terça-feira, novembro 30, 2010

Questionário História da Educação

01) A história da educação infantil no Brasil é marcada pela grande desigualdade social que sempre existiu no nosso país. Cite dois modelos de instituição educacionais voltada a crianças, vigentes no Brasil no século XIX.
As instituições educacionais voltadas as crianças denominavam-se de Jardim de Infância, escola maternais ou ainda creche e as crianças eram atendidas em casa instituição de acordo com inserção social de cada uma delas. Por exemplo as creches eram destinadas as crianças pobres menores de 2 anos cujas mães eram trabalhadoras e não tinham com quem deixar o filhos. As escolas maternais haviam substituído os áxilos que atendiam as crianças de 2 a 6 anos. E os jardins de Infância que abrigavam as crianças das famílias bem de vida.

02) A partir do estudo realizado no módulo Historia da Educação aponte 3 graves problemas que ainda enfrentam com relação ao ensino publico Brasileiro.
1- O analfabetismo desde o inicio da historia da Educação do Brasil tem sido um problema, pois nunca foi objetivo dos governantes a instrução dos menos favorecidos / 2 – A evasão escolar tem índice alarmante em nosso país pois é resultado de uma demanda de sobrevivência diante das dificuldades sociais que as crianças enfrentam bem cedo na vida/ 3 - O ensino superior continua sendo inacessível para os poucos privilegiados, o ensino superior gratuito não atinge as camadas mais pobres da população.

03) Com relação a educação proposta para o século XIX, países da Europa adotava um currículo que dava ênfase as atividades dos alunos a saber: Apresentava-se objetos simples até os mais complexos, partia do conhecido para o desconhecido do concreto para o abstrato, do particular para o geral. A partir dessa visão curricular estabeleça uma relação com o currículo adotado atualmente no Brasil para as seres inicias fundamentando o seu ponto de vista através de exemplos:
O currículo adotado no Brasil parte do conhecimento já trazido pelos alunos que são trabalhados e desenvolvidos em salas de aulas, por exemplo na alfabetização trabalha-se palavras conhecidas pelo o aluno fazendo associação com as imagens trabalhando o sons de cada letra da palavra.

04) No século XVII as instituições necessitavam de renovar para atender os ideais Iluministas em ascensão, dessa forma re estruturam em seu nível de organização, de forma que o sistema da educação fosse orgânico, submeter-se ao controle publico e articula-se em diversos graus e ordens. A partir da citação acima descreva se o ensino atual atende essas demandas, explique-as.
O ensino atual também caracteriza a educação como meio de formação de um homem civilizado, ativo e responsável. A educação atual também valoriza as ciências físicas e naturais, valoriza a experiência e a pratica social, como também valoriza as tecnologias. Tendo por objetivo formar um homem autônomo concebido pela razão.

05) Ainda em relação ao ensino praticado pelo o Jesuíta, no Brasil colônia descreva de que forma era praticado o ensino por essa ordem religiosa junto aos Indígenas, ou seja, quais eram os seus métodos de ensino.
A instrução dos jesuítas era catequizar os indígenas inseri-los nos rituais cristãos, iniciando no mundo das escrituras, do catecismo, das festas religiosas, do sacramento e também ensinava a ler a escrever e a contar. Mas o objetivo principal era inculcar a submissão e obediência a fé a lei e ao Rei.

06) A partir dos estudos realizados no livro historia da educação, sobre o desenvolvimento da educação Brasileira ao longo da historia aponte 2 situações educacionais que vc considera terem evoluído até os nossos dias e uma que vc considera ainda terem evoluído.
A partir dos estudos realizados no livro de historia de educação percebemos que ocorreu uma evolução na educação brasileira e deixou de ser leiga e passou a ser racional e cientifica, e outra situação favorável é que o ensino fundamental passou a ser gratuito e obrigatório estando disponíveis as classes menos favorecidas. Agora o que não evoluiu é o acesso ao ensino superior que continua sendo privilegio das camadas sociais mais abastadas.

