domingo, outubro 28, 2012

Prova N2

TEORIAS DA APRENDIZAGEM 30/09/2012
 
1. Além das questões cognitivas, o processo de aprendizagem envolve
• a relação professor-aluno, o pagamento em dia, o acompanhamento dos pais e o interesse do aluno.
• a relação professor-aluno, a organização curricular, a relação família-escola e didática do professor.(CORRETO)
• o interesse do aluno, as condições de acesso, o pagamento em dia e a organização curricular.
• a organização curricular, a relação escola-família, o pagamento em dia e o interesse do aluno.
 
2. Os processos de avaliação utilizados por Freinet seriam hoje incluídos nas práticas avaliativas
• qualitativas.
• fundamentais.
• quantitativas.
• processuais.(CORRETO)
 
3. O papel do professor, na teoria de Jerome Bruner, é
• medir conhecimentos.
• controlar comportamento.
• mobilizar emoções.
• motivar a aprendizagem.(CORRETO)
 
4. Os elementos subsunçores dizem respeito às aprendizagens
• novas.
• formais.
• mediadas.
• anteriores.(CORRETO)

Provas N2 - Modulo 11

PROFISSÃO DOCENTE

1. Sobre a importância do conceito de "representações sociais" para os estudos em educação, é correto afirmar que


  •  na educação a importância desse conceito é relativa, pois dificilmente temos acesso à matéria-prima para a construção das representações sociais.
  •  os professores são membros da sociedade e constroem suas representações a partir de sua experiência de indivíduos, e não de parâmetros dados socialmente
  •  entender como se constroem as opiniões, os estereótipos, as identidades, passa necessariamente pela apreensão das representações sociais.
  •  tal conceito é exclusivo da área de educação, não se relacionando com a produção sociológica, antropológica ou histórica sobre o tema.

2. O que José Gimeno Sacristán entende por "profissionalidade"?


  •  A capacidade de reflexão por parte do professor.
  •  A afirmação do que é específico na ação docente.
  •  O conjunto de todas as habilidades relacionais.
  •  O domínio da matéria e de métodos de ensino.

3. A fase de estabilização e consolidação caracteriza-se


  •  pelo investimento a longo prazo na sua profissão.
  •  pela negação do compromisso social e pedagógico.
  •  pela busca de qualificação para os planos de carreira.
  •  pela compreensão da necessidade de reciclagem.

4. Qual elemento deve ser levado em consideração para uma formação docente mais qualificadora?


  •  Preparação para lecionar apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sem domínio dos objetos de ensino.
  •  Conhecimento das condições de trabalho e carreira para ser capaz de compreender e atuar de modo autônomo.
  •  Ausência de integração permanente e contínua entre teoria e prática desde o início do curso de graduação.
  •  Formação prática, dispensando recursos, laboratórios, experiências e domínio de diferentes linguagens.
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1. A atividade investigativa ou pesquisa deve ser percebida

 apenas como mais uma reflexão sobre a teoria.
 enquanto espaço de configuração de possibilidades.( CORRETA)
 como resultante da prática nos períodos de estágio.
 apenas como possibilidade de conhecimento da realidade.

2. Para a prática educativa que fundamenta a educação como arte,

 o educador não é um cientista, visto que seu objetivo não é conhecer o ser humano.(CORRETA)
 o educador é um técnico cuja ação se baseia no rigoroso conhecimento
dos fenômenos educativos.
 a missão do educador é a de transformar o educando em um artista.
 o educador é um cientista, visto que seu objetivo é conhecer o ser humano.

3. Leia o texto abaixo:


A construção da identidade do profissional docente possui dois aspectos que devem ser levados em consideração ao se reavaliar suafunção na sociedade, sendo necessário

 relacionar os aspectos externo e interno, pois só assim teremos a total dimensão da identidade docente(CORRETA).
 não discutir a identidad
e do profissional docente, o que atrasaria a luta por melhores condições de trabalho.
 ignorar o aspecto externo, ou seja, o que o conjunto da sociedade pensa sobre o profissional docente.
 ignorar o aspecto interno (o cotidiano escolar) e o imaginário do professorado sobre sua própria profissão.

