Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, abril 12, 2012

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras [Prova N2]

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

1. O JOGO É CAPAZ DE PROMOVER:


  • o livre-arbítrio.
  • a aprendizagem formal e informal.
  • a aprendizagem escolar.
  • somente a aprendizagem informal.

2. É IMPORTANTE QUE NOSSO OLHAR SOBRE A DANÇA NA ESCOLA CONSIDERE:


  • as formas clássicas de dança.
  • somente o desempenho corporal dos alunos.
  • a plasticidade das coreografias.
  • a diversidade de propostas e ações que caracterizam o mundo contemporâneo.

3. SÃO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS:


  • conscientizar as crianças de que elas são o futuro da sociedade.
  • impor regras rígidas às crianças.
  • desenvolver a autonomia, a coordenação motora, a concentração e a criatividade.
  • trabalhar aspectos emocionais e difundir o gosto pela pesquisa.

4. Qual das alternativas abaixo cita três jogos que trabalham com as competências artísticas?


  • Atividades de criação, atividades de artes visuais e atividades de desenho.
  • Atividades de artes plásticas, atividades teatrais e atividades musicais.
  • Atividades de artes visuais, atividades de dança e atividades musicais.
  • Atividades de artes gráficas, atividades teatrais e atividades de dança.

PROVA02 (RESPOSTAS EM VERDE)

1. A CRIATIVIDADE É A CAPACIDADE QUE TODO SER HUMANO TEM DE:



  • gerar novas idéias ou ações, independentemente de sua classe social, mas dependentemente de seu meio.
  • repetir padrões e comportamentos sociais, independentemente de sua classe social.
  • criar obras artísticas de vanguarda, reconhecidas pela sociedade.
  • respeitar e valorizar a expressão de seu grupo em qualquer circunstância.

2. SEGUNDO PIAGET, A INTELIGÊNCIA HUMANA É:



  • a capacidade de copiar a realidade.
  • a capacidade de responder a estímulos propostos.
  • a capacidade de armazenar conteúdos e reproduzir padrões.
  • um fato de assimilação que ocorre a partir das relações sujeito-objeto.

3. Qual das alternativas abaixo cita três jogos que trabalham com as competências artísticas?



  • Atividades de artes plásticas, atividades teatrais e atividades musicais.
  • Atividades de artes visuais, atividades de dança e atividades musicais.
  • Atividades de artes gráficas, atividades teatrais e atividades de dança.
  • Atividades de criação, atividades de artes visuais e atividades de desenho.

4. A INTERAÇÃO É UM FATOR FUNDAMENTAL PARA:



  • o desenvolvimento físico da criança.
  • a criação de vínculos, aprendizagem e integração das crianças.
  • a garantia de uma educação de qualidade, sem preocupação com a criança.
  • melhorar a memória dos alunos.
  •  

1. OS PROCESSOS AVALIATIVOS ESTÃO PRESENTES:


  • nas empresas bem-sucedidas.
  • nos ambientes com grande desenvolvimento tecnológico.
  • somente na escola e universidades.
  • em cada indivíduo, na vida em sociedade, nos ambientes educacionais e corporativos.

2. O TERMO ÓCIO CRIATIVO SIGNIFICA:


  • encarar a vida com menos responsabilidade.
  • ter tempo livre.
  • conjugar trabalho, estudo e jogo em prol da criatividade.
  • ficar descansando.

3. NA ESCOLA, A EXPRESSÃO DRAMÁTICA ACONTECE QUANDO:


  • fazemos um jogral com temática preestabelecida pelo professor.
  • formamos um grupo de alunos que “têm jeito para ser ator”.
  • deixamos que o aluno invente suas histórias e as conte, representando-as à sua maneira.
  • propomos atividades corporais com recursos audiovisuais modernos.

4. O JOGO É UMA ATIVIDADE ESCOLAR QUE:


  • baseia-se nos aspectos cognitivos do sujeito.
  • promove a diversão e o lazer.
  • desenvolve somente os aspectos psicomotores.
  • potencializa a apreensão do conhecimento, relacionando vários aspectos do desenvolvimento humano.

 

 

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

1. Assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de criatividade.



  • É o processo de discernimento de sua autoestima.
  • É a capacidade de criar novas ideias.
  • É a capacidade de articular teoria e prática.
  • Criar estratégias para resolver situações críticas e desafiadoras.

