quarta-feira, agosto 22, 2012

Prova N3 - Pós Graducação em Psicopedagogia


PED - PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
N3 - INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA

1)    Leia abaixo:

Na Psicologia da Educação, há um modelo para a relação entre indivíduo e sociedade que é fundamentado na visão do homem como um "fato" que pode ser conhecido por meio dos seus comportamentos observáveis, sendo condicionado e controlado mecanicamente pelo meio externo. Esse modelo é o da Psicologia Educacional:

A) Histórico-Crítica.
B) Humanista.
C) Subjetivista.
D) Objetivista.
2) Observe:
Uma das queixas da escola é que falta, a muitos alunos, aquela tensão interna que inicia, dirige e mantém o comportamento focado em um determinado objetivo, mas questões que o professor espera. O conhecimento nem sempre é "prioridade zero" para os estudantes, e isto deixa o professor bastante frustrado. Essa queixa se refere à questão:

A) da didática adequada ao ensino.
B) dos distúrbios de conduta.
C) da relação professor-aluno.
D) da motivação para a aprendizagem.

3) Leia a definição abaixo.

Esta definição se refere:

A) às altas habilidades.
B) ao fracasso escolar.
C) à hiperatividade.
D) aos distúrbios de conduta.

4) Observe:

Manuel Castells define rede como um conjunto de nós interconectados. Cada um desses nós representa um ponto de inflexão na construção do conhecimento, bem como a interconexão com outros conhecimentos vindos de outras fontes. A partir disso, podemos afirmar que os conhecimentos:

A) são flexíveis e mutáveis a cada momento.
B) são imutáveis e vão sendo somados aos anteriores.
C) tecidos ao longo de nossa vida são fixos.
D) são inflexíveis e imutáveis ao longo do tempo e do espaço.
5) A formação dos psicopedagogos no Brasil é feita por meio de cursos de:

A) formação.
B) pós-graduação.
C) extensão.
D) graduação.

6) O discurso pedagógico hegemônico está baseado na ilusão de que:

A) crianças arteiras são mais inteligentes.
B) os erros são fatais para a aprendizagem do aluno.
C) professores exigentes ensinam melhor.
D) saber é poder.

7) A expressão medicalização do fracasso escolar significa:
A) a justificativa do fracasso escolar por meio da desigualdade dos ambientes em que as crianças da chamada "classe baixa" se desenvolvem.
B) a justificativa do fracasso escolar por meio dos fatores intraescolares.
C) a justificativa do fracasso escolar por meio de causas orgânicas e biológicas.
D) o fato de serem normalmente os médicos que diagnosticam as causas desse fracasso.

8) Fala-se na distinção entre dificuldades de aprendizagem e fracasso escolar. Em relação a isto, podemos dizer que o fracasso escolar:

A) é de ordem mais subjetiva e individual.
B) é apenas um acaso, pode ocorrer com todo o mundo.
C) é de natureza social, contém uma conjunção de fatores que, em um determinado momento, interage, imobilizando o desenvolvimento do sujeito e do sistema familiar/escolar/social, no qual ele está inserido.
D) indica a existência de deficiência ou necessidade educacional específica.
9) No decorrer de sua atuação profissional, os psicopedagogos devem seguir certos princípios morais que estão condensados:

A) no juramento do psicopedagogo.
B) no Código de Ética.
C) no manual de orientação profissional.
D) nas normas técnicas e profissionais do psicopedagogo.

10) As dificuldades de aprendizagem começam a ser foco de estudos no princípio da modernidade. A primeira ciência a se ocupar deste estudo foi a:

A) Sociologia.
B) Medicina.
C) Pedagogia.
D) Psicopedagogia.

11) O tratamento psicopedagógico propriamente dito está sempre vinculado ao posicionamento teórico:
A) e metodológico do projeto político-pedagógico da escola.
B) estabelecido pela direção da escola.
C) da equipe interdisciplinar encarregada do caso.
D) oriundo da formação do psicopedagogo.

12) Observe:

Por meio da história do pai que ensinou a filha a andar de bicicleta, Alicia Fernández nos mostra duas funções: ensinante e aprendente. A aprendizagem da menina foi uma experiência de alegria e de descoberta porque:

A) o pai foi muito carinhoso com a filha enquanto fornecia explicações.
B) a filha, como aprendente, gostou de ver seu pai pedalando em sua bicicleta.
C) o pai, como ensinante da filha, exibiu a ela seus conhecimentos sobre como andar bem de bicicleta.
D) o pai autorizou a filha a ocupar o lugar de sujeito pensante.
13) Leia abaixo:

A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia e os demais aspectos dessa área de estudo passaram por várias fases distintas. Na fase atual, podemos definir o objeto de estudo da Psicopedagogia como:

A) os currículos escolares.
B) a interação professor/aluno.
C) o sujeito aprendendo.
D) os processos de ensino.

14) São áreas de interferência do psicopedagogo, em relação às queixas da escola:

A) inteligência emocional e programação neurolinguística.
B) política educacional e autocontrole (domínio das emoções).
C) habilidades cognitivas e competências sociais.
D) autoconhecimento (identidade) e gestão escolar.
15) A dimensão básica do trabalho clínico do psicopedagogo é:

A) reeducação do aluno.
B) orientação familiar.
C) refletir sobre a prática docente.
D) reconhecer a existência de processos inconscientes.

16) As psicologias diádicas enfatizam a:

A) inter-relação entre indivíduo e sociedade.
B) relação do homem com a educação.
C) relação da sociedade com a família.
D) relação do homem com a família.

64 comentários:

  1. TEORIAS DA APRENDIZAGEM 30/09/2012
    1. Além das questões cognitivas, o processo de aprendizagem envolve
    • a relação professor-aluno, o pagamento em dia, o acompanhamento dos pais e o interesse do aluno.
    • a relação professor-aluno, a organização curricular, a relação família-escola e didática do professor.(CORRETO)
    • o interesse do aluno, as condições de acesso, o pagamento em dia e a organização curricular.
    • a organização curricular, a relação escola-família, o pagamento em dia e o interesse do aluno.
    2. Os processos de avaliação utilizados por Freinet seriam hoje incluídos nas práticas avaliativas
    • qualitativas.
    • fundamentais.
    • quantitativas.
    • processuais.(CORRETO)
    3. O papel do professor, na teoria de Jerome Bruner, é
    • medir conhecimentos.
    • controlar comportamento.
    • mobilizar emoções.
    • motivar a aprendizagem.(CORRETO)
    4. Os elementos subsunçores dizem respeito às aprendizagens
    • novas.
    • formais.
    • mediadas.
    • anteriores.(CORRETO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 4.0
      INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
      1. As psicologias monádicas estão assentadas no pressuposto de que o homem

      precisa ser domesticado pela civilização.
      é apenas um ser biológico, um animal mamífero superior.
      nasce equipado com uma bagagem de potencialidades que se desenvolve naturalmente.( CORRETA)
      nasce como uma folha de papel em branco.
      2. O que é essencial ao trabalho da Psicopedagogia Escolar?

      Auxiliar os professores.
      Facilitar o trabalho da gestão escolar.
      Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.
      Promover a revolução didática.( CORRETA)
      3. A formação dos psicopedagogos no Brasil é feita por meio de cursos de

      formação.
      pós-graduação.( CORRETA)
      graduação.
      extensão.
      4. As dificuldades de aprendizagem começam a ser foco de estudos no princípio da modernidade. A primeira ciência a se ocupar deste estudo foi a

      Sociologia.
      Pedagogia.
      Psicopedagogia.
      Medicina.( CORRETA)

      Excluir
    2. INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
      1. O objeto de estudo da Psicopedagogia é

      • as dificuldades de aprendizagem humana.

      2. Bernard Charlot afirma que, diante de um aluno que fracassa em um aprendizado, pode-se fazer dois tipos de leitura:

      • uma leitura negativa da situação, que fala em deficiências, carências, lacunas, enquanto uma leitura positiva quer saber o que está acontecendo com esse aluno.

      3. No decorrer de sua atuação profissional, os psicopedagogos devem seguir certos princípios morais que estão condensados

      • no Código de Ética.

      4. Leia abaixo:

      • Na Psicologia da Educação, há um modelo para a relação entre indivíduo e sociedade que é fundamentado na visão do homem como um "fato" que pode ser conhecido por meio dos seus comportamentos observáveis, sendo condicionado e controlado mecanicamente pelo meio externo. Esse modelo é o da Psicologia Educacional

      • Objetivista.

      Excluir
  2. Olá PATRÍCIA MENEZES, muito obrigada pela prova.
    é isso mesmo ajundando os colegas todos chegaremos ao fim com sucesso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Estou começando o curso agora de psicopedagogia, gostaria de saber quem tem as provas de EDUCAÇÃO PSICOMOTORA e PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO?
    Fiz as de teorias da aprend e metodo, e intro a psicop e tirei 0,5 em cada uma.. me ajudem por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
      N1 - Prova Presencial – Educação Psicomotora
      PED - PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

      1 ) ALÉM DOS ESTUDOS DA NEUROPSIQUIATRIA, AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES QUE OFERECERAM SUSTENTAÇÃO CIENTÍFICA AO PERÍODO CORPO HÁBIL FORAM:
      I. Concepção Anátomo-fisiológica Estática.
      II. Concepção Córtico-patológica.
      III. Concepção Neurofisiológica.
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa I está correta.B ) As afirmativas I, II e III estão corretas.C ) A afirmativa II está correta.D ) A afirmativa III está correta.