07) Descreva de que forma o pensamento do filosofo Frances Francis Bacon criador do método indutivo de investigação em contra posição ao método de Aristóteles, influenciou os currículos escolares desde o século XVII até os dias de hoje.
O filosofo Frances em seu método cientifico, concluiu que tudo deve partir da experiência sensível e que para se chegar ao conhecimento tinha que se separar a razão da fé essencial para a compreensão da realidade. E o processo educativo do XVII sofreu grande influencia que passou a ser cientifico trilhando o caminho da experiência, e isto tem influenciado a educação até os dias de hoje, pois o processo educativo estimula a reflexão, o raciocínio, experiência voltando a educação para objetivos práticos.

08) Com relação ao ensino Jesuíta no Brasil Colônia descreva qual era a sua principal função junto aos indígenas Brasileiros.
Catequizar.

09) A partir da seguinte citação sobre a educação do século XVII contido no seu livro de história da educação, a saber: ao imitar regras de comportamento hábitos de linguagem, relações sociais, uso do corpo, a burguesia em ascensão ia criando seus rituais de reconhecimento e distinção fazendo desde processo uma maneira a construir a sociedade civil. Estabeleça uma relação a partir desta citação com os dias atuais apontando quais formas de reconhecimento educacional adotamos e damos mais valor atualmente no Brasil.
A educação diferenciava as classes sociais no século XVII e hoje não é diferente, apesar da expansão ao acesso a educação pelas classes menos favorecidas, esta educação que esta em crise não tem levado esta população a atingir níveis sociais superiores pois em geral elas não chegam as universidades para serem mais valorizadas na sociedade e no mercado de trabalho.

10) Pensando na didática magna de Comenius que pretendia uma educação baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao construir o homem virtuoso. Proponha duas atividades didáticas que você considera eficaz para formação homem virtuoso.
1º Atividade. Por as crianças uma eleição em sala de aula, analisando o papel dos governantes e sua responsabilidade social.
2º Atividade. Heróis do planeta é proposto atividades de reconhecimento de materiais reciclados, não jogar lixo nas ruas, cuidar do ambiente em sua volta (a escola e a família). Essa atividade desenvolve o senso de preocupação cm o meio ambiente e a urgência de se cuidar do planeta visando as próximas gerações.

11) Na didática Magno de Comenius o autor propõem organizar a escola em 4 principais sequencias educacionais a saber:
a) Escolas maternais/ b) escola da Meninice c) escola de Latin d) Academia para juventude apartir dessa divisão estabeleça uma relação com os níveis de ensino que existem atualmente no Brasil.
A educação no Brasil atualmente é dividida no seguintes níveis:Maternal, pré – escola, ensino fundamental, ensino médio e universidades.

12) A partir da didática Magno de Comenius que pretendia uma educação baseada na ciência e funcionando como salvadora da humanidade ao construir o homem virtuoso sem distinção de sexo ou classe social estabeleça uma relação com este ideal e os principais objetivos da educação publica Brasileira atual aponte igualdades e diferenças:
A didática de Comenius enfatizava ensinar tudo a todos, ensinar a partir de experiências do cotidiano, priorizava a formação pratico Moral e criou o livro didático. A educação Brasileira se assemelha a didática de Comenius estabelecendo igualdade de ensino a todos, valoriza a vivencia do aluno, e se utiliza do livro didático para aplicação das disciplinas, a organização das escola em diferentes etapas de ensino é uma semelhança dos dia de Comenius. Uma das diferenças para o dia atual é que não se enfatiza o ensino religioso nas escolas atuais.

13) O Humanismo renascentista marca a volta do homem para o palco da historia. A principal mudança ocorrida neste período foi a substituição:
Do Teocentrismo pelo o Antropocentrismo.

14) Karl Marx estudou a educação do povo, sua contribuição foi:
Karl Marx acreditava que não era possível pensar as praticas educativas desvinculadas da situação sócio econômica e da lutas de classes portanto a sua proposta educativa esta inteiramente ligada ao papel fundamental atribuído ao trabalho no ambiente escolar,vinculado ao trabalho produtivo das fabricas e na sociedade na qual se insere.

15) Na perspectiva dos medico Higienistas, a única possibilidade de mudar a qualidade de vida dos Brasileiros era:
Por meios da educação.

16) Para os Iluministas a educação:
Representaria o desenvolvimento da natureza humana surgindo um homem racional e consciente.

