Jogos, brinquedos e brincadeiras – Mód. 9
1 – O jogo,
o brinquedo e a brincadeira estão presentes
no cotidiano da humanidade desde os
primórdios. Quais foram os jogos, brinquedos e brincadeiras com os quais
você mais brincou e atualmente não encontra no cotidiano das crianças? Os jogos
cama de gato, pular corda, pega-pega e todos os que ajudam no desenvolvimento
físico parecem que estão em extinção devido as crianças estarem mais ligadas a
jogos eletrônicos atualmente, além da insegurança nas grandes cidades e
urbanização.
2 – Segundo estudiosos da cultura lúdica, os termos
jogo, brinquedo e brincadeira podem
ser considerados sinônimos.
Relacione as características do
comportamento lúdico nas quais os estudiosos se baseiam para reforçar a importância do brincar para a humanidade. Para Huizinga, a atitude dos participantes
pode ser desinteressada, livre, voluntária e imaginária; considera o prazer do
jogador, existem regras que acontecem com limitação de tempo ou espaço, ou
seja, dão materialidade ao jogo. Para Gilles
Brougère, o jogo é uma atividade
de 2º. Grau, ou seja, aprendida por meio de interrelações sociais, que garante
aos indivíduos a possibilidade de um certo afastamento da realidade para
recriação dessa realidade.
3 – Qual foi o caminho
da conquista do direito de a
criança brincar?Nas grandes guerras
houve o abandono de crianças e alto índice de mortalidade infantil. Para
garantir os direitos das crianças a ONU reafirmou a importância de garantir
seus direitos e, no Brasil, foram implementadas medidas na constituição de 1988
com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com as LDBs.
4 – Quais são as características dos jogos
tradicionais e por que é importante
utilizá-los no cotidiano das instituições educacionais? Jogos tradicionais são jogos de domínio
público que evoluíram ao longo dos séculos, ligados a transmissão oral, cultura
popular e folclore, de origem desconhecida. De Xadrez aos Mancalas, passando
por Damas, Gamão, Senet e muitos outros. Tem como características terem regras
claras e pré-determinadas e é importante utilizá-las nas escolas porque ensina
a criança a ser mais organizada, a respeitar regras, melhora seu
desenvolvimento cognitivo, auxilia em sua organização, etc.
5 – Discorra sobre cada um dos tipos de jogos.
Jogo de construção. Tem origem nos dons de Froebel, destina-se ao
livre manuseio e combinação de peças pequenas para que a criança possa criar
seu mundo imaginário; assim é possível enriquecer e desenvolver habilidades
cognitivas, de manipulação, criatividade e a experiência sensorial das
crianças.
Jogos
tradicionais são jogos de domínio público que evoluíram ao longo dos
séculos, ligados a transmissão oral, cultura popular e folclore, de origem
desconhecida. De Xadrez aos Mancalas, passando por Damas, Gamão, Senet e muitos
outros.
Os jogos de regras são compostos por regras feitas pelos próprios
jogadores ou por atores externos, predomina-se esse tipo de jogo para crianças
entre 7 e 11 anos de idade. Essas crianças internalizam as regras e encontram
soluções para conflitos.
Jogos de
cooperação são atuais e tem o intuito de diminuir a competitividade e dar
espaço a cooperação entre os participantes.
6
– Qual a relação pedagógica que se
pode fazer entre os diferentes tipos de
jogos? Pg 56
7 – O uso de
jogos nas instituições de ensino é uma novidade
do séc. XXI. A afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique. Falsa. Os jogos na educação já eram
utilizados desde a Antiguidade Clássica como momento para recreação e descanso,
e eles apresentaram-se como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem no
Renascimento.
8 – Discorra sobre a importância de Froebel
para a utilização do jogo na educação.
Froebel criou os jardins-de-infância (kindergarten). Para ele, os brinquedos
possuíam características intencionais para contribuir com a formação das
qualidades morais, então era importante inserir brincadeiras simbólicas como
forma de cultura da infância, contos, mitos e lendas. Muitas técnicas
utilizadas atualmente na Ed. Inf. são baseadas nas criações de Froebel, como, por
exemplo, a observação das crianças enquanto brincarm.
9 – Existe diferença
entre o jogo e o material pedagógico? Nas escolas, quais
são os mais citados e como são
utilizados? Sim, a diferença entre um e outro é a forma de utilização do jogo /
material pedagógico. Os mais utilizados são os jogos de encaixe, como
quebra-cabeças, pinos, entre outros.
