terça-feira, março 27, 2012

Prova N2 - Literatura Infantil

Pessoal não houve uma seleção das perguntas, ou seja, devem ter muitas questões repetias.
Se alguém quiser filtrar as questões e me enviar eu agradeço.
Abraços.
LITERATURA INFANTIL:

LITERATURA INFANTIL
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1. A contação de histórias, como toda a

·          atividade de linguagem, pressupõe o interlocutor e o público.
·          atividade educacional, necessita de um tema e de um interlocutor.
·          atividade de ensinamento, tem no processo passado e presente.
·          atividade de linguagem, pressupõe o contador e o tema.
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2. Qual é a diferença entre a crônica e a notícia?

·          A crônica refere-se à atualidade, assim como a notícia.
·          A crônica tem elaboração mais denotativa e a notícia, mais cuidada e conotativa.
·          A crônica é pessoal e opinativa; a notícia é quase imparcial e objetiva.
·          A crônica expressa a opinião do jornal; a notícia está exclusivamente relacionada ao fato.
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3. Observe abaixo:


·         A leitura tem sido discutida intensamente ao longo dos tempos, pois, com ela, há a possibilidade de conhecer-se outras realidades e, principalmente, ampliar-se e desenvolver-se o conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo. Para que o aluno crie o hábito e gosto pela leitura, algumas ações podem ser desenvolvidas tanto na família quanto na escola. Sobre isso, é correto afirmar que

·          somente os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.
·          a carência de boa leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não se interessem por ela.
·          a literatura infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o gosto pela leitura.
·          os professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores uma boa imagem da leitura.
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4. Qual é a divisão da linha do realismo cotidiano previsto por Nelly Novaes Coelho?

·          Humanitário, doméstico, lúdico, social e histórico.
·          Crítico, humanitário, social, lúdico e doméstico.
·          Realismo, pessoal, humanitário, histórico e mágico.
·          Crítico, humanitário, lúdico, histórico e mágico
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LITERATURA INFANTIL
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1. Quais as instituições coletivas influenciam a construção de sentidos de um texto pelo leitor?

  • O dinheiro, a política e a mídia.
  • O Estado, as igrejas, os governantes e os políticos.
  • A política, o governo e a elite dominante.
  • A Igreja, o Estado, a empresa, o partido, a escola e a família.
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2. Leia abaixo:


  • Entre as produções literárias infantis no Brasil, encontramos uma riqueza na poesia brasileira, tanto pela variedade de tipos textuais quanto pelo grande número de poetas que temos; mas ainda não temos nas escolas um trabalho adequado com a poesia, porque existem ideias de que

    I. a poesia é difícil e, por não ser narrativa, cansa e dispersa a atenção da criança.
    II. as poesias são criadas e utilizadas de forma didática, com lições de moral, pregando amor à pátria, à árvore, às boas ações etc.
    III. a poesia é composta por ritmo e sonoridade, que buscam a unidade com o aspecto semântico, atingindo a riqueza estética.

    Assinale a alternativa correta.

  • Apenas I e III.
  • Apenas II e III.
  • Todas as afirmativas.
  • Apenas I e II.
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3. Assinale a alternativa que contradiz o valor da literatura de Monteiro Lobato.

  • Sua obra infantil buscou sempre explorar um mundo de fantasia, com acentuada valorização do imaginário mais tradicional, numa linguagem que retomou os clássicos da língua portuguesa.
  • Suas personagens, na literatura infantil, refletiram comportamentos, afetividade e relação com a natureza caracteristicamente brasileiras.
  • Sua obra infantil foi traduzida em diversas línguas, dado seu valor literário.
  • Sua obra desmascarava os falsos valores da sociedade e da literatura de sua época.
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4. A leitura enquanto responsabilidade social significa que

  • a sociedade deve pagar para que todos venham a ser leitores.
  • a sociedade deve delegar poderes à escola para alfabetizar e letrar.
  • todos os membros da sociedade devem valorizar a leitura e zelar por ela.
  • todos os membros da sociedade devem ler.
LITERATURA INFANTIL
1. A formação do leitor consiste

  •  em uma alfabetização bem realizada e com rapidez.
  •  na consciência do leitor em memorizar narrativas literárias.
  •  na decodificação de signos linguísticos acrescida de um processo de compreensão abrangente e crítica.
  •  na capacitação do leitor para a leitura de textos cada vez mais complexos.
2. A primeira crise da leitura infantil no Brasil acontece na década de 1950, sendo uma das causas dessa crise atribuída à

  •  dificuldade de se encontrar material literário produzido para crianças.
  •  universalização da televisão, que exibia diariamente muitos programas infantis sem qualidade.
  •  produção das histórias em quadrinhos.
  •  alienação em que se encontravam os educadores deste período.
3. Assinale a alternativa que indica uma função da biblioteca hoje ultrapassada.

  •  A biblioteca cria condições para que a escrita científica se renove.
  •  A biblioteca serve para armazenar, classificar e preservar documentos.
  •  A biblioteca abriga textos de informação diversificados e em vários suportes.
  •  A biblioteca é um espaço promotor de leitura.
4. Analise as afirmativas abaixo.


  • I. O professor deve procurar tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
    II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade e da emoção do poeta.
    III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.
    IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.

    Estão corretas:

  •  I, II e IV.
  •  II e IV.
  •  I, II e III.
  •  I, III e IV.
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1. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a noção de gênero textual.

  • Um conceito da Linguística Textual que trata das semelhanças de todos os textos entre si.
  • Um conceito que atualmente se refere às três partes de um texto dissertativo.
  • Um conjunto de textos que obedece aos propósitos comuns e se expressa em forma semelhante.
  • O modo como os textos se estruturam para passar uma mensagem.
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2. Há cinco concepções de leitura. Assinale a alternativa que aponta alguma dessas concepções.

  • O texto é repositório apenas de mensagens.
  • A leitura pode ser entendida como decodificação.
  • A leitura é todo ato consciente de explicação dos sentidos das frases.
  • O texto é entendido apenas como um conjunto de elementos lexicais.
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3. Assinale a alternativa correta com relação à contação de história.

  • Nessa atividade, as palavras não podem assumir toda a sua densidade, todo o seu poder de evocação.
  • A utilização de fórmulas muito conhecidas de início de contos, como "era uma vez...", não contribui para intensificar a afinidade entre o contador e o ouvinte.
  • Como toda atividade de linguagem, pressupõe apenas o interlocutor.
  • Além da função de resgatar a cultura, a atividade de contar histórias proporciona momentos em que o ouvinte trabalha mais intensamente, e de maneira individualizada, o seu imaginário.
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4. Nos anos 1960 e 1970, ocorre uma fomentação e discussão da literatura infantil.


  • Assinale a alternativa que menciona um fato que tinha ocorrido nesse período.

  • Cessam investimentos capitais para inovar a veiculação e aumentar o número e o ritmo de lançamentos de títulos novos.
  • Acaba a mobilização do Estado apoiando e agilizando o envolvimento com a leitura.
  • Nascem as instituições preocupadas com a leitura e o livro infantil, como a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
  • Acontece a primeira crise da literatura infantil no Brasil.
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1. Os contadores de história nasceram com a humanidade. Eles reúnem duas qualidades: a capacidade de narrar e de representar.


  • As afirmativas que abordam de forma correta a origem dos contadores de história são:
    I. a arte de contar não ganhou formatos e intenções diferentes com a evolução da civilização.
    II. à medida que a civilização evoluiu, a narrativa dos fatos, pensamentos e sentimentos somaram-se aos recursos da encenação teatral: palco, cenário, música e figurino.
    III. a atração que sempre exerceu a narração oral reporta-se ao tempo das cavernas, quando as caçadas e os acontecimentos do dia compunham uma espécie de jornal falado, atraente, histórico e de forte carga ideológica.
    Assinale a alternativa correta.

