quinta-feira, outubro 06, 2011

PROVA ***N2 *** FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Atualizado em 14/11/2011
às 14:16 min



O(s) primeiro(s) símbolo(s) numérico(s) utilizado(s) pelo homem foi(foram)

os algarismos indo-arábicos.
contas, conchas e pedrinhas.
traços em pedras.
o alfabeto grego.

 

30% de R$700,00 são

aproximadamente R$23,30.
R$21,00.
R$2,10.
R$210,00.

 

 É exemplo de classificação:

colocar uma quantidade de tampinhas na ordem decrescente de tamanho.
decorar cada um dos diferentes ambientes de uma loja com móveis de diferentes estilos.
organizar uma exposição de telefones numa fila, de forma que estes estejam na sequência do mais antigo para o mais recente.
dispor panelas uma dentro da outra de forma que sempre a maior seja a de baixo e a menor a de cima, obedecendo a ordem de tamanho para que o encaixe entre elas seja o melhor.

 

Numa nova perspectiva, a avaliação deve ser considerada

apenas como prognóstica.
como processo de verificação da aprendizagem.
como parte integrante do processo de aprendizagem.
como avaliação em si mesma.

 

A maioria dos nossos sistemas de medidas é

exagesimal.
decimal.
binário.
base 12.

Qual significado de fração está presente na seguinte questão:

Numa sala temos 15 alunos e 22 carteiras. Qual a relação entre alunos e carteiras dessa sala?
Quociente.
Razão.
Parte-todo.
Operador.
Qual significado de fração está presente na seguinte questão:
Qual o número decimal que expressa a fração 2/5?
  • Quociente.
  • Parte-todo.
  • Operador.
  • Razão.

 

Quais foram os primeiros conceitos numéricos concebidos pelo homem?
  • O um, o zero e o par.
  • O zero e o um.
  • O um e o dois.
  • O dois e o três.
A classificação e a seriação se fundem no conceito de número.
Seriar é:
  • "juntar" por diferenças e "separar" por semelhanças.*****certa
  • ordenar diferenças e estabelecer relações entre elementos que se diferem em certos aspectos.
  • "juntar" por semelhanças e "separar" por diferenças.
  • ordenar semelhanças e estabelecer relações entre elementos que se assemelham em certos aspectos.
A multiplicação oferece ao aluno o contato com um importante conteúdo matemático. Qual é esse conteúdo?
  • Proporcionalidade.
  • Subtração.
  • Frações.
  • Perímetro.

A unidade de medida mais adequada para expressar o perímetro de campo de futebol é o

  • m.
  • km².
  • m².
  • cm.

A área de uma sala de aula usualmente é expressa em

  • m².
  • cm³.
  • km².
  • m.

A característica principal do conhecimento social é que

  • sua natureza é quantitativa.
  • está ligado à natureza física dos objetos.
  • sua natureza é preponderantemente arbitrária.
  • sua natureza é universal.

A classificação e a seriação se fundem no conceito de número. Classificar é

  • "juntar" por diferenças e "separar" por semelhanças.
  • ordenar semelhanças e estabelecer relações entre elementos que se assemelham em certos aspectos.
  • ordenar diferenças e estabelecer relações entre elementos que se diferem em certos aspectos.
  • "juntar" por semelhanças e "separar" por diferenças.

 Dado o retângulo de dimensões m e n. Seu perímetro pode ser expresso por

  • 2m + 2n.
  • m x n.
  • m + n.
  • m + n + 2n.

Van Hiele estabelece cinco fases de aprendizagem para que os alunos passem de um nível para o outro imediatamente superior.

  • Em qual das seguintes fases o aluno realiza sozinho atividades mais complexas, ganhando autoconfiança?
  • Integração.
  • Explicação.
  • Interrogação.
  • Orientação livre.