10 – Cite alguns exemplos de brinquedos, adequando-os
para as seguintes faixas etárias:
bebês, pré-escolares, escolares e pré-adolescentes.
Bebês: brinquedos sem peças pequenas ou
pontiagudos, coloridos, macios, de fácil higienização, que estimule sua
motricidade e aptidão sensorial. Brinquedos de empurrar e puxar para bebês que
começam a caminhar.
Pré escolares: fantasias, panelinhas, aviões,
trens, barcos, bonecas, jogos de construção, quebra-cabeças.
Escolares: jogos de regras, coleções e hobbies,
personagens variados, jogos tradicionais, de tabuleiro.
Pré-adolescentes: jogos eletrônicos, tradicionais,
de tabuleiro, cartas, pembolim, bilhar, patins.
11 – Explique a afirmação de Coria-Sabini e Lucena (2008, p. 28): As atividades lúdicas infantis oferecem uma fonte para estudos em
diferentes direções: do ponto de vista sociológico, na perspectiva psicológica,
e em uma abordagem antropológica. Através das brincadeiras pode-se saber
qual foi o desenvolvimento humano através dos tempos, como os avanços
tecnológicos influenciaram as brincadeiras e modificaram os brinquedos, como
está sendo o desenvolvimento psicológico e cognitivo da criança; pode-se também
saber como a sociedade se desenvolveu e modificou-se ao longo dos tempos.
12 – Por que o uso
do jogo, do brinquedo e da brincadeira deve acompanhar as características e o desenvolvimento das crianças? Porque
há brinquedos indicados para cada faixa etária para estimular a criança e
desenvolver sua motricidade, sua cognição, etc. Por exemplo, bebês devem ter
brinquedos que estimulem aptidões sensoriais, de fácil higienização, sem pontas
ou peças pequenas, etc. Jogos tradicionais, eletrônicos e de tabuleiro podem
ser utilizados por crianças de 7 a 11 anos para que desenvolvam sua cognição,
agilidade mental, etc.
13 – Por que é importante
existir espaços para a criança brincar
nas instituições educacionais? Porque a criança se desenvolve mentalmente,
fisicamente e cognitivamente através da brincadeira, de forma lúdica e
educativa; é uma forma da criança assimilar o mundo, desenvolver-se e aprender.
14 – Como deve ser feita a mediação nos jogos e brincadeiras? Quais as suas características? O professor
tem o papel de mediador, direcionando a brincadeira, modificando-a e até mesmo
integrando o grupo de crianças; também tem o papel de observador, quando não
interfere diretamente nas brincadeiras, apenas observa e garante a segurança
das crianças; e também tem o papel participativo, quando participa ativamente
das brincadeiras com o intuito de incentivar a criança, ensiná-la e direcionar
a brincadeira. Para o desenvolvimento de atividades lúdicas, o professor tem
papel importante enquanto catalisador de informações, percebendo as
necessidades e os desejos das crianças para enriquecer e tornar a brincadeira
mais interessante para o grupo; o professor também tem a função de observar as
crianças e a brincadeira de modo a garantir a segurança e a autonomia de cada
um; e o professor também pode atuar na brincadeira, interferindo diretamente no
jogo e nas atividades, tornando-se um mediador dos relacionamentos durante as
brincadeiras.
15 – Como organizar
espaços de brincar? A sala de aula deve ser bem planejada; pois será na sala de aula
um dos espaços de grande importância para o desenvolvimento mental, físico e
cognitivo da criança. Ela deve ser bem arejada, com uma metragem adequada para
a realização de atividades direcionadas ou livres, ter uma janela na qual a
criança possa ver fora da sala, ter desenhos e componentes de decoração
(preferência por desenhos que não sejam de personagens conhecidos) e bem
iluminada. Pg 116
16 – Como devemos proceder na escolha dos
brinquedos? Os brinquedos devem estar de acordo com a faixa etária da
criança (ver sempre no brinquedo a indicação de idade), de acordo com as normas
de segurança Inmetro, ser de procedência conhecida (brinquedos piratas podem
ser feitos com tintas inadequadas que causam problemas para as crianças, etc.),
e que agrade a criança, antes de tudo.
17 – Cite, pelos menos, 5 indicações de cuidados da Secretaria de Estado da Saúde para a compra de brinquedos para crianças.