17) No século XVll as instituições necessitavam inovar para atender os novos ideais iluministas em ascensão. Desta forma se estruturavam em seu nível de organização, de forma que o sistema de educação fosse orgânico, submeter-se ao poder publico e articula-se em diversos graus e ordem. Descreva se o ensino atual atende essas demandas exemplificando.
O ensino atual atende essa demanda pois é gratuito e obrigatório organizado pelo poder publico, com uma grade curricular bem definida e seriada de acordo com a idade do aluno.

18) A educação na sociedade medieval foi marcada:
Pelos princípios do Cristianismo

19) Na Grécia Antiga a intensa vida comunitária nas cidades-estados influi de maneira decisiva no desenvolvimento do pensamento humano, resultando em uma verdadeira revolução.
Ocorreu uma verdadeira revolução na mentalidade e na política naquela sociedade, as decisões políticas passaram a ser publicas, pois elaboraram leis escritas, houve a ampliação do culto e a supremacia dos logos onde a palavra e a argumentação passou a ter força nas decisões dos assuntos polis.

20) O ideal de educação desenvolvido numa perspectiva militarista de formação de cidadãos guerreiros, homogêneos a ideologia de uma sociedade fechada e compacta, estamos falando do ideal de educação desenvolvido:
Em Esparta

21) Descreva de forma sucinta as principais características presentes nos ideais de educação, nas cidades de Esparta e Atenas da Grécia antiga :
O ideal de educação em Esparta desenvolvia-se numa perspectiva militarista de formação de cidadãos guerreiros, dava-se pouca atenção as letras, enfatizava-se obedecer as ordens, resistir as fadigas e vencer em combate.
O ideal de educação em Atenas baseava-se na concepção de Paidéia, a formação humana livre e nutrida de experiências diversas, valorizando homem e suas capacidades.

22) Segundo os princípios fundamentais propostos para a educação de Gentleman, proposta por John Locke, descrito no seu livro de história da educação a saber:
a)mente são corpo são.
b)raciocinar com as crianças como meio de ensino.
c)priorizar a formação pratico moral em relação a intelectual tendo em vista a utilidade das disciplinas ensinadas.
d)centralizar as experiências, despertar a curiosidade através do jogo e trabalho.

Estabeleça uma relação de cada um destes itens com a educação publica brasileira atualmente.

a) hoje a educação publica brasileira trabalha a educação da mente através dos currículos escolares e a educação do corpo através da disciplina de educação física, jogos e campeonatos.
b)as atividades propostas nos livros didáticos como em sala de aula estimulam a criança a pensar por si e construir seu próprio conhecimento , um exemplo disto é o novo método de alfabetização.
c)as disciplinas hoje direcionam as crianças a serem cidadãos conscientes pois trabalha temas como ecologia, violência, problemas sociais que estão muito presentes na vida moderna.
d)a educação brasileira publica não estimula a experiência e a curiosidade do educando, apesar de vivermos em uma sociedade tecnológica onde a escola não é mais a detentora do saber , e a escola não usa adequadamente estas novas tecnologias.

FUNDAMENTO FILOSOFICOS DA EDUCAÇÃO

Questão enviada pela colega Fabiana, ela informou que ainda não tinhamos no blog!
Obrigada!.


3. LEIA E ANALISE O TEXTO ABAIXO.


I. Temos de expulsar Aristóteles de nós.
II. Mas nem sequer o li, por que razão tenho de expulsá-lo de mim?
III. A prova de seu domínio sobre o homem ocidental é que ele domina o pensamento da gente que nunca ouviu falar a seu respeito. (GAAEDER apud PENHA, 1998).

Esse texto:

 revela a importância do pensamento aristotélico para a civilização ocidental. mostra que o pensamento aristotélico domina a civilização oriental.
 confirma que Aristóteles é dispensável para o homem moderno.
 demonstra que o pensamento aristotélico teve influências sobre Sócrates.

sábado, novembro 27, 2010

Questões provas N1

LINGUAGENS E CÓDIGOS

**** COM RESPOSTAS ****
(Enviado por Istael)


1) O que significa a sigla UNESCO? Qual o seu objetivo?
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e cultura, seu objetivo é acompanhar o desenvolvimento mundial e, ao mesmo tempo, auxiliar os Estados membros na busca de soluções para os problemas que desafiam a nossa sociedade, encontra-se envolvida em um vasto campo de atividades. Suas áreas de atuação compreendem os seguintes temas: educação, ciências naturais, humanas e sociais, cultura, comunicação e informação. Ela posiciona no sentido de superar os obstáculos à comunicação, empreendendo na disseminação da tecnologia pelo mundo, principalmente no ambiente mais carentes de meios para o seu acesso.


