática. (CORRETA)
    3. QUAL É O PRINCÍPIO NORTEADOR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO?

    A intencionalidade, algo desejado e necessário. (CORRETA)
    Liberação de funcionamento da escola.
    A administração e gestão escolar.
    Estabelecê-lo como manual a ser seguido.
    4. A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VEM GANHANDO ESPAÇO NA ATUALIDADE.


    Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação desses profissionais da educação foi:

    o afastamento de profissionais não qualificados.
    a reelaboração dos projetos pedagógicos.
    a capacitação de dirigentes. (CORRETA)
    a revisão dos conteúdos e currículos.

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  9. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
    1. Leia abaixo




    O compromisso com a gestão democrática na escola é hoje muito importante. O tipo de educação que uma gestão da educação competente e democrática deve almejar é uma educação simultaneamente


    rígida e afetuosa.
    burocrática e inflexível.
    autônoma e autossuficiente.
    disciplinada e amorosa.
    2. Quais são os elementos fundamentais na construção da gestão democrática da escola?


    Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do Projeto Político-Pedagógico, o qual os demais integrantes da escola devem seguir.
    Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração na elaboração do Projeto Político-Pedagógico e decisões administrativas feitas pelo diretor.
    Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do Projeto Político-Pedagógico.
    Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
    3. Como se percebe a Gestão da Educação e o seu desenvolvimento na escola?


    No funcionamento dos setores administrativos.
    No Projeto Político-Pedagógico.
    Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
    Na prática pedagógica do corpo docente.
    4. Segue abaixo




    A modalidade de gestão mais aceita pelas pessoas envolvidas no processo educacional, consolidando-se nos Projetos Político-Pedagógicos por ter em sua base a tolerância, o respeito e a solidariedade é a gestão


    consultiva.
    benevolente.
    democrática.
    autocrática.

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  10. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    1. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?


    Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito discente fazendo-o lutar contra as transformações.
    Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
    Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
    Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afetem a organização escolar.
    2. COMO É MEDIDO O SUCESSO DE UMA ESCOLA?


    Pelo comprometimento do gestor.
    Pela quantidade de alunos.
    Pelo desempenho de seus alunos.
    Por seu tamanho físico.
    3. Observe




    O compromisso com a gestão democrática na escola é hoje muito importante. O tipo de educação que uma gestão da educação competente e democrática deve almejar é uma educação simultaneamente


    disciplinada e amorosa.
    burocrática e inflexível.
    autônoma e autossuficiente.
    rígida e afetuosa.
    4. Observe




    A gestão escolar democrática que se desenvolve e se realiza por meio da efetiva participação precisa basearse numa definição abrangente do conceito de "nós". Para tanto, é necessário fortalecer alguns valores, que são


    diminuir a participação da escola com a sociedade, abster-se de opiniões acerca de políticas sociais, manter o foco no processo de aprendizagem sem se influenciar pelos problemas do mundo.
    aumentar a participação nos movimentos sociais e na escola, fortalecer indivíduos e grupos em geral silenciados, criar novas formas de articular o mundo real e os problemas sociais reais com a escola.
    diminuir a participação nos movimentos sociais e na escola, não fomentar grupos silenciados que podem se rebelar, fortalecer as condutas sociais.
    aumentar a participação da escola na sociedade, frente aos movimentos sociais, manter-se fiel à atual política social, manter o mesmo padrão relacional com a sociedade e esperar dela a solução para os problemas do mundo.

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  11. Obrigada por sua colaboração!.
    Um forte abraço e bons estudos.

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  12. 2. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:

    a) de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
    b) de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina. (CORRETA)
    c) que define o currículo escolar, que não pode ser alterado ao longo do ano letivo.
    d) de tomada de decisão sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.

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  13. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    1. [QuestãoID 4139] O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?

    Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
    Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
    Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afetem a organização escolar.
    Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito discente fazendo-o lutar contra as transformações.
    2. [QuestãoID 4155] Leia abaixo


    Para que uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção e cuidado na cultura organizacional. Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Portanto, é necessário estar atento aos fatores

    endógenos e exógenos à escola.
    econômicos a respeito da escola.
    internos em relação à escola.
    externos em relação à escola.
    3. [QuestãoID 4141] COMO SE PERCEBE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA?