Deve-se verificar a faixa etária para a qual o brinquedo foi feito; se foi
testado pela e tem o selo de qualidade da Inmetro; se é um brinquedo sem
pontas, peças pequenas ou que possa causar riscos de ferimentos à criança;
deve-se verificar se o brinquedo é original (assim pode assegurar que as
informações e a origem são seguras e confiáveis);
18 - A participação das crianças no cuidado e manutenção dos brinquedos e jogos é
fundamental para o sucesso da brincadeira. Elas, sempre que possível, devem ser estimuladas a guardar, limpar
e consertar jogos e brinquedos. Justifique essa afirmação. As crianças devem
ser estimuladas a verificar as condições dos brinquedos, se estão em condições
boas de brincar até mesmo para se tornarem pessoas mais críticas, engajadas e
cooperativas e isso irá gerar também qualidade nas relações pessoais.
19 – Para Michelet, além das classificações por faixa etária e por tipos de
materiais utilizados na fabricação de brinquedos e jogos, em quais categorias as classificações existentes podem ser agrupadas?
20 – Segundo André Michelet, a classificação ICCP (International Council for Children’s Pay) elaborou uma classificação simples e genérica, com
base na observação direta e com base
em 2 eixos: os brinquedos e o uso
que a criança faz, para auxiliar no trabalho do profissional de educação. Fale
sobre os 4 critérios relativos a 4 qualidades fundamentais para análise dos
brinquedos.
21 – O que significa Sistema ESAR de classificação de
brinquedos? Qual é seu objetivo? Em
quais teorias se fundamentam? Como
está organizado? Pg 160
O Sistema ESAR é precisamente um instrumento de classificação e de
análise do material de jogo e brinquedos. Tem objetivo de analisar os objetos de jogo
para melhorar a escola que deles se faz e para melhor compreender a criança que
brinca. ESAR inspira-se por sua vez, na psicologia e nas ciências
documentais. Este modelo de classificação apresentava-se na sua versão mais
recente em 6 facetas do saber-brincar, traduzindo as principais formas de
atividades lúdicas, condutas cognitivas, habilidades funcionais, atividades
sociais, habilidades de linguagem, condutas afetivas.
ESAR: Tem objetivo de analisar os objetos de jogo para
melhorar a escola que deles se faz e para melhor compreender a criança que
brinca. É composta pelas habilidades intelectuais, cognitivas, motoras,
sociais, afetivas e de linguagens que possui cada jogo Apoiado nas teorias
psicológicas e documentais. É organizados em facetas categorizadas das mais
gerais para as mais específicas, que corresponde as etapas do desenvolvimento
da criança e da sua atividade lúdica do nascimento da criança até adulta. ESAR:
E= jogos de exercício. S= jogo simbólico. A= jogo acoplagem. R= jogo de regras
simples ou complexasESAR: E= jogos de exercício. S= jogo simbólico. A=
jogo acoplagem. R= jogo de regras simples ou complexas
E: Jogos de Exercício. Desde os primeiros meses, as crianças repetem
todo o tipo de movimento e de gestos. Elas têm prazer com a repetição, com o
resultado imediato dos efeitos produzidos. Este jogos fazem a sua aparição com
os primeiros exercícios sensoriais e motores simples ou combinações de ação com
ou sem finalidade aparente, como puxar um fio, abanar um objeto sonoro, bater
num objeto mole, fazer rodar um pião, dar pancadas, etc. Os jogos de exercício
prolongam por vezes até a idade adulta, mas implicam em poucas aquisições novas
e assim geralmente tendem a diminuir de intensidade e de importância com a
idade.
S: Jogos simbólicos: A representação de um objeto por outro e a simulação
caracterizam estes jogos. A criança começa por fazer imitações, a brincar de
faz-de-conta, representa o pai a mãe, simula acontecimentos imaginários, brinca
com as diversas situações do mundo social dos adultos. Os jogos e brinquedos
deste grupo são os pequenos personagens articulados, como a boneca, os acessórios
das bonecas, as marionetes, os vestidos, etc.
A: Jogos de acoplagem: Os Jogos de construção e de ordenação fundados
sobre uma forma lúdica compreendida na acoplagem, não constituem uma etapa como
as outras nesta seqüência. Eles marcam uma posição intermediária uma espécie de
fronteira entre as formas principais. Se o mesmo pedaço de madeira, as longo da
etapa precedente, serviu para representar um barco, um carro, pode agora servir
para construí-los, juntando-o a outros elementos, combinando-o para fazer um
todo. As formas de atividades lúdicas que correspondem a uma tal definição são,
pois, chamadas, em termos da presente análise, de jogos de acoplagem.
