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quarta-feira, janeiro 02, 2013

Avaliação Institucional - Prova N2


1. QUE FACES EXERCEM INFLUÊNCIAS NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

  • As avaliações docentes e avaliação de funcionários.
  • As avaliações externas e internas.
  • As avaliações formal e informal.
  • As avaliações municipais e estaduais.
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2. COMO O MERCADO COMPREENDE A EDUCAÇÃO?

  • Como mero mecanismo de seleção.
  • Simplesmente como mercadoria.
  • Como alternativa para o desenvolvimento social.
  • Unicamente como direito fundamental dos alunos.
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3. NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS, QUAL PRINCÍPIO DEVE SER RESPEITADO AO SE PROPOR UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

  • Princípio da legalidade.
  • Princípio da autonomia.
  • Princípio da representatividade.
  • Princípio da hierarquia.
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4. QUAL DEVE SER O BALIZADOR NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS DAS COMISSÕES DE AVALIAÇÃO EXTERNA?

  • O viés da burocracia.
  • O viés da regulação estatal.
  • O viés da divergência.
  • O viés da interdisciplinaridade.

11 comentários :

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 1.5
    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
    1. REFERIR-SE AO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO E/OU CURSO É REFERIR-SE À SUA:

    articulação.
    comunidade.
    autonomia.
    identidade.
    2. UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NÃO SE RESUME A LEVANTAR DADOS E QUANTIFICÁ-LOS, MAS É FUNDAMENTAL QUE PROPORCIONE:

    conflitos com a autonomia das universidades.
    controle burocrático.
    possibilidades de transformação.
    engessamento de ações.
    3. QUAIS AS CORRENTES QUE IMPULSIONARAM OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

    De um lado a eficácia da gestão acadêmica e de outro o financiamento estatal.
    De um lado a necessidade de modernização e de outro a globalização.
    De um lado as universidades e de outro o Estado.
    De um lado a busca por flexibilização e de outro o enrijecimento da gestão.
    4. EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) TOMOU QUAL PROCEDIMENTO?

    Relegou como competências das secretarias municipais.
    Propôs o estancamento dos processos avaliativos, devido a sua ineficácia.
    Delegou como responsabilidade apenas das instituições privadas.
    Priorizou os processos avaliativos para melhoria da qualidade do ensino.

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    Respostas
    1. quais as respostas????/

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    2. de que adianta as perguntas se nao tem as respostas?

      Excluir
  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
    1. O que é glaucoma?

    É o mesmo que visão subnormal.
    É o aumento da pressão intraocular que se manifesta por dor de cabeça, olho vermelho e, se não tratado, pode produzir perda de visão a longo prazo.
    Pode ser caracterizado como uma perda da transparência do cristalino, que causa distorção nas imagens ou impede a visão.
    Cegueira repentina.
    2. Quanto ao prognóstico do TDAH:

    somem na adolescência mesmo sem tratamento.
    os sintomas podem amenizar com uma qualidade de vida e isolamento social, por isso seria adequado um internamento por um tempo determinado a fim de diminuir o estresse.
    os sintomas podem persistir da adolescência até a vida adulta e amenizar com tratamento e qualidade de vida.
    é um problema da infância que desaparece com o crescimento, pois essa patologia é natural da idade.
    3. Quando o movimento de inclusão teve seu início?

    Por volta de 1800 nos países menos desenvolvidos.
    Por volta de 2007 quando as escolas fizeram modificações para aceitar as diferenças.
    Nos países mais desenvolvidos, por volta de 1985.
    Na época das cruzadas com o Rei Henrique V, que estipulou a igualdade das classes.
    4. Problemas na hora do parto podem levar o bebê a ter lesões cerebrais que resultam em paralisia cerebral. Para prevenir isso o mais adequado seria que

    todas as mulheres fizessem cesariana.
    somente as mulheres com gravidez de risco fizessem parto em hospitais.
    todas as mulheres tivessem o bebê em casa para evitar infecções hospitalares.
    todas as mulheres tivessem seus filhos em hospitais com a presença de um pediatra neonatologista.

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  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
    1. AVALIAR DEVE SER COMPREENDIDA COMO AÇÃO CAPAZ DE:

    estabelecer formas de punição e controle.
    medir, regular e controlar.
    >produzir questionamentos, sentidos e valores.
    fotografar um momento estanque.
    2. EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) TOMOU QUAL PROCEDIMENTO?

    Relegou como competências das secretarias municipais.
    Propôs o estancamento dos processos avaliativos, devido a sua ineficácia.
    > Priorizou os processos avaliativos para melhoria da qualidade do ensino.
    Delegou como responsabilidade apenas das instituições privadas.
    3. O CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PREENCHIDO PELAS PRÓPRIAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.


    As informações devem ser enviadas via on-line:

    ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
    ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
    ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB).
    >ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
    4. COMO O MERCADO COMPREENDE A EDUCAÇÃO?

    Como alternativa para o desenvolvimento social.
    Como mero mecanismo de seleção.
    Unicamente como direito fundamental dos alunos.
    > Simplesmente como mercadoria.