4. Sobre a utilização das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que

 as tecnologias de informação são meios e não fins para a educação:

elas podem contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada região.(CORRETA)
 as tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle delas por parte do professor representa a única forma de se educar com qualidade nos dias atuais.
 em um futuro próximo, as tecnologias de informação, principalmente os  computadores, substituirão os professores, fato inelutável ao qual os professores terão que se adequar.
 as tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio das imagens e do áudio.


PROFISSÃO DOCENTE

1. Sobre a modernidade, é correto afirmar que


  •  trata-se do período que vai do século XV até o século XVII, relacionado a afirmação dos Estados nacionais modernos, hegemônicos em uma pequena parcela do mundo.
  •  a ideia de modernidade está associada exclusivamente à ascensão do sistema capitalista como modo de produção dominante, excluindo países sem desenvolvimento.
  •  "modernidade" diz respeito às inovações tecnológicas que se renovam constantemente, em determinados períodos, e à tecnologia de ponta proporcionada pelos países centrais.
  •  refere-se a estilo, costume de vida ou organização social que emergiu na Europa a partir do século XVII e depois se tornou mais ou menos mundial em sua influência.

2. O processo de socialização


  •  é um processo linear de incorporação dos valores do grupo de pertencimento: o agente socializado é objeto passivo das condições socializadoras.
  •  é um movimento unicamente do indivíduo, que, diante do grupo disponível, precisa saber se enturmar, criando camaradagem com os colegas.
  •  é uma ação unicamente do grupo, que se encarrega de absorver os elementos sem considerar qualquer das suas características individuais.
  •  constitui-se da aprendizagem dos valores, crenças e formas de concepção do mundo que são próprios de uma determinada cultura ocupacional.

3. Estudiosos dos saberes necessários à prática docente recomendam que a formação inicial deve basear-se


  •  na formação pessoal, social e cultural, científica, tecnológica, técnica, na formação do domínio educacional, no desenvolvimento progressivo das competências docentes, no desenvolvimento das capacidades.
  •  na formação pessoal, social e cultural dos futuros docentes e na formação científica, tecnológica, técnica ou artística na respectiva especialidade.
  •  apenas na formação científica, tecnológica, técnica ou artística na respectiva especialidade.
  •  apenas na formação pessoal, social e cultural dos futuros docentes.

4. Sobre a utilização das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que


  •  as tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada região.
  •  as tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio das imagens e do áudio.
  •  as tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle delas por parte do professor representa a única forma de se educar com qualidade nos dias atuais.
  •  em um futuro próximo, as tecnologias de informação, principalmente os computadores, substituirão os professores, fato inelutável ao qual os professores terão que se adequar.



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PROFISSÃO DOCENTE
1. As três áreas de atuação da universidade são

o ensino, a pesquisa e o sertanejo universitário.
a difusão do saber e a extensão universitária.
o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. (correta)
o ensino, a recreação e a extensão universitária.

2. Sobre a importância do conceito de "representações sociais" para os estudos em educação, é correto afirmar que

na educação a importância desse conceito é relativa, pois dificilmente temos acesso à matéria-prima para a construção das representações sociais.
tal conceito é exclusivo da área de educação, não se relacionando com a produção sociológica, antropológica ou histórica sobre o tema.
os professores são membros da sociedade e constroem suas representações a partir de sua experiência de indivíduos, e não de parâmetros dados socialmente
entender como se constroem as opiniões, os estereótipos, as identidades, passa necessariamente pela apreensão das representações sociais. (correta)

3. A visão que se tem dos professores hoje em dia, na sociedade, pode ser explicada

pela quantidade de professores no mercado, o que faz com que a qualidade do ensino tenha decaído.
pela desconfiança sobre seu profissionalismo, pois não há muita clareza quanto à sua função na sociedade. (correta)
pela falta de
organização dos professores, que não conseguem estabelecer políticas de classe consistentes e duradouras.
pelas políticas públicas falhas e conservadoras, que enxergam a educação como barganha eleitoreira na luta pelo poder majoritário.

4. Atualmente, a formação docente

não apresenta qualquer motivo para se preocupar com a formação contínua.
deve preocupar-se apenas com as questões que são realmente pedagógicas.
supõe um "continuum", alternando fases de trabalho e fases de formação
contínua. (correta)

não sente necessidade de estabelecer uma relação com a realidade social.