R: Jogos de regras : Estes jogos iniciam-se muito progressivamente
entre os quatro e os sete anos, e de modo
confuso. É sobretudo durante o período dos sete anos que eles se
desenvolvem sob a forma de jogos de regras, diretamente ligadas à ação e
geralmente sustentadas por objetos e acessórios bem definidos. Os jogos de
regras, contrariamente aos outros procedimentos lúdicos que tem tendência para
se atenuar, subsistem, podendo desenvolver-se nos adolescentes e nos adultos,
tomando uma forma mais elaborada. Eles se interessam mais por jogos de regras
complexas, mais independentes da ação e baseados em raciocínio e combinações
puramente lógicas, hipóteses, estratégias e deduções, tal como xadrez, bridge,
jogos de estratégia complexos, jogos esportivos complexos, etc.
22 – Por que é importante existir outros espaços para a criança brincar para além das instituições
educacionais? Porque brincar é saudável, prazeroso, dá satisfação, é agradável;
além disso é uma forma de socializar a criança que faz de suas brincadeiras uma
maneira de conhecer, descobrir e explorar o mundo juntamente com outras
crianças. Na brincadeira a criança desenvolve sua motricidade, sua mente e a
cognição.
23 – De que forma, educadores e familiares, podem garantir os direitos básicos e melhor
qualidade de vida para as crianças?
Através da compreensão da necessidade que a criança precisa de brincar e do
respeito a ela; educadores e familiares devem criar condições e espaços onde a
criança possa brincar, estudar, alimentar-se, descansar; enfim, usufruir de seus
direitos básicos com boa qualidade de vida. Na escola, pode-se criar espaços
para brincadeiras, com jogos e brinquedos, refeitórios, sala de vídeo e
leitura, sala de descanso, etc. Na comunidade, parques e praças podem ser
aproveitados para a instalação de uma área de lazer com brinquedos e jogos,
onde os adultos podem cuidar de sua conservação.
24 – Por que brincar é importante para as crianças
hospitalizadas? A hospitalização já afasta as crianças de seu ambiente, ou
seja, de sua casa, além da doença ser angustiante; isso causa medo, insegurança
e tristeza. Para melhorar a saúde mental da criança, trazendo um pouco do
ambiente familiar e segurança a criança é a criação de brinquedotecas em
espaços dentro dos hospitais; isso tem demonstrado grande avanço na saúde da
criança que se recupera melhor e mais rápido tendo momentos lúdicos em um
momento tão difícil. Assim sendo, é muito importante para a criança brincar,
mesmo encontrando-se hospitalizada.
25 – Qual a importância
do jogo para Piaget? O principal
aspecto abordado por Piaget sobre os jogos e as brincadeiras refere-se: às
fases de desenvolvimento pelas quais as crianças passam. . Para Piaget o jogo
começa quando a criança não o faz por simples prazer, mas dá certo sentido ao
realizar a atividade. Piaget explica o jogo pela estrutura do pensamento e de
desenvolvimento cognitivo da criança.
26 - Comente sobre o jogo de construção. Tem origem nos dons de Froebel,
destina-se ao livre manuseio e combinação de peças pequenas para que a criança
possa criar seu mundo imaginário; assim é possível enriquecer e desenvolver
habilidades cognitivas, de manipulação, criatividade e a experiência sensorial
das crianças.
27 - Como deve ser o cantinho de leitura? Deve ser um local sossegado e calmo,
onde a criança pode se sentir à vontade e confortável, com boa luminosidade e
cadeiras, bancos ou poltronas confortáveis, com livros de fácil acesso as
crianças, colorido, decorado de acordo com a idade de seus freqüentadores (de
forma lúdica), tudo para chamar a atenção das crianças, criar o interesse e
auxiliar no seu desenvolvimento.
28 – Por que as crianças
se interessam por livros, jogos e filme de terror, de acordo com Silva?
Ás vezes a violência é fundamental para o equilíbrio emocional das crianças;
além disso existe o sadismo desde a infância. Assim sendo, é necessária a
interferência do adulto para que a criança aprenda a diferenciar a realidade da
ficção e também assimile as coisas e tenha acesso a elas na hora certa, de
acordo com sua faixa etária.
29 – Podemos citar como dois fatores fundamentais dos jogos na
escola a: valorização e motivação.
30 - Como trabalhar com a diversidade de músicas presentes em
nossa realidade hoje? Com canções da faixa etária da criança e as atuais que
ouvem e se interessam.
31 - O principal aspecto abordado por Piaget sobre os jogos e as
brincadeiras refere-se: às fases de desenvolvimento pelas quais as crianças
passam.