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  4. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
    1. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DEVE POSSIBILITAR À INSTITUIÇÃO:

    ações de cerceamento da educação.
    discutir sobre investimentos.
    um reposicionamento econômico.
    uma gestão mais crítica e atuante. correta
    2. AS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS DEVEM ESTAR COMPROMETIDAS COM:

    a avaliação classificatória dos alunos.
    a aprovação indistinta de seus alunos.
    a produção do conhecimento. correta
    o desenvolvimento da zona rural.
    3. QUAIS AS CORRENTES QUE IMPULSIONARAM OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

    De um lado a necessidade de modernização e de outro a globalização.
    De um lado a eficácia da gestão acadêmica e de outro o financiamento estatal.
    De um lado a busca por flexibilização e de outro o enrijecimento da gestão.
    De um lado as universidades e de outro o Estado. correta
    4. REFERIR-SE AO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO E/OU CURSO É REFERIR-SE À SUA:

    identidade. correta

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    Respostas
    1. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 4.0
      AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

      1. OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DEVEM ESTAR COMPROMETIDOS COM:

      os processos de globalização e modernização da educação.
      os padrões de seleção e aplicação de testes.
      a aprendizagem de todos e com as inovações institucionais.
      as necessidades do Estado regulador.
      2. QUAIS AS CORRENTES QUE IMPULSIONARAM OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

      De um lado as universidades e de outro o Estado.
      De um lado a eficácia da gestão acadêmica e de outro o financiamento estatal.
      De um lado a necessidade de modernização e de outro a globalização.
      De um lado a busca por flexibilização e de outro o enrijecimento da gestão.
      3. DENTRE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESTÃO:

      promover a aplicação de métodos e técnicas que fortaleçam apenas os resultados.
      promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das pessoas e das instituições.
      utilizar instrumentos de medição para descortinamento das relações sociais.
      favorecer o levantamento de dados quantificáveis e estáticos.
      4. O ROTEIRO PARA CONDUÇÃO DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, EM CADA DIMENSÃO FOI ORGANIZADO EM TRÊS GRANDES NÚCLEOS:

      núcleo básico e comum, núcleo complementar econômico e núcleo de notas fiscais estaduais.
      núcleo de indicadores médicos, núcleo de atividades complementares e núcleo de documentação e dados.
      núcleo básico e comum, núcleo de temas optativos e núcleo de documentação, dados e indicadores.
      núcleo básico, núcleo secundário, núcleo terciário e núcleo de documentação, dados e indicadores.


      respostas:
      1- a aprendizagem de todos e com as inovações institucionais.
      2- De um lado as universidades e de outro o Estado.
      3-promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das pessoas e das instituições.
      4- núcleo básico e comum, núcleo de temas optativos e núcleo de documentação, dados e indicadores.

      Excluir
  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
    1. [QuestãoID 23527] O PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEVE FAVORECER:

    a crítica ao modelo educacional.
    a reconstrução das metodologias.
    o posicionamento político.
    a construção crítica do saber (correta).

    2. [QuestãoID 23494] A AVALIAÇÃO DEVE SER RESULTADO DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, VOLTADO PARA A PROMOÇÃO DA:

    qualidade social. (correta)
    diversidade cultural.
    pesquisa acadêmica.
    extensão universitária.

    3. [QuestãoID 23484] NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS, QUAL PRINCÍPIO DEVE SER RESPEITADO AO SE PROPOR UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

    Princípio da legalidade.
    Princípio da autonomia. (correta)
    Princípio da representatividade.
    Princípio da hierarquia.

    4. [QuestãoID 23519] UM RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM SEU FECHAMENTO DEVE CONTEMPLAR, FRENTE ÀS POTENCIALIDADES/FRAGILIDADES, UM PLANO DE:

    apoio aos alunos.
    contratação de pessoal.
    ampliação econômica.
    metas e ações. (correta)

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  6. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
    1. [QuestãoID 23523] OS PROJETOS PEDAGÓGICOS SÃO:

    documentos de moda, atendendo às solicitações da comunidade em que está inserido.
    referenciais teórico-metodológicos que objetivam superar os desafios institucionais.(CORRETA)
    indicadores de direção para superação das dificuldades de infraestrutura física.
    cartas de compromissos entre a Instituição e seus docentes para desenvolver o país.

    2. [QuestãoID 23517] EM QUANTAS DIMENSÕES O ROTEIRO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ORIENTAÇÕES GERAIS DIVIDIU OS TÓPICOS A SEREM ABORDADOS PELOS PROCESSOS AVALIATIVOS?

    Em 05 Dimensões.
    Em 10 Dimensões.(CORRETA)
    Em 12 Dimensões.
    Em 16 Dimensões.

    3. [QuestãoID 23500] QUAL FOI O OBJETIVO DA CRIAÇÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (ACE)?

    Garantir indissociabilidade entre ensino-pesquisa e extensão.
    Velar pelo cumprimento das leis.
    Aferir conhecimentos e competências adquiridos pelos alunos ao longo dos cursos.
    Propor reformulações nos processos de avaliação da Educação Superior.(C0RRETA)

    4. [QuestãoID 23498] UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NÃO SE RESUME A LEVANTAR DADOS E QUANTIFICÁ-LOS, MAS É FUNDAMENTAL QUE PROPORCIONE:

    engessamento de ações.
    possibilidades de transformação.(CORRETA)
    conflitos com a autonomia das universidades.
    controle burocrático.

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