2. Qual das alternativas abaixo cita três jogos que trabalham com as competências artísticas?



  • Atividades de artes plásticas, atividades teatrais e atividades musicais.
  • Atividades de criação, atividades de artes visuais e atividades de desenho.
  • Atividades de artes visuais, atividades de dança e atividades musicais.
  • Atividades de artes gráficas, atividades teatrais e atividades de dança.

3. NA FASE DO PENSAMENTO PRÉ-OPERACIONAL, A CRIANÇA:



  • aprimora o seu senso estético.
  • desenvolve o pensamento simbólico com a aquisição da linguagem.
  • é capaz de pensar logicamente.
  • é capaz de abstrair e idealizar conceitos.

4. PARA PLANEJAR AS ATIVIDADES LÚDICAS E PROPÔ-LAS AOS ALUNOS, O PROFESSOR DEVE:



  • transitar em diversas áreas do conhecimento.
  • ingressar no universo infantil e considerar o interesse dos alunos.
  • considerar somente seus objetivos educacionais.
  • ter ampla formação acadêmica.


 JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

1. Qual o importante papel que o brincar desempenha na vida escolar das crianças?


  • Por meio do brincar a criança discute com os colegas suas ideias.
  • Por meio do brincar a criança aprende como se brinca.
  • Por meio do brincar a criança vivencia o que aprende.
  • Por meio do brincar a criança se relaciona com os brinquedos.

2. O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM REQUER QUE PROFESSORES E ALUNOS:


  • tenham gosto pela pesquisa, inovação e trabalho.
  • pratiquem atividades lúdicas.
  • sejam pontuais e criativos.
  • saibam respeitar o próximo.

3. NA FASE DO PENSAMENTO PRÉ-OPERACIONAL, A CRIANÇA:


  • é capaz de pensar logicamente.
  • desenvolve o pensamento simbólico com a aquisição da linguagem.
  • aprimora o seu senso estético.
  • é capaz de abstrair e idealizar conceitos.

4. Qual o papel do professor no trabalho com a expressão dramática com os alunos?


  • Seu papel é apenas avaliar esse processo.
  • Seu papel é brincar com as crianças.
  • Seu papel é intervir para enriquecer e possibilitar outras estratégias.
  • Seu papel é não participar para não intimidar a brincadeira das crianças

1. PODEMOS CITAR COMO DOIS FATORES FUNDAMENTAIS DOS JOGOS NA ESCOLA A:
·         competência e habilidade.
·         destreza e autocrítica.
·         valorização e motivação.
·         organização e arbitrariedade.
Bottom of Form 1
Top of Form 2
2. A CRIATIVIDADE É A CAPACIDADE QUE TODO SER HUMANO TEM DE:
·         repetir padrões e comportamentos sociais, independentemente de sua classe social.
·         criar obras artísticas de vanguarda, reconhecidas pela sociedade.
·         respeitar e valorizar a expressão de seu grupo em qualquer circunstância.
·         gerar novas idéias ou ações, independentemente de sua classe social, mas dependentemente de seu meio.
Bottom of Form 2
Top of Form 3
3. ATUALMENTE, AS BRINCADEIRAS INFANTIS SÃO DIFERENTES DAQUELAS DO PASSADO. ISSO É DEVIDO À:
·         característica pouco criativa dos brinquedos de hoje.
·         tecnologia, à industrialização e à insegurança dos grandes centros urbanos.
·         televisão, que absorve a atenção e o tempo das crianças.
·         falta de curiosidade das crianças.
Bottom of Form 3
Top of Form 4
4. NA FASE DO PENSAMENTO PRÉ-OPERACIONAL, A CRIANÇA:
·         é capaz de abstrair e idealizar conceitos.
·         aprimora o seu senso estético.
·         desenvolve o pensamento simbólico com a aquisição da linguagem.
·         é capaz de pensar logicamente.


JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS



1. NO AMBIENTE ESCOLAR, OS PROFESSORES DEVEM INCLUIR TODO O TIPO DE JOGOS, VALORIZANDO ASSIM:

  • o esforço físico.
  • as habilidades e competências dos alunos. (correto)
  • a competitividade.
  • os aspectos emocionais do aluno.


2. UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO LAZER NO AMBIENTE ESCOLAR É:

  • promover a competição.
  • desenvolver a criatividade da criança. (correto)
  • promover o descanso das crianças.
  • apresentar conteúdos curriculares.


