FILOSOFIA
terça-feira, abril 29, 2014
segunda-feira, abril 28, 2014
GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
PROVA ONLINE INÉDITA
1. Em que se constitui a Gestão da Educação?
* Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar.
* Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
* É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
* Em maneiras particulares de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
2. A trilogia de Bobbio se constitui em:
* persistência, direitos e democracia.
* direitos, democracia e paz.
* perseverança, deveres e democracia.
* passividade, deveres e paz.
3. Observe
Nossa sociedade tem passado por profundas transformações no que concerne ao mundo do trabalho e das relações sociais, afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração
escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam
* O enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas
transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
* O uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino,
suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
* alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
* O mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a
administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
4. Pode ser considerada como atitude positiva para o autodesenvolvimento:
* a manutenção do status quo.
* a ética.
* as certezas absolutas.
* o receio às mudanças.
segunda-feira, abril 07, 2014
Pós Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional -
SIMULADO DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM Questão 1 | ||||||||||||||||||||
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Dificuldades de Aprendizagem
| ||||||||||||||||||||
Pontuação : 0/10 | ||||||||||||||||||||
Questão 2 | ||||||||||||||||||||
Dificuldades de Aprendizagem
| ||||||||||||||||||||
Pontuação : 10/10 | ||||||||||||||||||||
Questão 3 | ||||||||||||||||||||
Dificuldades de Aprendizagem
| ||||||||||||||||||||
Pontuação : 10/10 | ||||||||||||||||||||
Questão 4 | ||||||||||||||||||||
Dificuldades de AprendizagemAssinale V (verdadeiro) para as sentenças corretas ou F (falso) para as sentenças incorretas:
| ||||||||||||||||||||
Pontuação : 10/10 | ||||||||||||||||||||
Questão 5 | ||||||||||||||||||||
Dificuldades de Aprendizagem
|
sábado, abril 05, 2014
Ética e Cidadania [PROVA]
Top of Form 1
1. O TERMO POLÍTICA NASCEU NA GRÉCIA
ANTIGA E POSSUI UMA ESTREITA RELAÇÃO COM O TERMO PÓLIS CIDADE.
Aristóteles diz que o homem é um
animal político, porque nenhum ser humano pode viver sozinho e todos precisam
da companhia de outros. Assim, política se refere à:
·
vida comunitária.
·
vida na pólis, vida em comum.
·
vida com regras.
·
vida sob governo.
Bottom of Form 1Top of Form 2
2. PARA COMPREENDER O ESTADO, É
PRECISO TER EM CONSIDERAÇÃO AS ENTIDADES PÚBLICAS E AS NORMAS JURÍDICAS QUE O
DEFINEM.
Dessa forma, na sociedade capitalista, como sociedade de classes, a
classe burguesa detém o poder político.
I. Por meio do Estado, a classe mais poderosa se converte em classe economicamente dominante.
II. A classe politicamente dominante adquire novos meios para a repressão e exploração da classe oprimida.
III. O moderno Estado representativo é o instrumento de que se serve o capital para explorar o trabalho.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
I. Por meio do Estado, a classe mais poderosa se converte em classe economicamente dominante.
II. A classe politicamente dominante adquire novos meios para a repressão e exploração da classe oprimida.
III. O moderno Estado representativo é o instrumento de que se serve o capital para explorar o trabalho.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
·
As afirmativas II e III estão corretas.
·
A afirmativa I está correta.
·
As afirmativas I e III estão corretas.
·
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Bottom of Form 2
3. PARA PODER SOBREVIVER E VIVER EM
SOCIEDADE, O HOMEM ESTABELECEU UM CONJUNTO DE REGRAS QUE DETERMINAM O
COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS NUM GRUPO SOCIAL.
·
Esse conjunto pode-se denominar de:
·
política.
·
cultura.
·
estatuto.
·
moral.
Bottom of Form 3Top of Form 4
4. ARISTÓTELES ESCREVEU, NA GRÉCIA
ANTIGA, A ÉTICA A NICÔMACO, em que se
encontra a síntese das virtudes que constituíam a areté (a virtude ou
excelência ética) e a moralidade grega. Ele distingue vícios e virtudes pelo
critério do excesso, da falta e da moderação. O Cristianismo redefine essas
virtudes, tornando algumas irrelevantes. São assim resumidas:
·
virtudes teologais, cardeais e morais.
