terça-feira, agosto 30, 2011

QUESTIONÁRIO PARA ESTUDO


MODULO 06
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1.                  O que é arte rupestre?        
A arte rupestre foi desenvolvida na pré-história, foi a primeira manifestação artística que surgiu na era paleolítica,na pintura por exemplo, embora fossem desenhos simples representam o mais antigo registro de manifestações artísticas que possuímos, existem obras magistrais onde não há nada de primário ou primitivo era uma obra de arte de adultos feita para adultos. A arte rupestre é representada por pinturas nas paredes de cavernas, que representavam cenas de caça, rituais mágicos e fecundação e negativos de mãos.

2.                  O que representa o pintor figurativo?
O pintor figurativo é aquele que reproduzia a imagem na sua verdade visual: não a deformava nem a estilizava.

3.                  Do teatro grego, poucas obras chegaram aos nossos tempos, estas tiveram quatro autores. Quais são eles e quais as características de suas obras?
Os quatro autores foram Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes. Ésquilo, Sófocles e Eurípedes são chamados autores de tragédias apesar de existirem indícios de que também escreveram peças de caráter satírico. A finalidade da tragédia era emocionar e levar o público a se identificar com o protagonista que era o herói. E a comédia tinha como objetivo rir de si mesmo dessa forma procuravam ensinar algo aos seus expectadores,

4.                  Qual á chamada sétima arte? Fale sobre seu início.
O cinema é considerado a sétima arte. O cinema começou com a Lanterna Mágica que era um artefato que projetava imagens, logo a seguir foi criado o teatro óptico esse invento acabou se diferenciando de tudo aquilo até então devido às imagens serem projetadas em uma tela transparente ou branca, isso o aproximava do cinema como é hoje até que em dezembro de 1895 foi feita a primeira projeção em uma praça na França que com melhorias constantes se tornou o cinema que conhecemos hoje

5.                  Quando observamos as primeiras manifestações artísticas do homem? Descreva-as.
As primeiras manifestações remontam a era Paleolítica e se constituem de imagens desenhadas em paredes de cavernas, com representações de cenas de animais, de caçadas, e de “negativos” de mãos pintadas sobre fundo vermelho ou negro. O homem pré histórico não foi só pintor, foi também escultor, fazia incisões em pedras e esculpia figuras femininas de forma exageradamente volumosas que estariam ligadas a ritos de fecundação, porem o seu maior legado foi a pintura.

6.                  Defina filme e descreva em que consiste um roteiro cinematográfico.
Filme é uma sequência de imagens e cenas, em movimento ou não, projetadas em tela que foram registradas por uma câmera, um roteiro cinematográfico, consiste numa história apresentada através de imagens e diálogos descritos que obedecem ao contexto da estrutura dramática.
Filme é uma historia contada por meio de imagens e movimentos projetados em uma tela Roteiro é o desenvolvimento da historia a ser contada

7.                  Podemos atribuir a invenção do teatro aos gregos, explique:
O teatro teve inicio na pré-história, já se ensaiava um esboço do que viria a ser o teatro, por meio das ritualizações com feiticeiros transvestido de animais e caçadores representando cenas de caça. O teatro é uma manifestação artística presente na cultura de muitos povos e desenvolveu-se espontaneamente em diferentes civilizações. No Egito que chegam as primeiras noticiam de representações dramáticas, essas representações tiveram origem religiosa. O teatro grego influenciou na cultura Ocidental durante o período do império Grego, oteatro teve seu apogeu, suas técnicas foram aprimoradas e sofisticadas e são utilizadas até hoje, mas mesmo assim não podemos afirmar que a invenção do teatro é dos gregos.

8.                  Explique a afirmação de Kandinsky que “a obra de arte é filha do tempo”.
Para Kandinsky cada época cria uma Arte que lhe é propicia e cada grupo humano o faz a sua maneira, dentro do conhecimento de mundo que esse grupo venha ter sua capacidade tecnológica, localização geográfica, poder econômico, sistema política, convicção religiosa e das características psicológicas que estrutura tal complexo grupal.

9.                  De acordo com Pedro Leônidas explique a origem da dança.
A dança teve origem na era paleolítica, ela era associada às praticas mágicas e religiosas. Os sacerdotes e homens nus que praticavam a dança, com o passar do tempo à dança vai se distanciando do aspecto mágico ou religioso. Ate o Renascimento à dança permaneceu como atividade lúdica, improvisada, a partir desse momento ela passou a ser mais disciplinada, os passos anotados e estudados e surge o Balé e o Coreografo.

10.              Quais são os 5 elementos que constitui a linguagem visual?
Os cinco elementos são: Linha, superfície, volume, luz e cor. É que à partir do ponto surge a linhada sentido, ganha movimento, aparência provoca sensações profundidade

11.               Defina música, segundo Pedro Leônidas.
A música e a arte dos sons, composta por ritmo, harmonia e melodia. É a arte da combinação dos sons, variação, altura, duração, ordenados sob as leis de estética.

12.              Relacione 3 autores renascentistas com grande importância e significado para a cultura ocidental.
Camões, Cervantes e Willian Shakespeawere.

13.              Relacione 3 pintores renascentistas com grande importância e significado para a cultura ocidental.
Monet, Rembrant e Leonardo da Vinci

14.              Com que objetivo os artistas renascentistas voltaram seus olhares para a cultura clássica? A que isso se deve?
Os artistas renascentistas visavam à linha e ao desenho, estudavam planos e superfícies, procuravam harmonia, no renascimento a religião deixa de ser tema central, abrindo espaço, para a arte retratar acontecimentos histórico, econômicos, sociais.