3. Desenvolvendo a sua criatividade, o aluno desenvolve quais outras habilidades?

  • Senso crítico, imaginação e expressão. (correto)
  • Arte, solidariedade e criação.
  • Fala, escuta e ação.
  • Coleguismo, participação e interação.


4. Assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de criatividade.

  • É a capacidade de criar novas ideias.
  • É o processo de discernimento de sua autoestima.
  • Criar estratégias para resolver situações críticas e desafiadoras. (correto)
  • É a capacidade de articular teoria e prática.

6 comentários :

  1. 1. Orgão reguladores como o Inmetro e o IQB realizam fiscalizações periódicas na indústria e no comércio, tomando por referência os seguintes itens:
    • camuflagem torção e tração; pontas e projeções perigosas; ensaios de distração para retirada de componentes; pular cordas e elástico; ensaios para mordedores.
    • rotulagem; toxicologia; ensaio de abuso razoavelmente previsível; ensaio de queda; objetos pequenos, pontas e projeções perigosas; ensaios de distração para retirada de componentes; pular cordas e elástico; ensaios para batedores.
    • rotulagem; toxicomania; ensaio de abuso razoavelmente previsível; ensaio de queda; objetos pequenos, pontas e projeções perigosas; ensaios de torção e tração para retirada de componentes; pular cordas e elástico; ensaios para batedores.
    (x) rotulagem; toxicologia; ensaio de abuso razoavelmente previsível; ensaio de queda; objetos pequenos, pontas e projeções perigosas; ensaios de torção e tração para retirada de componentes; cordas e elástico; ensaios para mordedores.

    2. Em 1959,

    • a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou sua Declaração Universal dos Direitos da Criança, com significativo e profundo impacto nas atitudes de cada nação diante da infância. Nela a ONU reafirmava a importância de se garantir a universalidade, objetividade e igualdade na consideração de questões relativas aos direitos da criança. Podemos dizer em decorrência da declaração que

    I. a criança passa a ser considerada, pela primeira vez na história, prioridade absoluta e sujeito de Direito, o que por si só é uma profunda revolução.
    II. todas as crianças podem brincar onde e quando quiserem.
    III. essa nova concepção de criança - um ser sujeito de direitos - implica a adoção de medidas legais e implementação de ações que garantam seu desenvolvimento pleno.
    IV. os adultos são obrigados a brincar três vezes por semana para relembrar os tempos de infância.

    • Apenas a IV está correta.
    • I e II estão corretas.
    ( x ) I e III estão corretas.
    • III e IV estão corretas.

    3. Cabe aos educadores reconhecer que o conceito de criança é muito maior do que as experiências pessoais que possuímos, porque

    • as crianças não têm experiência de vida suficiente para escolher brincadeiras
    ( x ) é preciso considerar todas as crianças como cidadãos de direitos que vivem num determinado tempo e contexto sociocultural.
    • as brincadeiras, se iniciadas na idade errada, podem prejudicar o desenvolvimento das crianças.
    • as crianças não devem brincar sozinhas.

    4. De acordo com Friedmann (1992),

    •"os brinquedos podem ser elementos da natureza, objetos artesanais,
    industrializados, simples ou sofisticados, que aparecem nos mais diversos contextos. Tais objetos, transformados em brinquedos pelas crianças, ao mesmo tempo em que estimulam a brincadeira, desenvolvem a inteligência e refletem padrões sociais" (p. 70). Ou seja,

    • ao escolherem e utilizarem os brinquedos, as crianças ficaram mais próximas da natureza e contra os brinquedos industrializados conforme os novos padrões sociais.
    • elementos da natureza ou objetos industrializados são transformados pelas paixões.
    ( X ) ao brincarem com elementos da natureza ou com brinquedos industrializados, as crianças têm a capacidade de transformá-los de acordo com padrões do grupo social ao que pertencem.
    • a natureza deve ser potencializada, quando reciclamos os brinquedos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela prova querida.
    BJS E UM TOIMO DOMINGO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 2
      JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
      1. A utilização do jogo na educação suscita algumas dúvidas entre os educadores, em especial se há diferença entre jogo e material pedagógico.


      Para Kishimoto (1994), aceitar o uso de brinquedos e jogos dentro da sala de aula nem sempre aconteceu, esse uso depende diretamente do conceito e da visão que o profissional tem das crianças e da própria instituição.