  • Todas as afirmativas.
  • Apenas I e III.
  • Apenas I e II.
  • Apenas II e III.
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2. Assinale a alternativa que contém os elementos característicos do mito.

  • É uma narrativa inventada, sem caráter de verdade, em tom fantástico e com finalidade de advertência ao leitor.
  • Trata da evolução da natureza, do homem primitivo, evoluindo para o homem tecnológico, baseada em fatos históricos e com linguagem poética.
  • Narrativas de origem, criadas pelo povo a partir de um fato histórico, usando linguagem da fantasia e com objetivo de passar lições de comportamento.
  • Explicação fantástica para fenômenos naturais, narrativas ligadas à criação do homem e do mundo, diretamente ligada ao espiritual, narrativa de origem atemporal.
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3. Sobre a primeira concepção de leitura, "o texto como conjunto de elementos gramaticais", destacada por Ângela Kleiman, assinale a alternativa correta.

  • O trabalho do leitor é buscar o sentido das palavras para chegar à mensagem.
  • O aluno é avaliado por meio de provas ou questionários.
  • O leitor deve responder uma pergunta sobre alguma informação do texto.
  • O professor utiliza o texto para desenvolver uma série de atividades gramaticais.
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4. Compreendendo a leitura como um processo de interação do leitor com o texto, podemos afirmar que ler é


  • I. questionar o mundo e ser questionado por ele.
    II. encontrar algumas respostas para os problemas da vida e descobrir que o mundo e o homem podem ser diferentes.
    III. reconhecer-se.

    Assinale a alternativa correta.

  • Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • Todas as afirmativas estão corretas.
  • Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
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1. Assinale a alternativa que explica a razão da literatura infantil ter caráter de ensinamento e de moralização.

  • Os objetivos de comunicar e convencer fazem com que a literatura também busque convencer os leitores sobre quais são as melhores condutas.
  • O caráter simbólico da literatura favorece a função moralizadora, já que tratar do comportamento humano transcende realidades históricas.(CORRETA)
  • As narrativas servem para representar, em personagens, a vida do homem e, nos conflitos, as relações entre os humanos.
  • O moralismo deve-se a um momento histórico em que, com a falta de livros sobre moral e comportamentos, a literatura exerceu esse papel.
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2. Analise as afirmativas abaixo.


  • I. O leitor, em sua atividade de produção de sentidos, considera uma combinação de histórias: a sua, a de sujeito falante e significante, e a histórico-social.
    II. A memória dos sentidos construída ao longo da existência do leitor, quando na fase adulta, não interfere mais na sua atividade de produção de sentidos.
    III. Os discursos do outro, daquele de quem recebemos instruções para operar a interpretação, não devem interferir na atividade de produção do sentido do leitor.
    IV. O interdiscurso atua fortemente na nossa atividade interpretativa.

    Os itens corretos são:

  • I e IV.(CORRETA)
  • II e IV.
  • II e III.
  • I e III.
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3. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a noção de gênero textual.

  • Um conceito da Linguística Textual que trata das semelhanças de todos os textos entre si.
  • Um conjunto de textos que obedece aos propósitos comuns e se expressa em forma semelhante.(CORRETA)
  • Um conceito que atualmente se refere às três partes de um texto dissertativo.
  • O modo como os textos se estruturam para passar uma mensagem.
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4. Leia abaixo:


  • Segundo a estudiosa Bárbara Carvalho, a poesia não é apenas linguagem versificada, mas linguagem poética, simbólica, e deve apresentar certos requisitos: ritmo, sonoridade, simplicidade, clareza e pequena extensão. Com relação à poesia, pode-se afirmar que

  • é composta por ritmo e sonoridade, que buscam a unidade com o aspecto semântico, atingindo a riqueza estética.(CORRETA)
  • o ritmo não é um elemento essencial e, assim, não precisa ser fortemente marcado.
  • de todos os gêneros, deve ser o mais comprometido com aspectos morais ou instrutivos.
  • uma das características irrelevantes do fenômeno poético é exatamente a ambiguidade, a conotação.
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1. Cecília Meireles é uma das escritoras que mais conhece o universo infantil e tira proveito disso, concretizando-o nos mais variados temas.


  • A bailarina (Cecília Meireles)
    Esta menina
    tão pequenina
    quer ser bailarina.
    Não conhece nem dó nem ré
    mas sabe ficar na ponta do pé.
    Não conhece nem mi nem fá
    mas inclina o corpo para cá e para lá.
    Não conhece nem lá nem si,
    mas fecha os olhos e sorri.
    Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
    e não fica tonta nem sai do lugar.
    Põe no cabelo uma estrela e um véu
    e diz que caiu do céu.
    Esta menina
    tão pequenina
    quer ser bailarina.
    Mas depois esquece todas as danças,
    e também quer dormir como as outras crianças.

    Na poesia acima, podemos observar

  • a mensagem moral implícita nas entrelinhas da poesia.
  • a utilização de antíteses na construção do sentido da poesia.
  • uma exploração da sonoridade associada ao movimento da dança.
  • o uso da métrica formal, estabelecida pela poesia clássica.
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2. Ao lado da chamada literatura adulta,


  • Monteiro Lobato deixou extensa obra voltada para o público infantil, justamente um campo até então mal explorado em nossas letras. Sobre Monteiro Lobato, assinale a alternativa incorreta.

  • Criou um universo para a criança, num cenário natural, enriquecido pelo folclore de seu povo, aspecto indispensável à obra infantil.
  • Publicou, em 1937, A Menina do Narizinho Arrebitado, que já apresentava um apelo à imaginação, movimentação dos diálogos, enredo, linguagem visual, humor e graça na expressão linguística.
  • Buscou o nacionalismo na criação de personagens que refletiam a brasilidade na linguagem, nos comportamentos, na afetividade, na relação com a natureza.
  • Sua literatura não tinha um caráter moralista nem pedagógico, seus personagens em nada lembravam o povo brasileiro.
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3. Sabe-se que as atividades de leitura pressupõem, de início, uma relação interativa entre dois sujeitos (autor e leitor) mediada pelo texto.


  • Com relação à construção do sentido do texto, assinale a alternativa correta.

  • O leitor, em sua atividade de produção de sentidos, não considera uma combinação de histórias: a sua, de sujeito falante e significante, e a histórico-social.
  • A construção dos sentidos de um texto não sofre mutabilidade ao longo do tempo.
  • Os sentidos dos textos nascem espontaneamente, são convencionados e construídos por seus usuários numa conjunção de ordem sócio-histórica.ERRADA
  •  A atividade do leitor, na busca da construção do sentido, pode passar por etapas que vão da visão mais estreita ao conhecimento mais ampliado.CORRETA
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4. Assinale a alternativa correta em relação à história da literatura infantil no Brasil.

  • A literatura oral não predominou no Brasil antes da publicação dos primeiros livros infantis.
  • Após a Proclamação da República, começam a ser publicados livros para crianças no Brasil.
  • Com a implantação da Imprensa Régia, em 1808, começam a ser publicados os primeiros livros para crianças.
  • Os textos em edições portuguesas, que circulavam no Brasil, não apresentavam problemas com rela
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1. Quais as instituições coletivas influenciam a construção de sentidos de um texto pelo leitor?

