terça-feira, novembro 23, 2010

Questionário - Linguagens e Códigos

Segue apenas as perguntas quando terminar de responder eu vou postar.
bjs


1. Quais são os grandes obstáculos frente ao saber?

2. Como podemos descrever a expressão: Domínio do saber?

3. Qual o significado dos termos usados a seguir: Mídia informativa e Mídia como construtora de conhecimento.

4. Como podemos aprender com a integração simétrica? Explique.

5. De que maneira podemos perceber a expansão do espaço virtual?

6. Quais os benefícios conquistados pela educação através da expansão do espaço virtual?

7. O que é ambiente virtual?

8. Quais os benefícios conquistados através do ensino virtual?

9. O que é monopólio do saber? Exemplifique.

10. Quais os benefícios adquiridos através da “rede”?

11. Fale sobre o Capital intelectual

12. Quais os caminhos traçados para chegarmos à gestão do conhecimento?

13. Qual a diferença entre ativos tangíveis e ativos intangíveis?

14. Fale sobre a educação corporativa.

15. Quais as 05 disciplinas da aprendizagem organizacional, segundo Peter Senge?

16. Comente sobre “organizações” e a “aprendizagem”.

17. Quais os fatores que envolvem a aprendizagem e a aprendizagem organizacional?

18. Comente sobre o caso Duke Unversit

19. O que é o conhecimento?

20. Quais os novos paradigmas da educação?

21. O que significa a Sigal w.w.w.?
R: World Wide Web – Rede Mundial de Computadores.

22. O que significa a sigla HTML?
HTML ou ( Hyper Text Markup Language) é a linguagem padrão utilizada para construir os documentos na WEB( Websites). 
23. O que significa a sigla HTTP?
HTTP ou ( Hyper Tex Transfer Protocol) é o protocolo padrão que permite a tranferência de dados na WEB entre servidores e os browsers. É este protocolo que permite os saltos de páginas para outra através dos links do hipertexto.

24. Como podemos localizar informações através da internet?
Há diversos Mecanismos de busca na Internet e todos eles contêm um número grande de sites cadastrados em sua base de dados.
Um dos melhores sites de busca do mundo, hoje é o Google (www.google.com.br), pois possui uma grande base de dados com inúmeros sites cadastrados, além de permitir que o usuário faça busca por imagens.Para fazer uma consulta, basta digitar algumas poucas palavras de descrição será gerada então uma lista de resultados relevantes. Para ir até o site, basta acessar o link desejado.
Dicas

25. Quais são os benefícios do uso da internet para a educação?

O uso das redes como uma nova forma de interação no processo educativo amplia a ação de comunicação entre aluno e professor e o intercâmbio educacional e cultural. Desta forma, o ato de educar com o auxílio da Internet proporciona a quebra de barreiras, de fronteiras e remove o isolamento da sala de aula, acelerando a autonomia da aprendizagem dos alunos em seus próprios ritmos. Assim, a educação pode assumir um caráter coletivo e tornar-se acessível a todos, embora ainda exista a barreira do preço e o analfabetismo tecnológico.
Ao utilizar o computador no processo de ensino-aprendizagem, destaca-se a maneira como esses computadores são utilizados, quanto à originalidade, à criatividade, à inovação, que serão empregadas em cada sala de aula. Para o trabalho direto com essa geração, que anseia muito ter um "contato" direto com as máquinas, é necessário também um novo tipo de profissional de ensino. Que esse profissional não seja apenas reprodutor de conhecimento já estabelecido, mas que esteja voltado ao uso dessas novas tecnologias. Não basta que as escolas e o governo façam com a multimédia o que vem fazendo com os livros didáticos, tornando-os a panacéia da atividade do professor.
A utilização da Internet leva a acreditar numa nova dimensão qualitativa para o ensino, através da qual se coloca o ato educativo voltado para a visão cooperativa. Além do que, o uso das redes traz à prática pedagógica um ambiente atrativo, onde o aluno se torna capaz, através da autoaprendizagem e de seus professores, de poder tirar proveito dessa tecnologia para sua vida.
A preocupação de tornar cada vez mais dinâmico o processo de ensino e aprendizagem, com projetos interativos que usem a rede eletrônica, mostra que todos os processos são realizados por pessoas. Portanto, elas são o centro de tudo, e não as máquinas. Consequentemente, não se pode perder isto de vista e tentarmos fazer mudanças no ensino sem passar pelos professores, e sem proporcionar uma preparação para este novo mundo que esta surgindo.

