domingo, dezembro 23, 2012
domingo, dezembro 09, 2012
BURBURINHO DA SEMANA - ESCLARECIMENTO
Olá povo de Deus!.
Na semana rolou um baita ESTRESSE nos grupos de estudos sobre o
seguinte recado no portal AVA -
UNICID
ENADE - Procedimento para dispensa
Recado
disponibilizado em: 07/12/2012
Caro aluno,
O estudante que foi inscrito e não
tenha participado do ENADE/2012, realizado em 25 de novembro, por motivos
relevantes de caráter pessoal, tais como, por exemplo, motivo de saúde,
mobilidade acadêmica ou outros impedimentos, deverão preencher e encaminhar o
Requerimento de Solicitação de Dispensa do ENADE/2012.
Para tanto, deve seguir o seguinte
procedimento:
(1) imprimir o Requerimento de
Solicitação de Dispensado do ENADE/2012, disponível no Portal AVA (menu Área de
Downloads);
(2) anexar o(s) documento(s)
comprobatório(s) do impedimento de participação; e
(3) Encaminhar ao Polo, requerimento
e documentos (originais) até o dia 06/01/2013.
Minha reação foi NADA...NADA...NADA...
Isso mesmo, pois em PRIMEIRO LUGAR eu nem sabia que deveria ter feito!.
Em segundo lugar a UNICID deveria nos avisar formalmente e isto não
aconteceu.
MAS POR ÚLTIMO E MAIS IMPORTANTE,
Pelo que pesquisei na internet não somos obrigados a fazer a prova ou
melhor nem precisamos
PARA SABER SE EU TINHA QUE FAZER A PROVA:
http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/
veja as informações abaixo:
Quais serão os Cursos avaliados pelo Enade 2012?
A Portaria Normativa nº. 6, de 14/03/2012, determina que sejam avaliados
pelo Enade 2012 os estudantes dos cursos que:
a) conferem diploma de bacharel em Administração, Ciências Contábeis,
Ciências Econômicas, Comunicação Social (que podem ser organizados em subgrupos
que permitam a avaliação de componentes específicos da área), Design, Direito,
Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo; e
b) conferem diploma de tecnólogo em Gestão Comercial,
Gestão de Recursos
Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Quais os estudantes que prestarão as provas do
Enade 2012?
Nos termos da legislação vigente, todos os estudantes ingressantes e
concluintes habilitados ao Enade 2012 deverão ser inscritos pela IES para
participação no Enade 2012. Os estudantes ingressantes de cursos avaliados pelo
Enade 2012 estão dispensados da participação na prova a ser aplicada em
18/11/2012. Destaca-se que a inscrição, nesses casos, deve ser realizada pela
própria IES, viabilizando a emissão do Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2012.
Serão caracterizados como ingressantes de 2012 todos os estudantes que tenham iniciado o curso a ser avaliado pelo
Enade 2012, oriundos do principal processo seletivo da IES, com matrícula
inicial no ano letivo de 2012, cabendo à IES a respectiva inscrição nesta
edição do Exame. Destaca-se que a matrícula inicial em curso a ser avaliado
pelo Enade 2012, oriunda do principal processo seletivo da IES, atribui ao
estudante a condição de ingressante habilitado ao Exame, devendo ser inscrito
pela IES.
Serão caracterizados como concluintes de 2012 todos os estudantes que atendam uma das seguintes situações: (1) tenham
expectativa de conclusão do curso a ser avaliado pelo Enade 2012 até julho de
2013; (2) contem com percentual superior a 80% (oitenta por cento) de
cumprimento da carga horária do curso a ser avaliado pelo Enade 2012,
independente do período letivo de expectativa de conclusão do próprio curso. A
caracterização de estudantes na condição de concluinte obrigado ao Enade 2012
não está condicionada à regularidade de matrícula.
Quando serão aplicadas as provas do Enade 2012?
A lista dos estudantes obrigados à participação no Enade 2012 será
divulgada por meio da página da Internet http://enade.inep.gov.br, conforme cronograma
constante no Manual. O acesso a essa informação, inicialmente, é restrito aos
coordenadores de cursos. Contudo, a IES é a responsável pela ampla divulgação
dessa informação junto ao próprio corpo discente. Recomenda-se a adoção de medidas
administrativas para registrar a notificação ao estudante do
compromisso com o Enade 2012 – 25/11/2012 às 13 horas (horário oficial de Brasília). A data de aplicação da pela
Portaria Normativa Nº 13, de 27 de junho de 2012
Quem está dispensado do Enade 2012?
Ficam dispensados do ENADE 2012:
I – os estudantes dos cursos descritos no art. 1º desta Portaria
Normativa que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2012;
II – os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando
atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2012, em
instituição conveniada com a IES de origem do estudante.