  • O Estado, as igrejas, os governantes e os políticos.
  • A Igreja, o Estado, a empresa, o partido, a escola e a família.
  • A política, o governo e a elite dominante.
  • O dinheiro, a política e a mídia.
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2. Pesquisas realizadas com os professores comprovam que o professor-leitor-crítico é raridade. Isto é resultado de


  • I. vários fatores, como salários sucateados, desinformação, lacuna na formação; mas, podemos afirmar que a falência do sistema de ensino no país passa por nenhuma familiaridade com o livro que não seja aquela de ligação direta com a profissão, e, mesmo assim, de forma eventual.
    II. muitos fatores, inclusive o fato de que geralmente o professor não gosta de realizar leituras diversas por tomar muito de seu tempo.
    III. ser naturalmente acomodado pelo tipo de personalidade exigida na profissão, bem como a paciência.

    Assinale a alternativa correta.

  • Apenas I e II estão corretas.
  • Apenas a III está correta.
  • Apenas a I está correta.
  • Apenas a II está correta.
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3. Analise as afirmativas abaixo.


  • I. O leitor, em sua atividade de produção de sentidos, considera uma combinação de histórias: a sua, a de sujeito falante e significante, e a histórico-social.
    II. A memória dos sentidos construída ao longo da existência do leitor, quando na fase adulta, não interfere mais na sua atividade de produção de sentidos.
    III. Os discursos do outro, daquele de quem recebemos instruções para operar a interpretação, não devem interferir na atividade de produção do sentido do leitor.
    IV. O interdiscurso atua fortemente na nossa atividade interpretativa.

    Os itens corretos são:

  • II e IV.
  • I e III.
  • II e III.
  • I e IV.
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4. A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e representativas dos povos.


  • O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, as fábulas, os mitos e as lendas. Assinale a afirmativa que se refere à característica da lenda.

  • Pensamento ilimitado da humanidade reflete o drama humano ante o outro, em que atuam astros e meteoros, forças estranhas e ocultas.
  • As lendas caracterizam histórias do povo dentro das relações com aquilo que é explicável.
  • As lendas apresentam personagens fixos que, ao deparar-se com um destino "inexorável", vão deixar mensagens de reflexão de boas condutas no mundo real.
  • As lendas não estão relacionadas com os relatos do povo.
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1. Os poemas, que servem de base para projetos de formação de leitores crianças, devem ter como qualidade essencial

·          o predomínio da musicalidade, da imaginação e do ludismo.
·          o tom de conselho e a mensagem aplicável à vida da criança.
·          um texto que permita o exercício do espírito crítico, facilitando o diálogo.
·          a pequena extensão do texto e o vocabulário conhecido.
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2. Leia abaixo:



·         O texto jornalístico impulsiona o professor a mencionar diversas informações por meio de atividades que levam o aluno a praticar a língua, lendo e escrevendo. Marque a alternativa que corresponde ao trabalho com jornal em sala de aula.

·          Quando o professor inicia o trabalho com o jornal não há necessidade de destacar as dimensões, a qualidade do papel, numeração de páginas, a apresentação dos textos em colunas e a variedade de caracteres tipográficos.
·          Um tipo de texto encontrado no jornal é a crônica. Nela, o autor dá vazão aos sentimentos. É um estilo jornalístico exercitado com objetivos artísticos, como ato de criação estética e referindo-se à atualidade.
·          A linguagem jornalística não oferece o português fundamental, a língua-base, não tão restrita que limite o crescimento linguístico nem tão ampla que torne difícil o texto escrito comum aos estudantes.
·          produção de texto em sala de aula não é uma forma de aprimorar a exploração do jornal e realizar a atividade de escrita, pois desestimula a construção do imaginário de um sujeito-leitor.
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3. Aponte a alternativa com as características de uma biblioteca escolar atuante e moderna.

·          Ambiente agradável, atividades atraentes, acervo disponível e variado, bibliotecário para promover a ordem e controlar empréstimos.
·          Bibliotecário como agente de leitura, acervo organizado, ambiente limpo e silencioso, almofadas e material para leitura individual.
·          Acervo adequado às necessidades dos leitores, ambiente agradável, atividades ora silenciosas ora agitadas, bibliotecário como agente de leitura.
·          Atividades diversificadas com o acervo, espaço agradável, bibliotecário como agente de leitura, acervo composto por textos indicados pelos professores para tarefas escolares.
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4. Qual é a divisão da linha do realismo cotidiano previsto por Nelly Novaes Coelho?

·          Crítico, humanitário, lúdico, histórico e mágico.
·          Crítico, humanitário, social, lúdico e doméstico.
·          Humanitário, doméstico, lúdico, social e histórico.
·          Realismo, pessoal, humanitário, histórico e mágico.
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1. Sabemos que a literatura infantil no Brasil surge bem depois da literatura infantil europeia.



·         Somente depois da implantação da Imprensa Régia, em 1808, é que começam a ser publicados livros para crianças no Brasil. Das afirmativas abaixo, assinale a que apresenta aspectos que contribuíram para o crescimento da literatura infantil no Brasil.

·          A publicação de periódicos para crianças a partir de 1808, com incentivo do governo central, e a universalização da escola nesse período.
·          Com a Proclamação da República, houve uma aceleração na urbanização que facilitou o aparecimento da literatura infantil; a sociedade brasileira passa a absorver novos produtos culturais.
·          O custo quase irrisório na fabricação de livros foi o fator que alavancou a produção da literatura infantil no país.
·          A escola jesuítica, que se firma no século XIX, é diretamente responsável pela produção da literatura de ficção no Brasil, incentivando a produção de livros e a distribuição destes para a sociedade em geral.
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2. Observe abaixo:



·         Entre as tipologias dos textos literários, encontramos aqueles que estão diretamente ligados à tradição oral, que surgiu pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. Estamos falando de

·          quadrinhos, lendas e mitos.
·          folclore, crônicas e mitos.
·          mitos, lendas e literatura de informação.
·          fábulas, mitos e lendas.
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3. Assinale a alternativa que define os aspectos negativos da presença da literatura infantil na escola.

·          A literatura é contestadora e libertária.
·          A literatura é usada de forma lúdica, em contraposição ao utilitarismo das cartilhas.
·          A literatura serve como texto inovador e que desperta a curiosidade infantil.
·          A literatura infantil assume uma forma paradidática.
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4. Assinale a alternativa que identifica os elementos próprios da fábula.

·          Narrativa curta, em prosa, que busca criar no leitor, através de personagens alegóricos, a consciência da necessidade de mudar a realidade.
·          Narrativa em verso ou prosa, cujas personagens (homens, animais e objetos) visam criticar a sociedade e impor uma moral convencional.
·          Narrativa curta com animais que representam homens e com a finalidade de satirizar seus comportamentos.
·          Narrativa curta, em verso ou prosa, cujas personagens alegóricas ou animais têm como finalidade moralizar os comportamentos individuais ou sociais.
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1. Quando pensamos em leitura, não podemos esquecer que a formação do professor é essencial.


  • Para que ele possa lidar, com maior segurança, com a orientação e a formação de outros leitores, é necessário

  • permanecer na justificativa de que, se as primeiras leituras foram deficientes e lacunares, nada mais poderá corrigi-las ou recuperá-las.
  • procurar novos caminhos de aperfeiçoamento pessoal, sem, no entanto, preocupar-se muito com a seleção de bons livros.
  • preocupar-se com sua própria formação de leitor, já que isso o levará ao melhor conhecimento do que é a história dos livros, apurará seu gosto pessoal e dará maior segurança ao seu trabalho.
  • não se preocupar em continuar, pela vida profissional afora, a buscar na literatura a efetivação de leituras constantes e duradouras.
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2. Analise as afirmativas abaixo.


