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sexta-feira, março 18, 2011

Provas diversas

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

1. NOS PRIMEIROS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL, A INSTRUÇÃO DISPENSADA AOS INDÍGENAS COM INTUITO DE CATEQUIZÁ-LOS CONSISTIA EM INSERI-LOS:

  nas universidades européias.
  •  nos rituais cristãos.
  •  nas escolas públicas.
  •  nas universidades brasileiras.

2. O HUMANISMO RENASCENTISTA MARCA A VOLTA DO HOMEM PARA O PALCO DA HISTÓRIA. A PRINCIPAL MUDANÇA OCORRIDA NESSE PERÍODO FOI A SUBSTITUIÇÃO:


  •  do antropocentrismo pela psicologia científica.
  •  da monarquia pela república.
  •  da filosofia racional pela filosofia positivista.
  •  do teocentrismo pelo antropocentrismo.

3. A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MEDIEVAL FOI MARCADA:


  •  pelos princípios do cristianismo.
  •  pelos princípios do evolucionismo.
  •  pelos princípios do construtivismo.
  •  pelos princípios socráticos.

4. SOBRE A EDUCAÇÃO NO PERÍODO SETECENTISTA DO BRASIL, É CORRETO AFIRMAR QUE:


  •  no colégio-seminário estudavam principalmente os jovens das classes populares.
  •  era dada igual oportunidade de estudo para brancos, negros, índios e judeus.
  •  não havia interferência da elite na organização colonial, pois era mantida pela Coroa sem dificuldades.
  •  a população colonial pobre ou de "menor qualidade" dava escassa valorização à escola.

Prova de Psicologia do Desenvolvimento

1. A ANALOGIA ENTRE A MENTE E O COMPUTADOR É PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO:


  • ao uso de instruções mentais fornecidas mecanicamente.
  • ao predomínio da consciência.
  • ao processamento de informações.
  • às transformações tecnológicas maturacionais.

2. SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:



  • psicanalistas e fenomenologistas.
  • neuropsicólogos e cientistas cognitivos.
  • anatomistas e fisiologistas.
  • médicos e bioquímicos.

3. O DESENVOLVIMENTO CAMINHA DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL. ISSO SIGNIFICA QUE AO NASCER A CRIANÇA:



  • já produz conhecimentos inatos.
  • elabora os processos inatos.
  • está imersa num mundo cultural.
  • reproduz conteúdos armazenados.

4. EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:



  • o conhecimento é absorvido passivamente.
  • pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
  • o professor planeja o desenvolvimento racional do aluno.
  • as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

1. Sobre a Didática, assinale a alternativa correta.

  • Define-se como a ciência do estudo, que se volta apenas para a criação de novos procedimentos de ensino.
  • É uma forma de facilitar o trabalho do educador e a aprendizagem do educando.
  • Segundo Libâneo, a didática possui núcleo próprio de estudos: a relação ensino-aprendizagem.
  • Segundo Garcia e Garcia, é uma área do conhecimento que tem o objeto de estudo voltado principalmente para outras áreas de ensino.

2. Os projetos de trabalho nas séries iniciais estão sempre

  • prontos.
  • inacabados.
  • constituídos de saberes mínimos.
  • acabados.

3. Sobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa verdadeira.

  • O plano de ensino é aquele que organiza o sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um campo de conhecimento.
  • Planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de Educação.
  • O planejamento curricular realiza a previsão de situações especificas entre aluno e professor.
  • Planejamento curricular é aquele tem como objetivo realizar um processo de abordagem de acordo com os níveis educacionais.

4. Segundo Foucault, as relações de poder em uma sociedade estão associados

  • ao sujeito histórico, subjetivado.
  • aos sujeitos que são formados pelas práticas que lhe foram impostas.
  • ao poder que é absorvido pela alma.
  • a um poder estático.


FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

1. OBSERVE.

  • Kant expôs suas idéias sobre a educação nas Aulas sobre Pedagogia. Nelas, defende que o homem é o único ser vivo que pode e deve ser educado. Acredita na diferenciação das práticas pedagógicas conforme a idade do educando. Tem a instrução como um processo de socialização e a formação cultural como um processo de moldagem.

    Sobre essa proposição, é correto afirmar que o ideal pedagógico de Kant assemelha-se:


  • ao ideal pedagógico romano, somado às teses de Espinosa.
  • ao ideal pedagógico latino, enriquecido com os conhecimentos de Platão.
  • ao ideal pedagógico grego, enriquecido com as teses de Rosseau.
  • ao ideal pedagógico aristotélico, desenvolvido por Marx.

2. COM BASE NA CONCEPÇÃO DE "MUNDO DAS IDÉIAS", DE PLATÃO, PODEMOS AFIRMAR QUE:



  • I. os conceitos e idéias da filosofia são fruto da imaginação humana.
    II. as formas e modelos espirituais são cópias do mundo das idéias.
    III. os conceitos ou idéias que temos em nossa malha intelectiva são eternos e imutáveis.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


  • A afirmativa I está correta.
  • A afirmativa II está correta.
  • As afirmativas I, II e III estão corretas.
  • A afirmativa III está correta.

3. O PRINCIPAL OBJETIVO DO MÉTODO SOCRÁTICO ERA MOSTRAR AO INTERLOCUTOR QUE:



  • Sócrates era o modelo a ser seguido.
  • a noção de humildade precisava ser ultrapassada.
  • na verdade, ignorava o que julgava conhecer.
  • Sócrates era o verdadeiro mestre, o sábio.

4. TENDO COMO BASE AS IDÉIAS DE ARISTÓTELES, A ÉTICA DEVE:



  • estabelecer que o educando deve obedecer aos professores.
  • estabelecer o princípio da ação virtuosa.
  • enfatizar que a educação vem das ações do professor.
  • preparar o indivíduo para relacionar-se com colegas.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

1. NOS PRIMEIROS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL, A INSTRUÇÃO DISPENSADA AOS INDÍGENAS COM INTUITO DE CATEQUIZÁ-LOS CONSISTIA EM INSERI-LOS:


  •  nas universidades européias.
  •  nos rituais cristãos.
  •  nas escolas públicas.
  •  nas universidades brasileiras.

2. O HUMANISMO RENASCENTISTA MARCA A VOLTA DO HOMEM PARA O PALCO DA HISTÓRIA. A PRINCIPAL MUDANÇA OCORRIDA NESSE PERÍODO FOI A SUBSTITUIÇÃO:


  •  do antropocentrismo pela psicologia científica.
  •  da monarquia pela república.
  •  da filosofia racional pela filosofia positivista.
  •  do teocentrismo pelo antropocentrismo.

3. A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MEDIEVAL FOI MARCADA:


  •  pelos princípios do cristianismo.
  •  pelos princípios do evolucionismo.
  •  pelos princípios do construtivismo.
  •  pelos princípios socráticos.

4. SOBRE A EDUCAÇÃO NO PERÍODO SETECENTISTA DO BRASIL, É CORRETO AFIRMAR QUE:


  •  no colégio-seminário estudavam principalmente os jovens das classes populares.
  •  era dada igual oportunidade de estudo para brancos, negros, índios e judeus.
  •  não havia interferência da elite na organização colonial, pois era mantida pela Coroa sem dificuldades.
  •  a população colonial pobre ou de "menor qualidade" dava escassa valorização à escola.


FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

1. NO MITO DA CAVERNA, DE PLATÃO, UMA DAS POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES PARA A “CAVERNA” É O:

  • conhecimento filosófico.
  • mundo inteligível.
  • mundo das idéias.
  • mundo dos sentidos.