Os estudantes ingressantes, inscritos nos termos deste artigo, serão
dispensados da prova a ser aplicada em 2012 e sua situação de regularidade será
atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo INEP, nos termos
do art. 5º, § 5º da Lei nº 10.861, de 2004 e, em consonância com o art. 33-F da
Portaria Normativa nº 40, de 2007.
Nos termos do art. 5º, § 5º da Lei nº 10.861, de 2004, os estudantes
ingressantes e concluintes em situação irregular de anos anteriores do ENADE,
inscritos nos termos deste artigo, serão dispensados da prova a ser aplicada em
2012 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório
específico a ser emitido pelo INEP.
Caso fique impedido de realizar a prova, poderá
prejudicar o discente de alguma forma?
O discente que não prestar a prova fica com situação irregular no Enade
e, por isso, não poderá colar grau, solicitar diploma ou exercer a profissão,
uma vez que se trata de um componente curricular obrigatório.
Após a realização da prova, o MEC divulga os procedimentos para pedir
dispensa do Enade, mas o discente precisa justificar a ausência e esta
solicitação passa pelo crivo de uma comissão designada pelo MEC. Essa comissão
poderá ou não acatar a solicitação do discente.
Quem faz a inscrição dos estudantes no Enade?
A inscrição dos discentes aptos a realizarem a prova do Enade fica a
cargo das instituições de ensino. Posteriormente, a Univasf divulga a lista dos
discentes que prestarão a prova do Enade 2012.
Espero ter ajudado
Esclarecimento sobre postagens e e-mails no blog e grupos de estudos GMAIL
Bom dia a todos,
Espero que esteja tudo na santa paz,
Colegas de estudos estou aqui para fazer um esclarecimento:
Quando colaboramos com o grupo, blog e colegas, estamos "trocando" conhecimentos
e não RESPOSTAS.
Tenho visto alguns e-mails com reclamações sobre respostas erradas
eu PARTICULARMENTE penso o seguinte, seguir tudo o que é postado a ferro e fogo
é dar um tiro no pé (salvo as exceções das provas já corrigidas e mesmo assim podemos nos surpreender.
Nos postamos aqui nosso estendimentos e acreditem, podemos estar errados!!!
Por isso ao pegar provas e questionário se dê ao TRABALHO de ler e avaliar se o que está lá está correto
de acordo com aquilo que você entendeu!.
Pois depois de copiar uma resposta e errar não culpe um colega.
Culpe a si próprio por não estudar e colar do outro.
Sei que as vezes acabamos por pegar uma coisa ou outra pronta,
porém ao fazer isso estamos assunto um risco e não podemos culpar ninguém.
Quero também deixar outro comentário.
Quando acharem alguma questão errada, com falhas e repetidas em algum post do blog
me comunique desta forma poderemos evitar maiores erros,
Eu sei que o blog não é perfeito afinal postar tudo e verificar é IMPOSSÍVEL
mas creio estar fazendo o que posso.
E quando alguém me avisa dos erros posso corrigi-los,
sendo assim espero poder contar com TODOS.
UM GRANDE ABRAÇO E UM ÓTIMO RESTINHO DE DOMINGO.
*Raquel Luciana Maschetti da Silva*
Polo São Caetano do Sul - SP
e-mail: rmaschetti@gmail.com
Blog: http://pedagogiaonlineead. blogspot.com/
Um dia sem rir é um dia desperdiçado!
e-mail: rmaschetti@gmail.com
Blog: http://pedagogiaonlineead.
Um dia sem rir é um dia desperdiçado!
sexta-feira, dezembro 07, 2012
quinta-feira, dezembro 06, 2012
Questionário para estudo
Modulo 11
Gestão Educacional: Direção, Coordenação e
Supervisão
Gostaria de Agradecer a todos
que tiveram BOA VONTADE e colaboraram com este questionário
A autonomia está sempre associada a
ideia de liberdade, que é um principio constitucional. A autonomia e a liberdade
fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Ela está ligada também a
temática da democracia, da independência e da participação. Qual o papel da
autonomia referente a escola e família?
Resp 01: A autonomia está sempre
associada à ideia de liberdade, que é um
princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia, da independência e da participação.
Resp 02:
Seria o de aproximar escola e família, permitindo uma participação
maior da comunidade e responsabilizando a escola em prestar contas do que fez
ou deixou de fazer.
|
A Educação é um fenômeno próprio dos
seres humanos que inicia com um processo de transformação da natureza,
criando um mundo humano, o mundo da cultura." (SAVIANI, 1991). A partir
desta afirmação explique o que significa a produção do "trabalho
material" e trabalho "não-material" produzido pelo homem. pag 11
Resp
01: O
trabalho não material refere-se a significação dada ao trabalho material; são
as ideias, valores, hábitos, atitudes e teorias e inclui aspectos de
conhecimento como ciências, ética e artes; o trabalho material é a produção
de objetos e bens materiais, que servem para a garantia da existência humana
como transformação de objetos em ferramentas, transformação dos alimentos.