      2 ) OS OBJETIVOS DA REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA, PRINCIPAL SISTEMATIZAÇÃO OFERECIDA POR EDOUARD GUILMAIN AOS ESTUDOS DO CORPO HÁBIL, EM 1935, SÃO:
      I. reeducar a atividade tônica (exercícios de atitude, de equilíbrio e de mímica).
      II. melhorar a atividade de relação (exercícios de dissociação e de coordenação motora com apoio lúdico).
      III. desenvolver o controle motor (exercícios de inibição para os instáveis e de desinibição para os emotivos).
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) As afirmativas I e II estão corretas.B ) A afirmativa III está correta.C ) A afirmativa I está correta.D ) As afirmativas I, II e III estão corretas.

      3 ) OBSERVE ABAIXO:“O corpo sutil é agora o corpo capaz de acolher, pôr em ordem e conservar a informação emanada do seu próprio funcionamento e do meio (físico e humano) no qual se insere [...]. Se o corpo sutil do primeiro período tinha por matriz uma psicologia ainda muito enfeudada à Neurologia, agora uma psicologia mais autônoma irá constituir a principal referência teórica dos investigadores e técnicos da Psicomotricidade.” (LE CAMUS, 1986, p. 31)
      A citação acima se refere ao período da Psicomotricidade denominado como:
      I. Corpo Hábil.
      II. Corpo Consciente.
      III. Corpo Significante.
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) As afirmativas I, II e III estão corretas.B ) A afirmativa II está correta.C ) A afirmativa III está correta.D ) A afirmativa I está correta.

      4 ) O PERÍODO HISTÓRICO REFERENTE AOS ESTUDOS DO CORPO CONSCIENTE, SEGUNDO O PROFESSOR LE CAMUS, FOI:
      I. final do século XIX – 1945.
      II. 1945 – 1973.
      III. 1973 – até os dias de hoje.
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa III está correta.B ) A afirmativa I está correta.C ) As afirmativas I, II e III estão corretas.D ) A afirmativa II está correta.








      5 ) ALÉM DA FENOMENOLOGIA, A PARTIR DOS ESTUDOS DE PAUL SCHILDER E DA PSICANÁLISE FREUDIANA, constituiu importante referencial teórico para o período da Psicomotricidade, denominado Corpo Consciente, a Psicologia do Desenvolvimento. Desta última corrente teórica, temos a contribuição dos estudos de:
      I. Arnold Gesell.
      II. Jean Piaget.
      III. Henri Wallon.
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa II está correta.B ) A afirmativa III está correta.C ) As afirmativas I, II e III estão corretas.D ) A afirmativa I está correta.

      Excluir
    2. 6 ) A PSICOMOTRICIDADE DO CORPO CONSCIENTE, NA MEDIDA EM QUE SE APRESENTA COMO UM SABER-PODER QUE RESPALDA E VIABILIZA a idéia de devolver no indivíduo um EU, no caso, CORPORAL, reparador do vazio provocado pela expropriação do capital,acenando com a possibilidade de um lugar de cidadania às gerações futuras:

      I. exacerba a apropriação da força de trabalho que, pela via da consciência do movimento, torna-se ainda mais efetiva.
      II. promove o reconhecimento e engajamento voluntários das famílias e profissionais em programas sociais compensatórios, como solução para suas necessidades de manutenção da vida.
      III. funciona como estratégia de legitimação e manutenção do poder do Estado burguês e da ideologia meritocrática.
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) As afirmativas I, II e III estão corretas.B ) A afirmativa I está correta.C ) A afirmativa II está correta.D ) A afirmativa III está correta.

      7 ) A CRIANÇA QUE APRESENTA MOVIMENTOS MAIS SOLTOS, MAIS LEVES E MAIS COORDENADOS E ACUSA UMMENOR DESGASTE MUSCULAR, que no aspecto social revela um comportamento estável, apresentando-se normalmente “calma” e “sossegada”, segundo os estudos de Victor da Fonseca sobre a atividade tônica, é classificada como:
      I. hipertônica.
      II. normotônica.
      III. hipotônica.
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa II está correta.B ) A afirmativa I está correta.C ) A afirmativa III está correta.D ) As afirmativas I, II e III estão corretas.

      8 ) A PARTIR DOS ESTUDOS DA ATIVIDADE TÔNICA, A CRIANÇA QUE APRESENTA UMA MULTIPLICIDADE DE REAÇÕES, exagerada produção motora, que socialmente provoca, por parte das pessoas, reações de ansiedade e atitudes de rejeição e que, graças à sua excessiva motricidade, por outro lado, acusa maior poder de tentativa, adquirindo por esse fato, pelos seus próprios meios, as aquisições motoras fundamentais ao seu desenvolvimento, denomina-se por:
      I. hipertônica.
      II. normotônica.
      III. hipotônica.
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa I está correta.B ) A afirmativa II está correta.C ) As afirmativas I, II e III estão corretas.D ) A afirmativa III está correta.









      9 ) ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE OS PRESSUPOSTOS DE WALLON E PIAGET SÃO APONTADAS EM NOSSOS ESTUDOS. SÃO ELAS:
      I. Wallon parte de um indivíduo social; Piaget, de uma perspectiva biológica.
      II. Wallon tem como ponto fundamental de seus estudos a personalidade; Piaget, os processos cognitivos.
      III. Piaget parte de uma visão evolucionista linear; Wallon, de uma perspectiva dialética do desenvolvimento.
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) As afirmativas I, II e III estão corretas.B ) A afirmativa II está correta.C ) A afirmativa III está correta.D ) A afirmativa I está correta.


      10 ) AS BASES TEÓRICAS DO PERÍODO DA PSICOMOTRICIDADE DENOMINADO CORPO SIGNIFICANTE SÃO:
      I. Psicanálise.
      II. Psicologia das Comunicações Não-Verbais.
      III. Etologia Infantil.
      Analisando as bases teóricas citadas acima, podemos concluir que estão corretas as afirmativas:A ) III e II.B ) I, II e III.C ) II e I.D ) I e III.

      11 ) A SÍNTESE ESQUEMÁTICA I APRESENTA ASPECTOS REFERENTES AO CORPO SIGNIFICANTE E SEU PERÍODO É:
      A ) 1974 - até os dias atuais.
      B ) 1970 - 1990.
      C ) final do século XIX - 1945.
      D ) 1945 - 1973.

      Excluir
    3. 12 ) O ORGANIZADOR ATRIBUÍDO POR LE CAMUS AO CORPO SIGNIFICANTE É:
      I. Paralelismo Psicomotor.
      II. Impressionismo.
      III. Expressionismo.
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa II está correta.B ) A afirmativa I está correta.C ) A afirmativa III está correta.D ) As afirmativas I, II e III estão corretas.

      13 ) OS CONCEITOS DE TRANSFERÊNCIA E DE INCONSCIENTE, CENTRAIS NA PSICOMOTRICIDADE DO CORPO SIGNIFICANTE, SÃO LEGADOS DA SEGUINTE ÁREA DO CONHECIMENTO:
      I. Psicologia do Desenvolvimento.
      II. Psicanálise
      .III. Etologia Infantil.
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa II está correta.B ) As afirmativas I, II e III estão corretas.C ) A afirmativa I está correta.D ) A afirmativa III está correta.










      14 ) SE, NO PERÍODO CORPO CONSCIENTE, A PSICOMOTRICIDADE RESPALDOU AS NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO CAPITALISTA DE PRODUÇÃO, colaborando com estudos a respeito da economia do movimento, no Corpo Significante, a principal colaboração desta área do conhecimento se fundamenta nas questões relativas à economia:
      A ) do desejo.
      B ) doméstica.
      C ) do esforço repetitivo.
      D ) do esforço da musculatura estriada.

      15 ) A DIVISÃO E SIMPLIFICAÇÃO DO TRABALHO, PRINCIPAIS FATORES DO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, deram origem a um tipo de trabalhador denominado trabalhador:
      I. total.
      II. parcial.
      III. rural.
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa III está correta.B ) A afirmativa I está correta.C ) A afirmativa II está correta.D ) As afirmativas I, II e III estão corretas.



      16 ) OBSERVE ABAIXO:“O _____ especifica o indivíduo como representante da espécie. Mais ou menos idêntico em todas as crianças da mesma idade, ele é uma realidade de fato, esteio e intérprete da imagem do corpo. Graças a ele, o corpo atual fica referido no espaço à experiência imediata. Ele é inconsciente, pré-consciente e consciente.”
      A citação de Jean Ledoux especifica as características referentes à (ao)
      I. Esquema Corporal.
      II. Imagem Corporal.I
      II. Orientação Vocacional.
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa II está correta.B ) A afirmativa I está correta.C ) As afirmativas I, II e III estão corretas.D ) A afirmativa III está correta.