2. CONFORME O EXISTENCIALISMO DE JEAN-PAUL SARTRE, A PARTIR DAS PRÓPRIAS ESCOLHAS, O SER HUMANO PODE SER UM "EM-SI" OU UM "SER-PARA-SI". 

  • O “ser-para-si” se caracteriza quando o ser humano:

  • se forma em um curso superior e passa a refletir.
  • decide ter autonomia, com a coragem das escolhas conscientes.
  • se convence da importância de obedecer à “autoridade”.
  • se acomoda à moral exterior, ao já estabelecido.

3. O PENSAMENTO FILOSÓFICO MEDIEVAL FICOU ATRELADO AO PENSAMENTO: 
  • grego.
  • político.
  • socrático.
  • teológico.

4. COLOQUE V PARA VERDADEIRO OU F PARA FALSO NAS AFIRMATIVAS ABAIXO.


  • ( ) Educar é conduzir de um estado a outro, conduzindo em uma certa direção o que é suscetível da Educação.
    ( ) O ponto de chegada e o ponto de partida da ação pedagógica é o contexto histórico e social.
    ( ) A relação entre Ética e educação faz parte das reflexões da Filosofia da Educação.
    ( ) A Filosofia da Educação é uma disciplina a ser suprimida da formação do educador.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

  • F, F, V, V.
  • V, F, V, F.
  • V, V, F, F.
  • V, V, V, F.

Prova de Alfabetização e Letramento
1. PARA QUE OS ALUNOS ADQUIRAM COMPETÊNCIA COMO ESCRITORES,
isto é, sejam capazes de escrever com qualidade verbal e correção linguística, o ensino da língua escrita tem como eixo central as atividades com o texto. Com relação à produção de texto escrito, é correto afirmar que:

I. os alunos só devem escrever textos quando forem capazes de não cometerem mais erros.
II. é importante que o professor organize discussões sobre o tema que será trabalhado na produção textual.
III. para se produzir bons escritores na escola é cabível permitir que as crianças realizem tentativas de escrita que, inicialmente, apresentam muitos erros.