15.              Segundo Arnold Hauser, Cervantes e Shakespeare são os errantes de sua época. Explique.
Para Arnold Hauser, Cervantes e Shakespeare retratavam um mundo que deixava de existir a Idade Média e mostravam ter visão de um mundo novo que estava surgindo: o Renascimento.
Segundo ele eles falam de um mundo antigo que desaparecia – A Idade Média, ao mesmo tempo que revelam um novo mundo, uma nova visão de mundo de estruturando – um mundo renascentista.
Se o personagem de Cervantes – Dom Quixote vivia perdido em um mundo de sonhos, de delírio, da fantasia em choque com a realidade, os personagens de Shakespeare vivem grandes conflitos e fraquezas espirituais, naturais em qualquer pessoa e, embora não defendam nenhuma tendência religiosa, seus heróis sempre atingem um objetivo final moralmente virtuoso.


16.              A que se deve o forte declínio do teatro na Idade Média?
Á Oposição forte e violenta da Igreja Católica que não via o teatro com bons olhos e o  combatia violentamente. Para amenizar esta oposição cenas eróticas passaram a ser dramatizadas nas praças públicas.

17.              Com a decadência do balé romântico no século XIX, qual a grande renovação na dança proposta por Isadora Duncan?
A coreografia de dançar na ponta do pés, dando a sensação de mais leve e solta. Como a vida é.

18.              Como se deu a relação da Igreja com o teatro na Idade Média?
A igreja católica mantinha seus fieis sob imposição de total submissão e valorização única da santidade, com tempo o Teatro passou a ser utilizado como fonte de transmissão dos ensinamentos católicos,de historia dos santos e dissiminação do cristianismo.

19.              Qual pode ser considerada a mais antiga das artes? Por que?
 Pg47 a dança por exprimir fortes emoções sem uso de palavras

20.              Que manifestação artística obteve maior crescimento na Renascença?
Segundo os historiadores a manifestação que mais progrediu foi a pintura. Os pintores renascentistas ficaram famosos por suas figuras perfeitas e pelo aperfeiçoamento da perspectiva.


21.              Com o fim do Império Romano uma nova maneira de viver organizou-se na Europa. O que eram as confrarias de artesãos e por que surgiram na Europa?
 Era uma forma de organização de profissionais da mesma área, com o objetivo de ganhar fortalecimento profissional.

17.    Quais são os elementos fundamentais na avaliação da obra artística?
É o impacto sentimental transmitido ao venciarmos uma obra por exemplo: Alegria , tristeza, realidade, fantasia, conflito.

18.   Quando observamos as primeiras manifestações artísticas do homem? Descreva-as.
Na dança o homem neolítico adorava os espíritos. No Desenho , pintura ou gravura, Era a descrição da realidade, desejo, e sensações do homems.

19. Do que se compunha o que Beaujoyesusc chamou de "ballet comique de la reine"?
Beaujouyesusc, une os elementos tradicionais de espetáculos, italianos com elementos teatrais, criando desta forma um novo gênero em que se incluem dança, mímica, declamação, canto, cenografia e cenotecmica, a que se chamou de "ballet comique de la reine"

22.          Na época clássica, séculos VI, V, IV, a civilização grega viveu extraordinário grau de criação artística e intelectual. Quais as influências e transformações sobre o povo grego nesse período?
O teatro, com fortíssima influencia grega na cultura ocidental.

23.              Caracterize as transformações ocorridas no pensamento universal medieval.
De XII a XV a arte gótica era expressa principalmente na arquitetura, supervalorizavam a vida e os milagres dos santos

24.              O que é música?
Poderíamos dizer que música é a arte dos sons, combinados de acordo com as variações da altura, proporcionados segundo a sua duração e ordenados sob as leis da estética. Os três elementos fundamentais da música são melodia, ritmo e harmonia.

25.              Explique o que é roteiro e o que precisa conter nele.
Um roteiro consiste em uma história contada por meio de imagens, com diálogos e descrições localizadas dentro do contexto da estrutura dramática, a estrutura é o fundamento de todo roteiro é o que mantém tudo coeso
  
26. Com o fim do Império Romano uma nova maneira de viver organizou-se na Europa. O que eram as Confrarias de Artesãos e por que surgiram na Europa.

Atualizado em 02/09/2011
às 16:21
by Raquel Maschetti

segunda-feira, agosto 29, 2011

PROVA N2



LINGUAGENS E CÓDIGOS
Parte superior do formulário
1. O que significa capital intelectual?

  • Conhecimento apropriado pelas organizações.
  • Poder econômico.
  • Instalações para o uso da tecnologia.
  • Desenvolvimento tecnológico.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Como as Tecnologias da Informação e Comunicação podem potencializar o papel social das Universidades Corporativas?

  • Produzindo material didático. correta
  • Formando professores.
  • Possibilitando o ensino a distância.
  • Atraindo estudantes.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. São considerados programas didáticos:

  • os cadastros eletrônicos de imagens.
  • as ferramentas para a elaboração de trabalhos.
  • os editores de texto do computador.
  • os programas elaborados sob orientação pedagógica.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Para que o professor utilize os recursos multimídia na sala de aula é necessário

  • adquirir aplicativos auxiliares.
  • ter um computador em cada sala.
  • preparar os professores.
  • preparar os professores.
LINGUAGENS E CÓDIGOS

1. A Unesco busca melhorar o padrão educacional no mundo por meio de


  • melhor divisão da riqueza no mundo.
  • mais oferta de emprego.
  • mais segurança na sociedade.
  • desenvolvimento tecnológico.

2. Qual o principal poder da comunicação de massa?


  • Contribuir para a melhor divisão de renda na sociedade.
  • Redução da distância física.
  • Influenciar o comportamento dos povos.
  • Favorecer o monopólio das comunicações.