  • I. O professor deve procurar tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
    II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade e da emoção do poeta.
    III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.
    IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.

    Estão corretas:

  • II e IV.
  • I, II e III.
  • I, III e IV.
  • I, II e IV.
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3. A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e representativas dos povos.


  • O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, fábulas, mitos e lendas. Sobre as fábulas, pode-se afirmar que

  • se distinguem dos outros textos pela presença do animal, colocado em situação humana e caracterizando símbolos, dentro de um contexto universal.
  • surgiram no Ocidente e sofreram várias reinvenções, todas com uma característica em comum: apresentavam lições de moral à sociedade.
  • surgiram, primeiramente, na forma de cartilha de bons princípios para as crianças, trazendo os animais como os instrutores desse conhecimento.
  • o grego Esopo foi o responsável pela grande repercussão da fábula nos países latinos, entre eles o Brasil.
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4. O uso do jornal em sala de aula tem como objetivo principal

  • fazer um estudo sobre gêneros textuais usados na redação jornalística.
  • atualizar os alunos a respeito de notícias do seu dia a dia.
  • enriquecer o livro didático e o planejamento pedagógico da escola com material de apoio de uso social e cotidiano.
  • capacitar o aluno a transcender a informação e conhecer a linha ideológica do jornal. (CORRETA)
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1. A poesia brasileira para a infância é muito rica e diversificada,


  • tanto pela variedade de tipos textuais quanto pelo grande número de poetas que se espalham por todo o país. Essa presença da poesia atende a diversos fatores. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo.

    I. A tradição do verso em composições dirigidas à infância.
    II. O fato de a fantasia e a sensibilidade não caracterizarem a poesia.
    III. A crença de que escrever poemas é fácil e basta colocar rimas em final de linha.
    IV. A tendência natural da criança para o ritmo.


    Assinale a alternativa correta.

  • Apenas I e II.
  • Apenas I, III e IV.
  • Todas as afirmativas.
  • Apenas II e IV.
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2. Assinale a alternativa que contém os elementos característicos do mito.

  • Trata da evolução da natureza, do homem primitivo, evoluindo para o homem tecnológico, baseada em fatos históricos e com linguagem poética.
  • Explicação fantástica para fenômenos naturais, narrativas ligadas à criação do homem e do mundo, diretamente ligada ao espiritual, narrativa de origem atemporal.
  • É uma narrativa inventada, sem caráter de verdade, em tom fantástico e com finalidade de advertência ao leitor.
  • Narrativas de origem, criadas pelo povo a partir de um fato histórico, usando linguagem da fantasia e com objetivo de passar lições de comportamento.
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3. Quais as instituições coletivas influenciam a construção de sentidos de um texto pelo leitor?

  • A política, o governo e a elite dominante.
  • A Igreja, o Estado, a empresa, o partido, a escola e a família.
  • O Estado, as igrejas, os governantes e os políticos.
  • O dinheiro, a política e a mídia.
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4. Assinale a alternativa que aponta os problemas da formação adequada do professor enquanto leitor.

  • Falta de cursos com conteúdos atualizados.
  • O professor desanima com o salário aviltante.
  • Ausência de cursos que ponham em relevo a leitura, com disciplinas teóricas e práticas.
  • O professor que não aprendeu a gostar de ler na infância, não consegue superar essas falhas.
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1. Observe abaixo:


  • O uso do jornal como material didático vem sendo defendido por diversos estudiosos que se demonstram preocupados com a má qualidade das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. Sobre isso, assinale a alternativa coerente em relação à utilização do jornal em sala de aula.

  • A utilização do jornal impossibilita ao aluno relacionar seus conhecimentos prévios e experiência de vida com as notícias, a formar novos conceitos e a adquirir novos conhecimentos.
  • O texto jornalístico impossibilita ao professor abordar diversos tipos de informações por meio de atividades que levem o aluno a praticar a língua, lendo e escrevendo.
  • Antes do trabalho com o jornal, não é necessário o conhecimento profundo das informações contidas nos textos, pois a exploração e compreensão eficaz por parte dos alunos se darão em qualquer circunstância.
  • Os estudiosos defendem que a introdução do texto jornalístico é uma excelente maneira de propiciar ao aluno um contato com a língua usada na atualidade.
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2. A literatura infantil brasileira surgiu muito tempo depois da europeia.


  • Com a implantação da Imprensa Régia, em 1808, começam a ser publicados livros para crianças no Brasil. Sobre a literatura infantil no Brasil, assinale a afirmativa correta.

  • Em 1905, ocorre o lançamento da revista infantil O Tico-Tico, que mesclava textos de invenção com jogos e brincadeiras, textos de informação científica e ilustrações chamativas.
  • Monteiro Lobato publica, em 1921, Sítio do Picapau Amarelo, obra que dá início à etapa mais fértil da ficção brasileira.
  • A cultura negra em nada colaborou para que florescessem alguns institutos de velhos narradores e contadores de histórias.
  • A principal marca da literatura infantil é a obra de José Saturnino, que a divide em antes e depois desse autor.
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3. Assinale a alternativa que identifica quatro influências que, combinadas, podem resultar no sucesso de um projeto de leitura.

  • Livros baratos, atmosfera cultural, boas bibliotecas e educação de qualidade.
  • Atmosfera cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e apoio da família.
  • Atmosfera cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e políticas públicas favoráveis.
  • Boas bibliotecas, educação de qualidade, apoio da família e sistema permanente de avaliação.
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4. A compreensão durante o ato de ler está relacionada, intensivamente, com o reconhecimento dos diferentes tipos textuais.


  • A tipologia textual é importante porque

    I. cada tipo apresenta uma organização espacial e lógica dos blocos de texto.
    II. os textos narrativos possuem um esquema identificável, provindo da tradição.
    III. cada texto possui uma dinâmica interna.

    Assinale a alternativa correta.

  • Apenas I e II.
  • Apenas II e III.
  • Todas as afirmativas.
  • Apenas I e III.
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LITERATURA INFANTIL
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1. Assinale a alternativa que explica por que se deve conhecer a história do professor quando o assunto é leitura.

  • A memória de uma pessoa cria uma narrativa ficcional sobre seu passado, alterando as informações.
  • Ao recuperar sua história de leitura, o professor passa a entender melhor como seu aluno aprende a ler.
  • A formação do professor-leitor se define na infância.
  • Ao narrar sua história, o professor se conscientiza das falhas, dos sucessos e dos modos como se lê e pode melhorar seu desempenho docente.(CORRETA)
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2. Assinale a alternativa correta a respeito da produção da literatura infantil no Brasil no século XX.

  • A poesia, entre as produções infantojuvenis, surge a partir da década de 1930 com o aparecimento do Modernismo.
  • Monteiro Lobato começa a se destacar na literatura infantil quando publica A Menina do Narizinho Arrebitado, em 1931.
  • Tales de Andrade publica o romance Saudade, no qual relata o tempo de meninice na capital paulista.
  • Olavo Bilac e Coelho Neto editam, no início do século XX, seus Contos Pátrios.(CORRETA)
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3. O uso do jornal em sala de aula tem como objetivo principal

  • atualizar os alunos a respeito de notícias do seu dia a dia.
  • fazer um estudo sobre gêneros textuais usados na redação jornalística.
  • capacitar o aluno a transcender a informação e conhecer a linha ideológica do jornal.(CORRETA)
  • enriquecer o livro didático e o planejamento pedagógico da escola com material de apoio de uso social e cotidiano.
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4. Assinale a alternativa que aponta os problemas da formação adequada do professor enquanto leitor.