Resp 02: Trabalho material
– o homem necessita antecipar em idéias os objetivos da ação, o que significa
que ele representa mentalmente os objetivos reais.
Trabalho não-material – consiste de
idéias, teorias e valores, conteúdos de pensamentos que conduzem o homem a
ação, não se consubstancia em uma objetivação. A educação pertence a essa
categoria, se você lesar um aluno porque deu uma educação de baixa qualidade,
você lesou-o para sempre porque não tem concerto. A educação é aquela que
forma ou deforma o ser humano.
|
A equipe técnico-pedagógico é
responsável pela articulação do sistema de avaliação que engloba a avaliação
da aprendizagem e a avaliação institucional (interna e externa). Que papel
desempenha a avaliação institucional?
Resp
01: A equipe técnico-pedagógica é responsável pela articulação
do sistema de avaliação que engloba a avaliação de aprendizagem e a avaliação
institucional (interna e externa). Que papel desempenha a avaliação
institucional?
Resposta: A avaliação
institucional é muito importante para que ocorram mudanças nas
instituições escolares, ou seja, ela promove condições para que a instituição
possa identificar suas práticas, refletir sobre seus limites e possa explicar
suas políticas, os seus objetivos e o seu projeto para o futuro.
Resp 02.: A avaliação institucional é muito importante para que ocorram
mudanças nas instituições escolares, ou seja, ela promove condições para que
a instituição possa identificar suas práticas, refletir sobre seus limites e
possa explicar suas políticas, os seus objetivos e o seu projeto para o
futuro.
|
A gestão escolar pode assumir várias
modalidades, dentre elas a gestão Tradicional e a Gestão Participativa ou
colegiada. Escreva sobre cada uma delas.
R: Na Gestão Tradicional, o diretor
detém todo o poder, sendo o único a decidir e tendo a palavra final para
resolver ou modificar as coisas dentro da escola. Na Gestão Participativa, o
poder não é tirado do diretor, mas abre para que os alunos possam participar,
dando a eles responsabilidades, novos modos de olhar para a situação, dever
de refletir sobre assuntos e o sentimento de poder fazer a diferença.
|
A liderança é um atributo importante na
atuação do gestor escolar. A partir desta afirmação relacione cinco atitudes
que demonstram a atuação de um líder.
Resp 01: Assumir a competência primordial da escola: educar, ensinar/aprender.
- Lutar pela valorização dos
profissionais da educação.
- Entender que os alunos
provenientes das classes populares também possuem uma rica experiência e são possuidores de
diferentes saberes.
- Definir a política global da
escola por meio do PPP, contando com a participação de todos.
-
Fortalecer as relações entre as escolas e Secretarias Estaduais e
Municipais de Educação, Delegacias, Coordenadorias Regionais e Instituições
de Ensino Superior.
|
A partir dos estudos feitos sobre
gestão participativa elabore uma situação problema que tenha como foco o
papel da organização escolar no mundo globalizado, considerando a formação da
Resp 01: A escola precisa está organizada,
ter uma meta, um objetivo,um horizonte a ser alcançado de forma que
transponha ,vá além do universo ideal da cidadania que a teoria vinculadas a
organização do espaço escolar, cidadania, qualidade de ensino, gestão
democrática,,entre outros faça parte da rotina diária da escola e daqueles
que são sujeitos no espaço escolar É importante refletir que não é somente o
papel da escola (educação),buscar mecanismo que propiciem ideais democráticos
que conduzem a uma sociedade mais justa, solidária e humana.
|
Apresente quais foram as criticas
feitas a Taylor.
Resp 01: Taylor tinha um enfoque mecanicista
do homem, ou seja, o via como máquina; explorava trabalhadores, pois a administração
científica contribui para legitimar a exploração dos trabalhadores e enfatiza
os interesses dos patrões; superespecialização do trabalhador, tornando o
serviço monótono e repetitivo e uma abordagem fechada, desconhecendo o
ambiente da empresa e as influências que ele tem sobre o processo de
produção.
|
Cite 3 formas efetivas de participação
coletiva em uma gestão escolar.
Resp 01: Respeitar o
aluno; dar espaço físico aos professores e alunos; preparar aulas com força
de vontade e competência.
Pois é preciso proporcionar um
melhor conhecimento dos objetivos e metas, e favorecer uma aproximação maior
entre alunos, pais e professores através do conselho escolar de classe e
associação de pais e mestres.
|
Cite as 3 funções maiores do gestor
escolar explicando-as.
Resp 01: Participação
na cadeia de formação – O diretor faz parte da equipe técnico-pedagógico da
escola, atuando em uma posição intermediária entre as agências de formação de
educadores.