3. Para disponibilizar mais espaço na memória do computador podemos


  • adquirir HD de maior capacidade.
  • evitar o acesso à internet.
  • fazer backup de pastas de mensagens.essa é a correta
  • não salvar arquivos de dados.

4. Atualmente, o gestor precisa conhecer


  • Eletrônica.
  • Matemática.
  • Informática.
  • Direito.
LINGUAGENS E CÓDIGOS

1. Como a tecnologia abre caminho para o desenvolvimento social?


  • Com a redução das distâncias linguísticas.
  • Influenciando na economia.
  • Com a ampliação do ambiente de negócios.
  • Com a disseminação dos saberes.

2. Faz parte da inclusão digital:


  • treinamento profissional.
  • mudança de costumes.
  • acesso à tecnologia.
  • oferta de emprego.

3. Para disponibilizar páginas na internet é necessário


  • fazer manutenção do site.
  • criar um provedor.
  • ter um provedor de acesso.
  • ter um site gratuito.

4. Para tornar possível a visualização de um documento sem ter o programa no qual foi gerado utilizamos


  • arquivo em PDF.
  • o bloco de notas.
  • editores de texto.
  • arquivos de imagem.

quarta-feira, agosto 24, 2011

LEITURA COMPLEMENTAR


Introdução
1 O Que é Comunicação?
1.1 O Processo de Comunicação
1.2 Ruídos na Comunicação
1.3 Tipos de Comunicação
1.3.1 Comunicação Verbal
1.3.2 Comunicação Não-Verbal
1.4 Os Canais de Comunicação
Considerações Finais
Referências

Introdução


A boa comunicação é muito importante para a integração de qualquer grupo de trabalho. A comunicação é de estrema importância para o desenvolvimento do negócio, criando na empresa um dos maiores desafios ao administrador de recursos humanos.

Segundo Carvalho (1995, p. 78), o gerente participativo de RH é um profissional que planeja, organiza, controla, coordena e dirige a ação de seus auxiliares. Tendo todos estes requisitos é necessário o profissional ter uma comunicação prática.


O objectivo é mostrar a necessidade da comunicação e um conceito pelos quais os administradores nem sempre se comunicam de modo eficaz.


1. O Que é Comunicação?


Comunicação é o processo de transmitir a informacção e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efectivou.


Segundo Chiavenato (2000, p. 142), é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informacção.


Ao conceito de Scanlan (1979, p. 372), a comunicação pode ser definida simplesmente como o processo de se passar informações e entendimentos de uma pessoa para outra.


Num conceito mais amplo e moderno, o profissional precisa proporcionar uma comunicação clara e precisa, ter decisões rápidas, visão e acção integral, iniciativa própria e informação plena do negócio da empresa.


1.1 O Processo de Comunicação


Cada período de comunicação é diferente de qualquer outra.


O processo de comunicação é composto de três etapas subdivididas:


1 - Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem.


a) Significado: corresponde à ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar.


b) Codificador: é constituído pelo mecanismo vocal para decifrar a mensagem.


2 - Mensagem: é a ideia em que o emissor deseja comunicar.


a) Canal: também chamado de veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor.


b) Ruído: é a perturbação dentro do processo de comunicação.


3 - Receptor: é a etapa que recebe a mensagem, a quem é destinada.


a) Descodificador: é estabelecido pelo mecanismo auditivo para decifrar a mensagem, para que o receptor a compreenda.


b) Compreensão: é o entendimento da mensagem pelo receptor.


c) Regulamentação: o receptor confirmar a mensagem recebida do emissor, representa a volta da mensagem enviada pelo emissor(Feedback).


Vamos exemplificar, de acordo com o conceito de Gil (1994, p.33):


Uma pessoa (emissor) tem uma idéia (significado) que pretende comunicar. Para tanto se vale de seu mecanismo vocal (codificador), que expressa sua mensagem em palavras. Essa mensagem, veiculada pelo ar (canal) é interpretada pela pessoa a quem se comunica (receptor), após sua decifração por seu mecanismo auditivo (descodificador). O receptor, após constatar que entendeu a mensagem (compreensão), esclarece a fonte acerca de seu entendimento (regulamentação).


Pode-se, portanto, dizer que a comunicação só pode ser considerada eficaz quando a compreensão de receptor coincide como o significado pretendido pelo emissor.


1.2 Ruídos na Comunicação


O processo de comunicação nunca é perfeito. No decorrer de suas etapas sempre ocorrem perturbações que prejudicam o processo, no qual são denominados ruídos. Ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar perdas ou desvios na mensagem.


De acordo com Carvalho (1995, p. 82), o ruído é identificado na comunicação humana como o conjunto de barreiras, obstáculos, acréscimos, erros e distorções que prejudicam a compreensão da mensagem em seu fluxo: emissor x receptor e vice-versa. Isto significa que nem sempre aquilo que o emissor deseja informar é precisamente aquilo que o receptor decifra e compreende.


Segundo Gil (1994, p.34), entende-se por ruído qualquer fonte de erro, distúrbio ou deformação da fidelidade na comunicação de uma mensagem, seja ela sonora, visual, escrita etc. E é este o desafio das comunicações nas empresas e na nossa vida diária.


1.3 Tipos de Comunicação


1.3.1 Comunicação Verbal:


Quase toda a comunicação verbal é realizada por escrito e devidamente documentada por meio de protocolo, mas é composta pela palavra.


Comunicação Oral: são as ordens, pedidos, conversas, debates, discussões.


Comunicação Escrita: são as cartas, telegramas, bilhetinhos, letreiros, cartazes, livros, folhetos, jornais, revista.


1.3.2 Comunicação Não-Verbal:


Através desta comunicação não-verbal ocorre a troca de sinais: olhar, gesto, postura, mímica.