      Excluir
    4. Prova de Psicologia do Desenvolvimento

      1. A ANALOGIA ENTRE A MENTE E O COMPUTADOR É PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO:
      • ao uso de instruções mentais fornecidas mecanicamente.
      • ao predomínio da consciência.
      • ao processamento de informações.
      • às transformações tecnológicas maturacionais.
      2. SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:
      • psicanalistas e fenomenologistas.
      • neuropsicólogos e cientistas cognitivos.
      • anatomistas e fisiologistas.
      • médicos e bioquímicos.
      3. O DESENVOLVIMENTO CAMINHA DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL. ISSO SIGNIFICA QUE AO NASCER A CRIANÇA:

      • já produz conhecimentos inatos.
      • elabora os processos inatos.
      • está imersa num mundo cultural.
      • reproduz conteúdos armazenados.
      4. EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:

      • o conhecimento é absorvido passivamente.
      • pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
      • o professor planeja o desenvolvimento racional do aluno.
      • as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.



      PROVA N2 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

      1. OS CONCEITOS QUE A CRIANÇA FAZ DOS OBJETOS E QUE SÃO INTERNALIZADOS SÃO:

      • apropriados por ela de forma gradual.
      • incorporados automaticamente ao léxico cerebral.
      • instáveis socialmente.
      • componentes inatos de sua linguagem.
      2. PARA PIAGET, O DESENVOLVIMENTO OBEDECE A UMA ORDEM DE ESTÁGIOS COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS. SACUDIR, MORDER E BELISCAR SÃO ATIVIDADES PRÓPRIAS:

      • do período sensório-motor.
      • do período de operações formais.
      • do período de operações mentais.
      • do período operacional.
      3. EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:

      • o professor planeja o desenvolvimento racional do aluno.
      • as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.
      • pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
      • o conhecimento é absorvido passivamente.
      4. PARA HOWARD GARDNER, POSSUÍMOS:

      • diferentes inteligências que possuem autonomia e são interdependentes.
      • muitas inteligências isoladas.
      • uma grande inteligência organizada no sistema nervoso.
      • múltiplas heranças genéticas das inteligências desenvolvidas por nossos antepassados.

      Excluir
    5. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
      1. Uma ideia é começar com uma tarefa fácil e interessante, alguma coisa que propicie um sentimento de satisfação.
      • Outras formas de iniciar o estudo pode ser revisar os pontos principais da última aula. Essa afirmação corresponde a uma das capacidades que envolvem o desenvolvimento do ato de estudar. Trata-se da capacidade de aprendizagem eficiente.
      • intelectual.
      • motivacional.
      • organizacional.
      2. Para a teoria psicanalítica, a vida sexual inicia-se
      • realmente na fase adulta, com a personalidade formada.
      • na adolescência, com o corpo próximo da maturidade.
      • com manifestações claras logo depois do nascimento.
      • na adolescência, com a definição de personalidade.
      3. Ações educacionais para o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem significativa compreendem
      • coordenação perceptivo-motora e imagem corporal.
      • capacidade de abstração e descrição de experiências.
      • desenvolvimento de autonomia e competência social.
      • tolerância à frustração e estabilidade do humor.
      4. São considerados autores que deram continuidade aos conceitos piagetianos na atualidade:
      • Yves ves de La Taile, Emilia Ferreiro.
      • Cristina Kupfer, Alfredo Jerusalinski.
      • Arminda Aberastury, Erik Erikson.
      • Leandro Lajounguiere, Lino de Macedo.
      Os testes de inteligência foram criados por Alfred Binet e Theodore Simon. Descreva qual o objetivo desses testes.
      O objetivo desse teste era avaliar as mais variadas funções como julgamento, compreensão e raciocínio, para detectar o nível de inteligência ou retardo mental nas escolas de Paris em crianças e adultos.

      Se o governo investisse mais em recursos educacionais acabaria com o problema da educação no Brasil?
      Creio que acabar não seria a palavra correta, pois investir apenas em recursos não seria o ideal, a educação brasileira sofre com diversos problemas, falta de escola, equipamentos, estruturas das mais diversas, capacitação e reciclagem de profissionais entre outras. Além da necessidade de reformular efetivamente o sistema educacional de nosso país.

      Quais circunstâncias estão relacionadas à dimensão sociocultural da aprendizagem?
      A dimensão sociocultural da aprendizagem corresponde as circunstâncias sociais, econômicas e culturais as quais o individuo está submetido e que podem limitar ou reduzir sua capacidade de aprender, como por exemplo: desnutrição, pobreza, desorganização familiar.

      O que significa inteligência para Howard Gardner?
      Para Gardner, a inteligência é a integração articulada de vários fatores ou habilidades que formam a base de diferenças individuais. Gardner defende a teoria das múltiplas inteligências, para ele a inteligência é a habilidade de resolver problemas ou criar dentro de ambientes culturais.

      Excluir
    6. Psicologia do Desenvolvimento

      POR QUAL MOTIVO, FREUD, VIA UMA IMPOSSIBILIDADE NO ATO DE EDUCAR?
      ( ) Por causa do poder cultural.
      ( x ) Por causa do conflito de desejos professor/aluno
      ( ) Por causa da insatisfação canalizada
      ( ) Por causa do inconsciente pulsional do professor.

      PARA ERIKSON, A IDENTIDADE:
      ( ) é uma fase que se dá no desenvolvimento biológico do sujeito.
      ( ) depende do reconhecimento legal pela comunidade do sujeito.
      ( ) depende das condições de vida intra-uterina e da relação materno-infantil.
      ( x ) depende de uma constante reorganização durante o processo de desenvolvimento.

      É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON:
      ( ) relação materno-infantil.
      ( ) predominância cognitiva.
      ( x ) formação da personalidade.
      ( ) andar e falar.

      A ANALOGIA ENTRE A MENTE E O COMPUTADOR É PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO:
      ( ) ao uso de instruções mentais fornecidas mecanicamente.
      ( ) ao predomínio da consciência.
      ( ) ao processamento de informações.
      ( ) às transformações tecnológicas maturacionais.

      SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:
      ( ) psicanalistas e fenomenologistas.
      ( x ) neuropsicólogos e cientistas cognitivos.
      ( ) anatomistas e fisiologistas.
      ( ) médicos e bioquímicos.

      O DESENVOLVIMENTO CAMINHA DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL. ISSO SIGNIFICA QUE AO NASCER A CRIANÇA:
      ( ) já produz conhecimentos inatos.
      ( ) elabora os processos inatos.
      ( ) está imersa num mundo cultural.
      ( ) reproduz conteúdos armazenados.

      EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:
      ( ) o conhecimento é absorvido passivamente.
      ( ) pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
      ( ) o professor planeja o desenvolvimento racionaldo aluno.
      ( ) as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.

      O SURGIMENTO DO PENSAMENTO VERBAL E DA LINGUAGEM MOSTRA A PASSAGEM DO:
      ( x ) biológico para o sociocultural.
      ( ) social para o biológico.
      ( ) sociocultural para o biológico.
      ( ) inato para o biológico.

      AS DIFERENÇAS LINGÜÍSTICAS SÃO PRODUZIDAS:
      ( x ) pelos contextos e culturas variados.
      ( ) pela fala específica de cada um.
      ( ) pelas construções inatas da fala.
      ( ) pelos sons diversos produzidos.

      O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO PROPOSTO POR PIAGET ENVOLVE O INTERCÂMBIO ENTRE:
      ( x ) o organismo e o ambiente.
      ( ) o inato e o biológico.
      ( ) o ambiente e os reflexos.
      ( ) a aprendizagem e a família.


      O PROCESSO PSICOLÓGICO QUE PERMITE A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM FALADA PELOS OUTROS É:
      ( ) naturalidade.
      ( ) mediação.
      ( ) lógica.
      ( x ) internalização.

      QUE TIPOS DE INSTRUMENTO PERMITIRAM QUE O SER HUMANO ATUASSE SOBRE O MEIO?
      ( ) Musicais
      ( ) Simbólicos
      ( ) Materiais
      ( x ) Materiais e simbólicos

      PARA VYGOTSKY, NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, O HOMEM SE CONSTRÓI:
      ( ) pela dualidade corpo-alma.
      ( ) pela separação de outros homens.
      ( x ) pela construção de seu corpo e alma.
      ( ) pelas interações feitas com outros homens.

      UMA DAS INTELIGÊNCIAS ESTUDADAS POR GARDNER MOSTRA A POSSIBILIDADE DE REPRESENTAR IDÉIAS EM MOVIMENTO, O QUE CARACTERIZA A INTELIGÊNCIA:
      ( ) temporal
      ( ) musical
      ( ) social
      ( x ) cinestésica

      O PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO É CARACTERIZADO:
      ( ) pela reversibilidade do pensamento.
      ( ) pelo desenvolvimento do inconsciente.
      ( x ) pelo egocentrismo.
      ( ) pelo pensamento lógico.

      Excluir
    7. A PESSOA COM TENDÊNCIAS EXAGERADAS COM LIMPEZA MOSTRA FIXAÇÃO E/OU FRUSTRAÇÕES NA FASE CHAMADA POR FREUD DE:
      ( ) verbal.
      ( x ) anal.
      ( ) fálica.
      ( ) oral.

      QUAL É A TEORIA QUE, ALÉM DE REONHECER AS DIVERSAS E INDEPENDENTES FACETAS QUE COMPÕEM AS INTELIGÊNCIAS, AINDA PRECONIZA A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE DUAS OU MAIS DELAS?
      ( ) Estruturalismo.
      ( x ) Inteligências múltiplas.
      ( ) Genética
      ( ) Fenomenológica.