Supervisão orientação pedagógica – sem
assumir as funções destes outros participantes da equipe técnico-pedagógico
da escola, o gestor escolar atua nesta direção sem uma visão prescritiva, mas
na visão colaborativa. Administração – são situadas as competências mais
diretamente ligadas a estrutura administrativa da escola.
|
Cite as três funções maiores do gestor,
explicando-as.
Resp
01: Planejar,
organizar e executar. O gestor deve planejar maneiras de melhorar o ambiente
escolar, organizar os funcionários em cada tarefa determinada, executar as
tarefas determinadas para que a escola atinja seus objetivos.
|
Cite quatro características de um
diretor capaz de exercer liderança educacional.
Resp 01: 1 o diretor faz parte
técnico-pedagógica da escola atuando em uma posição intermediaria entre as
agencias de formação de educadores os próprios docentes e os alunos atuando
efetivamente na formação continuada dos primeiros e na aprendizagens dos
últimos. 2 supervisão/orientação pedagógica ...esta ação supervisora do
diretor não tem o sentido de dirigismo autoritarismo ou imposição mas sim de
visão do todo, do processo. nela esta incluída a coordenação da avaliação
institucional da escola. 3 administração ....aqui ficam situadas as
competências mais diretamente ligadas á estrutura administrativa da
instituição escolar associada, por exemplo, a implementação de políticas
educacionais á documentação e ás rotinas administrativas , entre outras.
Resp 02.: O diretor que
exerce liderança educacional é aquele que está em contato permanente com os
docentes, é visto todos os dias pelos professores, alunos e pais, faz com
que sua equipe sinta que tem poder para realizar e transformar e vai além do
gerenciamento, colocando as pessoas em primeiro lugar.
|
Como os gestores podem utilizar a
avaliação de sistemas de ensinos educacionais para melhorar os processos da
escola?
R: A avaliação de sistemas de
ensinos educacionais buscam avaliar o
processo educacional, pois ele avalia
o desempenho do aluno e o nível da instituição escolar, e através desses
resultados, o gestor poderá
diagnosticar os problemas e tentar resolvê-los, melhorando assim a qualidade
de ensino na sua escola.
|
Conceitue “Escola Democrática” a partir
da idéia de construção coletiva do Projeto
Político Pedagógico.
R: Numa escola democrática, a construção do PPP se dá coletivamente, respeitando as idéias e valores de cada um, onde se encontra em permanente desenvolvimento e processo de atualizações contínuas, não se restringindo a discussões e reflexões, mas sim, colocando em pratica o plano de ação coletiva e avaliando os resultados. |
De acordo com a autora Eloiza da S. G.
de Oliveira, a comunicação constitui-se em um recurso estratégico para
revigorar a cultura organizacional. Qual a importância da comunicação para
revigorar essa cultura institucional?
R: A comunicação é muito importante
pois aumenta a participação do grupo, possibilita as discussões para a
solução de conflitos, permite o compartilhamento de nossos valores e também a
administração democrática do conhecimento.
|
Defina gestão e administração conforme
o material estudado.
Resp 01: O primeiro termo
(gerere) tem o sentido de governar, conduzir, dirigir. O segundo termo
(administrare), tem um significado mais restrito – gerir um
bem, defendendo os interesses daquele que o possui – constituindo-se em uma
aplicação do gerir. Para outros autores, como Wittmann e Franco, no entanto
“como uma instância inerente à prática educativa, que abrange o conjunto de
normas/diretrizes e práticas/atividades que garantem, de um lado,
o significado ou o sentido histórico do que se faz e, de outro
lado, a unidade do conjunto na diversidade de sua concretização. A
administração da educação engloba as políticas, o planejamento, a gestão e a
avaliação da educação.”
|
Descreva os componentes da cultura
escolar.
Resp 01: Valores, crenças
e pressupostos, relação teórica pratica ,os significados no ensino, na escola
e o aprendizado dos alunos Cultura escolar é tudo como se dão as coisas no
interior da escola.
|
Existem alguns valores de fundamental
importância para a educação na atualidade, eleja 05 valores e justifique sua
escolha.
Resp 01: Diálogo – valor
enquanto troca de idéias, compreensões, troca de experiências que
possibilitam a consciência coletiva, que possibilita superar o
individualismo, superar bloqueios e os escudos que as pessoas colocam se
defendendo.
Capacidade de convivência – valor
que desenvolve no educando a capacidade de viver em comunidade, na escola, na
família, nas igrejas, nos parques, enfim em todos os lugares onde se
concentram pessoas de modo a garantir uma convivência harmoniosa.
Respeito mútuo – valor que leva alguém a tratar com outro
alguém com grande atenção, consideração e muito respeito.
Tolerância - valor que
manifesta nos outros maneira de
pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmos opostos a nossa.
Igualdade de direitos – valor onde
todos os homens são submetidos a lei e gozam dos mesmos direitos e
obrigações.
|
Explique a responsabilidade sobre a
Gestão da Educação dentro do contexto moderno a partir dos impactos e
demandas econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.