  • O professor que não aprendeu a gostar de ler na infância, não consegue superar essas falhas.
  • Ausência de cursos que ponham em relevo a leitura, com disciplinas teóricas e práticas.(CORRETA)
  • Falta de cursos com conteúdos atualizados.
  • O professor desanima com o salário aviltante.
LITERATURA INFANTIL
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1. A contação de histórias, como toda a

·          atividade educacional, necessita de um tema e de um interlocutor.
·          atividade de ensinamento, tem no processo passado e presente.
·          atividade de linguagem, pressupõe o interlocutor e o público.
·          atividade de linguagem, pressupõe o contador e o tema.
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2. Assinale a alternativa que explica por que se deve conhecer a história do professor quando o assunto é leitura.

·          Ao recuperar sua história de leitura, o professor passa a entender melhor como seu aluno aprende a ler.
·          Ao narrar sua história, o professor se conscientiza das falhas, dos sucessos e dos modos como se lê e pode melhorar seu desempenho docente.
·          A formação do professor-leitor se define na infância.
·          A memória de uma pessoa cria uma narrativa ficcional sobre seu passado, alterando as informações.
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3. A leitura é uma ação que resulta na construção de sentidos para os textos por um leitor. Assinale a alternativa que melhor explica essa ação.

·          O leitor vai em busca dos sentidos escolhidos pelo autor do texto.
·          O leitor projeta sobre os textos seu repertório de experiências de leitura acumuladas ao longo de sua vida.
·          O leitor necessita apenas estar alfabetizado para poder compreender qualquer texto.
·          O leitor somente lê aquilo que lhe interessa ler. Nas demais situações ele somente passa os olhos pelo texto.
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4. Observe abaixo:



·         O desenvolvimento do ato de ler depende da relação do leitor com diferentes gêneros textuais. Ocorre ainda que os textos literários, muito mais complexos na sua composição, no discurso e nas relações semânticas estabelecidas, contêm, com frequência, a reprodução dos demais tipos textuais.

De acordo com a informação acima, é correto afirmar que devemos

·          expor a criança inicialmente aos contos de encantamento e atrair sua atenção para a fantasia e solução rápida de problemas.
·          selecionar primeiro os tipos informativos e descritivos, deixando por último a ficção, que é muito complexa para ser lida antes dos 12 anos.
·          expor a criança à diversidade de tipos textuais, para que ela, através da diferenciação e do diálogo, torne-se um leitor hábil no trato com textos culturais.
·          expor a criança inicialmente a um tipo textual, para que ela primeiro domine bem um tipo antes de passar a outro.
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LITERATURA INFANTIL
1. Sobre mitos, assinale a alternativa correta.

·          Surgiram no Ocidente e permanecem inalterados até os dias de hoje. São descompromissados com a sociedade e foram escritos diretamente para as crianças.
·          Surgiram com o próprio homem, apresentam uma explicação por fenômenos naturais, sem fundo moral e personagens protagonistas submetidos ao sobrenatural. Algumas personagens são divinas, com atitudes e decisões que escapam ao arbítrio humano.
·          Surgiram no Oriente e sofreram várias reinvenções, todos com uma característica em comum: apresentavam lições morais à sociedade; inicialmente, foram escritos para os adultos e deram origem à simbologia animal.
·          São textos constituintes das narrativas primordiais, trabalham especificamente com o relato do povo, que, em geral, queria explicar, por meio de fatos sobrenaturais, o que havia vivido ou experimentado.
2. A primeira crise da leitura infantil no Brasil acontece na década de 1950, sendo uma das causas dessa crise atribuída à

·          dificuldade de se encontrar material literário produzido para crianças.
·          alienação em que se encontravam os educadores deste período.
·          universalização da televisão, que exibia diariamente muitos programas infantis sem qualidade.
·          produção das histórias em quadrinhos.
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3. Assinale a alternativa correta com relação à contação de história.

·          Nessa atividade, as palavras não podem assumir toda a sua densidade, todo o seu poder de evocação.
·          Como toda atividade de linguagem, pressupõe apenas o interlocutor.
·          Além da função de resgatar a cultura, a atividade de contar histórias proporciona momentos em que o ouvinte trabalha mais intensamente, e de maneira individualizada, o seu imaginário.
·          A utilização de fórmulas muito conhecidas de início de contos, como "era uma vez...", não contribui para intensificar a afinidade entre o contador e o ouvinte.
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4. Observe abaixo:



·         Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Com relação aos contos, pode-se afirmar que
I. os contos maravilhosos são originários do Oriente, principalmente oriundos do povo árabe. Como exemplo, temos os clássicos: "As mil e uma noites", "Ali Babá e os quarenta ladrões" e "Simbad".
II. nos contos de fada, a fada surge para ajudar os homens a adequarem-se ao mundo terreno. Elas são providas de poderes mágicos e têm como função ajudar quem foi designado para ficar sob sua proteção.
III. os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos extraordinários ou inverossímeis, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas.
Assinale a alternativa correta.

·          Apenas II e III.
·          Todas as afirmativas.
·          Apenas I e III.
·          Apenas I e II.
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LITERATURA INFANTIL
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1. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a noção de gênero textual.

·          Um conceito da Linguística Textual que trata das semelhanças de todos os textos entre si.
·          Um conjunto de textos que obedece aos propósitos comuns e se expressa em forma semelhante. (CORRETA)
·          Um conceito que atualmente se refere às três partes de um texto dissertativo.
·          O modo como os textos se estruturam para passar uma mensagem.
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2. A leitura é uma ação que resulta na construção de sentidos para os textos por um leitor. Assinale a alternativa que melhor explica essa ação.

·          O leitor necessita apenas estar alfabetizado para poder compreender qualquer texto.
·          O leitor projeta sobre os textos seu repertório de experiências de leitura acumuladas ao longo de sua vida. (CORRETA)
·          O leitor vai em busca dos sentidos escolhidos pelo autor do texto.
·          O leitor somente lê aquilo que lhe interessa ler. Nas demais situações ele somente passa os olhos pelo texto.
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3. Pesquisas realizadas com os professores comprovam que o professor-leitor-crítico é raridade. Isto é resultado de



·         I. vários fatores, como salários sucateados, desinformação, lacuna na formação; mas, podemos afirmar que a falência do sistema de ensino no país passa por nenhuma familiaridade com o livro que não seja aquela de ligação direta com a profissão, e, mesmo assim, de forma eventual.
II. muitos fatores, inclusive o fato de que geralmente o professor não gosta de realizar leituras diversas por tomar muito de seu tempo.
III. ser naturalmente acomodado pelo tipo de personalidade exigida na profissão, bem como a paciência.

Assinale a alternativa correta.

·          Apenas a I está correta. (CORRETA)
·          Apenas a II está correta.
·          Apenas I e II estão corretas.
·          Apenas a III está correta.
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4. A compreensão durante o ato de ler está relacionada, intensivamente, com o reconhecimento dos diferentes tipos textuais.



·         A tipologia textual é importante porque

I. cada tipo apresenta uma organização espacial e lógica dos blocos de texto.
II. os textos narrativos possuem um esquema identificável, provindo da tradição.
III. cada texto possui uma dinâmica interna.

Assinale a alternativa correta.

·          Apenas II e III.
·          Todas as afirmativas. (CORRETA)
·          Apenas I e III.
·          Apenas I e II.
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LITERATURA INFANTIL
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1. Assinale a alternativa que contém os elementos característicos do mito.