De acordo com Inhelder, Sinclair e Bovet (1974), crianças no estágio II, relativo à construção do conceito de número,

  • podem fazer um conjunto que tem o mesmo número, mas não consegue conservar a igualdade. Nessa fase as crianças têm entre
  • 6 e 7 anos.(minha resposta)
  • 1 e 2 anos.
  • 4 e 5 anos.(Resposta correta)
  • 3 e 4 anos.

Duas grandezas são inversamente proporcionais quando uma

  • aumenta, a outra também aumenta na mesma razão.
  • diminui e a outra aumenta aleatoriamente.
  • diminui, a outra também diminui na mesma razão.
  • diminui e a outra aumenta na mesma razão.

Os problemas de adição podem apresentar duas ideias,


  • juntar e acrescentar.
  • juntar e retirar.
  • acrescentar e comparar.
  • juntar e completar.

Leia abaixo:

  • A geometria que se refere às transformações que somente alteram a posição do objeto, mas seu tamanho, distâncias e direções se conservam, é a geometria
  • topológica.
  • da lâmina.
  • projetiva.
  • euclidiana.

 

Leia abaixo:


·         A professora de matemática de determinada série calcula a média bimestral dos alunos fazendo a média aritmética entre todas as atividades realizadas durante o bimestre. Qual a média de um aluno que obteve 7,0 num trabalho, 7,5 na prova e 8,5 nas tarefas?

·          Entre 7,0 e 8,0 pontos.
·          8,0 pontos.
·          Mais de 8,0 pontos.
·          Menos de 7,5 pontos.

Segundo Polya, as etapas para resolução de problemas são:


·          compreender o problema, elaborar um plano e executar o plano.
·          compreender o problema, elaborar um plano, executar o plano e fazer a verificação ou o retrospecto.
·          compreender o problema, executar o plano e fazer a verificação ou o retrospecto.
·          compreender o problema, elaborar um plano, executar o plano, fazer a verificação ou o retrospecto e resolver o problema utilizando outra estratégia.

 

A Álgebra passou por várias fases de desenvolvimento, sendo que a fase retórica é aquela em que
  • são utilizados somente símbolos.
·         o pensamento algébrico era expresso com palavras.
  • era utilizada uma letra para representar a incógnita numa equação.
  • eram utilizadas abreviações para representações algébricas.
A área do retângulo é obtida
·         multiplicando-se a base pela altura.
  • somando-se a base com a altura.
  • somando-se duas vezes a base com duas vezes a altura.
  • multiplicando-se a base pela altura e dividindo o resultado por dois.
É relevante que a criança, ao começar a realizar algoritmos das operações básicas,
elabore seus próprios raciocínios.
conheça os algoritmos utilizados no passado.
faça apenas mentalmente as operações.
siga os modelos dados pelos seus professores.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
A função da vírgula, no número decimal, é separar
os décimos dos centésimos.
a parte inteira da parte decimal.
os centésimos dos milésimos.
o numerador do denominador.
Podemos citar como exemplo de quantidade discreta
os alunos de uma classe.
um chocolate.
uma pizza.
um bolo.
As três propriedades julgadas essenciais para caracterizar a grandeza área, segundo Bellemain e Lima, são:
positividade, função e aditividade.
variacional, aditividade e invariância por isometrias.
positividade, aditividade e topologia.
Positividade, aditividade e invariância por isometrias.

conhecimento lógico-matemático consiste

  • nas propriedades físicas dos objetos.
  • apenas na observação do mundo exterior.
  • exclusivamente no conhecimento empírico.
  • em relações criadas pelo sujeito.

Leia abaixo:

  • A geometria que se refere às transformações que somente alteram a posição do objeto, mas seu tamanho, distâncias e direções se conservam, é a geometria
  • euclidiana.
  • topológica.
  • da lâmina.
  • projetiva.

 

É correto dizer que o conhecimento físico é

  • o conhecimento de si mesmo.
  • de natureza arbitrária.
  • o conhecimento dos objetos do mundo exterior.
  • uma convenção estabelecida socialmente.