Resp 01: As políticas e a
Gestão da Educação no Brasil, caracteriza políticas do governo, a importância
dessa disciplina é justificada pelo seu compromisso e formação do cidadão.
Vários desafios são colocados para sociedade, uma vez que o contexto
educacional é mediado pelo contexto político, econômico, social e cultural. É
necessária as condições de oferta de ensino de qualidade, organização do
trabalho escolar compatível com os objetivos educativos da instituição, há
necessidade de formação de professores que vão trabalhar com esses alunos no
sentido de devolver a sociedade um novo cidadão mais completo e lúcido, mais
em condição de atuar na sociedade contribuindo para o seu enriquecimento. São
necessários mecanismos de informação e da comunicação entre todos os segmentos
da escola; gestão democrática; participativa incluindo condições
administrativas, financeiras e pedagógicas, participação de diversos grupos e
pessoas nas atividades e espaços educativos.
|
Explique a teoria Clássica da
administração segundo Fayol, apresentando três de seus aspectos.
Resp 01: Disciplina,
unidade de comando, unidade de direção, autoridade e responsabilidade e
divisão de trabalho. Pg. 16
|
Explique as implicações que a vertente
ecológica da Psicologia traz para a escola e suas relações.
Resp 01: Ela nos fornece novas
possibilidades para pensar no todo institucional, nos mostrando o que é
necessário ser praticado no processo de gestão ????
Resp 02: Na perspectiva da psicologia ecológica a aprendizagem do aluno vai
muito além do que é ensinado na sala de aula, é preciso considerar todo o
contexto que cerca os alunos.
Esse contexto envolve muitas
coisas, a própria escola, a família e o grupo dos amigos.
Para essa vertente a aquisição de
novas capacidades e conhecimentos por parte dos alunos vai depender do
significado e da intenção que essas atividades tem para esse aluno e também é
importante o papel que os participantes (família, professor, gestor e etc.)
vão desempenhar no aprendizado desse aluno.
Resp 03: A psicologia
Descritiva e Explanatória é conhecida como "ecológica” e enfatiza a
importância de se estudarem os meios ambientes nos quais o ser humano se
comporta; isso traz para escola uma relação mais próxima com o meio ambiente
e o comportamento humano.
|
Explique com suas palavras o que
significa gestão escolar.
Resp 01: Quando falamos em
gestão escolar trata-se, numa visão atual, do conjunto de funções
desempenhadas pelos “atores institucionais” da escola (ou seja, toda a
comunidade escolar), com diferentes graus de complexidade e responsabilidade,
coordenadas pela equipe técnico-pedagógica, encabeçada pelo diretor da
escola. Já fica claro, portanto, que desvinculamos da Figura do diretor da
escola todas as características de autoridade máxima, unipessoalidade, centralização,
linha hierárquica, ênfase e relevo único – e às vezes onipotência – que lhe
eram atribuídas
há alguns anos (em especial na
década de 70)
|
Explique o papel da avaliação
institucional na deflagração das mudanças necessárias na instituição e o
papel do gestor nesse processo.
Resp 01: Muitas pessoas
consideram as avaliações indesejáveis ou mesmo desnecessárias, que não servem
para avaliar o aluno, mas elas são muito importantes para se medir o “nível”
em que a instituição se encontra, se
está atingindo seus objetivos propostos, se são necessárias mudanças nesse
caminhar. O papel do gestor é o de incentivar a comunidade escolar a participar nas avaliações com sinceridade
e motivação, certos de que são muito importantes nesse processo, e se
possível, colocar este assunto na reunião de pais.
Resp 02: A avaliação
institucional tem como principal objetivo identificar como está o andamento
da instituição, quais suas necessidades, qual a qualidade do seu ensino, sua
estrutura, e seus objetivos para o futuro. É através da avaliação
institucional que evitamos que a instituição escolar caia em uma rotina e
deixe de evoluir.
Quando se faz uma avaliação
institucional eficiente e sincera é possível ver os pontos fortes e fracos da
escola com relação a sociedade e pensar nas mudanças necessárias.
O principal papel do gestor nesse
processo e mostrar a importância que a avaliação tem para a melhoria da
instituição e incentivar que todos os envolvidos nesse processo dêem o devido
valor e participem da melhor maneira possível.
|
Explique o termo gestor numa visão
atual.
Resp 01: Gestor é aquele que
administra, toma decisões, organiza, dirige e zela pelo bom andamento seja de
uma escola ou organização.
|
Explique os princípios da Organização
Racional do Trabalho, segundo Taylor. Pg 7
Resp 01:Taylor separou
as atividades de planejamento e supervisão das atividades de execução,
criando uma ORT, onde seus princípios eram o de selecionar o trabalhador de
acordo com seu perfil e aptidão, estabelecer um tempo para a execução de cada
tarefa, remunerar o trabalhador de acordo com sua produção, dividir o
trabalho, ter controle sobre o
trabalho dos funcionários, padronizar a tarefas, impondo-as aos
trabalhadores, estabelecer boas condições físicas de trabalho, etc.