2) Pierre Levy chama o docente de” animador da inteligência”, num novo estilo pedagógico. Contextualiza.
A atividade do docente terá como centro o acompanhamento e o gerenciamento dos aprendizados, incitação ao intercâmbio dos saberes, mediação relacional e simbólica, pilotagem personalizada dos percursos de aprendizado.
Sua competência deve deslocar-se para o lado do incentivo para aprender e pensar. Ele deixa de ser um fornecedor direto do conhecimento, executada doravante com uma eficácia maior por outros meios.


3) Segundo Pierri Levy, o ciberespaço amplia, exterioriza e altera funções cognitivas humanas de que forma? Cite ex.
O ciberespaço, suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram, muitas funções cognitivas humanas como: a memória – Bancos de dados, hipertextos;
A imaginação – simulações; a percepção – sensores digitais; os raciocínios – inteligência artificial. O uso que se faz, por exemplo da memória é bastante diferente de antes do invento da calculadora. É possível, neste instante, saber o que está se passando do outro lado do mundo.


4) Conforme Pierre Levy, os currículos escolares não podem mais ser precisamente definidos. O que sugere o autor quanto a construção de novos modelos do espaço dos conhecimentos.
É necessário doravante preferir a imagem de espaços de conhecimentos emergentes, abertos, contínuos, em fluxos, não lineares, que se reorganizam conforme os objetos ou contexto e nos quais cada um ocupa uma posição singular e evolutiva, torna-se necessário duas grandes reformas dos sistemas de educação e formação: 1- a adaptação dos dispositivos e do espírito do aprendizado aberto e a distância no cotidiano e no ordinário da educação a 2- envolve o reconhecimento do aprendido.


5) Discorra sobre o pensamento de Pierre Levy de que espaço cibernético emerge a inteligência coletiva e “que toda leitura é uma escrita em potencial”.
A inteligencia coletiva é a troca do conhecimento coletivo, varias pessoas pensando e formando cada vez mais a aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos.


6) Considerando a necessidade de transformação nas instituições de uma pedagogia “lenta e pesada” para uma “rápida e leve”, qual o papel das novas tecnologias?
Com as novas tecnologias cria se um novo estilo de pedagogia baseado na participação, cooperação e multiplicidade de conexões entre os atores envolvidos no processo de construção do conhecimento e da própria comunicação.


7) Explique o que é Unitermo.
UNITERMO é nada mais que a palavra chave que usamos nos sites de busca!!


8) O ambiente escolar vem sendo pressionado a ceder terreno ao espaço virtual, quais as resistências e como ocorrem/
A oferta de tecnologia, que tem sido o grande fator de transformação do ambiente . Este processo convive coma a resistência à mudanças, que é uma atitude comum e compreensível, pois envolve a quebra de paradigmas e a necessidade de adaptação tecnológica dos seus agentes, sob influência das pressões exercidas pela oferta de tecnologia e o apelo da sociedade para o seu pleno aproveitamento .


10) Disserte sobre o domínio do saber:
Saber é poder, as elites investiram no saber para poder dominar. Os filhos da elite e os nobres com melhor qualidade de ensino usavam para dominar
A rede capacidade de todos, podem utilizar esse ambiente virtual, o fim do monopólio do saber.


11) O que pose se dizer, sobre o ensino virtual e o ensino presencial? De exemplos.
O ensino virtual é aquele que o aluno pode acessar através da internet, DVD, e outro da tecnologia da informação no lugar e hora que ele puder. Ex. As Universidades com EAD, onde estudamos a hora e local que podemos. O ensino presencial é aquele que tem local, dia e hora para ser colocado as aulas.Ex O ensino nas escolas publicas.


12) O que passa a ser o computador em uma sala de aula.Exemplifique:
O computador em sala de aula passa a ser de suma importância na formação do estudante para a sua vida profissional. O acesso a informação liberta o jovem, dando a possibilidade de estender sua visão sobre o universo infinito de possibilidades. Ex Pode pesquisar um assunto histórico.