Quando a avaliação assume uma função classificatória, ela

  • colabora para o processo de ensino-aprendizagem.
  • não dá tanta atenção ao produto final.
  • está centrada em ajudar o aluno a aprender mais.
  • é voltada quase exclusivamente para a competição.

O cilindro, o cone, a pirâmide, o prisma, o cubo e a esfera são figuras


·          tridimensionais.
·          pontuais.
·          bidimensionais.
·          unidimensionais.

A estatística pode ser definida como a parte da Matemática


·          que se dedica à resolução de problemas algébricos e aritméticos.
·          aplicada, que estuda as formas geométricas.
·          que estuda as sucessões numéricas.
·          aplicada, que fornece métodos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e interpretação de dados quantitativos e a utilização desses dados para a tomada de decisões.

Em relação ao erro que o aluno comete, é preciso


·          considerá-lo como uma disfunção.
·          trabalhar com ele para, a partir daí, construir um conhecimento correto.
·          fazer com que o aluno o apague imediatamente.
·          evitar ao máximo para que ele não aconteça.

São exemplos de grandezas mensuráveis


·          o tempo e a temperatura.
·          a superfície e a temperatura.
·          o comprimento e o tempo.
·          o volume e a massa.
·        

Quando a avaliação assume uma função classificatória, ela


·          é voltada quase exclusivamente para a competição.
·          colabora para o processo de ensino-aprendizagem.
·          não dá tanta atenção ao produto final.
·          está centrada em ajudar o aluno a aprender mais.

O homem fez a abstração dos números a partir


·          apenas de conhecimentos empíricos.
·          das semelhanças entre os diferentes tipos de números.
·          da distinção entre o número cardinal e o número ordinal.
·          da distinção entre números naturais e imaginários.

 

O ábaco ainda é muito utilizado


·          no Brasil.
·          em muitos países da Ásia.
·          na América do Norte.
·          em muitos países da Europa

 

A abstração reflexiva envolve

·          apenas conhecimentos empíricos.
·          a concentração apenas em propriedades do objeto.
·          a construção de uma relação entre objetos.    correto
·          apenas a realidade externa.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

 

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Uma das características da abstração reflexiva é

·          preocupar-se apenas com a cor de um objeto.
·          envolver a construção de uma relação entre os objetos     .correto
·          concentrar-se numa única característica de um objeto.
·          dar atenção apenas para a forma de um objeto.

Os algarismos que utilizamos atualmente foram criados pelos


·          hindus e árabes.
·          gregos.
·          romanos.
·          chineses e maias.

Segundo as categorias de Butts, a questão seguinte pode ser classificada como

·          
·         Arme e Efetue: 125 + 64 =

·          problema de aplicação.
·          situação-problema.
·          problemas em aberto.
·          exercícios algoritmos.
Qual dos materiais manipuláveis abaixo é o mais apropriado para o trabalho com decimais?
 Material dourado.
Tangram.
Blocos lógicos.
Escala Cuisenaire.
Ensinar a resolver problemas requer que o professor
 trabalhe apenas com uma das categorias de problema.
fixe a resposta numérica do problema.
coloque os alunos frente a diferentes situações.
coloque os alunos frente a exercícios repetitivos.
Em Estatística, ao valor que ocorre com maior frequência numa série de valores, dá-se o nome de
 moda.
medida de posição.
média aritmética simples.
mediana.

Em relação ao erro que o aluno comete, é preciso


fazer com que o aluno o apague imediatamente.
evitar ao máximo para que ele não aconteça.
considerá-lo como uma disfunção.
trabalhar com ele para, a partir daí, construir um conhecimento correto. (CORRETO)

São exemplos de grandezas não mensuráveis


  • a superfície e a temperatura.
  • o comprimento e o tempo.
  • o tempo e a temperatura (CORRETA)
  • volume e a massa
Quando trabalhamos com os números decimais utilizando o material dourado, em relação ao inteiro, a placa representa
um inteiro.
um décimo.
um centésimo.
um milésimo.