      NA TEORIA PIAGETIANA, O CONCEITO DE EQUILIBRAÇÃO É:
      ( ) um processo necessário para o equilíbrio motor.
      ( x ) um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.
      ( ) uma lei que regula o aparecimento dos estágios.
      ( ) um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida

      POR QUE AS CIÊNCIAS COGNITIVAS TÊM AJUDADO A COMPREENDER O SER HUMANO HOJE?
      ( ) Pelo interesse pelas informações produzidas pelo homem.
      ( ) Por dar maior atenção aos idosos com doenças mentais.
      ( ) Por estabelecer ligação entre os estágios operatórios.
      ( x ) Pela busca das relações entre cérebro e mente.


      A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CARACTERÍSTICO DO ESTÁGIO CHAMADO:
      ( x ) pré-operatório.
      ( ) sensório-motor.
      ( ) operatório-formal.
      ( ) operatório-concreto.

      SÃO CONSIDERADOS MECANISMOS DE DEFESA:
      ( ) id, ego e superego.
      ( x ) negação, projeção e deslocamento.
      ( ) complexo de Édipo e castração
      ( ) inconsciente, pré-consciente e consciente

      NA VISÃO DE WALLON, AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO, OS ASPECTOS EMOCIONAIS E COGNITIVOS SE ALTERNAM. NO COMPORTAMENTO DO BEBÊ PREDOMINA O ASPECTO:
      ( ) reflexivo.
      ( ) racional.
      ( ) social.
      ( x ) emocional

      A FRASE: "DEVE TER CONHECIMENTO DA ORIGEM E DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DE SUA VINCULAÇÃO COM O MODO PELO QUAL A CRIANÇA PENSA E CONSTRÓI OS SEUS CONCEITOS" ESTÁ ANALISANDO O PAPEL:
      ( ) da família.
      ( ) da sociedade.
      ( ) da escola.
      ( x ) do professor.

      PARA A VISÃO INTERACIONISTA, O DESENVOLVIMENTO HUMANO É CONSTRUÍDO:
      ( ) por fatores exclusivamente biológicos.
      ( x ) pela inter-relação entre fatores biológicos e ambientais.
      ( ) por fatores exclusivamente ambientais.
      ( ) por questões presentes na essência de cada indivíduo.

      NESSA FASE DE DESENVOLVIMENTO, POR VOLTA DE 7 ANOS, O REAL E A FANTASIA NÃO SE MISTURAM MAIS. ESSA É UMA CARACTERÍSTICA DO:
      ( ) período sensorial.
      ( ) período motor e abstrato.
      ( ) período de operações formais.
      ( x ) período operatório concreto

      O FENOMENO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL FOI ANALISADO POR WALLON DENTRO DA PERSPECTIVA:
      ( x ) orgânica, biológica e social, mais as relações entre esses vários fatores.
      ( ) social.
      ( ) psicológica.
      ( ) biológica.

      PARA FREUD, O INSTINTO SEXUAL, A MANIFESTAÇÃO DINÂMICA DO QUE NA VIDA MENTAL CHAMAMOS DE LIBIDO, É BÁSICO PARA A CONSTITUIÇÃO DO:
      ( ) inconciente.
      ( x ) eu.
      ( ) corpo.
      ( ) cérebro.

      PARA PIAGET, A AÇÃO É A FONTE DO CONHECIMENTO QUANDO:
      ( ) ativa seus reflexos.
      ( x ) age sobre os objetos.
      ( ) se favorece o ambiente para que a criança realize a ação.
      ( ) são fornecidos objetos para a criança agir.


      Excluir
    8. EM SUA CONFERÊNCIA NO 2.º CONGRESSO PSICONEUROLÓGICO, VYGOTSKY BUSCOU EXPLICITAR AS BASES DA PSICOLOGIA MATERIALISTA, COM O OBJETIVO DE:
      ( ) unir duas visões: a que queria a psicologia como ciência natural (empirista) e a idealista, que acreditava que a vida psíquica não poderia ser alvo de estudo.
      ( x ) construir uma "nova psicologia", uma teoria marxista do pensamento humano.
      ( ) restringir o conceito de psicologia empirista e findar com a idealista.
      ( ) dar continuidade a uma forma de psicologia que já havia se estabelecido.

      ENTENDE-SE O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO:
      ( ) um processo existencial, divino, e sem influência humana.
      ( ) um processo comportamental relacionado ao modo de estimulação ambiental fornecido pelo meio.
      ( x ) um processo construtivo, mediatizado, de múltipla influência entre sujeito e meio, desde a criança até o adulto.
      ( ) algo pronto, inato, que apenas aguarda o amadurecimento cerebral para se manifestar.

      OS CONCEITOS QUE A CRIANÇA FAZ DOS OBJETOS E QUE SÃO INTERNALIZADOS SÃO:
      ( x ) apropriados por ela de forma gradual.
      ( ) instáveis socialmente.
      ( ) componentes inatos de sua linguagem.
      ( ) incorporados automaticamente ao léxico cerebral.

      A LIBIDO PARA FREUD REPRESENTA:
      ( ) a energia aprendida.
      ( ) a genital feminina.
      ( ) o sexo masculino.
      ( x ) o instinto sexual.

      O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA UTILIZADA E LEGITIMADO POR FREUD COMO TÉCNICA:
      ( ) da associação compartilhada.
      ( x ) da associação livre.
      ( ) da conceituação interna.
      ( ) da transferência psíquica.

      GARDNER CONSTRUIU SUA TEORIA SOBRE INTELIGÊNCIA APOIADO NA IDÉIA DA MULTIPLICIDADE DA INTELIGÊNCIA. ISSO SIGNIFICA QUE A MENTE HUMANA:
      ( ) depende de estímulos inatos.
      ( ) é local da inteligência geral.
      ( x ) comporta múltiplas inteligências.
      ( ) é um sistema único e invariável.

      UM PRINCÍPIO BÁSICO DA TEORIA FREUDIANA É A NOÇÃO DE QUE EXISTE:
      ( x ) uma sexualidade infantil.
      ( ) uma função espiritual no indivíduo.
      ( ) uma libido feminina.
      ( ) uma energia aprendida.

      A TEORIA DE SKINNER MOSTRA QUE PARA MANTER UM COMPORTAMENTO USAMOS:
      ( ) os estímulos incondicionados.
      ( ) a recompensa mental.
      ( x ) os reforçadores positivos e negativos.
      ( ) os reflexos aprendidos.

      Excluir
    9. PARA HOWARD GARDNER, POSSUÍMOS:
      ( ) uma grande inteligência organizada no sistema nervoso.
      ( x ) diferentes inteligências que possuem autonomia e são interdependentes.
      ( ) múltiplas heranças genéticas das inteligências desenvolvidas por nossos antepassados.
      ( ) muitas inteligências isoladas.


      QUANDO NOS RELACIONAMOS COM O MUNDO EXTERNO, NOSSA INTELIGÊNCIA NOS FAZ ESTABELECER:
      ( ) relações afetivas com a aprendizagem.
      ( ) um padrão único de respostas.
      ( x ) funções vitais tradicionais.
      ( ) relações de adaptação ao ambiente.

      PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É:
      ( x ) a interpretação dada pelo adulto.
      ( ) a cultura nativa.
      ( ) o significado apropriado pela criança.
      ( ) o cérebro organizado.

      PARA PIAGET, O CONHECIMENTO DEPENDE:
      ( x ) das interações do sujeito com o objeto.
      ( ) dos processos reflexos.
      ( ) do registro de percepções.
      ( ) das possibilidades afetivas.

      QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO MÉTODO PSICANALÍTICO?
      ( ) Controle de variáveis.
      ( ) Diagnóstico operatório.
      ( x ) Associação livre.
      ( ) Experimento controlado.

      O QUE NOS DISTANCIOU DAS FORMAS DE ATIVIDADE ANIMAL, SEGUNDO VYGOTSKY, FOI:
      ( ) os hábitos.
      ( ) as atividades mecânicas.
      ( x ) a linguagem.
      ( ) as experiências inatas.

      PARA ERICKSON, O MOMENTO CRÍTICO DE INTEGRAÇÃO NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE OCORRE:
      ( ) na fase pré-natal.
      ( ) na vida adulta.
      ( ) na infância.
      ( x ) na adolescência.

      AO TRATAR DA QUESTÃO DA SIGNIFICAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA:
      ( ) o agir da criança é vazio de significado tanto para ela como para o outro que está próximo.
      ( ) o outro atribui para a ação da criança um significado que é externo ao significado construído pela criança.
      ( ) a criança define o significado da ação e esse significado é apropriado pelo adulto.
      ( x ) a criança busca, a partir de seu agir, expressar suas necessidades, o que será interpretado pelo outro que está próximo e essa interpretação da vontade da criança pelo outro atribui significação a essa ação e posteriormente a criança construirá para si uma representação da interpretação dada pelo outro.

      ENTRE AS QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS QUE FUNDAMENTAM A OBRA DE WALLON, PODEMOS DESTACAR:
      ( ) a fundamentação no estruturalismo, uma vez que, para ele, o processo do desenvolvimento é dividido em estágios.
      ( ) seu posicionamento contra comparações, pois para ele o ser humano é único.
      ( ) os pressupostos fundamentais na medicina.
      ( x ) a forte presença do materialismo dialético.