Comunicação por mímica: são os gestos das mãos, do corpo, da face, as caretas.


Comunicação pelo olhar: as pessoas costumam se entender pelo olhar.


Comunicação pela postura: o modo como nos sentamos, o corpo inclinado para trás ou para frente, até mesmo a posição dos pés. Tudo isso na maioria das vezes é o nosso subconsciente transmitindo uma mensagem.


Comunicação por gestos: pode ser voluntária, como um beijo ou um cumprimento. Mas também pode ser involuntária, como por exemplo, mãos que não param de rabiscar ou de mexer em algo. Isso é sinal de tensão e, ou nervosismo.


1.4 Os Canais de Comunicação


A comunicação dentro das empresas para ser clara e precisa, necessita de um organograma bem planejado, para que a mensagem não chegue distorcida. A seguir veremos os modelos de canais de comunicação que ocorrem dentro de empresas:


a) Canais Verticais


Podem ser descendentes (de cima para baixo) e referem-se à comunicação entre o superior e os subordinados, veiculando ordens ou instruções. Podem ser ascendentes (de baixo para cima) e referem-se à comunicação entre o subordinado e o supervisor, veiculando informações a respeito do trabalho executado.


b) Canais Horizontais


Refere-se às comunicações laterais entre dois órgãos (dois departamentos, duas seções) ou dois cargos (dois gerentes) no mesmo nível hierárquico.


Todo profissional de RH atuante sabe que, antes de se voltar para qualquer das direções já mencionadas, necessita desenvolver sua capacidade de receber e enviar mensagens, capacidade essa que se traduz, principalmente, no cultivo das habilidades de saber ouvir.


Considerações Finais


Uma situacção de risco para as empresas, é quando ocorrem as falhas de comunicação do seu pessoal. Muitos dos problemas existentes numa organizacção podem ser oriundos da falta de comunicação (má comunicação) ou das distorções nelas contidas.


Ao tratar da comunicação estamos solucionando, em muitos casos, antigos e persistentes problemas, que podem dar lugar a pessoas e ambientes mais leves e motivados, proporcionando mais e melhor de si, com produtividade e desenvoltura de quem percebe que é possível crescer e gerar crescimento consequente.


Entretanto, sabemos que uma comunicação eficaz pode proporcionar um resultado positivo para a organização. O profissional com comunicação prática é aquele que consegue colocar o seu ponto de vista, até um programa de acção na hora da negociacção, passando a mensagem desejada.


Referências


AMADO, G.; GUITTET, A. Administracção da comunicação nos grupos. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.


CARVALHO, A. V.; SERAFIM, O.C. G. Administracção de recursos humanos. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1995.


CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administracção. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000


GIL, Antônio Carlos. Administracção de recursos humanos: um enfoque profissional. São Paulo: Atlas, 1994.


SCANLAN, Burt K. Princípios de administracção e comportamento organizacional. São Paulo: Atlas, 1979.


WELL, Pierre. Relações Humanas na família e no trabalho. 37 ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 1983.

terça-feira, agosto 23, 2011

QUESTIONÁRIO PARA ESTUDO

ATIVIDADES DE ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA

1.            A partir da ênfase atribuída a um determinado fator da comunicação, estabelecemos uma ou mais funções. Quais são elas?
RESP.: Uma mesma mensagem pode apresentar muitos significados dependendo de sua finalidade e da compreensão do sentido de sua finalidade.
Sendo assim a linguagem pode servir para expressar, sentimentos, emoções, desejos, transmitir conteúdo intelectual, aproximar ou rejeitar contatos, conquistar ou hostilizar pessoas, ordenar ou apenas quebrar o silêncio.
A linguagem tem a função
Referencial – Quando objetiva transmitir informações, sem comentários ou juízos, criar textos informativos, objetivos e enxutos.
Emotiva – Quando é focada na presença do emissor, seus juízos e sentimentos, com textos críticos e subjetivos.
Conativa – Quando o foco é o destinatário, o texto é imperativo, sedutor, persuasivo.
Fática – Quando a ênfase é o canal, nessa função a preocupação é o veículo de comunicação utilizado, os textos buscam facilitar a comunicação.
Metalingüística – Quando o destaque esta no código, (falado ou escrito), os textos são explicativos com a linguagem como tema.
Poética – Quando tem o foco na mensagem, que é realçada pelo, ritmo, sonoridade e estrutura, os textos valorizam a informação por meio da forma da  mensagem

2.            Diferencie significante e significado.
RESP.: Significante é a parte física da palavra (os fonemas e as letras). Significado é o sentido da palavra que provoca na mente do ouvinte ou do leitor uma imagem ou uma idéia.

3.            Klein afirma que deve-se superar o trabalho baseado nas redações, sugerindo o trabalho com o texto. Quais as diferenças entre os dois métodos?
RESP.: A utilização do trabalho baseado nas redações deve ser substituído pelo trabalho com textos, pois as redações são utilizadas na sala de aula unicamente para ver se o aluno sabe escrever e não para interagir com alguém. Os textos, por sua vez, tem utilidade prática e social, visto que ao se trabalhar com eles supõe-se que exista um interlocutor e por isso o escritor precisa pensar em alguns fatores ao escrevê-lo, como por exemplo, o objetivo desse texto, a linguagem que deverá utilizar, etc, tendo como base situações reais de uso. Com esse trabalho, pode-se aprender os conteúdos da gramática sem ter que decorar regras da língua, ao mesmo tempo que se faz uso social da língua portuguesa.