 

Quais são as medidas de comprimento mais usadas para medir extensões muito pequenas?
Quilômetro e hectômetro.
Centímetro e milímetro.
Decâmetro e metro.
Quilômetro e milímetro.Parte inferior do formulário

A classificação e a seriação se fundem no conceito de número. Seriar é
  • ordenar diferenças e estabelecer relações entre elementos que se diferem em certos aspectos.
  • ordenar semelhanças e estabelecer relações entre elementos que se assemelham em certos aspectos.
  • "juntar" por semelhanças e "separar" por diferenças.
·         "juntar" por diferenças e "separar" por semelhanças. Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

Os romanos utilizavam uma tábua de cálculos como a representada na figura a seguir:

Qual é a quantidade representada na tábua anterior?
  • 1 302.
  • 302.
  • 1 320.
  • 1 300.

O sistema de numeração decimal indo-arábico passou a ser aceito como sistema oficial de computação por volta de

  • 1800.
  • 1600.
  • 800.
  • 1200.
As categorias de problemas, segundo Thomas Butts, que mais possibilitam reflexões, discussões e, consequentemente, aprendizado significativo são

 exercícios algoritmos e problema de aplicação.
 problemas em aberto e situação-problema. correta
 problemas em aberto e exercícios de reconhecimento.
 problema de aplicação e problemas em aberto.

Os problemas de subtração podem apresentar três ideias, são elas:

 tirar, comparar e medir.
 comparar, juntar e retirar.
 tirar, comparar e completar. correta
 tirar, comparar e acrescentar.

A geometria conhecida como a das sombras e que se ocupa das propriedades espaciais que se conservam ao projetar um objeto, é a geometria

·          da lâmina.
·          euclidiana.
·          topológica.
·          projetiva.
Se com 2 litros de leite eu consigo fazer 10 mamadeiras, quantas mamadeiras eu consigo fazer com 3 litros de leite?

·          12 mamadeiras.
·          20 mamadeiras.
·          14 mamadeiras.
·          15 mamadeiras.

Leia abaixo:



·         A professora de matemática de determinada série calcula a média bimestral dos alunos fazendo a média aritmética entre todas as atividades realizadas durante o bimestre. Qual a média de um aluno que obteve 7,0 num trabalho, 7,5 na prova e 8,5 nas tarefas?

·          Menos de 7,5 pontos.
·          8,0 pontos.
·          Entre 7,0 e 8,0 pontos.
·          Mais de 8,0 pontos.

Qual das alternativas seguintes está de acordo com a tabela a seguir? Sexo dos alunos da 5.ª Série A



·         <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>

·          A porcentagem de meninas é de aproximadamente 53% e de meninos de 47%.
·          A porcentagem de meninas é de aproximadamente 47% e de meninos de 53%.
·          A porcentagem de meninas é de aproximadamente 16% e de meninos de 14%.
·          A porcentagem de meninas é de aproximadamente 14% e de meninos de 16%.

Segundo Inhelder, Sinclair e Bovet (1974), crianças no estágio III relativo à construção do conceito de número são capazes de
dar respostas corretas às perguntas que lhes são feitas referentes à prova de conservação, mas são influenciadas pela contra-argumentação e não sabem justificar sua resposta.
respostas corretas às perguntas que lhes são feitas referentes à prova de conservação, e não são influenciadas pela contra-argumentação, porém não sabem justificar sua resposta.
dar respostas corretas às perguntas que lhes são feitas referentes à prova de conservação, não são influenciadas pela contra-argumentação e sabem justificar sua resposta. (correta)
apresentar um conjunto que tem o mesmo número que outro conjunto, porém não consegue conservar a igualdade quando os elementos de um dos conjuntos são agrupados ou espalhados.
Segundo Ifrah, o que fez o homem ter a idéia de fazer grupos de 10 foi
  • a falange dos dedos.
  • a medida de tempo.
  • os dez dedos.
  • as tábuas numéricas.
Um pictograma é um gráfico
  • representado sobre uma carta geográfica.
  • constituído de figuras.
  • formado por retângulos dispostos verticalmente.
  • formado por retângulos dispostos horizontalmente.
A forma como realizamos as operações fundamentais com lápis em
papel