·
vício, vício por excesso e virtude.
·
virtude, vício por excesso e vício por deficiência.
·
virtudes teologais, cardeais, morais e pecados
capitais.
Didática do Ensino Superior
Top of Form 11. Há professores que entendem a
educação como uma prática desinteressada, essencialmente neutra, naturalmente
desligada das relações de poder, da dominação de classe. Esta imagem de educação
é difundida pela seguinte concepção de educação:
tom of Form 2
Top of Form 33. Hoje há uma maior compreensão do
espaço e do tempo durante os quais os sujeitos de um processo de aprendizagem
(professor e universitários) se encontram para, juntos, realizarem uma série de
ações (interações). Esse novo paradigma do Ensino Superior voltado ao
desenvolvimento da aprendizagem se refere
·
reprodutivista.
·
libertadora.
·
liberal.
·
culturalista.
Bottom of Form 1Top of Form 22. Iniciativas de formação que
acompanham o tempo profissional dos sujeitos, com formato e duração
diferenciadas, assumindo como processo a perspectiva da formação.
·
Saberes experienciais.
·
Formação continuada.
·
Saberes acadêmicos.
·
Formação inicial.
·
aos laboratórios.
·
ao conceito tradicional de sala de aula universitária.
·
ao novo conceito de aula universitária.
·
às salas de aula só na universidade.
Bottom of Form 3Top of Form 4
4. O principal instrumento que o
professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em
seu planejamento didático é
·
a avaliação.
·
o livro didático.
·
a fixação.
·
o método
Prova
Currículo
Estruturado: Implementação de Programas Pedagógicos
ottom of Form 2
OS PROCESSOS DE ENSINO, ATUALMENTE, DEVEM PROPORCIONAR
AO ALUNO:
Top of Form 1
Qual a função do currículo?
Tornar o aluno
dependente das suas proposições.
Perpetuar
a cultura como compromisso político com a aprendizagem dos alunos,
ressignificando seus saberes e construindo novos conhecimentos. correta
Evitar que o
professor conduza o aluno a aprendizagens indevidas.
Ignorar a
cultura, pois ela não faz parte da aprendizagem escolar.
Bottom of Form 1Top of Form 2
A função do professor na escola compreende
I. Autenticidade.
II. Aceitação e consideração pelos alunos.
III. Compreensão do desenvolvimento do aluno.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
II. Aceitação e consideração pelos alunos.
III. Compreensão do desenvolvimento do aluno.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
As
afirmativas I, II e III estão corretas. correta
As afirmativas I
e III estão corretas.
As afirmativas
II e III estão corretas.
As afirmativas I
e II estão corretas.
Top of Form 3
Nas interações professor-aluno que se estabelecem no
cotidiano escolar, cabe ao professor
Determinar o que
o aluno deve aprender e esperar que o aluno aprenda isso sozinho, com a mínima
participação do professor.
Manter um único
modelo de método pedagógico, evitando valorizar os diferentes caminhos
utilizados pelo aluno na realização de tarefas, para que chegue aos fins
educacionais com maior segurança.
Problematizar
situações e incentivar os alunos a pensarem sobre as soluções, reconhecendo e
valorizando os diferentes caminhos pedagógicos utilizados pelo aluno. correta
Controlar a
capacidade do aluno para problematizar acerca das ações pedagógicas, para que o
professor não perca de vista suas metas.
Bottom of Form 3Top of Form 4
Conhecimento
de suas potencialidades e capacidades individuais. correta
A eficiência e a
produtividade.
Apenas o
desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.
O saber fazer.
sexta-feira, abril 04, 2014
Pós em Educação Inclusiva [PROVA]
1 ) As primeiras instituições para atender os portadores de necessidades especiais surgiram no Brasil
A ) com o advento da República.
B ) logo após a Independência.
C ) durante o Império.
D ) depois da Conferência de Salamanca.
2 ) A Educação para Todos, segundo a Unesco, foi
A ) projetada como um programa-base.
B ) criada para servir como instrumento de pressão para professores e diretores.
C ) estabelecida como parâmetro obrigatório para todos os países.