    No funcionamento dos setores administrativos.
    No projeto político-pedagógico.
    Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
    Na prática pedagógica do corpo docente.
    4. [QuestãoID 4159] Observe


    A gestão escolar democrática que se desenvolve e se realiza por meio da efetiva participação precisa basearse numa definição abrangente do conceito de "nós". Para tanto, é necessário fortalecer alguns valores, que são

    aumentar a participação nos movimentos sociais e na escola, fortalecer indivíduos e grupos em geral silenciados, criar novas formas de articular o mundo real e os problemas sociais reais com a escola.
    diminuir a participação da escola com a sociedade, abster-se de opiniões acerca de políticas sociais, manter o foco no processo de aprendizagem sem se influenciar pelos problemas do mundo.
    diminuir a participação nos movimentos sociais e na escola, não fomentar grupos silenciados que podem se rebelar, fortalecer as condutas sociais.
    aumentar a participação da escola na sociedade, frente aos movimentos sociais, manter-se fiel à atual política social, manter o mesmo padrão relacional com a sociedade e esperar dela a solução para os problemas do mundo.

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  14. 1) Quando pensamos na questão do professor reflexivo devemos levar em consideração inúmeros aspectos da realidade escola, sendo essa múltipla e dialética. Nesse sentido, o professor, equipe pedagógica, alunos, funcionários, direção devem ter claro que fazem parte de um processo global e heterogêneo, que fundamenta-se na diversidade cultural , política, econômica e social dos agentes envolvidos na construção do saber. Assim assinale a alternativa que corresponde especificamente a esse processo:
    Selecione uma alternativa:
    a)A escola deve buscar um fazer e um saber pautado na diversidade cultural dos sujeitos, levando em consideração a história dos agentes envolvidos , sendo o professor o único mediador do processo de ensino –aprendizagem, visto que esse deve estruturar-se essencialmente no saber cientifico
    b)A escola é um lócus de reprodução de determinados tipos de conhecimento (cientifico e mítico) sendo dispensável o trabalho coletivo entre professor, equipe pedagógica, alunos, funcionários, direção, visto que a relação do saber se dá especificamente pelo professor
    c)A escola é um lócus de saber múltiplos e de inúmeros agentes sociais. Assim ela deve fornecer subsídios teórico-metodológico para os alunos compreenderem e transformarem a sua realidade social.
    d)A escola e o professor devem preocupar-se exclusivamente com a formação para o mercado de trabalho, sendo que a escola nasceu da necessidade de formar os sujeitos para atender a demanda do capital
    e)O professor reflexivo se faz necessário no momento em que a escola passa a ser estendida a todos os sujeitos, pois somente a partir do desenvolvimento da sociedade capitalista é que o saber se tornou-se significativo.

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  15. gostaria de saber o que é isso: provocam intensa necessidade de mudanças não só na organização mas também no comportamento dos gestores . estamos falando de qual princípio fundamental da administração por objetivo;;;;;;;;;;; mudanças ambientais ;;;;;; definição e multiplicidade dos objetivos;;;;;;;criação de ooprtunidades ;;;ou N.R.A;

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  16. Resultado final : 4.0
    GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    1. [QuestãoID 4141] COMO SE PERCEBE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA?

    Na prática pedagógica do corpo docente.
    No funcionamento dos setores administrativos.
    Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.CORRETA
    No projeto político-pedagógico.

    2. [QuestãoID 4148] Observe


    O compromisso com a gestão democrática na escola é hoje muito importante. O tipo de educação que uma gestão da educação competente e democrática deve almejar é uma educação simultaneamente


    burocrática e inflexível.
    autônoma e autossuficiente.
    rígida e afetuosa.
    disciplinada e amorosa. CORRETA

    3. [QuestãoID 4155] Leia abaixo


    Para que uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção e cuidado na cultura organizacional. Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Portanto, é necessário estar atento aos fatores
    internos em relação à escola.
    externos em relação à escola.
    econômicos a respeito da escola.
    endógenos e exógenos à escola. CORRETA

