domingo, maio 29, 2011

prova inédita

CULTURA DA INFÂNCIA

1. Profissionais tais como cozinheiros, serventes e vigias que trabalham em creches/pré-escolas precisam


  • ter curso superior.
  • fazer parte de Associação de Pais.
  • organizar reuniões frequentes com os pais das crianças.
  • ser considerados como participantes do projeto educativo.

2. A ideia de "Formador de Formadores" está ligada a quais profissionais?


  • Coordenadores Pedagógicos.
  • Secretários.
  • Atendentes.
  • Professores.

Colaboração da amiga Samira

De:Samira Maroun de Oliveira

[Obrigada querida!]
Oi Raquel, de novo!!
Conforme combinamos vou passando as N1 de LP para o blog:

1-Segundo Almeida,as camadas menos privilegiadas  da sociedade não falam
meramente emitem grunhidos,o que quiz dizer o autor?
Resposta: na página 90
2) Conforme  Faraco e Tezza o ato de falar ou escrever, revela muito mais do que simplesmente foi dito ou escrito.O que pode ser revelado por tais atos ?
Resposta : página 87
3)  Considerando o uso da língua culta ou padrão Marx afirma que a variedade linguística  da classe dominante é a variedade da classe dominante  . Como isto ocorre ?
Resposta : página 88
4) A língua pode ser usada como instrumento de poder . De que forma ?
Resposta : página 88  

1-Consideramos que um bom texto uma estrutura bem articulada.O que está estrutura deve conter?
2-Qual a importância de trabalhar com o texto como articulador da pratica pedagógica?
3-Justifique uma causa possível para a escrita espelhada para os alunos alfabetizados
4-O português brasileiro apresenta uma relação biunívoca entre letras e fonemas ?Explique?


PROVA DA MARGA
1- Fale sobre as funçoes da linguagem
2 - Quais os 6 características que compõem a comunicação verbal.
3 - Qual a diferença de significante e significado.
4 - Quais os métodos para ensino da escrita e cite as diferenças.

PROVA DA ELAINE
1. O que diz Hjelmslev ao afirmar que, para o homem, a linguagem é o "refugio nas horas solitárias em que o espírito luta contra a existência"?
2. Segundo a concepção inatista da linguagem, qual o papel do educador nos anos iniciais?
3. Considerando a teoria da "zona de desenvolvimento proximal" de Vygotsky, como se dá a aplicação do potencial de aprendizagem?
4. A concepção histórico-social da linguagem a entende como processo e produto da atividade humana, explique.

Educação Inclusiva (Modulo 07)


Educação Inclusiva:
QUESTÃO 1 - Conceitue Educação Especial segundo a literatura do módulo 

QUESTÃO 2 - Quais as conseqüências que a "rotulação" na subjetividade dos indivíduo pode acarretar?

QUESTÃO 3 - Que lei garante que a educação especial seja oferecida preferencialmente na rede regular de ensino ?

QUESTÃO 4 - Segundo a literatura estudada, quem são os alunos com necessidades educacionais especiais ?

Psicologia e Educação (Modulo 07)


Obrigada Isabel Galvão

QUESTÃO 1 - Articule as condições históricas e a teoria de Freud. Aponte suas maiores contribuições para a Psicologia e para a Educação.

QUESTÃO 2 - Conceitue o desenvolvimento da linguagem e suas funções na constituição da pessoa na teoria de Wallon e na construção social da mente de Vygotsky:

QUESTÃO 3 - Qual o conceito de inteligência para Gardner e qual o impacto desse conceito para a Educação?

QUESTÃO 4 - Discuta o uso de instrumentos e a inteligência prática na teoria elaborada por Vygotsky

Prova

Obrigada Anaaaaaaaaaa
Oi Rachel
Aqui vai a minha contribuição para os colegas.
Pode abusar.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.
1. POR QUAL MOTIVO, FREUD, VIA UMA IMPOSSIBILIDADE NO ATO DE EDUCAR?