São corretas as afirmativas:
II e III.
certa I e II.
I, II e III.
I e III.
2. QUAL DOS PRINCÍPIOS NORTEIA A PRÁTICA DE SISTEMATIZAÇÃO DO CÓDIGO?
Prática herdada do método orientado pelo uso da cartilha. certa Prática que demanda analisar, comparar, memorizar letras, sílabas e famílias silábicas.
Prática que enseja a reflexão sobre o sistema gráfico da Língua Portuguesa.
Prática específica da alfabetização.
3. A ANÁLISE LINGUÍSTICA É UMA DAS QUATRO PRÁTICAS QUE NORTEIAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SOBRE ELA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
o trabalho de análise linguística consiste na memorização mecânica de regras gramaticais por meio dos textos.
é uma atividade paralela às atividades de leitura e produção textual que objetiva assimilar os mecanismos de constituição de sentido do texto.
certa na análise linguística, o texto é apenas um pretexto para identificar as classes de palavras. Por meio da análise, não é abordada a constituição de sentido do texto, tais como: concordância, regência e clareza.
a reescrita de texto não é uma atividade recomendada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende os mecanismos próprios da análise.
4. A EMERGÊNCIA DO CONCEITO DE LETRAMENTO RESULTA, ENTRE OUTROS FATORES,
da inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
das propostas de modificação da ortografia oficial do português.
das campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.
do aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
certa 5. O PROCESSO INICIAL DE APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA ASSUME,
nos primeiros níveis de educação escolar, um papel fundamental ao instrumentalizar a criança para a inserção na cultura letrada. Sobre a relação entre aprendizagem da língua escrita e desenvolvimento do pensamento, é correto afirmar que:
a apropriação da linguagem, quer oral, quer escrita, não é natural ou espontânea: exige a inserção do aluno na realidade histórico-social pela mediação do professor, que desenvolve um processo pedagógico com encaminhamentos metodológicos bem-definidos.
certa não se pode considerar o texto oral e escrito como o elemento norteador do ensino e da aprendizagem no processo de alfabetização.
nesse processo de aprendizagem, o texto é um pretexto para a apresentação da palavra-chave ou de famílias silábicas, letras e fonemas.
o processo de aquisição da escrita só se inicia a partir do momento em que a criança ingressa na escola. O contato que a criança tem com a escrita pela interação com pessoas que leem e escrevem, e pela manipulação de material escrito não é relevante.
6. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM,
propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.
certa incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
valoriza o ensino da gramática e dos modelos pré-estabelecidos de redação.
7. COM RELAÇÃO AO CONCEITO DA ESCRITA COMO REPRESENTAÇÃO DA ORALIDADE, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
A forma visual da coisa que é fonetizada guarda relação com sua representação escrita. certa Para decodificar os sinais da escrita, precisamos conhecer sua relação com os fonemas.
A escrita se relaciona com a fala, isto é, representa com sinais gráficos, que denominamos fonemas, os sons da voz humana.
A escrita é o "desenho" da fala humana, para isso utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código escrito.
8. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ESTÁ CENTRADO EM QUATRO PRÁTICAS. INDIQUE-AS:
interpretação; decodificação; análise linguística; codificação.
produção de textos; análise linguística; sistematização do código; decodificação.
leitura e interpretação; produção de textos; análise linguística; sistematização do código.
certa codificação; leitura; produção textual; sistematização do código. 9. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE SE REFERE À SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO.
Objetiva apreender os mecanismos de constituição de sentido do texto, tais como: concordância, regência, organização e ambiguidade.
Envolve, desde a simples denominação de elementos de desenho do próprio aluno até relatos que supõem textos narrativos, narrativos-descritivos, informativos, dissertativos e de correspondência.
certa Compreende as relações entre fonemas e letras, percebendo a existência de relações permanentes, cruzadas e arbitrárias, identificando as letras e seus diferentes valores fonéticos, e reconhecendo a exigência de uma única forma de grafia para uma dada palavra.
Contempla uma tipologia variada de textos, buscando promover o conhecimento da função social e dos mecanismos constitutivos de cada tipo.
10. QUAIS DAS ALTERNATIVAS ABAIXO SE REFEREM ÀS CARACTERÍSTICAS DOS "TEXTOS" DAS CARTILHAS?
Inadequação para sistemas reais de interlocutor.
Estrutura textual dotada de coerência e consistência argumentativa.
certa Elaborada com a preocupação didática de iniciação à leitura.
Composição simples e estereotipada.



Obrigada Karen! 

24 comentários :

  1. Qual a utilidade educacional da proposta de Robert Sternberg?


    (1) Ajuda a entender o que é cognição, mas não se aplica à escola.
    (2) A possibilidade de analisar as potencialidades e as fraquezas dos alunos e dimensionar os desafios e as tarefas cognitivas que eles podem enfrentar.correta
    (4) Tornar os professores mais inteligentes enquanto profissionais.
    (3) O aprendizado sobre a lógica infantil.
    2. Leia:




    O sujeito como um sujeito/indivíduo possui uma faculdade mental independente, sendo constituído da intencionalidade que marca a autonomia de cada um: esse pressuposto é da psicologia:


    (4) estruturalista.
    (1) behaviorista.
    (3) do processamento da informação.correto
    (2) inatista.
    3. A primeira teoria do aparelho psíquico de Freud é constituída pelos seguintes conceitos:


    (2) fase oral, fase anal e fase fálica.
    (3) libido, pulsão e desejo.
    (1) id, ego e superego.
    (4) consciente, inconsciente e pré-consciente.correto
    4. São grupos de pesquisadores das ciências cognitivas:


    (4) neuropsicólogos e cientistas cognitivos.correto
    (3) psicanalistas e fenomenologistas.
    (2) médicos e bioquímicos.
    (1) anatomistas e fisiologistas.