D ) pensada para ser adaptável às diferentes situações nacionais e locais.
3 ) A convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência aprovada pela ONU em 2006,
da qual o Brasil é signatário, estabelece que os Estados-parte devem assegurar
A ) um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social
compatível com a meta de inclusão plena.
B ) a permanência dos alunos com deficiência em todo o sistema educacional brasileiro.
C ) a inclusão de todas as pessoas com deficiência no sistema educacional e o atendimento especializado para que possam concluir seus cursos.
D ) a inclusão no mercado de trabalho para todas as pessoas com deficiência que concluíram seus cursos profissionais em instituições educacionais públicas.
4 ) Os dados estatísticos disponíveis mostram que as pessoas com deficiência apresentam níveis de escolaridade e
empregabilidade
A ) no mesmo nível da média nacional.
B ) um percentual abaixo da média nacional.
C ) bem abaixo da média nacional.
D ) bem acima da média nacional.
5 ) A segunda reunião do Fórum Consultivo Internacional para Educação para Todos (EFA Fórum), realizada em Nova
Délhi, constatou que
A ) apenas os países desenvolvidos tinham conseguido atingir as metas.
B ) todos os países signatários haviam começado a atingir as metas estabelecidas.
C ) apenas um pequeno número de países havia realizado esforços para atingir as metas.
D ) não houve envolvimento significativo em nenhum país participante da primeira reunião.
6 ) De acordo com a concepção mais comum acerca da Educação Especial, para muitos educadores
A ) a Educação Especial deve acontecer em institutos também especiais, construídos e planejados para uma prática de ensino diferenciada.
B ) os alunos portadores de deficiências devem ser respaldados pela mesma legislação dos ditos alunos normais.
C ) os alunos portadores de deficiências devem ser atendidos em uma classe especial, com uma metodologia de ensino específica, para poderem
aprender e se desenvolver.
D ) a Educação Especial dá mais ênfase às limitações e aos defeitos que às potencialidades de desenvolvimento dos deficientes, sendo artífice de
formação do estigma e do preconceito.
7 ) Com a promulgação da Educação Inclusiva, a Educação Especial passa a
A ) ser considerada obsoleta e, por isso, será extinta.
B ) ser um válido sistema de apoio para os alunos que forem incluídos.
C ) ser uma forma de atendimento educacional em áreas da saúde.
D ) existir somente para atender alunos mais comprometidos.
8 ) A participação e a colaboração dos pais no processo educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais são de vital importância para o desenvolvimento escolar de seus filhos. Em que momento essa participação é mais significativa?
A ) Quando as provas bimestrais estão acontecendo.
B ) Na fase de avaliação do aluno com necessidades educacionais especiais.
C ) Na época das festas escolares.
D ) Quando o aluno ingressa na escola.
9 ) O currículo de uma escola inclusiva deve estar voltado para
A ) trabalhos que busquem a comparação entre os diversos alunos, para estimulá-los.
B ) um ensino mecanicista e continuado, visando ao conteúdo do aprendizado.
C ) atividades que promovam a cooperação entre os alunos.
D ) atividades competitivas, visando ao desenvolvimento dos alunos especiais.
10 ) O documento que se orienta pelo princípio de que as escolas devem acolher todas as crianças,
independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas e outras, denomina-se
A ) Declaração dos Direitos Humanos (1948).
B ) Declaração dos Princípios (1961).
C ) Declaração de Ottawa (1940).
D ) Declaração de Salamanca (1994).
11 ) Os professores formados sob a óptica inclusivista
A ) têm baixa expectativa em relação à capacidade de seus alunos para aprender.
B ) são todos especialistas em Educação Especial.
C ) têm sua atenção voltada para a potencialidade de cada um de seus alunos.
D ) preocupam-se apenas em superar as deficiências de aprendizagem.
12 ) O psicólogo escolar trabalha com os portadores de necessidades especiais
A ) exclusivamente com um modelo clínico.
B ) apenas na escola, em um modelo institucional.
C ) utilizando modelo institucional ou clínico, conforme a necessidade.
D ) apenas em seu consultório, em um modelo clínico.
Gabarito:1)c,2)c,3)a,4)b,5)c, 6)d,7)b,8)a,9)c,10)d,11)c,12)c
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