·          Narrativas de origem, criadas pelo povo a partir de um fato histórico, usando linguagem da fantasia e com objetivo de passar lições de comportamento.
·          Explicação fantástica para fenômenos naturais, narrativas ligadas à criação do homem e do mundo, diretamente ligada ao espiritual, narrativa de origem atemporal.
·          É uma narrativa inventada, sem caráter de verdade, em tom fantástico e com finalidade de advertência ao leitor.
·          Trata da evolução da natureza, do homem primitivo, evoluindo para o homem tecnológico, baseada em fatos históricos e com linguagem poética.
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2. Assinale a alternativa que identifica quatro influências que, combinadas, podem resultar no sucesso de um projeto de leitura.

·          Atmosfera cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e políticas públicas favoráveis.
·          Livros baratos, atmosfera cultural, boas bibliotecas e educação de qualidade.
·          Boas bibliotecas, educação de qualidade, apoio da família e sistema permanente de avaliação.
·          Atmosfera cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e apoio da família.
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3. Assinale a alternativa que identifica os elementos próprios da fábula.

·          Narrativa em verso ou prosa, cujas personagens (homens, animais e objetos) visam criticar a sociedade e impor uma moral convencional.
·          Narrativa curta, em verso ou prosa, cujas personagens alegóricas ou animais têm como finalidade moralizar os comportamentos individuais ou sociais.
·          Narrativa curta com animais que representam homens e com a finalidade de satirizar seus comportamentos.
·          Narrativa curta, em prosa, que busca criar no leitor, através de personagens alegóricos, a consciência da necessidade de mudar a realidade.
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4. Assinale a alternativa correta.

·          A denominação "conto de fadas" foi criada por Charles Perrault no século XVII.
·          Há narrativas que foram escritas para adultos e, depois de transformadas, foram apreciadas também por crianças, como as histórias de Swift e Defoe.
·          Os irmãos Grimm escreveram seus contos, criando novas histórias e personagens de autoria própria.
·          Os contos de fadas, embora tratem de um mundo de fantasia, auxiliam o leitor criança a entender o mundo e os seres humanos.
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LITERATURA INFANTIL
1. Leia abaixo:


  • Os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos inverossímeis ou extraordinários, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas. Nelly Novaes propõe a divisão dos tipos de contos da seguinte forma:

  • contos históricos, que relatam conquistas de um povo de maneira fiel ao que ocorreu; contos de fadas com seres sobrenaturais e situações irreais.
  • contos de encantamento, que relatam histórias fantásticas e sobrenaturais; e contos de realidade, que relatam histórias fiéis à realidade externa.
  • mitos, ligados ao espiritual e na busca de explicações para tudo; e a história, que trabalha com a razão e observa fatos.
  • contos maravilhosos, oriundos do Oriente; e os contos de fadas de natureza espiritual, ética e existencial.
2. Assinale a alternativa que explica a razão da literatura infantil ter caráter de ensinamento e de moralização.

  • O caráter simbólico da literatura favorece a função moralizadora, já que tratar do comportamento humano transcende realidades históricas. ( Correta )
  • As narrativas servem para representar, em personagens, a vida do homem e, nos conflitos, as relações entre os humanos.
  • Os objetivos de comunicar e convencer fazem com que a literatura também busque convencer os leitores sobre quais são as melhores condutas.
  • O moralismo deve-se a um momento histórico em que, com a falta de livros sobre moral e comportamentos, a literatura exerceu esse papel.
3. Quais são as três modalidades da poesia?

  • Poema sentimental, poema lírico, prosa poética.
  • Poema narrativo, poema descritivo, prosa poética.
  • Poema lírico, poema descritivo, e poema narrativo.
  • Poema lírico, poema narrativo, prosa poética.
4. Podemos dividir a poesia em três grandes modalidades:

  • o poema épico, que contém descrições ficcionais; o poema descritivo, que contém relatos de espaços conhecidos; a prosa poética que, sem estar presa ao verso, constrói-se a partir de imagens poéticas.
  • o poema lírico, cheio de figuras de linguagem; a poesia instrucional, repleta de descrições do cotidiano; a poesia de devaneios, cheia de magia e fantasia.
  • o poema, que se realiza de maneira mais lírica ou mais lúdica; o poema narrativo, que é a história contada em versos, com rima e ritmo; a prosa poética que, sem estar presa ao verso, constrói-se a partir de imagens poéticas.
  • o poema, que se realiza como instrução moral e de valores; o poema narrativo, que é a história contada em versos; a prosa poética, que sempre está presa ao verso e se constrói a partir de imagens reais.

1. O uso do jornal em sala de aula tem como objetivo principal

•        fazer um estudo sobre gêneros textuais usados na redação jornalística.
•        atualizar os alunos a respeito de notícias do seu dia a dia.
•        enriquecer o livro didático e o planejamento pedagógico da escola com material de apoio de uso social e cotidiano.
•        capacitar o aluno a transcender a informação e conhecer a linha
ideológica do jornal. [CORRETA]


2. A leitura é uma ação que resulta na construção de sentidos para os textos por um leitor. Assinale a alternativa que melhor explica essa ação.

•        O leitor projeta sobre os textos seu repertório de experiências de leitura acumuladas ao longo de sua vida.CORRETA

•        O leitor necessita apenas estar alfabetizado para poder compreender qualquer texto.
•        O leitor somente lê aquilo que lhe interessa ler. Nas demais situações ele somente passa os olhos pelo texto.
•        O leitor vai em busca dos sentidos escolhidos pelo autor do texto.

3. Assinale a alternativa correta a respeito da produção da literatura infantil no Brasil no século XX.
•        Tales de Andrade publica o romance Saudade, no qual relata o tempo de meninice na capital paulista.
•        Monteiro Lobato começa a se destacar na literatura infantil quando publica A Menina do Narizinho Arrebitado, em 1931.
•        Olavo Bilac e Coelho Neto editam, no início do século XX, seus Contos Pátrios. [CORRETA]
•        A poesia, entre as produções infantojuvenis, surge a partir da década de 1930 com o aparecimento do Modernismo.

4. A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e representativas dos povos.


•       O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, as fábulas, os mitos e as lendas. Assinale a afirmativa que se refere à característica da lenda.

•        As lendas não estão relacionadas com os relatos do povo.
•        As lendas caracterizam histórias do povo dentro das relações com aquilo que é explicável.
•        Pensamento ilimitado da humanidade reflete o drama humano ante o outro, em que atuam astros e meteoros, forças estranhas e ocultas.
•        As lendas apresentam personagens fixos que, ao deparar-se com um destino "inexorável", vão deixar mensagens de reflexão de boas condutas no mundo real. [CORRETA]

LITERATURA INFANTIL

1. Observe abaixo:




  • O uso do jornal como material didático vem sendo defendido por diversos estudiosos que se demonstram preocupados com a má qualidade das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. Sobre isso, assinale a alternativa coerente em relação à utilização do jornal em sala de aula.


  • Antes do trabalho com o jornal, não é necessário o conhecimento profundo das informações contidas nos textos, pois a exploração e compreensão eficaz por parte dos alunos se darão em qualquer circunstância.
  • Os estudiosos defendem que a introdução do texto jornalístico é uma excelente maneira de propiciar ao aluno um contato com a língua usada na atualidade. (CORRETA)
  • O texto jornalístico impossibilita ao professor abordar diversos tipos de informações por meio de atividades que levem o aluno a praticar a língua, lendo e escrevendo.
  • A utilização do jornal impossibilita ao aluno relacionar seus conhecimentos prévios e experiência de vida com as notícias, a formar novos conceitos e a adquirir novos conhecimentos.