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  2. Letramento no Brasil , não tem as questões desta matéria ?

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  3. Infelizmente NÃO.
    Boa Sorte e bons estudos.

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  4. Vou postar minha prova de Letramento no Brasil espero que ajude.
    1-A principal razão da origem da escrita nas sociedades humanas se relaciona com:
    Resp:o desenvolvimento econômico e a necessidade de registro e documentação.

    2-Os conceitos de letramento e alfabetização são:
    Resp:complementares,de modo que a alfabetização faz parte do letramento.

    3-Segundo o conceito atual da UNESCO,a pessoa alfabetizada é aquela que:
    Resp:é capaz de escrever e ler um texto simples com assunto do cotidiano.

    4-O caráter bidimensional da escrita permite:
    Resp:construir quadros,tabelas,esquemas e mapas,permitindo a apreensão da realidade de outras formas.

    5-Um dos maiores problemas na recepção de uma informação no mundo moderno é considerá-la:
    Resp:uma verdade constituída,independentemente da fonte que a enuncia.

    6-A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que:
    Resp:a organização jurídica,comercial,cultural e científica é mediada pela escrita.

    7-O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores,sendo um deles:
    Resp:aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.

    8-Instâncias de produção do conhecimento podem ser caracterizadas como:
    Resp:instituicões de diferentes características e funções que compõem a organização social.

    9-A redução dos índices de analfabetismo resulta,principalmente:
    Resp:do desenvolvimento econômico,da urbanização e ampliação da demanda pelo escrito.

    10-Os padrões de alfabetismo,em que se verificam grandes desigualdades,são uma expressão:
    Resp:das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.

    11-A escrita alfabética é um:
    Resp:sistema de representação da fala,sem que haja uma correspondência exata.

    12-Costuma-se ouvir que a língua é uma instituição social e um meio de comunicação,mas a língua é,para a pessoa:
    Resp:a manifestação mais evidente de sua subjetividade,constituída na história e na relação com os outros.

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  5. 1. Nos primeiros tempos da colonização do Brasil, a instrução dispensada aos indígenas com intuito de catequizá- los consistia em inseri-los
    Resposta: nos rituais cristãos.

    2. A concepção de paideia, de formação humana livre e nutrida de experiências diversas, valoriza o indivíduo e suas capacidades de construção do próprio
    Resposta: em Atenas.

    3. A educação espartana estava voltada especialmente para a
    Resposta: guerra.

    4. O ideal de educação desenvolvido em uma perspectiva militarista de formação de cidadãos guerreiros, dentro da ideologia de uma sociedade fechada e com
    Resposta: em Esparta.

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  6. Literatura, leitura, e aprendizagem, alguém tem questões dessa matéria??

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    Respostas
    1. Desculpe pela demora em responder mas final de ano é difícil.
      No blog deve ter material é necessário pesquisar.
      Boa Sorte
      :)

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  7. LETRAMENTO NO BRASIL
    1. A redução dos índices de analfabetismo resulta, principalmente,
    MINHA PROVA LETRAMENTO NO BRASIL

    A )do desenvolvimento econômico, da urbanização e ampliação da demanda pelo escrito. CORRETA
    B ) das campanhas de alfabetização desenvolvidas ao longo do século XX.
    C ) da melhoria dos métodos de ensino e dos livros didáticos.
    D ) do esforço pessoal dos interessados porque perceberam sua necessidade.
    2. OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:

    A ) ***complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento. CORRETA
    B ) termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
    C) novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
    D ) expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.