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PROFISSÃO DOCENTE
1. As três áreas de atuação da universidade são

 o ensino, a pesquisa e o sertanejo universitário.
 a difusão do saber e a extensão universitária.
 o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. (correta)
 o ensino, a recreação e a extensão universitária.

2. Sobre a importância do conceito de "representações sociais" para os estudos em educação, é correto afirmar que
 na educação a importância desse conceito é relativa, pois dificilmente temos acesso à matéria-prima para a construção das representações sociais.
 tal conceito é exclusivo da área de educação, não se relacionando com a produção sociológica, antropológica ou histórica sobre o tema.
 os professores são membros da sociedade e constroem suas representações a partir de sua experiência de indivíduos, e não de parâmetros dados socialmente
 entender como se constroem as opiniões, os estereótipos, as identidades, passa necessariamente pela apreensão das representações sociais. (correta)

3. A visão que se tem dos professores hoje em dia, na sociedade, pode ser explicada

 pela quantidade de professores no mercado, o que faz com que a qualidade do ensino tenha decaído.
 pela desconfiança sobre seu profissionalismo, pois não há muita clareza quanto à sua função na sociedade. (correta)
 pela falta de organização dos professores, que não conseguem estabelecer políticas de classe consistentes e duradouras.
 pelas políticas públicas falhas e conservadoras, que enxergam a educação como barganha eleitoreira na luta pelo poder majoritário.

4. Atualmente, a formação docente

 não apresenta qualquer motivo para se preocupar com a formação contínua.
 deve preocupar-se apenas com as questões que são realmente pedagógicas.
 supõe um "continuum", alternando fases de trabalho e fases de formação contínua. (correta)
 não sente necessidade de estabelecer uma relação com a realidade social.

PROFISSÃO DOCENTE

1. Leia abaixo:




·         Para Moscovici, coexistiram nas sociedades contemporâneas duas classes distintas de universos de pensamento: os universos consensuais e os universos reificados. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

·          Universos consensuais e reificados referem-se ao processo de construção das representações sociais, que são fundamentalmente construídas a partir de símbolos, mitos e tradições, não havendo, porém, distinção significativa entre eles.
·          Universos reificados referem-se ao pensamento científico em geral, de onde provém a matéria-prima para a construção das representações sociais, que são formadas efetivamente nos universos consensuais, ou seja, no cotidiano das relações sociais.
·          Nos universos consensuais, encontramos o pensamento organizado, erudito, onde circulam as ideias e conceitos científicos, formadores das representações sociais.
·          Universos reificados referem-se às atividades cotidianas, onde se encontram os elementos formadores das representações sociais.

2. Para a prática educativa que fundamenta a educação como arte,


·          o educador é um cientista, visto que seu objetivo é conhecer o ser humano.
·          o educador é um técnico cuja ação se baseia no rigoroso conhecimento dos fenômenos educativos.
·          a missão do educador é a de transformar o educando em um artista.
·          o educador não é um cientista, visto que seu objetivo não é conhecer o ser humano.

3. De acordo com o modelo de racionalidade prática, o professor é considerado um profissional


·          que deve dominar a área de conhecimento específico.
·          para quem a prática é mero espaço de aplicação de conhecimentos teóricos.
·          autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica.
·          que não precisa se preocupar com as questões sociais.

PROFISSÃO DOCENTE

1. É correto afirmar que


  •  o Brasil possui uma cultura escolar elitista, uma herança que vem desde o Império.
  •  temos um excesso de visão estratégica, com uma educação burocratizada e ineficaz.
  •  sempre tivemos, desde os tempos coloniais, uma educação eminentemente popular.
  •  a educação (principalmente a popular) sempre foi prioridade no orçamento público.

2. As reformas pombalinas foram responsáveis, entre outras coisas,


  •  pela vinda dos jesuítas ao Brasil, que passaram a ser os responsáveis pela educação na colônia.
  •  pela inserção do Brasil no mundo capitalista, por meio da industrialização em massa, no século XIX.
  •  pelo processo de independência do Brasil, com a educação passando a ser patrocinada pelo Estado.
  •  pelo primeiro movimento em direção a uma educação laica, patrocinada e controlada pelo Estado.