32 – Os processos avaliativos estão presentes: em cada indivíduo, na vida
em sociedade, nos ambientes educacionais e corporativos.
33 - A criança
aprende brincando? Responda esta pergunta baseando-se no pensamento de Brougere. Sim, porque o jogo é
um produto das relações sociais então a criança tem a necessidade de decisão e
aprende regras brincando. Brincar é essencial para o desenvolvimento da
criança, pois é através da brincadeira que a criança desenvolve sua cognição,
memória, imaginação, atenção, reflete sobre a realidade, insere-se socialmente,
reflete sobre a realidade e sua cultura, estimula sua confiança e autonomia, aprendendo
a ser, a fazer e a conviver. Para Gilles
Brougère, o jogo é uma atividade
aprendida por meio de interrelações sociais, que garante aos indivíduos a
possibilidade de um afastamento da realidade para recriação da realidade.
34 - Fale sobre o jogo tradicional.
Jogos tradicionais são jogos de
domínio público que evoluíram ao longo dos séculos, ligados a transmissão oral,
cultura popular e folclore, de origem desconhecida. De Xadrez aos Mancalas,
passando por Damas, Gamão, Senet e muitos outros. Sua origem parece estar
ligada às primeiras cidades de que se tem notícia, há alguns milhares de anos,
nas regiões do antigo Egito e da Mesopotâmia (hoje Iraque). Foram encontrados
em escavações arqueológicas objetos e desenhos que parecem ser ou fazer referência
a jogos de tabuleiro. Há traços de que mais tarde os jogos tenham aparecido em
vários lugares do mundo antigo, tais como Índia, China, Japão, Pérsia, África
do Norte e Grécia. Depois, os jogos de tabuleiro chegaram até Roma, outros
países da Europa e os países árabes.
Abaixo alguns jogos tradicionais:
Gamão:
Provavelmente essa família de jogos teve origem no início das civilzações
egípcia e suméria. Tabuleiros parecidos com os de hoje foram encontrados em
escavações arqueológicas.
Xadrez:
Aparentemente surgiu na Índia. As primeiras referências datam do ano 600.
Damas:
Surgiu na Europa medieval, sem que se possa precisar local e data. Recebeu
elementos do Alquerque e do Xadrez.
Ludo
(Pachisi): O jogo surgiu na Índia, possivelmente na mesma época do Xadrez.
Era chamado de Pachisi. Foi patenteado como Ludo por um inglês no final do
século passado, na forma como o conhecemos hoje.
Go:
Por esse nome é conhecido no Japão e no Ocidente o jogo Wei Ki, aparentemente
de origem chinesa. As primeiras referências ao jogo datam do século 6 A.C., mas
deve ter surgido bem antes disso. É provavelmente o jogo de tabuleiro mais
antigo do mundo, no sentido de que é aquele que há mais tempo permanece em uma
forma inalterada. É muito jogado em vários países da Ásia.
Dominós:
A origem dos dominós parece ser chinesa. Há referências de dominós na Europa a
partir do século XVIII, mas deve ter aparecido no continente antes disso. Os
dominós são populares num grande número de países.
35 - Como é o conceito
de jogo com suas próprias palavras? Jogo é uma brincadeira que
pode ser realizada indiviualmente, em dupla ou em grupo, com regras criadas
pelos jogadores ou por autores externos na qual desenvolve cognitivamente e socialmente
a criança das mais diferentes idades e impulsiona o desenvolvimento humano. Os
jogos podem ser tradicionais, simbólicos, de regras, de cooperação e de
construção.
36 - Como se compõe
uma brinquedoteca? A
brinquedoteca é composta por cantos temáticos com grande diversidade de
objetos, materiais e brinquedos para que a criança possa criar e participar de
brincadeiras, sendo espaços estes organizados de acordo com o brinquedo, o
tema, a faixa etária na qual os brinquedos e objetos atendem, etc.
37 - Qual a concepção de Vygotsky
sobre o jogos? Vygotsky
acredita que o jogo é o elemento que impulsiona o desenvolvimento do ser
humano. Dois momentos importantes na brincadeira infantil são a imaginação e as
regras e tem caráter central na vida das crianças por considerar o jogo uma
questão social. Para ele nos 1° anos de vida a brincadeira é a atividade
predominante e tem a função de criar zonas de desenvolvimento proximal. Para ele nos 1° anos de vida a brincadeira é a atividade
predominante e tem a função de criar zonas de desenvolvimento proximalPara ele
nos 1° anos de vida a brincadeira é a atividade predominante e tem a função de
criar zonas de desenvolvimento proximalConforme a criança brinca
vai ampliando gradualmente o conhecimento infantil.