    3. O CARÁTER BIDIMENSIONAL DA ESCRITA PERMITE:

    A ) con struir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas . CORRETA
    B) reproduzir com exatidão as formas como as frases são enunciadas, ajudando na sua compreensão.
    C )criar novas palavras e frases, tornando a língua nacional mais rica e dinâmica e de melhor compreensão. D )escrever textos longos e de difícil memorização, principalmente documentos oficiais e tratados acadêmicos.
    4. A escrita alfabética é um

    A ) código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.
    B) modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.
    C ) sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.
    D )sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata. CORRETA

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  8. LETRAMENTO NO BRASIL
    1. A redução dos índices de analfabetismo resulta, principalmente,

    A ) do desenvolvimento econômico, da urbanização e ampliação da demanda pelo escrito. CORRETO
    B) das campanhas de alfabetização desenvolvidas ao longo do século XX.
    C) da melhoria dos métodos de ensino e dos livros didáticos.
    D )do esforço pessoal dos interessados porque perceberam sua necessidade.
    2. OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:

    A )complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento. CORRETA
    B ) termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
    C ) novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
    D) expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.
    3. O CARÁTER BIDIMENSIONAL DA ESCRITA PERMITE:

    A) construir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas. CORRETA
    B )reproduzir com exatidão as formas como as frases são enunciadas, ajudando na sua compreensão.
    C) criar novas palavras e frases, tornando a língua nacional mais rica e dinâmica e de melhor compreensão.
    D )escrever textos longos e de difícil memorização, principalmente documentos oficiais e tratados acadêmicos.
    4. A escrita alfabética é um

    A) código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.
    B ) modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.
    C )sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.
    D 0 sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata. CORRETA

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  9. 1. Observe


    A ideia de que uma sociedade leitora é também solidária constitui um dos mitos correntes sobre leitura, o qual é facilmente desmontado quando se percebe que


    os governantes mais justos e equilibrados são aqueles que mais se interessam em ler.
    os países que mais lêem são exatamente aqueles em que mais se percebe a preocupação em ajudar os pobres.
    os maiores consumidores de livros são os mais ricos, e nem por isso são mais solidários e altruístas.
    as pessoas que mais gostam de ler são exatamente aquelas que são mais caridosas e compreensivas.

    2. O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores, sendo um deles:

    inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
    propostas de modificação da ortografia oficial do português.
    aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
    campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.

    3. A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que

    toda a população é necessariamente alfabetizada.
    as pessoas dispõem de grande quantidade de livros e outros impressos em suas casas.
    todas as interlocuções são feitas por meio de textos escritos.
    a organização jurídica, comercial, cultural e científica é mediada pela escrita.

    4. A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:

    obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
    implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
    o interessado faz quando e se quiser.
    é realizada mais freqüentemente no tempo livre.

    ResponderExcluir
  10. 1. Observe


    A ideia de que uma sociedade leitora é também solidária constitui um dos mitos correntes sobre leitura, o qual é facilmente desmontado quando se percebe que


    os governantes mais justos e equilibrados são aqueles que mais se interessam em ler.
    os países que mais lêem são exatamente aqueles em que mais se percebe a preocupação em ajudar os pobres.
    os maiores consumidores de livros são os mais ricos, e nem por isso são mais solidários e altruístas.
    as pessoas que mais gostam de ler são exatamente aquelas que são mais caridosas e compreensivas.

    2. O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores, sendo um deles:

    inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
    propostas de modificação da ortografia oficial do português.
    aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
    campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.

    3. A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que

    toda a população é necessariamente alfabetizada.
    as pessoas dispõem de grande quantidade de livros e outros impressos em suas casas.
    todas as interlocuções são feitas por meio de textos escritos.
    a organização jurídica, comercial, cultural e científica é mediada pela escrita.

    4. A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:

    obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
    implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
    o interessado faz quando e se quiser.
    é realizada mais freqüentemente no tempo livre.

    ResponderExcluir
  11. Prova concluída com sucesso!!!

    LETRAMENTO NO BRASIL

    1. A escrita alfabética é um

    modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.
    código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.
    * sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata.
    sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.

    2. A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:

    obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
    o interessado faz quando e se quiser.
    implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
    * *é realizada mais freqüentemente no tempo livre.