·          Por causa do poder cultural.
·          Por causa do conflito de desejos professor/aluno. (correto!)
·          Por causa da insatisfação canalizada.
·          Por causa do inconsciente pulsional do professor.
2. PARA ERIKSON, A IDENTIDADE:

·          é uma fase que se dá no desenvolvimento biológico do sujeito.
·          depende do reconhecimento legal pela comunidade do sujeito.
·          depende das condições de vida intra-uterina e da relação materno-infantil.
·          depende de uma constante reorganização durante o processo de desenvolvimento. (correto!)
3. A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CARACTERÍSTICO DO ESTÁGIO CHAMADO:

·          sensório-motor.
·          operatório-formal.
·          pré-operatório. (correto!)
·          operatório-concreto.
4. É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON:

·          relação materno-infantil.
·          predominância cognitiva.
·          formação da personalidade. (correto!)
·          andar e falar.

quarta-feira, maio 25, 2011

Reflita






Só para refletir...
Usar as duas mãos, os dois pés, os dois olhos, para pegar com as duas mãos o que quiser pegar, para andar com os dois pés aonde quiser ir e para olhar com os dois olhos o que quiser ver.
Quando usei as mãos para pegar tudo o que queria, quando usei os pés para ir onde queria e quando eu usei os olhos para ver tudo o que quisesse ver e pude ver. Eu era um desgraçado, infeliz, insatisfeito, vazio, oco, reduzido...
Então chega Jesus e diz: - “Há coisas que você pega, que você pode não pegar. Se fizer tropeçar , abra mão delas, há caminhos que você anda, que se continuar a andar por eles irão leva-lo a perdição eterna”.
Então, resolvi tirar isso do meu trajeto...
Havia coisas para as quais eu olhava , que ele dizia : “- Se você continuar olhando, elas vão polui-lo e designar sua vida a perdição, eu as estirpei de meu cenário”.
Hoje, com uma mão a menos, um pé a menos e um olho a menos, faço mais coisas, ando mais, vejo mais, sou mais completo, mais pleno, mais satisfeito, mais inteiro!
Pois em Cristo sou vitorioso!.

(Texto Pr. Caio Fábio)

sábado, maio 21, 2011

Pesquisa em Educação

Algumas são inéditas

1-Diversos autores afirmam que a escola é uma instituição cultural onde se dá a produção da subjetividade. Explique o que você entende por essa afirmação.
R: Subjetividade formação do individuo quanto na construção  de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vai construir a experiência histórica e coletiva dos grupos e população,  é claro que essa afirmação é real é na escola que se da a produção da subjetividade, através da subjetividade construímos um espaço relacional ou seja nos relacionamos com o outro .
2-Nas pesquisas realizadas em Psicologia do Desenvolvimento são utilizados 2 métodos: transversais e longitudinais. Explique cada um deles.

R:Método Longitudinal- que se caracterizam por observações realizadas sobre o mesmo sujeito ao longo de sua infância e juventude, tornando-se um período extenso.
Método Transversal que são os mais usados atualmente, exigem menos tempo porque realizam as observações sobre vários sujeitos de diferentes idades.

3) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069,de 13 de julho de 1990), gerou grande impacto familiar, social, educacional e político, pois essa lei introduziu mudanças significativas em relação à legislação anterior, de 1979, (o Código do Menor). Explique algumas dessas mudanças ocorridas em nossa sociedade. Dê exemplo.

R:A primeira mudanças trazida pelo ECA é uma lei para todas as crianças e todos os adolescentes e não só para os que estão em situação irregular, independente de condição social, econômica, cultural, familiar. Por isso, as crianças e os adolescentes passaram a ser tratados como cidadãos com direitos pessoais e sociais garantidos. Pode se dar de exemplo que com ECA permitiu o avanço de situações concretas que inibiram o trabalho infantil o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e a violência dentro das famílias .

4)Qual a importância das relações entre as pesquisas em psicologia e a Educação nas práticas pedagógicas?

R:.As pesquisas têm servido para várias intervenções pedagógicas que tomam como legitimas as teorias psicológicas, no inicio do século XlX, a partir da influência positivista, intensifica-se a discussão em torno da cientificidade da pedagogia.  Se os propósitos da educação eram fornecidos especialmente pela ética, como filosofia prática, em algum lugar se deveria procurar, então, meios/métodos capazes de garantir o alcance de seus objetivos e é mais ou menos nessa direção que os saberes produzidos pela Psicologia invadem a cenas Pedagógicas.

5) Compare as crianças da idade média, idade moderna e na pós-modernidade, dando enfoque na aprendizagem.

R:Idade Média- As crianças da idade média eram miniatura de adultos, no aspecto que se diz respeito a educação as crianças medievais aprendiam as cosias da vida diretamente com os adultos ajudando-os a realizar suas tarefas, não havia escola.

Idade Moderna - A vida das crianças passou a aparecer no final do XVll período caracterizado por numerosas mudanças sociais, na economia, cultura, política.Foi também no século XVll que as famílias passaram a se estruturar seguindo um novo modelo de família e as novas praticas familiares resultaram em novas formas de se entender e tratar as crianças, que passaram aprender não mais por sua convivência cotidiana junto aos adultos , mas na escola.