2. Assinale a alternativa que identifica os elementos próprios da fábula.



  • Narrativa curta, em prosa, que busca criar no leitor, através de personagens alegóricos, a consciência da necessidade de mudar a realidade.
  • Narrativa curta, em verso ou prosa, cujas personagens alegóricas ou animais têm como finalidade moralizar os comportamentos individuais ou sociais.(CORRETA)
  • Narrativa curta com animais que representam homens e com a finalidade de satirizar seus comportamentos.
  • Narrativa em verso ou prosa, cujas personagens (homens, animais e objetos) visam criticar a sociedade e impor uma moral convencional.

3. A relação entre a literatura e a escola tem sido muito intensa desde a criação da escola burguesa no século XVIII até os dias de hoje.




  • Diversos estudiosos defendem o uso do livro em sala de aula e, atualmente, o objetivo não é apenas o de transmitir os valores da sociedade, mas também o de propiciar uma nova visão da realidade. Assinale a alternativa em que encontramos ações que o professor pode promover para instigar na criança o hábito da leitura.


  • Quando o professor trabalhar com poemas, não há necessidade de evitar alguns temas, até mesmo poemas que apresentam uma visão triste e pessimista da vida podem ser levados à criança.
  • O projeto de leitura na escola não deve possibilitar a indagação, pesquisa, criação, de maneira que a literatura não venha a ter uma função atual, verdadeira, recreativa e estética, social e renovadora.
  • O professor não deve se preocupar em tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
  • Na escolha dos poemas, aqueles em que predominam a fantasia, a musicalidade e a imaginação terão mais condições de interessar às crianças.(CORRETA)

4. Segundo Isabel Solé, não existe um tipo puro de texto, isto é, falar de qualquer um deles pressupõe a interferência de outros.




  • Sobre o trabalho de texto em sala de aula, é correto afirmar que


  • como a realidade cultural apresenta variedade riquíssima de oportunidade de leitura, é necessáro reduzi-la em prol da compreensão da língua.
  • o professor pode ater-se exclusivamente a um dos tipos, sem pena de distorcer a noção de leitura e de empobrecer sua prática pedagógica.
  • o estudo dos tipos textuais contribui para a diversificação e a complexificação necessárias à formação de um leitor crítico, competente e proficiente.(CORRETA)
  • o professor deve ater-se a um único tipo de texto e somente depois que o aluno dominar uma tipologia textual é que ele apresentará outra.

1. O uso do jornal em sala de aula tem como objetivo principal
·         atualizar os alunos a respeito de notícias do seu dia a dia.
·         enriquecer o livro didático e o planejamento pedagógico da escola com material de apoio de uso social e cotidiano.
·         capacitar o aluno a transcender a informação e conhecer a linha ideológica do jornal.
·         fazer um estudo sobre gêneros textuais usados na redação jornalística.
Bottom of Form 1
Top of Form 2
2. Assinale a alternativa que aponta os problemas da formação adequada do professor enquanto leitor.
·         Ausência de cursos que ponham em relevo a leitura, com disciplinas teóricas e práticas.
·         Falta de cursos com conteúdos atualizados.
·         O professor que não aprendeu a gostar de ler na infância, não consegue superar essas falhas.
·         O professor desanima com o salário aviltante.
Bottom of Form 2
Top of Form 3
3. Qual é a divisão da linha do realismo cotidiano previsto por Nelly Novaes Coelho?
·         Crítico, humanitário, lúdico, histórico e mágico.
·         Crítico, humanitário, social, lúdico e doméstico.
·         Humanitário, doméstico, lúdico, social e histórico.
·         Realismo, pessoal, humanitário, histórico e mágico.
Bottom of Form 3
Top of Form 4
4. Leia abaixo:
·         Para que possamos pensar a leitura em sentido amplo, não devemos desconsiderar a formação do professor, um dos principais agentes de formação de leitores. Por essa razão,
·         a educação pressupõe dois parceiros fundamentais e que, necessariamente, devem interagir: professor e aluno.
·         no trabalho de formação do leitor, desconsideram-se sempre as bases teóricas que fundamentam a atividade docente.
·         não é necessário que o professor tenha a prática do intercâmbio constante com os textos.
·         a noção de letramento não constitui a base de teorias que autorizam a pensar a leitura como um ato indispensável para o conhecimento da educação.

1. A leitura enquanto responsabilidade social significa que

·          todos os membros da sociedade devem valorizar a leitura e zelar por ela.
·          a sociedade deve pagar para que todos venham a ser leitores.
·          a sociedade deve delegar poderes à escola para alfabetizar e letrar.
·          todos os membros da sociedade devem ler.
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2. Observe abaixo:



·         Entre as tipologias dos textos literários, encontramos aqueles que estão diretamente ligados à tradição oral, que surgiu pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. Estamos falando de

·          folclore, crônicas e mitos.
·          quadrinhos, lendas e mitos.
·          fábulas, mitos e lendas.
·          mitos, lendas e literatura de informação.
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3. Assinale a alternativa que apresenta as razões determinantes para uma leitura preocupada com a cidadania.

·          O conhecimento das leis e da política governamental.
·          A informação sobre os acontecimentos históricos e sociais.
·          A consciência do leitor de que ele pode criar sentidos para os textos da realidade.
·          A quantidade de livros sobre os vários aspectos da economia, da sociologia e da política que um leitor consegue ler.
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4. Cecília Meireles é uma das escritoras que mais conhece o universo infantil e tira proveito disso, concretizando-o nos mais variados temas.



·         A bailarina (Cecília Meireles)
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

Na poesia acima, podemos observar

·          uma exploração da sonoridade associada ao movimento da dança.
·          a utilização de antíteses na construção do sentido da poesia.
·          a mensagem moral implícita nas entrelinhas da poesia.
·          o uso da métrica formal, estabelecida pela poesia clássica.

LITERATURA INFANTIL

1. Os índices de analfabetismo funcional,



  • isto é, a perda, em poucos anos, da capacidade do leitor-escritor de "fazer até mesmo uma simples correspondência entre o oral e o escrito", têm crescido rapidamente no Brasil. Um fator que contribui para esse crescimento é

  • o interesse pela leitura na sociedade.
  • a vinculação criada entre o diploma e o sucesso em diversas carreiras.
  • o preço do papel e dos insumos necessários à impressão, os quais encarecem demasiadamente o livro.
  • a presença da literatura desde as séries iniciais da alfabetização.

2. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a noção de gênero textual.



  • Um conjunto de textos que obedece aos propósitos comuns e se expressa em forma semelhante.(correta)
  • Um conceito que atualmente se refere às três partes de um texto dissertativo.(errada)
  • O modo como os textos se estruturam para passar uma mensagem.
  • Um conceito da Linguística Textual que trata das semelhanças de todos os textos entre si.

3. Sabe-se que as atividades de leitura pressupõem, de início, uma relação interativa entre dois sujeitos (autor e leitor) mediada pelo texto.



  • Com relação à construção do sentido do texto, assinale a alternativa correta.

  • A construção dos sentidos de um texto não sofre mutabilidade ao longo do tempo.
  • Os sentidos dos textos nascem espontaneamente, são convencionados e construídos por seus usuários numa conjunção de ordem sócio-histórica.
  • O leitor, em sua atividade de produção de sentidos, não considera uma combinação de histórias: a sua, de sujeito falante e significante, e a histórico-social.
  • A atividade do leitor, na busca da construção do sentido, pode passar por etapas que vão da visão mais estreita ao conhecimento mais ampliado.