3. Leia o texto abaixo:



  • Qual das etapas da socialização se caracteriza pela forte conotação pessoal, sendo mais direta e importante
    para o indivíduo no processo de integração social?

  •  A socialização secundária.
  •  O imaginário coletivo.
  •  A socialização primária.
  •  A identidade social.

4. Por meio de seus estudos, Eddy realizou uma descrição do início da carreira docente que se tornou clássica.



  • Sobre a terceira etapa desse processo, é correto afirmar que

  •  está ligada à descoberta dos alunos reais, que não correspondem ao esperado pelos professores.
  •  constitui-se de uma crença de que os alunos não aprendem, por mais que os novos professores se esforcem.
  •  o grupo informal de professores inicia os seus colegas novatos na cultura e no folclore da escola.
  •  a transição do idealismo para a realidade é marcada pela reunião formal de orientação.

PROFISSÃO DOCENTE

1. Sobre o conceito de representações sociais, é correto afirmar que

a-) as classificações são sistemas de noções hierarquizadas que têm origem nas relações sociais e têm a função de proporcionar a coesão social. (CORRETA)
b-) para compreender como a sociedade representa a si própria e ao mundo, precisamos considerar apenas o somatório dos indivíduos.
c-) as categorias verbais de apreensão e compreensão do mundo não apresentam capacidade para uma correta classificação do mundo natural.
d-) são as representações coletivas que impossibilitam a gradativa socialização e inserção do indivíduo na sociedade, que passa a excluí-lo.

2. Em relação à formação continuada, é correto afirmar que

a-) deve limitar-se à retomada de conteúdos e modalidades da formação inicial.
b-) ela demosntra que se deve priorizar a prática em função da teoria.
c-) não é importante: o desenvolvimento profissional já ocorre no curso superior.
d-) é um processo de escuta, discussão e socialização da prática pedagógica. (CORRETA)

3. A concepção que associa a atividade do educador como uma arte está relacionada

a-) a Alexandria.
b-) ao Egito.
c-) a Roma.
d-) à Grécia. (CORRETA)

quarta-feira, outubro 24, 2012

Minha prova

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO

1. Antônio Nóvoa, ao tratar da formação da identidade do professor, fala em 3 As, que são


  • adesão, autoconsciência e assertividade.
  • articulação, autonomia e ação.
  • autoconsciência, apego e autodeterminação.
  • adesão, autonomia e autoconsciência.

2. Segue abaixo:



  • A síndrome Burnout é uma resposta ao estresse ocupacional crônico e se caracteriza pela desmotivação, pelo desinteresse, pelo mal-estar interno ou insatisfação ocupacional que parece afetar, em variados graus, profissionais que lidam com outras pessoas, que resolvem problemas dos outros, como médicos, carcereiros, assistentes sociais, comerciários, pessoas que atendem o público, enfermeiros, funcionários de departamento pessoal, telemarketing, bombeiros e, principalmente, professores. Embora os efeitos sejam danosos, é possível que ele termine com o chamado Fenômeno Fênix. Isso significa que o professor

  • enfrenta o Fenômeno Fênix como o início do processo da síndrome de Burnout.
  • termina como a fênix, consumindo-se em chamas, "queimando completamente até a incineração completa", como o próprio termo burnout significa.
  • só enfrenta o Fenômeno Fênix se tiver uma estrutura neurótica de personalidade já instalada.
  • pode recuperar-se e retomar o prazer no trabalho, como uma fênix - ave mitológica grega - que renasce das cinzas.

3. Observe:



  • Para César Coll, a elaboração curricular deve levar em conta a análise da realidade operada com referenciais específicos. O autor fala de quatro referenciais. O primeiro é o socioantropológico, que considera os diferentes aspectos da realidade social em que o currículo será aplicado; o segundo é o psicológico, que se volta para o desenvolvimento cognitivo do aluno; o terceiro é o pedagógico, que se apropria do conhecimento gerado na sala de aula em experiências prévias; o quarto se fixa nas características próprias das diversas áreas do saber tratadas pelo currículo.

    Esse quarto referencial é chamado de

  • epistemológico.
  • temporal.
  • organizativo.
  • psicopedagógico.