38 - Definir o conceito dos
termos jogos, brinquedo e brincadeira é uma tarefa de grande complexidade dada,
a grande abrangência e significado da palavra jogo. Escreva uma reflexão sobre o conceito de Carneiro (2003) em suas próprias palavras. Segundo Carneiro (2003),
o jogo diverte os adultos e crianças dos mais diferentes povos e ensinam nas
mais diferentes épocas, sendo uma atividade universal. Ao longo de sua
história, os jogos foram se transformando sucessivamente pelas atuações dos
indivíduos, por suas culturas e evolução da tecnologia.
39 - Escreva sobre o jogo de regras. Os jogos de regras são
compostos por regras feitas pelos próprios jogadores ou por atores externos,
predomina-se esse tipo de jogo para crianças entre 7 e 11 anos de idade. Essas
crianças internalizam as regras e encontram soluções para conflitos. Ele auxilia
no convívio social, é mais complexo porque apresenta combinações e exercícios
baseados ao raciocínio, na lógica, na hipótese e na dedução. Em geral para ser
bem-sucedido o brincante precisa construir estratégias para atingir os objetos
40 - As brinquedoteca são espaços organizados
intencionalmente, compostos por cantos temáticos e uma diversidade de objetos,
materiais e brinquedos onde a criança e seus pares possam desenvolver criar,
participar de uma infinidade de brincadeiras, enumere uma lista dos “carrinhos mais comuns que compõe uma
brinquedoteca”. Os brinquedos de empurrar ou puxar, bonecas, fogões,
brinquedos de encaixar, quebra-cabeças, jogos tradicionais, jogos de
construção, etc.
41 - Escreva sobre brincar na atualidade. Hoje em
dia as brincadeiras se modificaram devido ao avanço tecnológico que passou a
oferecer novas formas de brincas. Computadores e vídeo games são os novos
brinquedos das crianças e a criança passou a brincar mais sozinha e de forma
menos ativa, já que fica parada sentada em uma cadeira jogando sozinha. As
brincadeiras de rua, pega pega, corridas, pula corda perderam espaço para o
mundo altamente tecnológico. Assim a criança acaba desenvolvendo-se de forma
diferente as crianças de 30 anos atrás, pois acabam tendo outros parâmetros de
brincadeira.
42 - Faça uma reflexão sobre a importância do brincar para a criança.
Brincar é essencial para o desenvolvimento da criança, pois é através da
brincadeira que a criança desenvolve sua cognição, memória, imaginação,
atenção, reflete sobre a realidade, insere-se socialmente, reflete sobre a
realidade e sua cultura, estimula sua confiança e autonomia, aprendendo a ser,
a fazer e a conviver.
43 - Escreva sobre a fiscalização da indústria sobre os
brinquedos, rotulagem, classificação e manutenção. A fiscalização no Brasil
é feita pela InMetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e
Qualidade Trialtrial) que verifica e testa a qualidade dos brinquedos além de
classificá-los por faixa etária, seguindo a lei no. 8078.
A rotulagem identifica a marca, faixa etária indicativa e
advertências em português. A classificação indica para qual faixa etária é
indicado e a manutenção quais as prevenções para “cuidar” do brinquedo.
44 - Escreva sobre o jogo simbólico. Ou de faz de conta, o
imaginário infantil é concretizado na transformação de materiais da natureza,
imitação do cotidiano e expressão na criatividade.
45 - Para Vigotsky, o jogo é um elemento que impulsiona o desenvolvimento do
ser humano, e, portanto tem caráter central na vida das crianças por
considerá-lo uma questão social, explique. Dois momentos importantes na
brincadeira infantil são a imaginação e as regras e, conforme a criança brinca,
ela vai ampliando gradualmente o conhecimento infantil; sendo assim o jogo tem
caráter central na vida das crianças, sendo de grande importância para seu
desenvolvimento cognitivo, social, de aprendizado, etc.
46 - Escreva sobre o direito de brincar. O direito de brincar faz parte de um dos
direitos básicos da criança, toda criança tem o direito de brincar e é
brincando que a criança aprende, se desenvolve, cresce mentalmente,
cognitivamente e, inclusive, socialmente.
47 - Descreva dois dos tipos de jogos que considera importante no significado lúdico para a
sociedade.
Jogos tradicionais são jogos de domínio público que evoluíram ao
longo dos séculos, ligados a transmissão oral, cultura popular e folclore, de
origem desconhecida.