4. Compreendendo a leitura como um processo de interação do leitor com o texto, podemos afirmar que ler é



  • I. questionar o mundo e ser questionado por ele.
    II. encontrar algumas respostas para os problemas da vida e descobrir que o mundo e o homem podem ser diferentes.
    III. reconhecer-se.

    Assinale a alternativa correta.

  • Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • Todas as afirmativas estão corretas.
  • Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

 

1. A TIPOLOGIA TEXTUAL COMPREENDE OS MAIS DIFERENTES ESQUEMAS PELOS QUAIS PODEMOS ESTABELECER CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E IDIOSSINCRÁTICAS,




  • bem como estabelecer características com os demais tipos. Sobre tipologia textual, é correto afirmar que:


  •  os textos narrativos têm como pretensão induzir a ação do leitor. Neles, aparecem palavras de ordem e seu objetivo é persuadir o leitor.
  •  a intenção dos textos descritivos é descrever um objeto ou fenômeno, mediante comparações e outras técnicas. Esse tipo de texto é freqüente tanto na literatura quanto nos dicionários e nos guias turísticos.
  •  os textos descritivos estão relacionados à análise e síntese das representações conceituais. Esse tipo de texto explica determinados fenômenos ou proporciona informações sobre estes.
  •  textos indutivos apresentam um desenvolvimento cronológico e que aspira explicar alguns acontecimentos numa determinada ordem.

2. OS CONTADORES DE HISTÓRIAS NASCERAM COM A HUMANIDADE. ELES REÚNEM DUAS QUALIDADES: A CAPACIDADE DE NARRAR E DE REPRESENTAR.




  • A(s) afirmativa(s) que aborda(m) de forma correta a origem dos contadores de história é (são):

    I. “A arte de contar não ganhou formatos e intenções diferentes com a evolução da civilização.”

    II. “À medida que a civilização evoluiu, a narrativa dos fatos, pensamentos e sentimentos somaram-se aos recursos da encenação teatral: palco, cenário, música e figurino.”
    III. A atração que sempre exerceu a narração oral reporta-se ao tempo das cavernas, quando as caçadas e os acontecimentos do dia compunham uma espécie de jornal falado, atraente, histórico e de forte carga ideológica.

    São corretas as afirmativas:


  •  I e II.
  •  II e III.
  •  I, II e III.
  •  I e III.

3. MARQUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.




  • ( ) O professor deve procurar tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
    ( ) As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade e da emoção do poeta.
    ( ) Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.
    ( ) A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento lingüístico e da atração por textos poéticos.

    Assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta:


  •  V, F, V, V.
  •  V, V, F, V.
  •  V, V, V, F.
  •  F, V, F, V.

4. EXISTEM PROCEDIMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA INTENSIFICAR A AFINIDADE ENTRE CONTADOR E OUVINTE:




  • I. As fórmulas conhecidas de início de contos: “era uma vez”, “num lugar distante”, “um belo dia”, entre tantas outras.
    II. Quando o texto, objeto da contação, desencadeia a memória afetiva ligada às histórias ouvidas na infância.
    III. A entonação do relato, a sonoridade das palavras, os gestos do contador.

    São corretas as afirmações:


  •  I e II.
  •  I, II e III.
  •  I e III.
  •  II e III.
LITERATURA INFANTIL

1. Assinale a alternativa que identifica quatro influências que, combinadas, podem resultar no sucesso de um projeto de leitura.

  • Atmosfera cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e políticas públicas favoráveis.
  • Livros baratos, atmosfera cultural, boas bibliotecas e educação de qualidade.
  • Boas bibliotecas, educação de qualidade, apoio da família e sistema permanente de avaliação.
  • Atmosfera cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e apoio da família.

2. Assinale a alternativa que aponta os problemas da formação adequada do professor enquanto leitor.


  • Ausência de cursos que ponham em relevo a leitura, com disciplinas teóricas e práticas.
  • O professor desanima com o salário aviltante.
  • O professor que não aprendeu a gostar de ler na infância, não consegue superar essas falhas.
  • Falta de cursos com conteúdos atualizados.

3. Observe abaixo:


  • Entre as tipologias dos textos literários, encontramos aqueles que estão diretamente ligados à tradição oral, que surgiu pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. Estamos falando de


  • mitos, lendas e literatura de informação.
  • fábulas, mitos e lendas.
  • folclore, crônicas e mitos.
  • quadrinhos, lendas e mitos.

4. Observe abaixo:

  • Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Com relação aos contos, pode-se afirmar que
    I. os contos maravilhosos são originários do Oriente, principalmente oriundos do povo árabe. Como exemplo, temos os clássicos: "As mil e uma noites", "Ali Babá e os quarenta ladrões" e "Simbad".
    II. nos contos de fada, a fada surge para ajudar os homens a adequarem-se ao mundo terreno. Elas são providas de poderes mágicos e têm como função ajudar quem foi designado para ficar sob sua proteção.
    III. os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos extraordinários ou inverossímeis, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas.
    Assinale a alternativa correta.


  • Apenas II e III.
  • Todas as afirmativas.
  • Apenas I e III.
  • Apenas I e II.
LITERATURA INFANTIL

1. A relação entre a literatura e a escola tem sido muito intensa desde a criação da escola burguesa no século XVIII até os dias de hoje.




  • Diversos estudiosos defendem o uso do livro em sala de aula e, atualmente, o objetivo não é apenas o de transmitir os valores da sociedade, mas também o de propiciar uma nova visão da realidade. Assinale a alternativa em que encontramos ações que o professor pode promover para instigar na criança o hábito da leitura.


  • Quando o professor trabalhar com poemas, não há necessidade de evitar alguns temas, até mesmo poemas que apresentam uma visão triste e pessimista da vida podem ser levados à criança.
  • O professor não deve se preocupar em tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
  • O projeto de leitura na escola não deve possibilitar a indagação, pesquisa, criação, de maneira que a literatura não venha a ter uma função atual, verdadeira, recreativa e estética, social e renovadora.
  • Na escolha dos poemas, aqueles em que predominam a fantasia, a musicalidade e a imaginação terão mais condições de interessar às crianças.

2. Aponte a alternativa que descreve uma das dificuldades encontradas na valorização social da leitura.



  • O descaso com os professores e a escola.
  • A crença de que a leitura transforma as condições sociais.
  • A consciência da importância da leitura para a cidadania.
  • A valorização do conhecimento e da escolarização.

3. Segue abaixo:




  • Para o desenvolvimento do leitor, é necessário que haja continuidade, curiosidade e gosto associados entre si, de forma que possibilitem uma leitura por prazer e não por obrigação. Dentro do ambiente de aprendizagem, é necessário que se estabeleçam projetos definidos e claros em seus objetivos e que apresentem, ao final, uma avaliação, para se verificar se esses objetivos foram atingidos. Observando a criação dos projetos, recomenda-se


  • objetivar a qualidade, por meio do planejamento, de uma leitura bibliográfica esclarecedora, da problematização, da sistematização, da divulgação do resultado e, ao final, da avaliação do projeto.
  • planejamento, desenvolvimento e a conclusão do projeto.
  • objetivos, sistematização, problematização, avaliação e leituras complementares.
  • treino aos professores, planejamento, leituras complementares, avaliação e conclusão.

4. Qual é a principal função do conhecimento e trabalho com as formas narrativas de retomada da tradição, do cotidiano e de aventuras?



  • Apresentar ao leitor livros mais interessantes.
  • Explorar a diferença entre texto e imagem.
  • Saber distinguir o cômico e o humor.
  • Contribuir para o desenvolvimento da capacidade imaginativa e intelectual do leitor.

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