**** SEM RESPOSTAS ****


1. Descreva sobre os sistemas que atingem a comunidade de forma irrestrito: Exemplifique:

2. Considerando a necessidade de transformações nas instituições de uma pedagogia "lenta e pesada" para uma "rápida e leve", qual o papel das novas tecnologias?

3. Discorra sobre o pensamento de Pierre Levy de que espaço cibermético emerge a inteligência coletiva e " que toda leitura é uma escrita em potencial".

4. O ambiente escolar vem sendo pressionado a ceder terreno ao espaço virtual, quais as resistências e como ocorrem?

5. O Que Pode Se Dizer, Sobre O Ensino Virtual E O Ensino Presencial? De Exemplos.

6. O Que Passa Ser O Computador Em Uma Sala De Aula, Explique!

7. O "monopólio do saber" assumido por uma pedagogia tradicional defende que a presença do aluno em sala de aula é indispensável. O que podemos observar nesse posicionamento?

8. Pierre Lévy nos diz que as mensagens no cyberspace saem da interação de "Um e Um" para o "Um e Todo", dando origem ao "Todos e Todos", explique.

9. Conforme Gonzaga Junior, há uma única maneira de promover paz entre os povos. Que maneira é essa e como pode ser alcançada?

10. O "ensino tradicional" e o "ensino virtual" partem do mesmo princípio, o uso do conhecimento pelos meios de comunicação disponíveis. O que os diferencia?

11. De acordo com Gonzaga Jr (2008), o ambiente escolar vem sendo pressionado a ceder terreno ao espaço virtual, devido a crescente oferta de tecnologia. No entanto, essa expansão encontra uma grande resistência, a resistência à mudança. Disserte, com suas palavras, sobre os fatores que levam a criação dessas resistência.

12. Gonzaga Junior (2008) declara que uma das distancias difíceis de serem superadas é a cultural. Disserte sobre o porquê dessa dificuldade

13. Nunes-(Gonzaga Junior-2008) declara que em um processo de informatização muitas escolas podem sentir-se frustadas se seu plano de implementação não bem definido. Disserte os fatores que podem levar os gestores à frustação em um processo de informatização de sua escola.

14. Aire Geus-Declara que o sucesso de uma organização está relacionado com a eficácia do seu aprendizado sobre as consequências do encorajamento à aprendizagem em uma empresa.

15. Quais são as vantagens e desvantagens de se usar um cd room?

16. Gonzaga Junior 2008 disserte sobre o papel do aluno na era da comunicação

17. Disserte com suas palavras como a internet pode ser usada positiva ou negativa na sociedade.

18. Na era da comunicação os educadores precisam mudar de conduta para se adequarem, disserte sobre esta mudança usando suas palavras.

19. Descreva sobre os sistemas que atingem a comunidade de forma irestrito. Exemplifique

20. O que pode se dizer, sobre o ensino virtual e o ensino presencial? De exemplos.

21. O que passa ser o computador em uma sala de aula, explique!

22. Quais os impactos do uso da internet para a construção do conhecimento e a divulgação das informações? Existe realmente uma globalização?

23. Segundo porto (2006) novas formas de pensar, de agir e de comunicar-se são introduzidas como hábitos corriqueiros. Nunca tivemos tantas alterações no cotidiano, mediadas por múltiplas e sofisticadas tecnologias. Defina as tecnologias instrumentais, intelectuais e educacionais.

24. Discuta a respeito do uso das tecnologias na educação desde o rádio, televisão e computadores e suas implicações na prática pedagógica. Descreva duas atividades utilizando uma dessas tecnologias.

25. As três ondas propostas por Alvin Toffler (1995) e apresentadas pela autora no livro texto dizem respeito a quis tipos de alterações na vida cotidiana dos seres humanos?

26. Para Gonzaga júnior, há uma única maneira de promover paz entre os povos. Mas que maneira é essa e como pode ser alcançada?

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

1. COMO SE PERCEBE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA?

Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
No funcionamento dos setores administrativos.
No Projeto Político Pedagógico.
Na prática pedagógica do corpo docente.

2. A NOSSA SOCIEDADE TEM PASSADO POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES NO QUE CONCERNE AO MUNDO DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS,

afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das instituições de ensino.
reforçar a autonomia da escola, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
uma administração mais rígida e disciplinar, para retomar a qualidade de ensino.
fortalecer gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.