4. O Projeto Político Pedagógico é um importante instrumento para a gestão da autonomia da escola. Sobre ele podemos dizer que


  • não é necessário que os atores institucionais pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que caracteriza a autonomia.
  • pode provocar dois tipos de problema: a fragmentação do trabalho pedagógico e o aumento da rotina de tarefas improdutivas.
  • a sua construção deve articular os partícipes da realidade escolar: corpo docente e corpo discente.
  • é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, ou seja, um instrumento teórico-metodológico.

Moodle

Atividade de Sistematização - Aula 2 

Pergunta 1

  1.  
    Complete as lacunas:
    Montessori foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália e também uma das primeiras no campo da pedagogia ao dar mais importância à autoeducação do aluno, do que ao papel do professor como fonte de conhecimento. A base de sua teoria é a _______________, a atividade e a ___________ da criança.
    A.
    B.
    C.
    D.
    E.
0,025 pontos  

Pergunta 2

  1.  
    Analise a correspondência e verifique a veracidade (verdadeiro ou falso) das alternativas a seguir:
    a)    Aristóteles                                       1) Imitação/vida adultab)    Platão                                              2) Aprender brincando  c)    Morchida                                         3) Brinquedo/ Ferramenta pedagógica
    A.
    B.
    C.
    D.
    E.
0,025 pontos  

Pergunta 3

  1.  
    Preencha a lacuna com o significado da palavra Kindergarten:
    O pedagogo alemão Friedrich Fröebel (1772-1852) foi um dos primeiros a conside¬rar a infância como uma fase decisiva na formação dos seres humanos. Ele foi o criador do___________________– Kindergarten – para crianças com menos de oito anos, cujo modelo foi difundido no mundo inteiro.
    A.
    B.
    C.
    D.
    E.
0,025 pontos  

Pergunta 4

  1.  
    Etimologicamente, brincar vem do latim e tem como radical a palavra______________, que significa, na sua raiz morfológica, “vinculu / vinculum”. Brincar, portanto, constitui-se numa atividade de ligação ou vínculo com algo em si mesmo e com o outro.
    A.
    B.
    C.
    D.
    E.
0,025 pontos  

Pergunta 5

  1.  
    O Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, define infância como o período da vida que é legalmente definido como aquele que vai desde o nascimento até os ______ anos, quando se inicia a adolescência.
    A.
    B.
    C.
    D.
    E.
0,025 pontos  

Pergunta 6

  1.  
    Assinale a alternativa correta que preenche a lacuna a seguir:
    Os jogos, como propostas pedagógicas, não tiveram espaço para se desenvolverem. Essas propostas voltam a acontecer com o advento do___________, incorporando, novamente, os jogos ao cotidiano das crianças e jovens.
    A.
    B.
    C.
    D.
    E.


Ana Paula Serafim
Moderadora - MOODLE
Avaliação e Currículo
Polo Tatuapé

Educação, Corpo e Movimento.



1) Comente a frase do livro texto: “Ademais, as meninas não são as únicas excluídas, pois, os meninos mais novos e considerados fracos ou mau jogadores frequentam banco de reserva durante as aulas e recreio.” (Pag. 129)

Quando começam a crescer as crianças começam a se dividir por gênero e as meninas costumam ser excluídas da educação física por serem consideradas mais fracas, mais como o motivo da exclusão é o fato de serem mais fracas elas não são as únicas a serem excluídas, os meninos considerados fracos, franzinos ou mau jogadores sofrem esse mesmo tipo de preconceito e costumam ser deixados de lado, e por mais que os professores façam para tentar melhorar o quadro, infelizmente isso continua acontecendo nas escolas, esse tipo de comportamento pode gerar um certo trauma na criança que sofre esse tipo de exclusão.

Istael: As aulas de Ed.Fisica deve ser oferecidas a todos, deve estar a serviço de uma nova forma de pensar, sentir, e praticar movimentos tendo em vista a sociedade plural, solidaria tolerante que respeita as diferenças e compreende.Essa frase é a reprodução nas quadras das diferenças e desigualdades que presenciamos no cotidiano.

2) A atividade física também pode ser entendida como uma linguagem ? (pag. 9)

No início a atividade física era sim considerada como linguagem, já que através dos movimentos expressava e comunicava um sentimento humano, com o tempo ela foi evoluindo e se adequando a ponto de se tornar um poderoso instrumento de expressão e um eficiente, eficaz e econômico meio de construção de inúmeros artefatos.