    4. [QuestãoID 4156] De acordo com a Lei 9.394/1996, o projeto político-pedagógico se caracteriza por ser um documento

    que visa instituir as diretrizes nacionais, estaduais e municipais de educação, regendo a atuação das instituições escolares em todo o âmbito nacional.
    que delineia a identidade da escola, limitando a sua atuação de forma a impossibilitar ações diversas das que determina.
    elaborado exclusivamente pelo gestor, não cabendo a participação de nenhum membro do corpo escolar, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola.
    que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o seu instrumento mais importante, devendo ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática educacional e visando à qualidade de ensino. CORRETA

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  17. QUESTÃO 1
    Qual é a questão essencial da escola hoje, no que diz respeito à formação humana?

    a ) As relações interpessoais.

    b ) A qualidade da formação. (CORRETA)

    c ) As políticas administrativas.

    d ) As transformações sociais.

    QUESTÃO 2
    A modalidade de gestão mais aceita pelas pessoas envolvidas no processo educacional, consolidando-se nos Projetos Político-Pedagógicos por ter em sua base a tolerância, o respeito e a solidariedade é a gestão

    a ) democrática.(CORRETA)

    b ) consultiva.

    c ) autocrática.

    d ) benevolente.

    QUESTÃO 3
    Nossa sociedade tem passado por profundas transformações no que concerne ao mundo do trabalho e das relações sociais, afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam

    a ) mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e, consequentemente, o seu ensino.

    b ) uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.

    c ) alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
    (CORRETA)
    d ) enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.

    QUESTÃO 4
    O Projeto Político-Pedagógico torna-se ainda mais importante a partir do momento em que

    a ) legaliza o funcionamento da escola, pois sem ele a escola não pode funcionar, prejudicando toda a sociedade.

    b ) deixa de ser documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento coletivo dos envolvidos na instituição escolar.(CORRETA)

    c ) é reconhecido pela Secretaria de Educação, o que faz com que a escola tenha prioridade no recebimento de verbas.

    d ) passa a ser um documento que rege a estrutura e o funcionamento da escola, mas não sua prática.

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  18. QUESTÃO 5
    A Gestão da Educação caracteriza-se por ser um processo

    a ) que define o currículo escolar, que não pode ser alterado ao longo do ano letivo.

    b ) de tomada de decisões sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.

    c ) de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.

    d ) de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.(CORRETA)

    QUESTÃO 6
    O que está englobado no conceito de avaliação?

    a ) É um processo de análise ou julgamento da prática, visando a criar um ranking dos melhores alunos
    da classe e da escola.

    b ) Serve para mensurar, quantificar. É um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).

    c ) É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.
    (CORRETA)
    d ) Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo feito.

    QUESTÃO 7
    Quais são os conteúdos do trabalho profissional da supervisão?

    a ) Gestão, orientação aos pais e docência.

    b ) Política, planejamento, gestão e avaliação.
    (CORRETA)
    c ) Orientação aos pais e avaliação.

    d ) Avaliação, política e docência.

    QUESTÃO 8
    O sucesso do gestor na educação depende

    a ) apenas do seu saber teórico.

    b ) de uma boa estrutura administrativa e física.

    c ) do empenho dos profissionais da educação na sua prática pedagógica.(CORRETA)

    d ) de saber lidar com o poder, impondo a sua vontade.

    QUESTÃO 9
    Quando um profissional coloca-se a serviço da Gestão Escolar, apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes dever ser líderes que mobilizam recursos

    a ) financeiros, teóricos e pragmáticos para o crescimento da escola na sociedade.

    b ) metodológicos, físicos e utópicos para reestruturação da educação no Brasil.

    c ) políticos, teóricos e metodológicos para reformular os caminhos da educação.

    d ) humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva na educação.(CORRETA)

    QUESTÃO 10
    O sucesso de uma escola é medido

    a ) pelo desempenho de seus alunos.(CORRETA)

    b ) pelo seu tamanho físico.

    c ) pela quantidade de alunos.

    d ) pelo comprometimento do gestor.

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  19. Para pensar um processo educacional e a ação da escola faz-se necessário antes:
    a )
    definir os pressupostos filosóficos, sociais e educacionais que fundamentam a organização da proposta pedagógica.

    b ) elaborar o regimento escolar e os regulamentos necessários ao bom funcionamento do mesmo.
    c )
    construir um projeto detalhado das pretensões educacionais a partir do estudo do mercado de trabalho.

    d ) elaborar um projeto que defina a estrutura física e pedagógica.