3. O COMPROMISSO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA É HOJE MUITO IMPORTANTE.

O tipo de educação que uma gestão da educação competente e democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:

rígida e afetuosa.
disciplinada e amorosa.
rígida e desafetuosa.
disciplinada e flexível.

4. QUANDO UM PROFISSIONAL SE COLOCA A SERVIÇO DA GESTÃO ESCOLAR,

apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que mobilizam recursos:

físicos, utópicos e teóricos para reformular os caminhos da educação no Brasil.
físicos, políticos e teóricos para reestruturação da educação.
humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva na educação.
financeiros, teoria e utopia para o crescimento da escola.

 PROVA 02

1. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, DE ACORDO COM A LEI 9.394/96, SE CARACTERIZA POR SER UM DOCUMENTO:


  • I. que delineia a identidade da escola, organiza e dá as diretrizes da prática educacional, estabelecendo as políticas educacionais em ação.
    II. que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o instrumento mais importante da escola, que deve ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática educacional, visando à qualidade de ensino.
    III. elaborado pelo gestor, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola, seguidas por todo o corpo escolar.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

  •  As afirmativas I e III estão corretas.
  •  As afirmativas I e II estão corretas.
  •  As afirmativas II e III estão corretas.
  •  A afirmativa II está correta.

2. COMO SE PERCEBE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA?



  •  Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
  •  No funcionamento dos setores administrativos.
  •  Na prática pedagógica do corpo docente.
  •  No Projeto Político Pedagógico.

3. O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA SER REVALORIZADA PELA COMUNIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A APROXIMAÇÃO?



  •  A realização de eventos culturais e desportivos para todos.
  •  A realização de encontros obrigatórios.
  •  A realização de palestras explicativas para os alunos.
  •  A realização de propagandas.

4. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA ESCOLA?



  •  Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.
  •  Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.
  •  Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação de todos os setores.
  •  Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.


PROVA 03
 1. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO TORNA-SE AINDA MAIS IMPORTANTE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE:

é reconhecido pela Secretaria de Educação.
legaliza o funcionamento da escola.
passa a ser um documento que rege a estrutura e o funcionamento da escola, mas não sua prática.
deixa de ser documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento coletivo dos envolvidos na instituição escolar. (correta)

2. EXISTEM VÁRIAS MODALIDADES DE GESTÃO.

Uma delas é a mais aceita pelas pessoas envolvidas no processo educacional, consolidando-se nos Projetos Político Pedagógicos por ter em suas bases a tolerância, o respeito e a solidariedade. Tal gestão chama-se gestão:

consultiva.
autocrática.
democrática. (correta)
benevolente.

3. QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO TRABALHO PROFISSIONAL DA SUPERVISÃO?

Avaliação, política e docência.
Orientação a pais e avaliação.
Gestão, orientação a pais e docência.
Política, planejamento, gestão e avaliação. (correta)

4. COMO É MEDIDO O SUCESSO DE UMA ESCOLA?

Pela quantidade de alunos.
Pelo seu tamanho físico.
Pelo comprometimento do gestor.
Pelo desempenho de seus alunos.(correta)


PROVA 04

O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?


  • Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
  • Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
  • Que mantenham-se firmes e equilibrados em suas funções, sem mudanças.
  • Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
 
 

3. QUAL É O BINÔMIO INSEPARÁVEL PARA A EXCELÊNCIA DO TRABALHO DA SUPERVISÃO OU COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA?


  • Política e planejamento.
  • Gestão e política.
  • Avaliação e orientação.
  • Planejamento e avaliação.

4. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?


  • Em teorias, unicamente.
  • Simplesmente na administração escolar.
  • Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
  • Em princípios e atitudes que refletem uma prática compromissada com a qualidade da educação.
PROVA 05

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

1. EM QUE SE CONSTITUI A GESTÃO DA EDUCAÇÃO?


  • Em princípios e atitudes que refletem uma prática compromissada com a qualidade da educação.
  • Simplesmente na administração escolar.
  • Em maneiras de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
  • Em teorias, unicamente.

2. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO TORNA-SE AINDA MAIS IMPORTANTE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE:


  • passa a ser um documento que rege a estrutura e o funcionamento da escola, mas não sua prática.
  • legaliza o funcionamento da escola.
  • é reconhecido pela Secretaria de Educação.
  • deixa de ser documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento coletivo dos envolvidos na instituição escolar.