      A afirmação acima refere-se às universidades.
      A afirmação acima está correta.(C0RRETA)
      A afirmação acima refere-se apenas aos hospitais.
      A afirmação acima está incorreta.
      2. Em 1959,


      a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou sua Declaração Universal dos Direitos da Criança, com significativo e profundo impacto nas atitudes de cada nação diante da infância. Nela a ONU reafirmava a importância de se garantir a universalidade, objetividade e igualdade na consideração de questões relativas aos direitos da criança. Podemos dizer em decorrência da declaração que

      I. a criança passa a ser considerada, pela primeira vez na história, prioridade absoluta e sujeito de Direito, o que por si só é uma profunda revolução.
      II. todas as crianças podem brincar onde e quando quiserem.
      III. essa nova concepção de criança - um ser sujeito de direitos - implica a adoção de medidas legais e implementação de ações que garantam seu desenvolvimento pleno.
      IV. os adultos são obrigados a brincar três vezes por semana para relembrar os tempos de infância.

      Apenas a IV está correta.
      I e II estão corretas.
      I e III estão corretas.(CORRETA)
      III e IV estão corretas.
      3. No jogo tradicional, a atividade lúdica apresenta-se como manifestação cultural ligada à transmissão oral, folclore e cultura popular.


      Assinale abaixo a alternativa que justifica a necessidade de utilizar tal modalidade de jogo na educação.

      A utilização do jogo tradicional reforça a importância da cultura popular para a educação. (CORRETA)
      O jogo tradicional está fora do universo infantil, é preciso vinculá-lo ao reforço escolar.
      Os encontros intergeracionais só atrapalham a organização escolar. Todas as afirmações anteriores reforçam a necessidade de utilizar o jogo tradicional na educação.
      O jogo tradicional não deve ser anônimo, é preciso ter autoria.
      4. Aprendemos que como educadores temos o dever de garantir o direito de a criança brincar e, para tanto, precisamos

      organizar espaços, estimular continuamente a criança, sermos criativos, sensíveis, comunicativos e alegres para interagir e promover a ludicidade. (CORRETA)
      escolher objetos que os transformarão em ambientes educativos na medida em que forem adquiridos no exterior.
      promover interação entre o espaço, os materiais (objetos, brinquedos e jogos) e os pais, porque brincar é tarefa deles.
      reconhecer que as crianças não têm experiência de vida suficiente para escolher brincadeiras.

      Excluir
  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    JOGOS, RECREAÇÃO E LAZER
    1. O termo ócio criativo significa


    conjugar trabalho, estudo e jogo em prol da criatividade.
    ficar descansando.
    ter tempo livre.
    encarar a vida com menos responsabilidade.
    2. As brincadeiras antigas trabalham com qual principal aspecto não tão trabalhado pelas brincadeiras atuais?


    A corrida.
    A fala e a escuta.
    Os movimentos e a escrita.
    A criatividade e a coordenação motora.
    3. A recreação escolar engloba


    atividades que promovam a alegria dos participantes.
    treinamento de força física.
    música e dança.
    desporto competitivo.
    4. No ambiente escolar, os professores devem incluir todo o tipo de jogos, valorizando assim


    os aspectos emocionais do aluno.
    a competitividade.
    as habilidades e competências dos alunos.
    o esforço físico.

    ResponderExcluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
    1. Qual das alternativas abaixo caracteriza a palavra recreação?
    O homem participa por seu desejo próprio e não por compulsão.
    Relaciona-se atitude a desenvolvimento integral e a disponibilidade.
    ++ Escolha própria, devido ao prazer e satisfação proporcionados.
    Está relacionada à situação de liberdade e prazer.
    2. As brincadeiras antigas trabalham com qual principal aspecto não tão trabalhado pelas brincadeiras atuais?
    ++ A criatividade e a coordenação motora.
    Os movimentos e a escrita.
    A corrida.
    A fala e a escuta.
    3. Em que momento acontece a avaliação das pessoas?
    Na sala de aula.
    Em casa.
    ++ Em todos os momentos da vida.
    Na escola.
    4. Qual das alternativas abaixo cita três jogos que trabalham com as competências artísticas?
    Atividades de criação, atividades de artes visuais e atividades de desenho.
    Atividades de artes visuais, atividades de dança e atividades musicais.
    Atividades de artes gráficas, atividades teatrais e atividades de dança.
    ++ Atividades de artes plásticas, atividades teatrais e atividades musicais.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!