Resp 02: Para Taylor,
era preciso seguir alguns princípios para ter um bom rendimento no trabalho,
para isso ele fez a organização racional do trabalho, cujo os princípios eram
os seguintes:
- Dar ao trabalhador uma atividade
compatível com seu perfil e aptidão;
- Estabelecer um tempo para as
atividades serem realizadas;
- Remuneração do trabalhador
equivalente com a produção desse trabalhador, estabelecendo prêmios para os
melhores;
- Dividir as tarefas em etapas, de
modo que cada um tenha uma única função aumentando a eficiência na produção;
- Padronizar a forma de realizar as
tarefas e impor isso aos trabalhadores;
- Estabelecer boas condições de
trabalho, visto que só assim o trabalhador conseguirá ter um bom rendimento.
|
Fale sobre escola e as relações
humanas:
Resp 01: É uma
escola preocupada com a integração social, com aspectos ligados à
criatividade e motivação e com os grupos informais existentes. Tem que ter
uma cultura de confraternização e dinâmicas integradoras dos grupos.
Na escola o gestor coordena o processo
cooperativo e participativo de planejamento. Descreva as ações que o gestor
deve implementar com relação ao Projeto Pedagógico da escola?
Os gestores precisam trabalhar com os
professores a concepção da escola que desejam implementar e, de acordo com essa
concepção, como se definirá o PPE e o trabalho pedagógico de todos os
profissionais da educação. Compete discutir, e implementar formas de
avaliação.
|
Gestão do movimento, focar o grupo e
evitar saturação são alguns elementos de uma organização segundo o foco da
gestão de conteúdos. Explique-os.
R: A gestão do movimento refere-se
à capacidade do professor de organizar e dirigir as atividades na sala de aula, como: não
interromper subitamente uma atividade e começar outra, não deixar atividades
“penduradas”, não “saltar” de uma atividade para outra sem ter uma
continuidade, evitar a lentidão com excesso de discursos, explicações,
detalhes,etc. Focar o grupo é manter o
grupo concentrado durante uma atividade, usando estratégias e técnicas como
oferecer oportunidades iguais de respostas aos alunos, criar um sentimento de
responsabilidade e prender a atenção
por meio da entonação da voz, olhar e gestos. Para se evitar a saturação, o
professor deve saber reestruturar o planejamento se for necessário, oferecer
atividades variadas e estimulantes que envolvam os alunos e quebrem a rotina
escolar.
|
O que é um paradigma?
Resp 01: Kuhn (1992)
afirmou que paradigmas são “realizações reconhecidas durante algum tempo por
uma comunidade científica específica, proporcionando os fundamentos para sua
prática posterior.”. Não é, portanto, um simples modelo, mas uma explicação
da realidade em constante reformulação, buscando fazê-lo de forma cada vez
mais clara e completa. É a evolução histórica de paradigmas que faz a Ciência
evoluir.
|
O que significa “competências da área
de gestão”?
R: As competências na área de
gestão estão relacionadas à orientação e acompanhamento do Projeto Político
Pedagógico às novas legislações, coordenação da avaliação institucional da escola, escrituração, vida escolar do
aluno, lotação de professores e coordenadores, implementação do Censo
Escolar, entre outros.
|
Objetivos, conteúdos, orientações
básicas e os critérios da avaliação, são passos importantes para Ralph Tyler
para elaborar projetos curriculares. Cite 4 perguntas que o autor propõe que
permite elaborar qualquer currículo ou plano de ensino se forem respondidas
adequadamente?
Resp 01: 1 Que
objetivos educacionais a escola deve procurar atingir?
2 Que experiências educacionais podem
ser oferecidas para que os propósitos sejam atingidos?
3 Como organizar efetivamente essas experiências educacionais? Como ter 4 certeza de que os objetivos estão sendo alcançados? |
Quais
as transformações necessárias para
a atuação da escola na construção da cidadania dos
agentes que nela atuam?
R: Somente numa escola onde se
pratique e viva a gestão democrática é possível se formar para a cidadania, pois há a
participação de todos, com idéias, sugestões, críticas, sendo possível se
trabalhar as necessidades da
comunidade com ética e moral, assumindo responsabilidades de desafios, dando
qualidade na formação dos alunos e assim formando pessoas preparadas para a
vida.
|
Quais as características de um processo
formativo que considere a complexidade da educação brasileira e a realidade
social vigente.