4.            Porque a cartilha não é útil para a compreensão dos aspectos de coesão e coerência textual?
RESP.: A Cartilha não é útil para a compreensão dos aspectos de coesão e coerencia textual porque na tentativa de simplificar os textos,elimina as relações lingüísticas e de sentido,trabalhando com palavras isoladas ou com frases isoladas. Por essa razão, é importante, para o desenvolvimento desse conteúdo trabalhar com textos reais
Ao passar aos alunos textos produzidos por códigos ,esses textos (cartilha) perdem as características do discurso real.Esses textos são elaborados para a memorização de códigos e regras gramaticais,embora corretos faltam elementos importantes da textualidade, a coesão e a coerencia que são tão importantes ,como o emprego correto das letras.
                     Os textos das cartilhas são sem sentidos,não se assemelham a realidade da vida cotidiana

5.            Explique a diferença entre leitura compreensiva e leitura interpretativa.
RESP.:  Compreensiva: Capacidade de o aluno entender e captar a estrutura e temática do texto, reconhecer ecaptar os tópicos principais, conhecer as regras textuais e depreender as significações de palavras novas, fazendo inferências sobre o sentido do texto. Pois, por meio das inferências o leitor amplia seus conhecimentos É o ato ou a faculdade de entender a idéia proposta, permitindo-lhe apreender seu sentido ou significado. Intepretação: A interpretação é a capacidade de o leitor utilizar o julgamento crítico no momento da leitura. Esta capacidade pode ser ampliada mediante os conhecimentos de mundo, e através deles o leitor pode reformular seus conceitos sobre o tema abordado. No qual expande sua leitura, faz ligações com os conhecimentos que possui, ao fazê-lo ele estabelece a interpretação, extraindo o sentido, retira conclusões, fazer considerações, julgar, avalia e fazer uma nova leitura a partir das inferências realizadas.


6.            Considera-se que o processo de comunicação verbal apóia-se em um conjunto de seis fatores. Quais são eles?
RESP.: Para que a comunicação aconteça por meio do código verbal, são necessários seis elementos básicos:
1-Emissor: Quem deseja comunicar-se enviando determinadas mensagens a alguém.
2-Receptor: A quem a mensagem se destina.
3-Referente (ou contexto) : O assunto que envolve a mensagem.
4-Canal: O meio material, suporte físico que transporta a mensagem.
5-Mensagem: As informações transmitidas.
6-Código: Sistema de elementos lingüísticos e de regras para combiná-los, conhecido tanto pelo emissor como pelo receptor. Quando se considera a comunicação verbal, o código é uma Língua em sua modalidade oral ou escrita.

7.            Explique língua e linguagem.
RESP.: Linguagem é a capacidade  humana de comunicar-se a língua é o conjunto de signos e suas regras de  combinação partilhados pelo membro de uma comunidade.
8.            Explique a afirmação de LURIA, de que “a linguagem muda essencialmente os processos de atenção do homem”
RESP.: O autor afirma que o animal tem a sua atenção focada no caráter imediato, ou seja, o animal têm sua atenção no que percebe ou vê, seja pela força, novidade ou distinção biológica do objeto. O homem por possuir a linguagem tem sua atenção modificada e consegue dirigi-la arbitrariamente, pois não necessita ver ou perceber os objetos para distingui-los ou mesmo mencioná-los, porque o desenvolvimento da linguagem permite que ele nomeie os objetos, os assimile e posteriormente discrimine sozinho todos os objetos nomeados, sua utilidade, características...  Isso torna a sua atenção muito mais ampla que a imediata, ela se torna dirigível e arbitrária.

9.            O que é ideologia e qual sua relação com a linguagem?
RESP.: Ideologia é a visão de mundo de uma determinada classe social,a qual não revela claramente o modo real como suas relações sociais foram produzidas e a origem das formas sociais de explorarão econômica e de dominação política. Esse ocultamento da realidade social é o que se denomina de ideologia.
Uma vez que a linguagem veicula ideologia, compreender essa relação obriga na atividade de interpretação dos discursos, a considerar a presença de conteúdos ideológicos leitura, então, deverá pautar-se numa analise do texto e do contexto de sua produção, como exercício para se apreender o conteúdo ideológico do texto.
A ideologia é a interpretação de sentidos em certa direção, determinada pela relação da linguagem com a história, em seus mecanismos imaginários. Linguagem e mundo se refletem, no sentido da refração, do efeito (imaginário) existe uma contradição entre o mundo e a linguagem e a ideologia é trabalho dessa contradição. A ideologia procura assim legitimar a ação de aceitação de certas posições sociais e políticas, por meio de uma linguagem, como por exemplo;  quando a linguagem atua neste sentido no caso das abreviações, tipo : ONU, OTAM, FHC, MST, PC e outras.

10.         Conforme Platão, o que significa dizer que a linguagem é um phármakon (remédio, veneno e cosmético)?
RESP.: Platão considerava que a linguagem pode ser um medicamento ou um remédio para o conhecimento, pois, pelo diálogo e pela comunicação conseguimos descobrir nossa ignorância e aprender com outros. Pode, porém, ser um veneno quando, pela sedução das palavras, nos faz aceitar, fascinados  com que vimos e lemos, sem questionar se são verdades  ou falsa. E pode ser cosmético quando serve para maquiar /dissimular ou ocultar a verdade sob as palavras.

11.         O português brasileiro apresenta uma relação biunívoca entre letras e fonemas? Explique
RESP.: As relações regulares ou biunívocas são aquelas que representam sempre um único e mesmo fonema EX: o fonema B ,só pode ser representado pelo fonema /b/ são regulares a letra B,F,P,T,V
E que a Língua  Portuguesa falada em nosso país, apresenta um numero maior de fonemas do que o numero de letras de que se dispõe o alfabeto , concluímos que os conjuntos são desiguais
 pagina 107

12.         Consideramos que um bom texto apresenta uma estrutura bem articulada. O que esta estrutura deve conter?
RESP.: Esta estrutura dever conter:
             - Introdução: na qual se apresenta o assunto
           - Desenvolvimento: aonde são expostas as informações, as idéias e o assunto a ser abordado
            - Conclusão: que constitui a conclusão do assunto desenvolvido 

13.         Justifique uma causa possível para a “escrita espelhada” para os alunos alfabetizandos.
RESP.: A falta de domínio da ação, da motricidade, não consegue organizar o temporo-espacial, e também a falta de noção de direção da palavra, sempre da esquerda para a direita.