      UMA MULHER QUE RECUSA-SE A ACEITAR A MORTE DE SEU FILHO, ESTÁ USANDO O MECANISMO DE DEFESA CHAMADO:
      ( ) regressão.
      ( ) sublimação.
      ( x ) negação.
      ( ) projeção
      .
      4. O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SIGNIFICA MODELOS QUE:
      ( x ) simulam situações cognitivas.
      ( ) excluem situações cognitivas.
      ( ) excluem o mental humano.
      ( ) copiam o computador

      Excluir
  4. Olá sugiro que você participe do nosso grupo de estudos, tem um ícone na barra lateral é só você se inscrever.

    ResponderExcluir
  5. ESPERO TER AJUDADO, SE QUISER PODE CONFERIR AS RESPOSTAS E AS QUE NÃO TEM JÁ FICA COMO PESQUISA E UM BOM ESTUDO!!!
    BEIJOS
    PATRICIA MENDES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor poderiam me ajudar, na prova de ludicidade e psicomotricidade?estou com dificuldades em algumas questões desde ja agradeço

      Excluir
  6. Na questão: Podemos dizer que o que distingue o movimento de um gesto e o som de uma palavra é:
    Resposta correta : o significado apropriado pela criança.

    ResponderExcluir
  7. Na Psicologia da Educação, há um modelo para a relação entre indivíduo e sociedade que é
    fundamentado na visão do homem como um "fato" que pode ser conhecido por meio dos seus
    comportamentos observáveis, sendo condicionado e controlado mecanicamente pelo meio
    externo. Esse modelo é o da Psicologia Educacional
    A) Objetivista.
    B) Humanista.
    C) Subjetivista.
    D) Histórico-Crítica.

    Estou com divida na resposta alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
  8. Na questão:Na Psicologia da Educação, há um modelo para a relação entre indivíduo e sociedade que é
    fundamentado na visão do homem como um "fato" que pode ser conhecido por meio dos seus
    comportamentos observáveis, sendo condicionado e controlado mecanicamente pelo meio
    externo. Esse modelo é o da Psicologia Educacional
    A) Objetivista.
    B) Humanista.
    C) Subjetivista.
    D) Histórico-Crítica.

    ResponderExcluir
  9. Ana espero que algum colega possa ajuda la.
    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  10. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. Os gêneros discursivos secundários são produzidos, preferencialmente, em

    textos acadêmicos.correto
    piadas.
    bilhetes para familiares.
    listas.

    2. Leia abaixo:


    A importância de analisarmos as singularidades presentes nos processos de aquisição da linguagem escrita vivenciadas pelas crianças, deve-se ao fato de considerarmos que

    I. manifestações escritas que se apresentam na forma de trocas/omissões/inserções de letras podem ser indícios de como as crianças atuam nesses processos.
    II. tais singularidades sinalizam para um possível distúrbio de fala ou de escrita.
    III. tais singularidades revelam as falhas da criança.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    Apenas a afirmativa III está correta.
    Apenas a afirmativa II está correta.
    Todas as afirmativas estão corretas.
    Apenas a afirmativa I está correta.correto

    3. Caracterizando as distinções entre as modalidades de linguagem oral e escrita, do ponto de vista ortográfico, ocorre que


    I. cada som corresponde a uma única letra.
    II. cada letra corresponde a um único som.
    III. uma mesma letra pode corresponder a diferentes sons.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    Apenas a afirmativa I está correta.
    Apenas a afirmativa II está correta.
    Todas as afirmativas estão corretas.
    Apenas a afirmativa III está correta.correto
    4. Para a superação de dificuldades de leitura são fundamentais atitudes dos adultos que levem em conta


    I. não apenas uma leitura possível, pois cada sujeito impõe o seu conhecimento, os seus valores, a sua experiência ao texto.
    II. o sentido do texto, que não é formulado só por quem escreve, mas depende daquele que realiza a sua leitura.
    III. que a pouca familiaridade com o assunto do texto pode causar dificuldades na sua leitura. O conhecimento prévio sobre o assunto tratado no texto, embora não esteja nele explícito, interfere no seu entendimento.
    Assinale a alternativa correta.


    Todas as afirmativas estão corretas.correto
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

    ResponderExcluir
  11. expressão medicalização do fracasso escolar significa:
    A) a justificativa do fracasso escolar por meio da desigualdade dos ambientes em que as crianças da chamada "classe baixa" se desenvolvem.
    B) a justificativa do fracasso escolar por meio dos fatores intraescolares.
    C) a justificativa do fracasso escolar por meio de causas orgânicas e biológicas.
    D) o fato de serem normalmente os médicos que diagnosticam as causas desse fracasso

    Por favor, estou em dúvida , a resposta correta é aletra B ou D ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou em dúvida nesta mesma questão. Ainda não sei a resposta correta!

      Excluir
  12. INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    2. Assinale a alternativa que explicita qual a ação inicial do educador para estabelecer os passos para o uso da caixa de trabalho.


    • Traçar um perfil de seus alunos considerando suas necessidades e sua diversidade.
    • Escolher um tema para ser trabalhado com seus alunos.
    • Separar os materiais que ele vai colocar na caixa.
    • Diagnosticar as dificuldades de aprendizagem de seus alunos.

    ResponderExcluir
  13. Resultado final : 2.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. O critério estatístico de normalidade pode ser definido

    • pela posse de uma estrutura genotípica perfeita, ausência de predisposições a doenças e anormalidades.
    • pela capacidade para gerir civilmente as próprias ações.
    • em termos de frequência, comparação com a norma.
    • pelo nível de ajustamento ao grupo social.
    2. A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

    • eles são a prova do fracasso escolar.
    • eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.
    • eles demonstram a falência do sistema educacional.
    • eles apontam as falhas na estrutura familiar.
    3. A dimensão básica do trabalho clínico do psicopedagogo é

    • refletir sobre a prática docente.
    • reconhecer a existência de processos inconscientes.
    • orientação familiar.
    • reeducação do aluno.
    4. Leia abaixo:


    • A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia e os demais aspectos dessa área de estudo passaram por várias fases distintas. Na fase atual, podemos definir o objeto de estudo da Psicopedagogia como

    • os processos de ensino.
    • os currículos escolares.
    • o sujeito aprendendo.
    • a interação professor/aluno.

    ResponderExcluir
  14. alguém pode me ajudar estou em duvida

    A expressão medicalização do fracasso escolar significa:
    A) a justificativa do fracasso escolar por meio da desigualdade dos ambientes em que as crianças da chamada "classe baixa" se desenvolvem.
    B) a justificativa do fracasso escolar por meio dos fatores intraescolares.
    C) a justificativa do fracasso escolar por meio de causas orgânicas e biológicas.
    D) o fato de serem normalmente os médicos que diagnosticam as causas desse fracasso.

    ResponderExcluir
  15. A necessidade de planejamento escolar é discutida mais amplamente nas teorias:
    democráticas
    construtivistas
    tradicionais
    tecnicistas

    Alguém me ajuda por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou em duvida entre a 1ª e a 2ª.
      Alguém pode dar uma luz... risos...
      Boa sorte e bons estudos.

      Excluir
  16. Oi poderia me ajudar em psicologia da educação as pergunta são; ao discutir a consciência humana , vygotsky apropria-se das ideias de marx e Engels pelas quais.
    a consciência determina o modo de vida dos sujeitos.
    a consciência seria determinada pelo modo de vida concreto dos sujeitos.
    o homem é possuidor de uma essência humana responsável pela formação da consciência.
    a consciência e o modo de vida são categorias que se formam de modo independente uma da outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr Anônimo veja se o link te ajuda:
      http://pedagogiaonlineead.blogspot.com.br/2010/08/psicologia-do-desenvolvimento_18.html
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  17. 1. [QuestãoID 67943] O modelo pedagógico difundido por Paulo Freire encontra-se inserido na pedagogia

    libertadora.
    tradicional.
    tecnicista.
    libertária.

    2. [QuestãoID 67968] David Ausubel, psicólogo cognitivista, formulou uma teoria de aprendizagem baseada no conceito de aprendizagem

    em espiral.
    mecânica.
    significativa.
    subsunçora.

    3. [QuestãoID 67964] A prática docente, segundo Madalena Freire, deve levar em consideração

    a cooperação, as relações de afeto e a prática docente.
    a cooperação, a prática docente e a capacidade intelectual dos alunos.
    a prática docente, a capacidade cognitiva dos alunos e a autonomia.
    o nível cognitivo dos alunos, as relações de afeto e a autonomia.

    4. [QuestãoID 67975] Quanto ao problema do fracasso escolar, podemos afirmar que é

    uma questão ideológica, sem possibilidades reais de ser resolvida.
    uma questão de ordem pedagógico-social, gerado a partir da má-formação dos professores.
    um problema relativo à dificuldade de encaminhamento dos "alunos-problema" aos postos de atendimento psicológico.
    um problema de cunho psicológico individual, relativo às deficiências e dificuldades de aprendizagem dos alunos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por sua colaboração.
      Abraços e bons estudos!.