3) Vitor Fonseca (2003) define algumas funções da Psicomotrocidade na educação, cite dois e explique. (incompleta falta explicar – pag43)

1 Mobilizar e reorganizar as funções psíquicas emocionais e relacionais do indivíduo em toda a sua dimensão experimental, desde bebê até a velhice
2- aperfeiçoar a conduta consciente e o ato mental em que emerge a elaboração e a execução do ato motor.

4) Disserte sobre a importância da música na educação infantil (pags. 64 e 65)

A música é muito importante na educação infantil, o educador deve fazer uso dela em jogos musicais, rodas cantadas e outras atividades pedagógicas.
Ao cantar em grupo as crianças compartilham sua energia e expressam sua alegria e espontaneidade. Produzir sons em grupo promove a sociabilidade e a integração e produzir sons por meio de instrumentos improvisados colabora com o desenvolvimento infantil, possibilita a descoberta de ritmo e o exercício da coordenação motora.
O tipo de música a ser trabalhado, depende do bom senso do educador, precisa ter um equilíbrio não tocando somente cantiga de rodas e nem só músicas veiculadas pela mídia, tomando sempre cuidado para que as letras das músicas sejam apropriadas para as crianças.

Istael:Por meio de algumas músicas associadas a dança, podemos explorar, estimular e facilitar o desenvolvimento das capacidades motoras e da criatividade de nossas crianças.

5) Qual a relação dos avanços tecnológicos com o sedentarismo? (pag. 47)

O avanço tecnológico acabou gerando um estilo de vida sedentário, hoje temos muito objetos para o nosso conforto que nos possibilitam ficar estáticos enquanto realizamos atividades, como ficar no computador, controles remotos e os carros.
Hoje é muito comum às pessoas preferirem jogar no computador ou nos vídeo games ao invés de praticar esportes, até mesmo caminhadas curtas deixaram de ser feito sendo esse trajeto feito de carro.
Todo esse conforto que a tecnologia proporcionou acabou culminando no sedentarismo da grande maioria das pessoas.

Istael: Os controles remotos, computadores, carro e outros favorecem a postura corporais estáticas, as pessoas preferem ficar sentadas, do que fazerem algum tipo de exercício.

6) Na educação infantil devemos nos preocupar em desenvolver três habilidades motoras. Quais são elas? Comente (pags. 23 e 24)

- Locomoção: quando a criança explora os potenciais motores do seu corpo, se movimentando de acordo com o espaço em que ela esta.
- Estabilidade: é conseguir controlar a força da gravidade ficando de pé e conseguindo controlar sua musculatura.
- Manipulação: é o avanço para conseguir alcançar, segurar e soltar objetos, até que ela consiga controlar esses atos no seu dia a dia.

7) Cite três orientações para elaboração de programas destinados as crianças e comente-as. (pag. 134 falta fazer os comentários)

- As aulas precisam ser preparadas de uma forma muito cuidadosa pensando no conteúdo que será ministrado e na estratégia utilizada, lembrando sempre de deixar uma ligação com a aula anterior.
- As tarefas motoras e as habilidades devem ser planejadas de forma cuidadosa e detalhadas, se for necessário é preciso demonstrar como devem ser realizados os exercícios.
- Oferecer as atividades de forma individualizada, e se for preciso apresentar variações permitindo a experimentação por parte do aluno.


8) Diferencie os conceitos: movimento, aprendizado motor, movimento motor, habilidade motora. (ver se essa pergunta esta correta, alguns conceitos pag. 23)

O movimento é alteração nas posições de qualquer parte do corpo.
Aprendizado motor são as variações do comportamento motor em função das experiências vividas pelo indivíduo, à escrita é um exemplo de aprendizado motor.
Motor são aspectos biológicos e mecânicos que propiciam e influenciam os movimentos.
Habilidade motora é o padrão de movimento baseado na precisão, no controle e na acuidade do indivíduo.


9) Comente: a Psicomotricidade é uma área de estudo multidisciplinar; abrange o individuo de modo global: CORPO+MENTE+MOVIMENTOEXPRESSÃO+AFETIVIDADE. (pag. 46).