São jogos tradicionais: o gamão, o xadrez, o ludo, o dominó, entre outros.
Os jogos de regras são compostos por regras feitas pelos próprios
jogadores ou por atores externos, predomina-se esse tipo de jogo para crianças
entre 7 e 11 anos de idade. Essas crianças internalizam as regras e encontram
soluções para conflitos.
48 - Escreva sobre o papel do mediador ao brincar com crianças de 0 a 12 anos no que a brincadeira,
contribui para o desenvolvimento da mesma e como escolher os materiais. O
mediador acompanha o jogo questionando atitudes, habilidades e competências,
auxiliando e propondo que as crianças pensam e revejam determinados
comportamentos e atitudes.
49 - Qual a concepção
de Wallon sobre o jogo. Para Wallon, o jogo é uma
imitação do real e por conseqüência do aparecimento da representação mental, e assim
como Vigotsky, ele considera que o jogo é um elemento que impulsiona o
desenvolvimento. A atividade lúdica é uma forma de exploração, de infração da
situação presente com um fim em si mesmo. Os jogos podem ser classificados como
funcionais, de aquisição, de construção e de ficção. Ele auxilia no convívio
social, é mais complexo porque apresenta combinações e exercícios baseados ao
raciocínio, na lógica, na hipótese e na dedução. Em geral para ser bem-sucedido
o brincante precisa construir estratégias para atingir os objetos
50 - Qual a concepção de Piaget
sobre o jogo. Para Piaget o jogo
começa quando a criança não o faz por simples prazer, mas dá certo sentido ao
realizar a atividade. Piaget explica o jogo pela estrutura do pensamento e de desenvolvimento
cognitivo da criança.
51 - Discorra sobre o jogo cooperativo.
É uma nova modalidade, que surgiu
da necessidade da redução quantidade dos jogos competitivos nas aulas de
Educação física, e que reforça a ideia equivocada de que o aluno precisa
aprender a competir para sobreviver às adversidades sociais, políticas e
econômicas da vida lutando contra seus pares. Utiliza-se de jogos visando
estimular a participação dos alunos e a cooperação intragrupal entre as
equipes, pretendend o transformar a competição em cooperação, a fim de as
equipes envolvidas possam alcançar um objetivo comum. Nesse jogo o participante
aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses
coletivos. Objetivo não é ganhar ou perder e sim participar, aperfeiçoar-se,
reforçar a confiança em si e no outro aceitando-o como ele é.
52 - Escreva sobre o ICCP: os brinquedos e o uso que a
criança faz, há quatro qualidades fundamentais para a análise dos brinquedos.
Valor Funcional = Caracterizado pelas qualidades intrínsecas do
brinquedo (dado retomado em parte pelas normas de segurança. Seu valor
funcional diz respeito a sua adaptação ao usuário.
Valor Experimental = Diz respeito aquilo que a criança pode fazer
ou aprender com seu brinquedo em todos os níveis: fazer ruído, rodar,encaixar,
construir, medir, classificar. Engloba todas as caixas de conteúdo técnico e
científico e os jogos didáticos.
Valor Estruturação = Relaciona-se com o desenvolvimento da
personalidade da criança e abrange o conteúdo simbólico do jogo e do brinquedo:
Projeção, transferência, imitação. Esta função permiti assimilar emoções e
sensações (ninar a boneca), descarregar tensões (brinquedos ditos agressivos).
Este valor diz respeito a tudo o que concorre elaboração da área afetiva.
Valor de relação = Diz respeito á forma segundo o qual o jogo ou
brinquedo facilitam o estabelecimento de relações com outras crianças e com
adultos, propondo o aprendizado de regras.
53 – Assinale a alternativa que
explica a relação entre a criatividade e o brincar.
Através do brincar, a criança
cria, imagina e vivencia suas experiências.
54 - É importante que nosso olhar
sobre a dança na escola considere: a diversidade de propostas e ações que
caracterizam o mundo contemporâneo.
55 – Atualmente, as brincadeiras
infantis são diferentes daquelas do passado. Isso devido à: tecnologia, à
industrialização e à insegurança dos grandes centros urbanos.
56 - Assinale a alternativa que
mostra um dos objetivos dos jogos e brincadeiras: Autonomia.
57 - O pensamento divergente ou lateral corresponde: a um modo único e
criativo de pensar e corresponde a possibilidades infinitas de experimentação.
58 – Entre os benefícios dos jogos criativos na
educação, destacam-se: a compreensão,
a aceitação dos diferentes padrões de
comportamento e a autoconfiança.