14.         Segundo Almeida, as camadas menos privilegiadas da sociedade não falam, meramente emitem grunhidos, o que quer dizer o autor?
RESP.: Ele  quer  dizer  que essas pessoas  não conseguem se expressar corretamente , falar o que sentem , falar sobre seus sonhos , sobre sua vida , seus planos , não conseguem falar sobre seus sofrimentos , falar ao mundo o que verdadeiramente deseja ,NÃO CONSEGUEM SE COMUNICAR CLARAMENTE , tudo isso  porque , cresceu num ambiente miserável , sem dialogo , sem interesse em ensinar algo para ele .. Apenas sobreviveu a infância, e quando viu já estava indo trabalhar... Um trabalho sem palavras, apenas mecânico e isso vai se repetindo no seu ambiente familiar que passará de pai para filho. Na página 90

15.         Considerando o uso da língua culta ou padrão, Max afirma que, a “variedade lingüística da casse dominante é a variedade da classe dominante”, como isso ocorre?
A língua padrão (variedade assumida como a forma ideal e correta) é a linguagem utilizada pela classe dominante. A linguagem usualmente tida como correta é aquela que em certo momento da história foi a escolhida para ser utilizada por pessoas influentes e expressa assim o poder dessa classe social. Para se ter acesso a essa classe, o domínio desta variedade linguística é fundamental. É essencial para se ter acesso ao poder, segundo Marx.

16.         Quais as principais formas de abordagem dos conteúdos num texto literário?Explique a diferença entre coesão e coerência.
RESP.: R1 A leitura/interpretação e a produção de textos literários.
A Coesão se refere a articulação dos elementos lingüísticos presentes no texto (como, por exemplo, a correta relação entre  um substantivo e um pronome pessoal).A coerencia diz respeito as relações de sentido. Há coerencia quando o texto não apresenta sentidos contraditórios,érmitindo a atribuição de um sentido unitário ao texto.
RESP.: -coesão: a ligação que se estabelece entre suas partes. Contribuem para estabelecer estas relações e ligações os elementos de natureza gramatical (como os pronomes, conjunções, preposições, categorias verbais), de natureza lexical (sinônimos, antônimos, repetições) e mecanismos sintáticos (subordinação, coordenação, ordem dos vocábulos e orações).
 coerência existe, sobretudo, em função da organização temporal, isto é, do modo como se marca o tempo dos acontecimentos narrados. Mas esta organização está sujeita às especificidades do gênero. Por exemplo, em um conto de assombração, os elementos coesivos acionados para garantir a unidade de sentido são distintos daqueles mobilizados para a construção de um conto de fada: a introdução da narrativa, a seleção dos fatos a serem narrados, o foco nos elementos de cenários e na caracterização de personagens (seus gestos, suas feições, seu modo de ser e agir) são elementos que precisam estar adequados à finalidade do texto, ao efeito de sentido que se quer promover.

17.         A língua pode ser usada como instrumento de poder. De que forma?
RESP.: Partindo do pressuposto que a língua apresenta formas variadas face as características de cada Região, população (urbana ou rural), peculiaridades de cada profissional e outros aspectos, ainda, assim, assume um modelo como forma ideal capaz de identificar o prestígio social de uma camada que detém o poder. Esse modelo ideal conduz a discriminação e promove a desigualdade social, por ser instrumento de poder advindo da influência da classe dominate falante, levando os integrantes da sociedade a aprimorarem-se na língua que é cada vez mais inacessível, tornando-se conteúdo limitado ao uso coloquial e trivial. Conclui-se que a língua pode ser usada como instrumento de poder aos falantes desta variante que, são capazes de compreender qualquer forma e produzir discursos atraentes, objetivando o convencimento de sua idéia, embora incompreensível para grande parte da população, visando benefícios para um grupo em detrimento de outro que, incoerentemente, encontram-se limitados ao exercício da cidadania.

18.         Conforme Faraco e Tazza, “o ato de falar ou escrever revela muito mais do que simplesmente foi dito ou escrito”. O que pode ser revelado por tais atos?
Segundo os autores, estamos sempre sensíveis aos sinais secretos expressos nas falas, e avaliando quem nos fala de modo que ultrapassa o significado escrito das palavras pronunciadas, pois através da fala das pessoas, podemos identificar imediatamente de onde elas são, se são pobres, ricas ou remediadas, se freqüentaram a escola, se lêem livros ou revistas ou se nunca leram nada, a atividade profissional, mesmo que não estejam dizendo nada em relação ao seu trabalho.
Sendo assim, diante da pessoa que nos fala, analisamos os elementos do seu discurso, realizando assim uma investigação sobre a sua forma de ser e existir.

19.         Justifique uma causa possível para a "escrita espelhada" para os alunos alfabetizandos.
A falta de domínio da ação, da motricidade, não consegue organizar o temporo-espacial, e também a falta de noção de direção da palavra, sempre da esquerda para a direita.