   * é o resultado de estudos feitos com computadores.
   * é o resultado de uma variedade de procedimentos que foram
desenvolvidos.(correta)

   * é a mesma desde que a numeração indo-arábica foi inventada.
   * não necessita da compreensão do valor posicional.
Quando comparo, num concurso, o número de vagas por candidato,
posso expressar essa ideia utilizando uma fração.

   * Nesse caso, a fração assume o significado de
   * operador.
   * razão. (correta)
   * quociente.
   * parte-todo.
Os problemas de multiplicação podem apresentar duas ideias:

 acrescentar e combinatória.
 soma de parcelas iguais e medida.
 soma de parcelas iguais e combinatória.( certa)
 combinatória e completar
Um dos grandes estudiosos que investigou a respeito da construção
do conhecimento e seus diferentes tipos foi

 Vygotsky.
 Ausubel.
 Piaget.(certa)
 Gardner.
O resultado da operação 1,35 + 2,7 é
 3,42.
 1,62.
 4,05.(certa)
 3,95.
Medir é:
  • comparar grandezas de mesma espécie.
  • comparar grandezas de espécies diferentes.
  • dar um número sem parâmetro a um objeto.
  • fazer uma inferência intransitiva.

O conhecimento lógico-matemático consiste

  • nas propriedades físicas dos objetos.
  • apenas na observação do mundo exterior.
  • em relações criadas pelo sujeito.
  • exclusivamente no conhecimento empírico.

É exemplo de todo contínuo:


  • uma pizza.
  • os selos de uma coleção.
  • os funcionários de uma empresa.
  • os lápis de um estojo.

 

O(s) primeiro(s) símbolo(s) numérico(s) utilizado(s) pelo homem foi(foram)


  • o alfabeto grego.
  • contas, conchas e pedrinhas. CORRETA
  • traços em pedras.
  • os algarismos indo-arábicos.

 

Quando utilizamos a fração para expressar a divisão de um número natural por outro diferente de zero, estamos trabalhando com o significado de


  • razão.
  • operador.
  • quociente.
  • parte-todo.

2 comentários :

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO
    1. Qual das seguintes afirmações é correta?

    Algumas palavras de uso diário têm outro sentido no contexto matemático.
    Todas as palavras de uso diário têm outro sentido no contexto matemático.
    Todas as palavras de uso diário têm o mesmo significado que os empregados na álgebra.
    Todos os termos matemáticos têm o mesmo significado que os empregados na linguagem cotidiana.

    2. A álgebra passou por várias fases de desenvolvimento, são elas:

    retórica, sincopada e contextualizada.
    retórica, sincopada e simbólica.
    sincopada, simbólica e variável.
    contextualizada, sincopada e simbólica.

    3. Quando comparo, num concurso, o número de vagas por candidato, posso expressar essa ideia utilizando uma fração.


    Nesse caso, a fração assume o significado de


    parte-todo.
    razão.
    quociente.
    operador.

    4. Analise as sentenças abaixo com base na metodologia de resolução de problemas.


    I. Os estudantes participam ativamente do processo de construção do conhecimento e, dessa forma, fazem um sentido próprio da matemática.
    II. Os problemas podem apresentar mais de uma solução.
    III. Os professores aceitam apenas uma maneira preestabelecida para a resolução de problemas.

    Agora, assinale a alternativa correta.


    Somente as sentenças I e II estão corretas.
    Somente a sentença I está correta.
    As sentenças I, II e III estão incorretas.
    As sentenças I, II e III estão corretas.

    Respostas:

    1.-A
    2.-B
    3.-B
    4.-A

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