      Excluir
    2. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 3.0

      PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
      1. [QuestãoID 32512] DENTRE AS DIFICULDADES PARA ESTRUTURAÇÃO DE UM TEXTO ESCRITO RELACIONADAS ÀS FORMAS DE OPERAR SOBRE AS MODALIDADES ORAL E ESCRITA DESTACA-SE:

      a dificuldade das equivalências existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso oral para a produção escrita.
      a dificuldade de compreensão das distinções existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso escrito para a produção oral.
      a dificuldade das equivalências existentes entre os textos orais e escritos e a realização da reprodução da organização do discurso oral para a produção escrita.
      a dificuldade de compreensão das distinções existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso oral para a produção escrita. Correta

      2. [QuestãoID 32489] A CONCEPÇÃO DA LINGUAGEM COMO CONSTITUTIVA DOS SUJEITOS,


      das relações sociais e das formas de organização da sociedade está atrelada à visão da linguagem como:

      comunicação.
      prática social.correta
      representação.
      transmissão.
      3. [QuestãoID 32515] A DEFINIÇÃO DE QUE UM DETERMINADO PROBLEMA DE LINGUAGEM SE DÁ A PARTIR DA SEGUINTE EQUAÇÃO:


      em razão de uma determinada causa, decorrem determinados sintomas que definem um determinado distúrbio e/ou quadro patológico, é inadequada, pois:

      sempre as causas do problema podem ser associadas a sintomas que estabelecem regularidades.
      sempre as causas dos problemas podem ser conhecidas ou isoladas num único aspecto.
      sempre as causas dos problemas podem ser conhecidas ou isoladas num único aspecto, mas nem sempre essas causas podem ser associadas a sintomas que estabelecem regularidades.
      nem sempre as causas dos problemas podem ser conhecidas ou isoladas num único aspecto; nem sempre essas causas podem ser associadas a sintomas que estabelecem regularidades. correta

      4. [QuestãoID 32502] PARA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DE LINGUAGEM ORAL SÃO FUNDAMENTAIS ATITUDES DOS ADULTOS QUE LEVEM EM CONTA ALGUMAS PREMISSAS.


      Analise as posições abaixo e verifique quais delas contemplam tais premissas.

      I. A criança é um interlocutor e, como tal, diz coisas, mesmo que não oralmente, para serem escutadas, interpretadas e, portanto, para provocarem efeitos, para alterarem o comportamento das pessoas que as cercam.
      II. A fala dos adultos gera efeitos e sentidos sobre as crianças, tanto no que se refere a aspectos de seu desenvolvimento global, quanto da aquisição de sua linguagem.
      III. Na atividade dialógica é fundamental que adulto e criança alternem seus papéis, de maneira que aos poucos o adulto crie expectativas e espaços para que a criança introduza temas e elabore sua fala de forma a tornar mais explícito o que deseja dizer.

      Assinale a alternativa correta.

      Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
      Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
      Todas as afirmativas estão corretas. corretaas
      Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

      Excluir
    3. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 3.0

      PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
      1. [QuestãoID 32512] DENTRE AS DIFICULDADES PARA ESTRUTURAÇÃO DE UM TEXTO ESCRITO RELACIONADAS ÀS FORMAS DE OPERAR SOBRE AS MODALIDADES ORAL E ESCRITA DESTACA-SE:

      a dificuldade das equivalências existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso oral para a produção escrita.
      a dificuldade de compreensão das distinções existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso escrito para a produção oral.
      a dificuldade das equivalências existentes entre os textos orais e escritos e a realização da reprodução da organização do discurso oral para a produção escrita.
      a dificuldade de compreensão das distinções existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso oral para a produção escrita.
      correta
      2. [QuestãoID 32489] A CONCEPÇÃO DA LINGUAGEM COMO CONSTITUTIVA DOS SUJEITOS,


      das relações sociais e das formas de organização da sociedade está atrelada à visão da linguagem como:

      comunicação.
      prática social.* correta
      representação.
      transmissão.
      3. [QuestãoID 32515] A DEFINIÇÃO DE QUE UM DETERMINADO PROBLEMA DE LINGUAGEM SE DÁ A PARTIR DA SEGUINTE EQUAÇÃO:


      em razão de uma determinada causa, decorrem determinados sintomas que definem um determinado distúrbio e/ou quadro patológico, é inadequada, pois:

      sempre as causas do problema podem ser associadas a sintomas que estabelecem regularidades.
      sempre as causas dos problemas podem ser conhecidas ou isoladas num único aspecto.
      sempre as causas dos problemas podem ser conhecidas ou isoladas num único aspecto, mas nem sempre essas causas podem ser associadas a sintomas que estabelecem regularidades.
      nem sempre as causas dos problemas podem ser conhecidas ou isoladas num único aspecto; nem sempre essas causas podem ser associadas a sintomas que estabelecem regularidades. *correta

      4. [QuestãoID 32502] PARA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DE LINGUAGEM ORAL SÃO FUNDAMENTAIS ATITUDES DOS ADULTOS QUE LEVEM EM CONTA ALGUMAS PREMISSAS.


      Analise as posições abaixo e verifique quais delas contemplam tais premissas.

      I. A criança é um interlocutor e, como tal, diz coisas, mesmo que não oralmente, para serem escutadas, interpretadas e, portanto, para provocarem efeitos, para alterarem o comportamento das pessoas que as cercam.
      II. A fala dos adultos gera efeitos e sentidos sobre as crianças, tanto no que se refere a aspectos de seu desenvolvimento global, quanto da aquisição de sua linguagem.
      III. Na atividade dialógica é fundamental que adulto e criança alternem seus papéis, de maneira que aos poucos o adulto crie expectativas e espaços para que a criança introduza temas e elabore sua fala de forma a tornar mais explícito o que deseja dizer.

      Assinale a alternativa correta.

      Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
      Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
      Todas as afirmativas estão corretas.
      Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

      Excluir
  18. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0

    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. [QuestãoID 32512] DENTRE AS DIFICULDADES PARA ESTRUTURAÇÃO DE UM TEXTO ESCRITO RELACIONADAS ÀS FORMAS DE OPERAR SOBRE AS MODALIDADES ORAL E ESCRITA DESTACA-SE:

    a dificuldade das equivalências existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso oral para a produção escrita.
    a dificuldade de compreensão das distinções existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso escrito para a produção oral.
    a dificuldade das equivalências existentes entre os textos orais e escritos e a realização da reprodução da organização do discurso oral para a produção escrita.
    a dificuldade de compreensão das distinções existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso oral para a produção escrita. ** Correta


    2. [QuestãoID 32489] A CONCEPÇÃO DA LINGUAGEM COMO CONSTITUTIVA DOS SUJEITOS,


    das relações sociais e das formas de organização da sociedade está atrelada à visão da linguagem como:

    comunicação.
    prática social. ** Correta
    representação.
    transmissão.

    3. [QuestãoID 32515] A DEFINIÇÃO DE QUE UM DETERMINADO PROBLEMA DE LINGUAGEM SE DÁ A PARTIR DA SEGUINTE EQUAÇÃO:


    em razão de uma determinada causa, decorrem determinados sintomas que definem um determinado distúrbio e/ou quadro patológico, é inadequada, pois:

    sempre as causas do problema podem ser associadas a sintomas que estabelecem regularidades.
    sempre as causas dos problemas podem ser conhecidas ou isoladas num único aspecto.
    sempre as causas dos problemas podem ser conhecidas ou isoladas num único aspecto, mas nem sempre essas causas podem ser associadas a sintomas que estabelecem regularidades.
    nem sempre as causas dos problemas podem ser conhecidas ou isoladas num único aspecto; nem sempre essas causas podem ser associadas a sintomas que estabelecem regularidades. ** Correta

    4. [QuestãoID 32502] PARA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DE LINGUAGEM ORAL SÃO FUNDAMENTAIS ATITUDES DOS ADULTOS QUE LEVEM EM CONTA ALGUMAS PREMISSAS.


    Analise as posições abaixo e verifique quais delas contemplam tais premissas.

    I. A criança é um interlocutor e, como tal, diz coisas, mesmo que não oralmente, para serem escutadas, interpretadas e, portanto, para provocarem efeitos, para alterarem o comportamento das pessoas que as cercam.
    II. A fala dos adultos gera efeitos e sentidos sobre as crianças, tanto no que se refere a aspectos de seu desenvolvimento global, quanto da aquisição de sua linguagem.
    III. Na atividade dialógica é fundamental que adulto e criança alternem seus papéis, de maneira que aos poucos o adulto crie expectativas e espaços para que a criança introduza temas e elabore sua fala de forma a tornar mais explícito o que deseja dizer.

    Assinale a alternativa correta.

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    Todas as afirmativas estão corretas. ** Correta
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

    ResponderExcluir
  19. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0

    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. [QuestãoID 32512] DENTRE AS DIFICULDADES PARA ESTRUTURAÇÃO DE UM TEXTO ESCRITO RELACIONADAS ÀS FORMAS DE OPERAR SOBRE AS MODALIDADES ORAL E ESCRITA DESTACA-SE:

    a dificuldade das equivalências existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso oral para a produção escrita.
    a dificuldade de compreensão das distinções existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso escrito para a produção oral.
    a dificuldade das equivalências existentes entre os textos orais e escritos e a realização da reprodução da organização do discurso oral para a produção escrita.
    a dificuldade de compreensão das distinções existentes entre os textos orais e escritos e a realização da transposição da organização do discurso oral para a produção escrita. ** Correta


    2. [QuestãoID 32489] A CONCEPÇÃO DA LINGUAGEM COMO CONSTITUTIVA DOS SUJEITOS,


    das relações sociais e das formas de organização da sociedade está atrelada à visão da linguagem como:

    comunicação.
    prática social. ** Correta
    representação.
    transmissão.