A psicomotricidade está diretamente ligada ao desenvolvimento integral da criança, ela estuda tudo sobre a criança, cada movimento ao seu contexto, por isso, quando vamos mediar às experiências de nossos alunos devemos observar as diversas formas existentes em cada expressão, vendo o indivíduo de uma forma global, essa forma de estudo deve ser valorizadas nas escolas e aplicadas por seus educadores, pois se o trabalho for bem feito desde o início vai facilitar a aquisição de habilidades como leitura e raciocínio lógico-matemático.

10) Quais as contribuições que a prática de exercícios oferece para a contribuição da vida saudável?(pag. 10)

A prática de exercícios físicos pode servir como uma forma de equilíbrio diante das tensões do mundo de hoje, visto que as pessoas em geral tem uma vida muito sedentária, vivendo e trabalhando em ambientes apertados ou superlotados, muito tempo em frente a TV, computadores ou outros aparelhos eletrônicos.

Istael: A prática de exercícios físicos podem levar ao bem estar  e ao prazer, contribui para longevidade, melhora os desvios posturais , equilibra as tensões do mundo atual.


11) O desenvolvimento motor pode ser tratado, tanto por pesquisadores, quanto educadores como produto ou como um processo. Diferencie as duas abordagens. (pag. 22)

Como um produto ele é focado somente no desempenho das habilidades motoras da pessoa, já como processo vai além, é definido pela observação das aptidões humanas, que é a relação do homem com o ambiente em que vivem do seu comportamento e suas habilidades, vendo o desenvolvimento integral do indivíduo.

13)Qual é o significado de recreação no âmbito escolar?(pás. 71 e 72)

Recreação é uma atividade de lazer que o aluno participa por escolha própria, pelo prazer e pela satisfação pessoal que obtém ao participar da atividade.
A recreação na escola envolve as atividades lúdicas e divertidas, através dessas atividades é possível desenvolver a socialização e a cooperação e aprimorar suas habilidades.

Istael: Definida como atividades e brincadeiras desenvolvidas dentro de um ambiente escolar e mediadas por professores ou recreacionista e voltadas para a expressões humanas com prazer e alegria, para o desenvolvimento motor, afetividade e trocas sociais


Estudar mais as questões abaixo:
15) O guia dos brinquedos e do brincar (Abrinq) sugere brinquedos em função do desenvolvimento e da aprendizagem a qual se quer alcançar com as crianças. Cite duas atividades principais e dois brinquedos sugeridos de cada faixa etária a seguir: de 0 a 18 meses; de 18 a 36 meses e de 3 a 6 anos. (Pag. 56)

0 a 18 meses- Manipular objetos – chocalhos, brinquedos para martelar e empilhar, brinquedos com guizo interno entre outros.
18 a 36 meses – Solucionar problemas – quebra cabeça simples, jogos de construção com peças grades.
3 a 6 anos- movimentar-se no espaço- triciclos maiores, equipamentos de ginástica para playground entre outros.

16) Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem o desenvolvimento da Educação Física, na escola em três temas, a saber: conhecimento e controle do corpo, atividades rítmicas e expressivas e conhecimento sobre os jogos, esporte e dança, lutas e ginástica. Escolha um deles e comente. (pag 104)

Um tema que acho muito interessante de ser trabalhado são as atividades rítmicas e expressivas que se constituem pelo trabalho com rodas e brinquedos cantados, danças, brincadeiras de pular corda e cantorias, esse tipo de trabalho agrada muito as crianças ao mesmo tempo em que desenvolvem as mesmas.

17) Descreva as fases do desenvolvimento psicomotor na infância. (pag 42)

Inicia-se ao nascer, quando o bebê já tem condições anatômicas e fisiológicas de reflexos, na segunda fase acontece o aperfeiçoamento das relações espaciais e temporais, na terceira fase o desenvolvimento motor se torna mais evidente e a criança começa a lidar melhor com suas aquisições motoras  e seus movimentos, a quarta e última fase é uma etapa de transição no desenvolvimento psicomotor, passando de um estágio global para um estágio de diferenciação e análise, a criança chega a essa fase por volta dos cinco anos.