20.         Consideramos que um bom texto apresenta uma estrutura bem articulada. O que esta estrutura deve conter?
Esta estrutura dever conter:
    - Introdução: na qual se apresenta o assunto
    - Desenvolvimento: aonde são expostas as informações, as idéias e o assunto a ser abordado
    - Conclusão: que constitui a conclusão do assunto desenvolvido 

21.         Qual a função da reescrita do texto? E qual deve ser a atuação do professor?
RESP.:  A reescrita do texto é uma prática indispensável  para a aprendizagem  da língua escrita em razão de que seu desenvolvimento propicia a integração entre todas as prática pedagógicas  propostas . O professor é que escolhe o tema de acordo com os alunos, promovendo assim a interpretação desse texto, propõe questões orais, questionando os alunos sobre o texto


22.         Explique as principais características do texto literário.
RESP.: Produzir bons leitores e escritores, em diferentes contextos, tendo em vista a prática social. 2) A riqueza, ou totalidade, no sentido de recursos, que os textos apresentam. Assim, ao invés de apenas memorizar regras, os alunos aprendem a gramática em situações reais de uso desta.

23.         Segundo a concepção inatista da linguagem, qual o papel do educador nos anos iniciais?
R1- O papel do educador nos anos iniciais é apenas zelar para que o ambiente seja adequado para o desenvolvimento normal da criança.
R2- Segundo a concepção inatista, ela defende que os fatores internos são determinantes no processo de aprendizagem. Onde, o papel do educador nos anos iniciais é interferir o mínimo possível e zelar para que o ambiente seja adequado e agradável para o desenvolvimento  espontâneo e natural da criança

24.         Considerando a teoria da "zona de desenvolvimento proximal" de Vygotsky, como se dá a ampliação do potencial de aprendizagem?
RESP.: Para Vygotsky, o processo de aprendizagem deve ser olhado por uma ótica prospectiva, ou seja, não se deve focalizar o que a criança aprendeu, mas sim o que ela está aprendendo. Em nossas práticas pedagógicas, sempre procuramos prever em que tal ou qual aprendizado poderá ser útil àquela criança, não somente no momento em que é ministrado, mas para além dele. É um processo de transformação constante na trajetória das crianças. As implicações desta relação entre ensino e aprendizagem para o ensino escolar estão no fato de que este ensino deve se concentrar no que a criança está aprendendo, e não no que já aprendeu.
Vygotsky diz que todo indivíduo possui uma capacidade potencial de aprendizagem, quando nessa zona potencial ou proximal a aprendizagem se realiza há uma ampliação da inteligência e leva essa capacidade de inteligência a novos patamares.

25.         O que é ideologia e qual sua relação com a linguagem?
RESP.: A ideologia é a interpretação de sentidos em certa direção , determinada pela relação da linguagem com a história , em seus mecanismos imaginários. Linguagem e mundo se refletem, no sentido da refração, do efeito (imaginário) existe uma contradição entre o mundo e a linguagem e a ideologia é trabalho dessa contradição. A ideologia procura assim legitimar a ação de aceitação de certas posições sociais e políticas, por meio de uma linguagem, como por exemplo;  quando a linguagem atua neste sentido no caso das abreviações, tipo : ONU, OTAM, FHC, MST, PC e outras.

26.         O que são operadores discursivos, ou, conectores? Cite exemplos.

RESP.:  são operadores discursivos, ou, conectores são palavras ou expressões que estabelecem relações entre aqueles segmentos do texto Conector discursivos. O termo é um  conector se permiti ligar duas ou mais proposições ou frases entre elas, para formar preposições ou frases mais complexas  ex-conjuções ou locuções conjuncionaus que marcam relações de conjunção, disjunção, implicação,equivalência.
Operador Dircursivo=Um termo é um operador quando a sua função se circuscreve a uma proposição ou frase atômica ex; não nem, apenas, pouco,um, ainda, já, quase, 

27.         O que é preconceito linguístico?
RESP.: Preconceito linguístico é quando alguém critica o outro pela sua expressão verbal ou mesmo escrita,  cada região tem maneira locais de falar  determinadas palavras , e isso  gera estranheza quando não se é da região.
28.         Porque a concepção naturalista, diminui a importância do processo de ensino-aprendizagem?

RESP.: Porque, ao partir da compreensão de que a linguagem é inata, essa concepção considera que o desenvolvimento é espontâneo e , por isso,reduz a atividade pedagógica ao simples estímulo.

29.         Considerando a intertextualidade, discorra sobre paráfrase e paródia.
RESP.: Paráfrase consiste em dizer , de uma maneira diferente algo que já foi dito  por outro ou por si mesmo ,são paráfrasticas, por exemplo. As seguintes expressões : “ lele morreu “ ele bateu as botas ,”ele passou desta para melhor”.Já a Paródia é uma forma  específica de intertextualidade que se caracteriza pela contraposição, geralmente em tom irônico , a paródia é a recriação do texto, geralmente conhecido, em tom crítico e humorístico.

30.         O que se entende por "coerência cronológica"?
RESP.: Consiste em não inverter o tempo dos acontecimentos ou seja não alterar a relação entre causa e consequencia entre antecedente e consequente, o tempo dos acontecimentos deve ser trabalhado a modo de não contradizer a lógica  da temporalidade, mantendo relação causa-efeito em todos os eventos contidos na narrativa.

31.         A concepção histórico-social da linguagem a entende como processo e produto da atividade humana, explique.
RESP.: A linguagem, segundo esta concepção, é fruto da interação do homem com a natureza e do homem com o próprio homem. Entende, assim, a linguagem como fenômeno físico como também a entende como produto da interação social, onde haveria a intervenção consciente do homem, por isso, processo e produto da atividade humana. A linguagem só seria possível pela interação do sujeito com outros sujeitos, ou seja, a vida em sociedade, seu desenvolvimento dar-se-ia em função de características do meio social em que vive, pois, segundo Vygotsky, "na ausência do outro, o homem não se constrói homem". Para ele, a vivência em sociedade é essencial para a transformação do homem de ser biológico em ser humano. É pela APRENDIZAGEM nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental e consequentemente o desenvolvimento da linguagem.