Pós Modernidade- O período atual é chamado de Pós Modernidade e suas condições foram se estabelecendo, segundo lemos a partir da segunda metade do século XX, com o advento da sociedade de consumo e do mass media  mídia de massa, associados a queda das grandes ideologias modernas e de idéias centrais como história razão e progresso.

6) De acordo com Severino (2000, p.160), alguns elementos são fundamentais para compor um projeto de pesquisa, quais são eles?

Resposta
      *   Titulo do projeto
  • Delimitação do tema e do problema
  • Apresentação das hipóteses
  • Explicitação do quadro teórico
  • Indicação dos procedimentos  metodológicos e técnico
  • Cronograma de desenvolvimento e referências bibliográficas básicas

7) Porque as pesquisas em psicologia são importantes para a prática pedagógica?

R: As Pesquisas ajudaram  para as intervenções Pedagógicas
A Pedagogia como ciência ver-se à reforçada de modo inusitado, graças à entrada cada vez mais intensa da Psicologia no campo educativo, influência que tem servido  


08) As pesquisas na área educacional podem realizar dois tipos de analise a externa e a interna explique cada uma delas
R Analise externa, é um tipo de analise que é feito atravéz do pensamento que está sendo analisado, e a analise interna é feita através da própria racionalidade de uma área de conhecimento

09)  O que é nova escola
R: É um movimento iniciado no Brasil à partir da experiência de várias reformas na educação, neste manifesto reunia-se pedagogos, médicos, advogados, jornalista, eles estavam empenhados em fazer uma educação publica seguindo as transformações trazidas  pela Revolução Industrial  

10) No Século 18  as instituições necessitavam se renovar para atender os novos ideais iluministas em ascensão. Desta forma se estruturavam em seu nível de organização, de forma que o sistema de educação fosse orgânico submeter-se ao controle público e articular-se em diversos graus e ordens.Descreva se o ensino atual atende essas demandas

Teorias de Currículo

Questionário para estudo


Comente sobre a afirmação a nova sociologia da educação puseram em discussão todos os pressupostos do currículo, questionando suas determinações sociais e suas relações com a estrutura no poder na sociedade iniciando o foco de analise sobre o funcionamento interno das escolas. Forquim 1993   
Este movimento foi muito importante para que se repensasse o currículo, levou as pesquisas sobre o mesmo, passando a considerar as experiências dos alunos como primordial na elaboração do mesmo, passando o aluno a ser o foco do processo de ensino aprendizagem, o que foi uma grande mudança.  

Aponte e comente pelo menos três motivos pelos quais se afirmam que é fundamental a importância de uma reflexão sistemática sobre o currículo nos cursos de formação de professores: 
O currículo é a matéria prima do trabalho do professor, portanto ele precisa se apropriar dele para desempenhar um bom papel.   2- Através de suas pesquisas e estudo para elaborar o currículo, o professor se profissionaliza cada vez mais, se atualizando e reciclando. 3- O currículo faz parte das competências do professor, portanto, ele deve ser preparado em suas formações para que saiba elaborá-lo adequadamente  

Explique a frase o termo currículo é impreciso em sua concepção:
Há varias definições sobre o currículo; alguns o definem como sendo a grade curricular da escola; quantidade de horas de cada matéria; e outros como os conteúdos disciplinares, adotados pela escola. Essa pluralidade de concepçõesTorna imprecisa sua idéia.
  
O currículo deve ser entendido como uma ferramenta conceitual que supõe sempre, de forma explicita ou tática, uma resposta as perguntas: o que ensinar, como e por quê? A partir dessa afirmação, descreva três tipos de decisão educativa que compõem um currículo de uma determinada escola.
 1. O que ensinar? Levando em conta a realidade da escola e dos alunos
2. Como ensinar? Quais as metodologias mais adequadas para atingir os objetivos propostos para que os alunos desenvolvam suas competências e habilidades.
3. Como avaliar? Todo o processo envolvido no ensino aprendizagem dos conteúdos trabalhados no período. Quais as ferramentas mais adequadas para avaliar devidamente.

 Relacione descrevendo um exemplo prático: currículo, sociedade e poder.
Currículo- é uma ferramenta de cisões educativas para a escola.
Sociedade- o controle social, e assegurado pela distribuição dos saberes.
Poder- há uma seleção de conhecimentos definidos e válidos, determinados, pelas classes dominantes.
2-Defina currículo oculto descrevendo com se configura;
Por currículo oculto entende-se, o conjunto de normas, e concepção que os professores passam para os alunos durante as aulas, sem planejarem, e sem terem consciência disso.