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    Respostas
    1. elaborar um projeto que defina a estrutura física e pedagógica.

      Excluir
  20. 1)
    Nos espaços escolares coexistem diversos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Estudantes, professores, pedagogos, coordenadores e supervisores são exemplos destes sujeitos.

    Assinale a alternativa que contempla o significado correto respectivamente de corpo docente de uma escola e corpo discente de uma escola:

    Alternativas:

    a)
    Grupo de alunos e grupo de professores de uma escola


    b)
    Grupo professores e grupo de gestores de uma escola

    c)
    Grupo de pais e grupo de professores de uma escola

    d)
    Grupo de alunos e grupo de supervisores

    e)
    Grupo de professores e grupo de alunos de uma escola

    2)
    Considerando a gestão democrática, o Conselho de Escola é um dos mecanismos de maior importância para que esta de fato possa ser efetivada.

    Nesse sentido, sobre o Conselho de Escola, considera-se correto afirmar que:

    Alternativas:

    a)
    Sua única função é decidir sobre os alunos que deverão ficar retidos nas séries em que se encontram


    b)
    É por meio do Conselho de Escola que se viabiliza amplamente a participação da comunidade dos processos de decisão da escola pública

    c)
    Tem como principal objetivo comemorar o aniversário dos professores

    d)
    Busca unicamente angariar recursos financeiros para a festa junina da

    e)
    É um momentoonde a participação está restrita aos diretores das escolas

    3)
    O Projeto Político-Pedagógico (PPP) parte de uma realidade efetiva e busca alcançar uma realidade sonhada, a fim de que seja possível atingir os objetivos traçados no documento. O PPP aponta, sobretudo, caminhos possíveis de se trilhar para que seja possível desenvolver o perfil de cidadão requerido pela comunidade. Sendo o PPP, um documento tão importante para a escola, é necessário que o seu processo de elaboração ocorra com cuidado e organização. Para tanto, este processo deve ser divido entre 3 fases.

    Assinale qual a afirmativa contempla a primeira fase da elaboração do PPP.

    Alternativas:

    a)
    Diagramação do arquivo

    b)
    Definição de estratégias que assegurem as ações elencadas

    c)
    Diagnóstico da realidade escolar


    d)
    Contagem da páginas

    e)
    Levantamento das concepções do coletivo da escola

    4)
    Na escola, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um dos documentos norteadores mais importantes no que tange a organização do ensino e a efetivação do processo de ensino e aprendizagem. Sua efetivação reflete no perfil de homem social que será formado pela escola.

    Sobre a elaboração do PPP considera-se correto afirmar que:

    Alternativas:

    a)
    Deve ser construído coletivamente


    b)
    Deve ser construído somente pelo diretor

    c)
    Deve ser construído somente pelos estudantes

    d)
    Todos podem participar da elaboração, exceto os professores de artes

    e)
    Deve ser construído somente pelo pedagogo

    5)
    A forma com o que o coordenador desempenha o seu trabalho exerce influência direta no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Acarretando em consequências positivas e negativas.

    Sobre a forma com que o coordenador escolar deve desenvolver o seu trabalho nas instituições em que atua, é correto afirmar que sua atuação deve ser:

    Alternativas:

    a)
    Passiva e reflexiva

    b)
    Ativa e reflexiva

    c)
    Somente ativa, sem reflexões

    d)
    Somente reflexiva, sem prática

    e)
    Não deve ser ativa e/ou reflexiva. Deve ser autoritária

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  21. Olá, boa tarde. Ficaria muito grata se pudesse me ajudar com essa questão.
    A organização do currículo escolar tem como orientação diferentes princípios organizativos. Assinale a alternativa que traz a correta correspondência entre os princípios e as formas de organização curricular nas escolas.
    a )
    Transdisciplinaridade - fragmentação.
    b )
    Multidisciplinaridade - fragmentação.
    c )
    Interdisciplinaridade - totalidade.
    d )
    Disciplinaridade - totalidade.

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  22. Boa tarde, obrigada aos participantes, ajudaram muito !!!!!!

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