    3. [QuestãoID 32515] A DEFINIÇÃO DE QUE UM DETERMINADO PROBLEMA DE LINGUAGEM SE DÁ A PARTIR DA SEGUINTE EQUAÇÃO:


    em razão de uma determinada causa, decorrem determinados sintomas que definem um determinado distúrbio e/ou quadro patológico, é inadequada, pois:

    sempre as causas do problema podem ser associadas a sintomas que estabelecem regularidades.
    sempre as causas dos problemas podem ser conhecidas ou isoladas num único aspecto.
    sempre as causas dos problemas podem ser conhecidas ou isoladas num único aspecto, mas nem sempre essas causas podem ser associadas a sintomas que estabelecem regularidades.
    nem sempre as causas dos problemas podem ser conhecidas ou isoladas num único aspecto; nem sempre essas causas podem ser associadas a sintomas que estabelecem regularidades. ** Correta

    4. [QuestãoID 32502] PARA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DE LINGUAGEM ORAL SÃO FUNDAMENTAIS ATITUDES DOS ADULTOS QUE LEVEM EM CONTA ALGUMAS PREMISSAS.


    Analise as posições abaixo e verifique quais delas contemplam tais premissas.

    I. A criança é um interlocutor e, como tal, diz coisas, mesmo que não oralmente, para serem escutadas, interpretadas e, portanto, para provocarem efeitos, para alterarem o comportamento das pessoas que as cercam.
    II. A fala dos adultos gera efeitos e sentidos sobre as crianças, tanto no que se refere a aspectos de seu desenvolvimento global, quanto da aquisição de sua linguagem.
    III. Na atividade dialógica é fundamental que adulto e criança alternem seus papéis, de maneira que aos poucos o adulto crie expectativas e espaços para que a criança introduza temas e elabore sua fala de forma a tornar mais explícito o que deseja dizer.

    Assinale a alternativa correta.

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    Todas as afirmativas estão corretas. ** Correta
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

    ResponderExcluir
  20. Alguém saberia a resposta da 8, 9, 10, 11, 12 e 13?

    ResponderExcluir
  21. resposta da 7,8,9,10,11, 12 e 13? Alguém?

    ResponderExcluir
  22. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA

    1. Das afirmativas abaixo, assinale a que está relacionada com o seguinte conceito de Gasparian:


    "Conjunto de elementos materiais ou não, que dependem reciprocamente uns dos outros, de maneira a formar um todo organizado".


    (A) Refere-se apenas ao conceito de aprendizagem.
    (B) Refere-se ao conceito de sistema. (correta)
    (C) Refere-se ao conceito de dinâmica.
    (D) Refere-se ao conceito de Psicopedagogia.

    2. Leia o texto abaixo:


    Das questões abaixo, assinale aquela que melhor explica por que é importante que se reflita sobre a concepção da queixa escolar, quando se pensa nas dificuldades de aprendizagem.


    (A) Porque é importante a cristalização da queixa escolar.
    (B) Para que não se criem mitos em relação à aquisição do conhecimento sistematizado. (correta)
    (C) Porque o aluno que não foi bem numa série sempre vai apresentar problemas
    (D) Para que não se relacione as dificuldades de aprendizagem com as relações de poder.

    3. Leia o texto abaixo:


    Alicia Fernández disponibiliza, quando se refere a relações entre ensinante e aprendente, um dispositivo de interpretação psicopedagógica dos vínculos que se estabelecem nessas relações. Assinale a alternativa que indica esses vínculos.


    (A) Cognitivo, relacional, funcional e estrutural.
    (B) Perverso, neurótico, psicótico e sadio. (correta)
    (C)Oral, anal, fálico e genital.
    (D) Frágil, dependente e figurativo.

    4. Das afirmativas abaixo, assinale a que melhor explica o objeto de estudo da Neuropsicologia.

    (A) O processo de aprendizagem.
    (B) O sintoma da não aprendizagem.
    (C) A ação pedagógica.
    (D) As relações entre as funções cerebrais e o comportamento humano. (correta)

    ResponderExcluir
  23. Alguém saberia a resposta desta pergunta?
    Podemos afirmar que o ser humano nasce para:

    I. Para Aprender
    II. para descobrir e apropriar-se de todos os conhecimentos desde o mais simples até o mais complexo.
    III. As interações que estabelece entre sujeito e mundo garante sua sobrevivência e integração na sociedade como participativo, critico e criatico.
    IV. A construção do conhecimento dependerá de seu cérebro: neurônios e sinapses.
    V. Os aspectos biológicos e os aspectos socioculturais não realizam afeito algum para a construção do ser humano.

    Estão corretas as afirmativas:
    I,II,III e IV
    I,III e V
    I,IIe III
    I,II e IV
    I,II,III,IV e V

    ResponderExcluir
  24. Alguém poderia me ajudar em uma pergunta? Quanto a sexualidade, seria correto
    afirmarmos que;
    I- a infância diminiu e a adolescencia esticou
    II- as crianças não brinam mais.
    III- Limites não são importantes para construção de valores e para si mesmo
    IV- a criança sofre diariamente influência da midia na construção de entedimentos quanto assuntos sobre: aborto, sexo, gravidez, paixoes....
    V- a criança vive uma erotização antes do tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vagner, não temos como ajudar sem saber o material estudado, olhando superficialmente seria: IV- a criança sofre diariamente influência da mídia na construção de entendimentos quanto assuntos sobre: aborto, sexo, gravidez, paixões.. MAS VC DEVE SE ATER A SEU MATERIAL.

      Boa sorte e bons estudos!.

      Excluir
  25. Alguém sabe qual a resposta da pergunta
    Uma das queixas da escola é que falta, a muitos alunos, aquela tensão interna que inicia, dirige e mantém o comportamento focado em um determinado objetivo, mas questões que o professor espera. O conhecimento nem sempre é "prioridade zero" para os estudantes, e isto deixa o professor bastante frustrado. Essa queixa se refere à questão:

    A) da didática adequada ao ensino.
    B) dos distúrbios de conduta.
    C) da relação professor-aluno.
    D) da motivação para a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  26. Uma das queixas da escola é que falta, a muitos alunos, aquela tensão interna que inicia, dirige e mantém o comportamento focado em um determinado objetivo, mas questões que o professor espera. O conhecimento nem sempre é "prioridade zero" para os estudantes, e isto deixa o professor bastante frustrado. Essa queixa se refere à questão:

    A) da didática adequada ao ensino.
    B) dos distúrbios de conduta.
    C) da relação professor-aluno.
    D) da motivação para a aprendizagem.
    Alguém sabe a resposta

    ResponderExcluir
  27. O educador que planeja trabalhar com a caixa de trabalho deve conhecer seus alunos sob os seguintes aspectos:
    Escolha uma:
    A. As características socioculturais, o funcionamento para aprender e as diferenças funcionais.
    B. Suas notas, seus familiares e seus gostos.
    C. A pertença, a comunicação e a dependência.
    D. A flexibilidade, o figurativo e a cooperação.

    alguém pode me ajudar com esta pergunta?

    ResponderExcluir
  28. Qual a a resposta correta da questão abaixo? Alguém para me ajudar?
    A expressão medicalização do fracasso escolar significa


    a justificativa do fracasso escolar por meio dos fatores intraescolares.
    a justificativa do fracasso escolar por meio de causas orgânicas e biológicas.
    a justificativa do fracasso escolar por meio da desigualdade dos ambientes em que as crianças da chamada "classe baixa" se desenvolvem.
    o fato de serem normalmente os médicos que diagnosticam as causas desse fracasso.

    ResponderExcluir
  29. CONCEITOS MARCANTES DA PSICANÁLISE SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ALÉM DA RELAÇÃO ENTRE CORPO E APRENDIZAGEM. O CONCEITO DE SINTOMA NA APRENDIZAGEM, BEM COMO AS DIMENSÕES OBJETIVA E SUBJETIVA.pODER MANDAR PARA MEU EMAIL vaniamariaamorim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Prova On-line Introdução à Psicopedagogia n°26656


    Prova concluida com sucesso!!!
    Resultado final : 7,0
    Prova 26656
    1. PARA PROMOVER A INCLUSÃO DOS ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS O MEC PROPÔS, EM 1998,


    “adaptações curriculares” que possam permitir a inclusão do aluno portador de necessidades educativas especiais, nas escolas regulares.(pular_linha)
    (pular_linha)
    Assinale, das alternativas abaixo, a que não constitui uma adaptação curricular.

    Optar por um paradigma de avaliação processual e emancipadora.
    Utilizar metodologias diversificadas e motivadoras.
    Avaliar de forma classificatória, separando o grupo de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
    Seqüenciar conteúdos e adequá-los aos diversos ritmos de aprendizagem.
    2. NA IDENTIFICAÇÃO, PELA ESCOLA, DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, A AVALIAÇÃO É PREPONDERANTE.