26. Expliquei o que significa a globalização do conhecimento?

27. Para que serve um site de internet?
A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

28. Fale sobre a WEB e os negócios, marketing destacando os pontos positivos e negativos?

29. Quais os benefícios do uso de computadores em sala de aula?
Ao utilizar o computador no processo de ensino-aprendizagem, destaca-se a maneira como esses computadores são utilizados, quanto à originalidade, à criatividade, à inovação, que serão empregadas em cada sala de aula. Para o trabalho direto com essa geração, que anseia muito ter um "contato" direto com as máquinas, é necessário também um novo tipo de profissional de ensino. Que esse profissional não seja apenas reprodutor de conhecimento já estabelecido, mas que esteja voltado ao uso dessas novas tecnologias. Não basta que as escolas e o governo façam com a multimédia o que vem fazendo com os livros didáticos, tornando-os a panacéia da atividade do professor.
A utilização da Internet leva a acreditar numa nova dimensão qualitativa para o ensino, através da qual se coloca o ato educativo voltado para a visão cooperativa. Além do que, o uso das redes traz à prática pedagógica um ambiente atrativo, onde o aluno se torna capaz, através da autoaprendizagem e de seus professores, de poder tirar proveito dessa tecnologia para sua vida.

30. Quais os tipos de softwares (programas) que podemos usar em sala de aula?
Recorrendo ao historico do uso de softwares educativos observamos que o uso de computadores em sala de aula insere se no contexto do proprio avanco da sociedade, ou ainda de forma mais especifica na propria era digital na qual vivemos.
As primeiras experiencias do uso do computador em sala de aula mostra a tentativa de se fazer uma versao computadorizada dos atuais metodos de ensino, busca-se inicialmente imitar as atividades da sala de aula, para que se possa minimizar os impactos das mudancas que se propoem. Somente atraves da disseminacao do uso dos computadores espera-se buscar novas modalidades de aplicacao em sala de aula.
A utilizacao dos computadores traz um aspecto reflexivo sobre o papel da escola e do professor. No primeiro momento instala-se a duvida de se a maquina seria capaz de subtituir o professor, mas se o homem e quem manipula o computador sera dele o direcionamento para a utilizacao dos computadores seja ele de um ponto de vista conservador, centrado no ensino,e utilizado como mera peca de sala de aula ou noutro aspecto sob uma forma inovadora ,centrada no aprendizado,atraves do comportilhamento da producao do conhecimento.E deve-se da enfase muito mais na producao do que meramente no compartilhamento, pois sobre a perspectiva da producao do conhecimento renasce a esperanca de um uso realmente inovador sem limites de tempo nem espaco. O que devemos observar e que não há como seguir uma ordem cronologica (tao organizada) como se ver nos metodos de ensino ate hoje usados pois, atraves dos computadores dilata-se extraordinariamente os limites de espaco fisico na busca de conhecimento.
Fazendo claramente essa distincao entre as finalidades no uso dos computadores seremos capazes de identificar e entender os diversos tipos de softwares existentes, e apenas por uma questao didatica vamos dissocia-los em dois grandes grupos.
O COMPUTADOR COMO MAQUINA DE ENSINAR
Dentro desse grupo identificamos quatro tipos principais que em muitas vezes não se encontram hermeticamente dissociados muito pelo contrario misturam um a um de maneira muito dinamica.São eles.
-programas tutoriais
-programas de exercicio e pratica
-jogos educacionais
-simulacao
O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA
Nesse outro grupo as variaveis do ensino –aprendizagem confudem-se drasticamente trazendo uma discussao muito grande sobre objetivos a serem alcancados pois sua aplicacao possibilita utilizacoes quase que ilimitadas.Os principais tipos identificados nesse grupo são.
-aplicativos para uso do aluno e do professor
-resolucao dee problemas atraves do computador
-programas de controle de processo
-computador como comunicador
A analise ou avaliacao de qualquer um desses tipos de softwares deve levar em conta as caracteristicas proprias de cada programa com o objetivo não apenas de rotular o bom e o ruim mas acima de tudo conhece-lo para que possa identificar qual a situacao de ensino-aprendizagem que se adequa aos objetivos de cada programa.

31. Quais os recursos tecnológicos que podemos usar em nosso fazer pedagógico diariamente?

32. O que é tecnologia da informação?

33. Como podemos justificar o uso da informatização no mundo do trabalho e na educação, quais são os benefícios e os malefícios de seu uso no ambiente corporativo?
Os novos meios de comunicação significa  para os educadores, é em parte um canal para tranmissão de conteúdo . Novas mídias como a Internet significa que se pode facilmente chegar a mais ampla, diversificada audiências. Tão importante , entretanto, é um recipiente de  representação que permite novos tipos de mensagens( por ex: uma imagen vale mais do que mil  palavras). Desde que o processo de pensamento é baseado em representações, como liguagem e imagem,o processo de aprendizagem é fortemente moldado pelos tipos de mesagem e intruçoes que podem trocar com os alunos.Emergentes recipientes de representação, tais como multimidia, permitem um amplo repertório masi potente  de estratégias pedágógicas.

Estas respostas foram enviadas pela Fabínia OBRIGADA!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...