18) Como as aulas de educação física podem integrar-se aos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais, Programas de Saúde e Educação Artística (pags 144 e 145)

Dependendo da estratégia que o professor utilizar em suas aulas ele pode ajudar na compreensão das outras matérias, como tanto a educação física como a educação artística e a língua portuguesa são formas de linguagem, a educação física pode ser de ajuda para conseguir expressar ideias e sentimentos do corpo enquanto se movimenta, também é de ajuda às noções temporo-espaciais, que são muito utilizadas em matemática, com atividades que trabalhem noção de alto e baixo, menor, maior e igual, acima e do lado.


19)Qual a importância da imagem corporal para o desenvolvimento completo da criança?(pags. 42 e 43)

É muito importante porque é a partir da imagem corporal que conseguimos reconhecer nossos movimentos no tempo e no espaço, e a partir daí lidar com as pessoas e objetos a nossa volta, é só depois de compreender seu corpo que o indivíduo compreende e controla seu corpo, sua consciência corporal se estrutura e ele passa a ampliar as possibilidades de relação com o meio.


20)Explique o conceito da lateralidade. (pag. 35)

O nosso cérebro tem dois hemisférios, um deles é o dominante, ou seja, controla a maior das nossas atividades. O hemisfério esquerdo controla a parte direita do corpo e o hemisfério direito controla a parte esquerda.
O lado do hemisfério dominante é o que controla nossa lateralidade, o que designa se somos destros, canhotos ou mesmo ambidestros, que é quando não temos uma lateralidade dominante.

21)Compare o que a lei de diretrizes e bases 1961 LDB 4024/61previa para as aulas de educação física com a lei de diretrizes e bases a LDB 9394/96 atual. (pag 141) ***

Até a promulgação da LDB 9.394/96, cada disciplina/atividade tinha responsabilidade de planejar, criar estratégias e avaliar de forma isolada, sendo que a maioria das disciplinas trabalhava de forma paralela, enquanto as atividades (Ed.física, Artística e Inglês) nem pertenciam a grade curricular, era somente aulas práticas, sem ter um porquê. Hoje, os programas de educ. física são adequados a todos os alunos,com atividades variadas e lúdicas.


22)Comente a afirmação "a educação física é conteúdo obrigatório no currículo escolar porém ainda se vê apenas como atividade recreativa e desvinculada do processo de alfabetização".

Infelizmente ainda hoje muitos educadores não dão o devido valor às aulas de educação física, muitos veem as aulas de educação física apenas como momento de recreação e não dão a essas aulas a devida importância, muitos usam até mesmo esses momentos como forma de castigar ou recompensar seus alunos por alguma atitude que tiveram dentro da sala de aula.
É muito importante que os educadores vejam a educação física como sendo uma disciplina importante que deve ser respeitada e que vai trabalhar conceitos tão importantes quanto às outras disciplinas que são dadas dentro do espaço fechado de uma sala de aula ou laboratório.


23) Para GALLAHU o desenvolvimento motor é?***

R: É uma alteração contínua do comportamento motor ao longo do ciclo da
vida. Pode ser estudado tanto como processo quanto como produto.

24) Para Gallahu o desenvolvimento motor como processo é?***

R: O desenvolvimento motor envolve as necessidades biológicas subjacentes,
ambientais e ocupacionais, que influenciam o desenvolvimento motor e as habilidades motoras do individuo desde o período neonatal até a velhice.

25) Qual o real interesse do pesquisador (GALLAHUE; OZMUN, 2001, p.22) no
desenvolvimento motor como produto? Pg.22***

R: Como produto o desenvolvimento motor pode ser considerado como descritivo ou normativo, sendo analisado por fases (período neonatal, infância adolescência e idade adulta).

26) A Educação Física atual se fundamenta em quais estudos?***

R: Ela se fundamenta nos estudos da filosofia, da psicologia, da sociologia e da fisiologia, além dos aspectos didático-pedagógicos propriamente ditos.

N3 da Raquel
23) Cite os principais aspectos da dança criativa



24) No que se constituem as Habilidades de estabilidade?



25) Segundo os autores quais são os registros dos primeiros movimentos feitos pelo ser humano?


26) Comente o trecho da Lei de Diretrizes e Bases, 9394/96: § 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica.

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