59 – O teatro na educação: estimula o autoconhecimento, a livre-expressão
e o espírito de equipe.
60 - Qual das alternativas abaixo
cita três jogos que trabalham as
competências artísticas? Atividades de artes plásticas, atividades teatrais
e atividades musicais.
61 - Na fase do pensamento pré-operacional, a criança:
desenvolve o pensamento simbólico com a aquisição
da linguagem.
62 – A recreação escolar engloba: atividades que promovam a alegria dos participantes.
63 - Para que a avaliação seja processual deve-se
considerar quais aspectos dos alunos? O ritmo e o tempo de cada um para se
apropriar do conhecimento.
64 - A interação é um fator
fundamental para: a criação de vínculos, aprendizagem e integração das
crianças.
65 – Entre os benefícios dos jogos criativos na educação,
destacam-se: a compreensão, a aceitação dos diferentes padrões de comportamento
e a autoconfiança.
66 – O desenvolvimento de projetos de aprendizagem requer que professores
e alunos: tenham gosto pela pesquisa, inovação e trabalho.
67 - Qual o papel do professor no trabalho com a expressão dramática com os alunos? Seu papel é intervir para
enriquecer e possibilitar outras estratégias.
Prova Online
ResponderExcluirDisciplina: 100030 - JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Qual a relação estabelecida entre recreação, lazer e atividade recreativa?
a ) Lazer é a prática da recreação, e esta, por sua vez, é uma atividade ligada à atividade recreativa.
b ) Atividade recreativa é a prática do lazer, e este, por sua vez, é uma atividade ligada à recreação.
c ) Recreação é a prática do lazer, e esta, por sua vez, é uma atividade ligada à atividade recreativa.
#d ) Atividade recreativa é a prática da recreação, e esta, por sua vez, é uma atividade ligada ao lazer.
QUESTÃO 2
Desenvolvendo a sua criatividade, o aluno desenvolve quais outras habilidades?
#a ) Senso crítico, imaginação e expressão.
b ) Arte, solidariedade e criação.
c ) Fala, escuta e ação.
d ) Coleguismo, participação e interação.
QUESTÃO 3
O brincar criativo está relacionado a um fator pelo qual as crianças buscam agir em diversos momentos em sua infância. Qual é?
a ) A imaginação.
b ) A interação.
#c ) O prazer.
d ) A construção de brinquedos.
QUESTÃO 4
Assinale a alternativa que mostra um dos objetivos dos jogos e brincadeiras.
#a ) Autonomia.
b ) Ganhar o jogo.
c ) Brincar livremente.
d ) Companheirismo.
QUESTÃO 5
O principal aspecto abordado por Piaget sobre os jogos e as brincadeiras refere-se
#a ) às fases de desenvolvimento pelas quais as crianças passam.
b ) às relações com o meio em que vive.
c ) à imaginação e criatividade.
d ) às relações com as outras crianças com as quais convive.
QUESTÃO 6
O pensamento divergente ou lateral corresponde
a ) à saída lógica para situações ou problemas apresentados ao indivíduo.
b ) a uma estrutura mental lógica que todos os seres humanos desenvolvem.
c ) a uma ideia racional-padrão que resolve todos os problemas e situações.
#d ) a um modo único e criativo de pensar e corresponde a possibilidades infinitas de experimentação.
QUESTÃO 7
São objetivos pedagógicos dos jogos e das brincadeiras
#a ) desenvolver a autonomia, a coordenação motora, a concentração e a criatividade.
b ) trabalhar aspectos emocionais e difundir o gosto pela pesquisa.
c ) impor regras rígidas às crianças.
d ) conscientizar as crianças de que elas são o futuro da sociedade.
QUESTÃO 8
No ambiente escolar, a avaliação de qualidade demonstra
a ) a medida de forças entre alunos e professores, mostrando quem sabe mais.
b ) as relações do aluno com os conteúdos curriculares.
#c ) as verdadeiras relações entre aluno, aprendizagem, professor, escola e vida.
d ) as crenças e valores que devem ser impostos aos alunos.
QUESTÃO 9
Na sociedade atual, as crianças também são educadas
a ) pela convivência com os adultos.
b ) pelos colegas e amigos.
c ) pela família.
#d ) pelos meios de comunicação e informação.
QUESTÃO 10
Podemos definir autoavaliação como um método que
#a ) expressa a relação de cada indivíduo com o conhecimento.
b ) explicita a catarse pessoal.
c ) é ineficaz na avaliação.
d ) serve para medirmos o erro e o acerto objetivamente.