Resp 01: Educação
brasileira é fruto de todo um contexto histórico; transformações ocorridas
pelas necessidades políticas econômicas e sociais no momento que todo o
ocorrido na educação teve razão de ser. Hoje a complexidade da educação
brasileira escolar publicas principalmente no ensino fundamental e médio, é a
violência e o bullyg que é praticada pelos responsáveis do alunos que estão
preocupados com a segurança .A falta de professores no ensino publico por
causa desse problema faz com que se contratem professores ma preparados.
|
Quais as diferenças entre Taylor e
Faeyoul?
Resp 01: Taylor
Abordagem analítica e concreta e Fayoul abordagem anatômica e estrutural.
|
Quais as medidas que você, como gestor,
tomaria para tornar uma escola democrática?
Resp 01: A participação de
todos é essencial para tornar uma escola democrática, a escola precisa ser
encarada como uma comunidade educativa que mobiliza atos sociais em torno de
um projeto comum. É importante a participação de toda a comunidade escolar
nos projetos da escola, como desenvolver teatros, eventos culturais,
esportivos, pois isso vai gerar um clima de proximidade e confiança entre a
comunidade e a escola.
|
Quais características permitem afirmar
que a escola é uma organização similar a uma empresa?
R: Tem objetivos comuns, o trabalho
é divido por funções, há uma integração, onde todos tem responsabilidades e
existe um esforço para que os objetivos comuns sejam atingidos.
|
Quais os desafios a que é chamada a escola considerando as
atuais condições do mundo do trabalho globalizado?
R: Armar um sistema educacional
para toda a vida do aluno, que os coloque em contato com o contínuo aumento
dos conhecimentos, das fontes de informação e das transformações atuais,
sendo assim um passaporte que
o capacite à cidadania e ao mundo do
trabalho.
|
Quais são as ações que desencadeiam uma
ampliação horizontal e vertical dos valores de democracia dentro da escola?
R: Os gestores precisam trabalhar
com os professores a concepção das escolas que desejam implementar e de
acordo com a concepção como definirá o projeto pedagógico da escola e o trabalho
pedagógico de todos os profissionais.A instalação de um clima favorável ao
trabalho é a aprendizagem, a redução da dependência vertical, com a
construção da autonomia e a ampliação da integração horizontal, pela
participação.
|
Quais são as teorias tradicionais da
gestão?
Resp 01: Administração cientifica
(Taylor); Teoria clássica da
administração (Fayol) e Elton Mayo e a Escola de Relações Humanas, por fim as
teorias X e Y de Mc GREGOR.
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Qual a importância da construção do
Projeto político Pedagógico para a escola?
Resp 01:Compreendemos que o Projeto
Político-Pedagógico é um instrumento de significativo valor para a
escola. Ele é compreendido como o plano global da instituição ou o
projeto educativo, um instrumento teórico-metodológico, cuja finalidade
é contribuir para a organização do conhecimento escolar. Sua construção deve
articular todos os partícipes da realidade escolar (corpo
docente, discente, comunidade), de forma que estes pensem, com base na
própria realidade, sobre a singularidade que a caracteriza, sua autonomia, os
objetivos das ações desenvolvidas e a maneira de operacionalizá-las de
forma mais política,
crítica
e criativa.
Resp 02: assim
interessa a um projeto pedagógico não apenas recriar formas pedagógicas, isso
não é suficiente embora sejam muito importantes, mas também criar novas metas
sociais que venham contribuir para o estabelecimento de uma sociedade mais
justa mais humana. O PPP concebido, executado e avaliado na perspectiva do
coletivo poderá vir a constituir-se na ferramenta por excelência para a
escola construir sua autonomia, a partir da ressignificação de suas praticas
e de todo o trabalho escolar.
Resp 03 O
PPP organiza o trabalho pedagógico da escola, visando a qualidade do processo
educacional, melhorando a qualidade do ensino. Ele deve ser um processo de
recuperação da importância da necessidade do Planejamento na Educação, pois
se for realmente acompanhado e avaliado, e a escola terá seu trabalho
pedagógico muito bem organizado. O PPP é um instrumento que contribui para a
organização do conhecimento escolar.
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Qual a real importância da participação
coletiva no direcionamento dos destinos de uma escola?
Resp 01: Trabalhar
coletivamente para defender e ampliar a democracia, formar por meio de
conteúdos não materiais, preparar todos os indivíduos para exercer a
cidadania, favorecer o crescimento dos indivíduos como cidadãos e o
crescimento da sociedade enquanto sociedade democrática, fazer da
escola publica um valor nacional.
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Qual o papel da autonomia referente a
escola e família?
Resp
01:A autonomia está sempre associada à ideia de liberdade, que é um
princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Além de
associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da
democracia, da independência e da participação.
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Qual relação a ser estabelecida entre o
contexto social e econômico da atualidade e a gestão da educação
Resp 01: Configura-se em
um contexto mundial que penetra na vida das pessoas através da tecnologia e
meio de comunicação em suas formas evoluídas e envolvendo as pessoas.