    3. A simples posse de uma informação não significa maior capacidade de compreensão do mundo. Isso porque

    o que vale é apenas a experiência prática adquirida no dia a dia de cada pessoa.
    ** para que a informação faça sentido, ela deve estar relacionada a um modo interpretativo.
    a capacidade de compreensão do mundo não depende da posse da informação.
    o que vale é o que a pessoa pensa do mundo e não a informação que ela possa ter.

    4. As preferências literárias pessoais resultam principalmente

    da divulgação da ideia de que ler é bom e quem lê se torna uma pessoa culta.
    das campanhas de incentivo à leitura e da propaganda das editoras.
    da disponibilidade de livros em bibliotecas, livrarias e bancas de jornal.
    ** das experiências constitutivas da personalidade e das formas de relação social.

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  12. provas de literatura, leitura e aprendizagem alguem tem

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    Respostas
    1. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 4.0
      LETRAMENTO NO BRASIL
      1. [QuestãoID 21773] A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:

      obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
      implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
      é realizada mais freqüentemente no tempo livre.
      o interessado faz quando e se quiser.
      2. [QuestãoID 61555] Costuma-se ouvir que a língua é uma instituição social e um meio de comunicação, mas a língua é, para a pessoa,

      um instrumento de trabalho que se adquire pelo treinamento e pelo conhecimento das regras.
      um instrumento para poder se comunicar e se fazer entender, quando utilizada corretamente.
      um processo eficiente de ascensão social e de crescimento pessoal e profissional.
      a manifestação mais evidente de sua subjetividade, constituída na história e na relação com os outros.
      3. [QuestãoID 21767] OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:

      novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
      termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
      complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento.
      expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.
      4. [QuestãoID 61538] O caráter escrito do espaço urbano se manifesta, entre outras coisas, pela

      diversidade de raças e tipos que o habitam.
      comercialização de produtos agrícolas em mercados abertos.
      organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.
      pouca relação de amizade que as pessoas têm entre si.

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  13. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    LETRAMENTO NO BRASIL
    1. [QuestãoID 21773] A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:

    obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
    implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
    é realizada mais freqüentemente no tempo livre.
    o interessado faz quando e se quiser.
    2. [QuestãoID 61555] Costuma-se ouvir que a língua é uma instituição social e um meio de comunicação, mas a língua é, para a pessoa,

    um instrumento de trabalho que se adquire pelo treinamento e pelo conhecimento das regras.
    um instrumento para poder se comunicar e se fazer entender, quando utilizada corretamente.
    um processo eficiente de ascensão social e de crescimento pessoal e profissional.
    a manifestação mais evidente de sua subjetividade, constituída na história e na relação com os outros.
    3. [QuestãoID 21767] OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:

    novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
    termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
    complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento.
    expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.
    4. [QuestãoID 61538] O caráter escrito do espaço urbano se manifesta, entre outras coisas, pela

    diversidade de raças e tipos que o habitam.
    comercialização de produtos agrícolas em mercados abertos.
    organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.
    pouca relação de amizade que as pessoas têm entre si.

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  14. Muito obrigada pela colaboração de todos!.
    Abraços e bons estudos.

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  15. Agradeço a todos os colegas que postaram suas provas sobre Letramento no Brasil, e se alguém tiver mais alguma prova para me ajudar, agradeço. Assim que fizer a minha posto tbm. Abraços a todos.

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    Respostas
    1. Muito obrigada por sua visita ano nosso blog
      Abraços e bons estudos!.

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  16. cade a resposta dessa?
    4. [QuestãoID 61538] O caráter escrito do espaço urbano se manifesta, entre outras coisas, pela

    diversidade de raças e tipos que o habitam.
    comercialização de produtos agrícolas em mercados abertos.
    organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.
    pouca relação de amizade que as pessoas têm entre si.

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