3-Explique a influência norte-americana na transformação do campo currículo;
A influencia norte – americana, foi marcante. Anos 70.  Entre elas temos livros que foram traduzidos e obtiveram destaque; como o livro de Tyle; reforma do ensino do primeiro grau, que utilizou o pensamento curricular norte-americano, comissões de currículo proposta por Tyler.
Nos anos 80, começa florecer no Brasil, o pensamento critico sobre o currículo de natureza sociológica; foram trazido livros com essa proposta. E em 1990, destaca-se a produção de programas de Pós-graduação.

4-Alguns atores da vertente crítica da educação afirmam que o currículo estratifica o saber e que existe uma relação dessa estratificação com a estratificação social. Você concorda? Justifique
Eu concordo com os autores. De fato isso acontece, os conhecimentos de maior status social e econômico são os mais privilegiados.


1-Faça uma breve defesa pela importância do currículo em ação. Pag. 42
O currículo e o centro da prática pedagógica é através dele que elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico, ele é a matéria prima para o dia a dia escolar, e o currículo em ação é nada mais do que efetivar e concretizar tudo aquilo que foi planejado e pensado em busca da melhor educação possível para nossos alunos. Lembrando que o currículo pode variar de acordo com a comunidade a qual a escola esta inserida.




2-O que se denomina como abordagem processual do currículo.
São os processos que envolvem a criação do currículo, planejamento, desenvolvimento, aplicação e avaliação.


3-Explique sobre currículo prescrito partindo de uma de suas funções dentro do sistema escolar.
Este currículo é pré estabelecido, porém muitas vezes ele é adaptado de acordo com a realidade da escola a qual ele esta inserido. A função do currículo é trazer cultura, cidadania, por isso deve-se trabalhar a transversalidade, mas Tb devemos nos ater nas necessidades da escola a em questão.



4-Visto sob o ponto de vista teórico prático o currículo é uma ferramenta do trabalho docente - comente a afirmação.
O currículo é uma ferramenta do trabalho do docente, pois ele é à base da atuação do professor, e é a matéria prima do trabalho do docente.

1-      Qual a intenção explicita dos PCN´s ao introduzirem sistematicamente o trabalho com os temas transversais?
Os PCns têm uma perspectiva de formação da cidadania pela escola. E através dos temas transversais integra-se as problemáticas sociais. E os objetivos a serem alcançados são; de ordem cognitiva, física, afetiva, relação interpessoal e inserção social, ética e estética

2-Fale sobre a importância da educação de valores para as crianças em idade escolar.
 A educação de valores é aquela feita através da inclusão dos temas transversais na educação. Os temas genéricos devem ser levados em conta; como ética- valores a serem trabalhados; política- cidadania, o aluno é elemento ativo na sociedade; senso de estética- idéia de sensibilidade, saber reconhecer elementos culturais, o belo, o feio; .objetivando o desenvolvimento integral do aluno.

3-Qual a relação entre o currículo da escola e a autonomia do professor?
O currículo de uma escola ajuda a dar um norte ao professor, mas na prática docente o mesmo tem autonomia na sala de aula e deve decidir os conteúdos a ensinar, as atividades, etc.- currículo em ação.


1- Partindo do pressuposto que a Escola é responsável pela transmissão de cultura, pode-se afirmar que apenas alguns elementos de determinada cultura são selecionados para compor o currículo de uma escola ou sistema de ensino. Quem seleciona estes elementos?  (pags., 47 ou 57)
O estado que representada  a classe dominante. O poder político.


-2--A definição da seleção curricular é substancialmente política. Como ela pode acontecer de forma democrática na escola?
Através da participação dos alunos, pais, funcionários, comunidade e sociedade civil e do poder publico. E através de valores como cidadania.

3-Quais as argumentações sustentam a afirmação de Sacristian (1998) de que o currículo é o centro do processo educativo?
 O currículo e o centro da prática pedagógica é através dele que elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico, sem ele não há ensino, e nem por que os alunos irem a escola, assim como não se justifica o trabalho do professor, e necessário que este currículo se adéqüe as necessidades da escola e de sua comunidade. O currículo é um projeto institucional, ele desemboca na prática.