3. QUAL É O PRINCÍPIO NORTEADOR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO?


  • A intencionalidade, isto é, algo que se apresenta como desejado e necessário.
  • A administração escolar.
  • Liberação de funcionamento da escola.
  • Estabelecê-lo como manual, o qual deve ser seguido igualmente por todos os envolvidos no processo educacional.

4. QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO TRABALHO PROFISSIONAL DA SUPERVISÃO?


  • Orientação a pais e avaliação.
  • Avaliação, política e docência.
  • Política, planejamento, gestão e avaliação.
  • Gestão, orientação a pais e docência.

PROVA 06


GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

1. PARA QUE UMA ESCOLA CONSIGA REALIZAR MUDANÇAS NA SUA ATUAÇÃO, DEVE PRESTAR MUITA ATENÇÃO E CUIDADO NA CULTURA ORGANIZACIONAL.

  • Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Para tanto, é necessário estar atento aos fatores:
    I. internos da escola.
    II. econômicos que envolvem a escola.
    III. endógenos e exógenos à escola.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
  • A afirmativa II está correta.
  • A afirmativa I está correta.
  • A afirmativa III está correta.
  • As afirmativas II e III estão corretas.

2. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?

  • Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito aprendente fazendo-o lutar contra as transformações.
  • Que mantenham-se firmes e equilibrados em suas funções, sem mudanças.
  • Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
  • Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.

3. COMO OS GESTORES PODEM TRABALHAR A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR NA ESCOLA?

  • Contando com o empenho de alguns setores da escola para que possam redigir o Projeto Político Pedagógico, sem muita discussão.
  • Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.
  • Elaborando o Projeto Político Pedagógico sem contar com a participação de todos os setores.
  • Estabelecendo que cada profissional elabore um Projeto Político Pedagógico, dentre os quais um será selecionado para representar a escola.

4. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, DE ACORDO COM A LEI 9.394/96, SE CARACTERIZA POR SER UM DOCUMENTO:



  • I. que delineia a identidade da escola, organiza e dá as diretrizes da prática educacional, estabelecendo as políticas educacionais em ação.
    II. que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o instrumento mais importante da escola, que deve ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática educacional, visando à qualidade de ensino.
    III. elaborado pelo gestor, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola, seguidas por todo o corpo escolar.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

  • As afirmativas II e III estão corretas.
  • As afirmativas I e III estão corretas.
  • As afirmativas I e II estão corretas.
  • A afirmativa II está correta.
 
PROVA 07
 4. O QUE VEM A SER DIREÇÃO?
•Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.
• Uma função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve seguir.
• Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a empresa/a instituição inalterável frente às transformações sociais.
• Utilização do poder, a fim de estabelecer as normas de conduta dos envolvidos em um determinado regime de atividade.
 
PROVA 08
1. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?

  • Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político pedagógico.
  • Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto pedagógico o qual os demais integrantes da escola devem seguir.
  • Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
  • Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
3. QUAL É A QUESTÃO ESSENCIAL DA ESCOLA HOJE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO HUMANA?

  • As políticas administrativas.
  • A qualidade da formação.
  • As relações interpessoais.
  • As transformações sociais. 
4. LEIA ABAIXO:
  • A Gestão Escolar democrática que se desenvolve e se realiza por meio da efetiva participação precisa basear- se numa definição abrangente do conceito de "nós". Para tanto, é necessário fortalecer alguns valores, que são:
  • diminuir a participação nos movimentos sociais e na escola, não fomentar grupos silenciados que podem se rebelar, fortalecer as condutas sociais.
  • aumentar a participação nos movimentos sociais e na escola, fortalecer indivíduos e grupos em geral silenciados, criar novas formas de articular o mundo real e os problemas sociais reais com a escola.
  • aumentar a participação da escola na sociedade, frente aos movimentos sociais, manter-se fiel à atual política social, manter o mesmo padrão relacional com a sociedade e esperar dela a solução para os problemas do mundo.
  • diminuir a participação da escola com a sociedade, abster-se de opiniões acerca de políticas sociais, manter o foco ao processo de aprendizagem sem se influenciar pelos problemas do mundo.
 

 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...