Sempre que há mudanças na sociedade e em suas bases econômicas, sociais e
tecnológicas passam a ser exibidas novas atribuições na escola. A escola e
sua gestão estão inseridas na sociedade global refletindo os impactos e
exigindo novos conteúdos de formação de organização de gestão da educação
dando um novo significado a pratica da administração da educação.
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Relacione e explique 10 características
de um bom professor.
Resp 01: O bom professor
não significa apenas ter capacidade de transferir conhecimentos, é necessário
também: 1) ter uma postura reflexiva, 2) ter capacidade de observação, 3)
Deve aprender também com os outros, 4) organizar situações de aprendizagem,
5) Inovar, 6) trabalhar em equipe, 7) informar e envolver os pais, 8)
utilizar novas tecnologias, 9) administrar sua formação continuada, 10)
envolver os alunos em suas aprendizagens.
(Essa pergunta é
da apostila Profissão Docente, mas caiu na N1 de Gestão)
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Segundo os estudos mais recentes
responda. O que faz de um estabelecimento de ensino uma escola de qualidade?
R: Faz-se por meio da participação
de toda equipe escolar, definindo o projeto e o trabalho pedagógico de todos
os profissionais com intuito de promover a aprendizagem continua dos alunos.
Discutir e implementar formas de avaliação, obter um diagnostico que responda
às necessidades de cada aluno para que avaliação seja para reforçar os pontos
fracos e se necessários corrigir seus rumos.que efetivamente consiga que os
alunos aprendam mesmo o que são desprivilegiados socialmente.
Uma escola de qualidade tem como
principio a ser cumprido, uma educação comprometida com os domínios de
conteúdos que habilitem ao mundo do trabalho, comprometido com a sabedoria de
viver em sociedade respeitando as diferenças, comprometida com a construção
de um mundo mais justo e humano para todos independentemente de raça, cor,
credo, ou opção de vida. A gestão da educação na atualidade necessita ser
compreendida a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e
sociais, culturais e tecnológicas.
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Segundo Taylor o que é a Administração
Cientifica
Resp 01: Assim Taylor
falava da Administração Científica:
A administração é uma ciência que
não encerra, necessariamente, invenção, nem descobertas de fatos novos ou
surpreendentes. Consiste, entretanto, em certa combinação de elementos que
não fora antes realizada, isto é, conhecimentos coletados, analisados, agrupados
e classificados, para efeito de leis e normas que constituem uma ciência,
seguida de completa mudança na atitude mental dos trabalhadores e da direção,
quer reciprocamente, quer nas respectivas atribuições e responsabilidades...
(1962, p. 126).
Fica claro que, neste enfoque, a
improvisação dá origem ao planejamento e o empirismo, à ciência. O objetivo
desta forma de administração seria contemplar a identidade de interesses
entre patrão e empregado (o máximo de prosperidade), conjugando o baixo custo
da produção, desejado pelo empregador, aos altos salários, anseio dos
empregados.
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Sobre a função gestora da escola,
Escaméz e Gil(2003) falam sobre 3 grupos de habilidades no âmbito cognitivo,
no âmbito avaliativo-afetivo e âmbito comportamental. Explique-as.
Resp 01: No âmbito
cognitivo, a escola tem a capacidade de avaliar a analisar suas ações,
compreender que essas ações repercutem sobre o mundo e sobre os outros,
afetando o futuro. No âmbito avaliativo-afetivo, a escola tem capacidade de
domínio sobre si mesma, assumindo as conseqüências sobre suas decisões,
resistindo às pressões internas e externas, comprometendo-se em construir um
mundo melhor. No âmbito comportamental, a escola tem a capacidade de realizar
na comunidade, com os meios disponíveis, as ações pretendidas.
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Uma das tarefas do gestor é prover
condições para que o fluxo comunicacional se realize de modo efetivo na
escola. Como a mensagem pode ser transmitida para atingir seus objetivos?
Resp 01: A mensagem
pode ser transmitida de várias formas como: panfletos, cartazes, circulares,
avisos, sistema de som ou vídeo, conversa direta, entre outros.
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*****PERGUNTAS QUE FALTAM A RESPOSTA******
3 - Fale sobre a escola e as
relações humanas.
4 - Que objetivos
educacionais a escola deve procurar atingir? Que experiências educacionais
podem ser oferecidas para que os propósitos sejam atingidos? Como organizar
efetivamente essas experiências educacionais? Como ter certeza de que os
objetivos estão sendo alcançados?
5- qual relação a ser
estabelecida entre o contexto social e econômico a atualidade e a gestão da
educação.
6-explique a responsabilidade
sobre a gestão da educação dentro do contesto moderno a partir dos impactos e
demandas econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.
7- Explique o termo gestor na
visão atual.
8- uma das tarefas do gestor é
prover condições para o fluxo comunicacional, se realize de modo efetivo na
escola. Como a mensagem pode ser transmitida para atingir seus objetivos?
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