32.         O que diz Hjelmslev ao afirmar que, para o homem, a linguagem é o "refugio nas horas solitárias em que o espírito luta contra a existência"?
RESP.: A linguagem esta sempre a nossa volta pronta a envolver nossos pensamentos e sentimentos acompanhando - nos em toda nossa vida. Pg. 22
RESP.: Segundo Hjelmslev, a linguagem modela parâmetros, sentimentos, emoções, esforços, vontades e atos dos seres humanos, com ela o homem influencia e é influenciado, reflete quando está sozinho e constrói as obras literárias, filosóficas e científicas. A linguagem modela a consciência do homem e as lembranças são constituídas linguisticamente. Portanto, a linguagem tem um papel ativo na função do indivíduo

33.         Explique a afirmação: “ao transformar a natureza, o homem transforma a si mesmo.”
RESP.:  O trabalho, a vida produtiva, é a vida da espécie. É através do trabalho que os homens agem sobre o mundo objetivo, transformando-o e transformando a si mesmo, e se situam como sujeito do conhecimento e da história. O homem, tendo em vista a sua própria natureza, busca transformar a natureza de forma a torná-la menos hostil à sobrevivência da espécie humana. Nesse processo o homem foi criando instrumentos, buscando servir-se deles para atingir determinados objetivos, ou seja, ele foi dando aos objetos o status de instrumento. No processo de trabalho, desde o seu primórdio, o homem torna-se capaz de produzir não apenas objetos materiais, mas de produzir a si mesmo e a outros homens, de produzir conhecimento, o que caracteriza a dimensão social do trabalho. Dessa forma, o homem, enquanto sujeito desse processo, constitui-se tanto o ponto de partida quanto o ponto de chegada. Segundo Melo Neto (2004),
RESP.: Ao agir sobre a natureza, o homem transforma as matérias-primas em produtos úteis e,assim,transforma suas próprias condições de vida.Portanto transforma a si mesmo.

34.         Fale sobre as funções da linguagem
Referencial – Quando objetiva transmitir informações, sem comentários ou juízos, criar textos informativos, objetivos e enxutos.
Emotiva – Quando é focada na presença do emissor, seus juízos e sentimentos, com textos críticos e subjetivos
Conativa – Quando o foco é o destinatário, o texto é imperativo, sedutor, persuasivo.
Fática – Quando a ênfase é o canal, nessa função a preocupação é o veículo de comunicação utilizado, os textos buscam facilitar a comunicação.
Metalingüística – Quando o destaque esta no código, (falado ou escrito), os textos são explicativos com a linguagem como tema.
Poética – Quando tem o foco na mensagem, que é realçada pelo, ritmo, sonoridade e estrutura, os textos valorizam a informação por meio da forma da mensagem

35.         Qual a diferença de significante e significado.
Significante é a parte física da palavra (os fonemas e as letras). Significado é o sentido da palavra que provoca na mente do ouvinte ou do leitor uma imagem ou uma idéia.


36.         Segundo Almeida, as camadas menos privilegiadas  da sociedade não falam meramente emitem grunhidos,o que quis dizer o autor?
Ele se resume na falta de condições de sobrevivência da maioria dos brasileiros (quadro triste da vida brasileira)pois as crianças morrem antes de saber falar, quando passam  pela fase do nascer, começa apropriar-se da linguagem, mas devido a miséria nem passam dos 2 anos de idade, ele resume quanto menos se ganha menos se vive. Os brasileiros quando conversam o seu instrumento de dialogo e o do trabalho , maquinas ferramentas, enxadas etc.Ao chegar em casa cansado liga a TV que fala, fala, não consegue expor suas idéias , fraqueza, desejos , sonhos simplesmente gruham.

37.         Conforme  Faraco e Tezza o ato de falar ou escrever, revela muito mais do que simplesmente foi dito ou escrito.O que pode ser revelado por tais atos ?
E que pela fala das pessoas podemos saber imediatamente da onde elas são (RJ ou Bahia etc.) se são pobres ricas ou remediadas se vão a escola ou não se lêem livros ou revistas ou se nunca leram nada, ate mesmo a atividade profissional dela, mesmo que a pessoa não tem nenhuma dessas características, somos mais sensíveis a esses sinais. Estamos sempre observando o modo da pessoa falar.

38.         Considerando o uso da língua culta ou padrão Marx afirma que a variedade lingüística  da classe dominante é a variedade da classe dominante  . Como isto ocorre ?
Ocorre porque a classe dominante assumiu uma variedade como modelo, como forma ideal e correta. Essa variedade passa. O uso de uma outra variedade sem prestigio social passa a ser mais causa de discriminação e mais uma barreira a informações e conhecimentos veiculados a variedade padrão.

39.         A língua pode ser usada como instrumento de poder. De que forma?
Em um determinado momento da historia a linguagem foi usada pelos cidadãos mais influentes da região e dos país, foi escolhido para servir de expressão do poder, da cultura deste grupo, transformando em uma única cultura, seu domínio passou a ser necessário para ter acesso ao poder

40.         Qual a importância de trabalhar com o texto como articulador da pratica pedagógica?
E importante porque é no contexto do texto que o assunto e desenvolvido em determinados conteúdos que podem ser analisados e entendidos.

41.         Quais os 6 características que compõem a comunicação verbal.







42.         Quais os métodos para ensino da escrita e cite as diferenças.







43.         A partir da ênfase atribuída a um determinado fator da comunicação, estabelecemos uma ou mais funções. Quais são elas?








44.         Quais os métodos para ensino da escrita e cite as diferenças 


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
23/08/2011
ÀS 21:08 H.
Por Raquel Maschetti

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...