4--Explique a dimensão conceptual e concepção pragmática que rege a compreensão do currículo.
Dimensão conceptual- campo de estudo teórico que busca compreender as suas determinações e seus funcionamentos dentro da escola. Diz respeito à idéia, é a elaboração do currículo respeitando as normas, leis, diretrizes e políticas vigentes de educação. Dimensão pragmática – é a pratica, execução do currículo a ser colocado em ação, pratica deste currículo elaborado, ou seja, é o currículo em ação, ele leva em conta a experiência de campo do professor.
1-- Qual a relação que existe entre as formas de avaliação adotadas por uma escola e o seu currículo? (pg. 43)
A avaliação é vista como elemento indissociável do processo educativo, que deve se der de forma sistemática e continua. Tendo como objetivo a melhoria da ação educativa, envolvendo a criança, o educador e a instituição.
2-Sob seu ponto de vista quais são as principais dificuldades para consolidação de uma prática mais participativa e coletiva dentro da escola?
Uma das dificuldades é que para muitos professores a prática de planejamento escolar é vista como atividade burocrática e sem sentido, para alguns essas ocasiões servem apenas para preencher formulários que serão entregues ao coordenador da escola, é preciso resgatar no professor a importância da participação na escola, e como o planejamento tem relação direta com um bom trabalho pedagógico.


2-      O que é ensinar? Levar em conta a realidade da escola e dos alunos. Como ensinar? Quais as metodologias mais adequadas para atingir os objetivos propostos para que os alunos desenvolvam suas competências e habilidades.
Ensinar é a habilidade que o professor tem de transmitir conhecimento ao aluno.
Para ensinar é importante respeitar o tempo da criança, levar em conta o ambiente em que ela vive condição social, comunidade a qual ela está inserida.

sexta-feira, maio 20, 2011

Questões para Estudo!.

AREA DE CONHEIMENTO LINGUA PORTUGUESA

1 Faça um resumo sobre as concepções de linguagem (máximo 20 linhas).
2 Qual a relação entre a linguagem e o pensamento ?
3 Dê um exemplo prático da relação entre a linguagem e a ideologia ?
4 Quais as diferenças entre Língua,Linguagem e Fala ?
5 Fale sobre as funções da linguagem.
6 O que são pseudotextos?
7 Quais as relações das determinações sociais e a elaboração do texto ?
8 Quais são os tipos de textos ?
9 Explique a relação entre a oralidade e a escrita.
10 Explique os processos de coesão,coerência e argumentação.
11 O que é ortoepia ?
12 O que é prosódia ?
13 O que é o léxico ?
14 O que é paráfrase e paródia ?
15 Qual a diferença entre o discurso direto e indireto ?
16 Quais são as quatro práticas de ensino da língua portuguesa ?
17 Como se trabalha a leitura e interpretação de textos?
18 Como se produz um texto ?
19 Como se trabalha a relação letra-fonema ?
20 Como se trabalha na discriminação das palavras?
21 Como se trabalha o ditado e cópias ?
22 Como é o primeiro contato com o texto escrito?
23 Como se trabalha com textos literário?
24 Como se trabalha coesão e coerência?
25 Como se trabalha a direção da escrita, segmentação e outros recursos gráficos?
26 Como se trabalha a estrutura textual e a unidade temática?
27 Como se trabalham com textos informativos, publicitários e epistolares?
28 Como se trabalham com descrição,narração e dissertação ?
29 Como se trabalham os erros dos alunos?
30 Como se planeja uma unidade pedagógica?

quinta-feira, maio 19, 2011

Sentimentos


Sabe não existem palavras que possam definir o que somos o que pensamos e o que sentimos, muitas vezes devido a tantos sentimentos como medo, rejeição, tristeza, vemos o mundo cair diante de nós. Mas no fim tudo ficá bem!. 

Não sei o porque apenas sei que as coisas acabam se ajeitando, em alguns momento e as coisas ficam bem, melhores ou piores, mas aprendi que ficam bem!

Uma história de vida sempre sera única, como uma digital, elas podem parecer mas nunca serão iguais a de outra pessoa. Sabemos que as pessoas deixam marcas, saudades, desejos e coisas do tipo, então cabe a nós em determinados momentos escolhermos que sensações queremos deixar nas pessas a nosso redor.

Eu por exemplo carrego muitas marcas, saudades, amor, traição, vida, morte, tristeza e principalmente alegrias, pois a alegria é o que nós move a girar nossas vidas nesta roda gigante chamada mundo.
Raquel Maschetti



PS. QUEM QUISER COMPARTILHAR UM TEXTO, POESIA, PENSAMENTO É SÓ MANDAR AFINAL EXERCITAR NOSSA ESCRITA SERÁ MUITO BOM!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...