    Realizada de forma intencional, como ocorre na escola, torna-se bastante mais difícil de ser realizada, mas é por meio dela que comparamos a performance dos alunos com padrões estabelecidos anteriormente.(pular_linha)
    (pular_linha)
    Escolha, das opções abaixo, a que indica as fases do ciclo avaliativo.

    Medir, comparar, analisar e valorar.
    Medir, analisar, classificar e informar.
    Analisar, valorar, conferir e medir novamente.
    Medir, comparar, analisar e avaliar.
    3. O QUE É ESSENCIAL AO TRABALHO DA PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR?

    Facilitar o trabalho da gestão escolar.
    Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.
    Auxiliar os professores.
    Promover a revolução didática.
    4. As dificuldades de aprendizagem começam a ser foco de estudos no princípio da modernidade. A primeira ciência a se ocupar deste estudo foi a

    Medicina.
    Pedagogia.
    Psicopedagogia.
    Sociologia.
    5. A expressão medicalização do fracasso escolar significa

    a justificativa do fracasso escolar por meio da desigualdade dos ambientes em que as crianças da chamada "classe baixa" se desenvolvem.
    o fato de serem normalmente os médicos que diagnosticam as causas desse fracasso.
    a justificativa do fracasso escolar por meio dos fatores intraescolares.
    a justificativa do fracasso escolar por meio de causas orgânicas e biológicas.
    6. A formação dos psicopedagogos no Brasil é feita por meio de cursos de

    graduação.
    extensão.
    pós-graduação.
    formação.
    7. A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NAS ESCOLAS É:

    clínica e preventiva.
    clínica e profilática.
    curativa e terapêutica.
    preferencialmente preventiva.
    8. Os locais em que o psicopedagogo exerce sua função são

    clínicas psicopedagógicas e escolas.
    exclusivamente em escolas.
    onde estiver se desenvolvendo o processo de aprendizagem.
    em escolas e hospitais.
    9. LEIA A DEFINIÇÃO ABAIXO:


    “Manifestações de comportamento típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado.”(pular_linha)
    (Parâmetros Curriculares Nacionais / Adaptações Curriculares, 1998).(pular_linha)
    (pular_linha)
    Esta definição se refere:

    aos distúrbios de conduta.
    ao fracasso escolar.
    à hiperatividade.
    às altas habilidades.
    10. O que é essencial ao trabalho da Psicopedagogia Escolar?

    Facilitar o trabalho da gestão escolar.
    Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.
    Auxiliar os professores.
    Promover a revolução didática.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, preciso dessa resposta
    As manifestações da linguagem são:

    a ) cultura, poder e cognição.

    b ) cognição, neutralidade e ciência.

    c ) regionalismo, poder e dom de comunicar.

    d ) ambientalismo, regionalismo e conceitos.

    ResponderExcluir
  32. poderiam me ajudar com essa questão....

    Das afirmativas abaixo qual está relacionada com o seguinte conceito de Gasparian (1997) "Conjunto de elementos materiais ou não, que dependem reciprocamente uns dos outros, de maneira a formar um todo organizado"?

    a ) Refere-se ao conceito de aprendizagem.

    b )
    Refere-se ao conceito de ECRO.


    c )
    Refere-se ao conceito de sistema.


    d )
    Refere-se ao conceito de dinâmica.


    e ) Refere-se ao conceito de psicopedagogia.

    ResponderExcluir
  33. Poderiam me ajudar..
    Das afirmativas abaixo qual está relacionada com o seguinte conceito de Gasparian (1997) "Conjunto de elementos materiais ou não, que dependem reciprocamente uns dos outros, de maneira a formar um todo organizado"?



    a ) Refere-se ao conceito de aprendizagem.

    b )
    Refere-se ao conceito de ECRO.


    c )
    Refere-se ao conceito de sistema.


    d )
    Refere-se ao conceito de dinâmica.


    e ) Refere-se ao conceito de psicopedagogia.

    ResponderExcluir
  34. Preciso do gabarito completo desta avaliação de Introdução à psicopedagogia e Inclusão Social. Alguém pode mim ajudar?

    ResponderExcluir
  35. PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
    QUESTÃO 1
    A importância de analisarmos as singularidades presentes nos processos de aquisição da linguagem escrita vivenciadas pelas crianças, deve-se ao fato de considerarmos que
    I. manifestações escritas que se apresentam na forma de trocas/omissões/inserções de letras podem ser indícios de como as crianças atuam nesses processos.
    II. tais singularidades sinalizam para um possível distúrbio de fala ou de escrita.
    III. tais singularidades revelam as falhas da criança.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    a ) Apenas a afirmativa I está correta. (CORRETA)

    b ) Todas as afirmativas estão corretas.

    c ) Apenas a afirmativa II está correta.

    d ) Apenas a afirmativa III está correta

    QUESTÃO 2
    Operar sobre os gêneros discursivos permite que a criança

    a ) reproduza textos simples.

    b ) reproduza textos complexos.

    c ) explore as estruturas e motivações que comportam os textos a partir dos quais são estabelecidas as relações sociais.(CORRETA)

    d ) codifique e decodifique textos.

    QUESTÃO 3
    As condições de produção dos gêneros discursivos estão relacionadas

    a ) ao local, ao momento, ao autor e ao receptor do texto(CORRETA)
    b ) às habilidades auditivas de quem escreve o texto.
    c ) às habilidades motoras de quem escreve o texto.
    d ) às habilidades visuais de quem escreve o texto.

    QUESTÃO 4
    Para que a criança avance no processo de apropriação da linguagem escrita, é importante que ela compreenda que
    a ) a linguagem oral é superior à linguagem escrita.
    b ) a escrita é uma linguagem superior à linguagem oral.
    c ) existem semelhanças e distinções entre as modalidades oral e escrita.(CORRETA)
    d ) a linguagem escrita e a linguagem oral são iguais.

    QUESTÃO 5
    Do ponto de vista linguístico, grande parte das alterações ortográficas presentes na escrita das crianças ocorre pelo fato delas
    a ) terem problemas perceptuais
    b ) terem problemas motores.
    c ) terem problemas intelectuais.
    d ) buscarem uma correspondência entre a fala e a escrita.(CORRETA)

    ResponderExcluir
  36. PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
    Concluído

    QUESTÃO 6
    A partir do conceito social de letramento, entende-se que
    a ) o acesso da criança ao material escrito é suficiente para a apropriação dessa modalidade de linguagem.
    b ) a apropriação da leitura e da escrita se dá a partir da codificação e decodificação das letras, sílabas e palavras.
    c ) a forma como os adultos compartilham e mediam práticas de leitura e escrita com a criança é fundamental para a apropriação dessa modalidade de linguagem.(CORRETA)

    d ) não existe vinculação entre os níveis de letramento de professores e familiares e as condições de apropriação da linguagem escrita por parte da criança.
    QUESTÃO 7
    Partindo do pressuposto de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, assinale a alternativa correta.
    a ) Os sentidos que a fala e a escrita carregam são configurados apenas pela capacidade expressiva e cognitiva do emissor.
    b ) Os sentidos que a fala e a escrita carregam não são configurados apenas pelas suas formas linguísticas, mas pelos contextos em que são realizados.(CORRETA)
    c ) Os sentidos da fala e da escrita são configurados apenas pelas suas formas linguísticas.
    d ) Os sentidos que a fala e a escrita carregam não são configurados pelos contextos em que são realizados
    QUESTÃO 8
    Com base nos postulados de Bakhtin, o que faz das linguagens oral e escrita um jogo dialógico?
    a ) O fato de sempre terem dois sujeitos participando dos diálogos.
    b ) O fato dos sujeitos no diálogo sempre assumirem posições que impliquem em ganhos e perdas.
    c ) O fato de nossas manifestações se dirigirem a um outro sujeito e estarem sempre sujeitas à atribuição de respostas e, portanto, à atribuição de significados.(CORRETA)
    d )O fato das manifestações dos sujeitos sempre dependerem de um emissor, de um receptor e de uma mensagem.

    QUESTÃO 9
    Para superação de dificuldades de linguagem escrita são fundamentais atitudes dos adultos que levem em conta algumas premissas. Analise as posições abaixo e verifique quais delas contemplam tais premissas.

    I. A falta de correspondência entre som e letra cria conflitos e tentativas de escrita por parte das crianças, que resultam em trocas, substituições, omissões de letras.
    II. Entre os aspectos formais da escrita, podemos identificar problemas na aquisição da ortografia, bem como na segmentação das palavras e frases.
    III. Inúmeras e infinitas exceções subvertem a correlação entre sons e letras.
    IV. A escrita é transcrição da fala.

    Assinale a alternativa correta.
    a ) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.(CORRETA)
    b ) Todas as afirmativas estão corretas.
    c ) Apenas as afirmativas II, III estão corretas.
    d ) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    QUESTÃO 10
    Partindo do pressuposto de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, a variedade linguística é considerada como decorrente de

    a ) peculiaridades das experiências históricas e socioculturais do grupo que a usa.(CORRETA)
    b ) problemas de aprendizagem do grupo que a usa.
    c ) falta de escolaridade do grupo que a usa
    d ) características culturais inferiores do grupo que a usa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita e colaboração.
      Sucesso e bons estudos.

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...