sexta-feira, abril 07, 2017

Questionário Didática do Ensino Superior - [Material para estudo]

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR -
1º RESUMÃO PARA ESTUDO!

 Pessoal todas as provas que estou recebendo vou juntar neste post, a partir de agora.


* Todas as alternativas corretas estão marcadas na cor vermelha.

** Caso você identifique algum erro nas questões, por gentileza comunicar, através do e-mail: rmaschetti@gmail.com, para que possamos efetuar as correções.

*** questões com destaque amarelo estão confusas ou não localizei a resposta.
A questão primordial que hoje se coloca para a metodologia de ensino é da concepção de uma metodologia que minimize as diferenças econômicas, sociais e culturais. Há, portanto, necessidade de orientar o professor para que procure uma maneira de

(  ) simplificação da ação docente.
(  ) mediação entre o professor e recursos de ensino.
(x)  integração do professor e do aluno de modo contextualizado.
(  )  ação docente desvinculada do fato educativo.
 A tarefa do professor hoje é, acima de tudo, ensinar os seus alunos a pensar. Uma atividade que pode estimulá-los a conseguir isso é a

repetição.
cópia.
avaliação.
exposição.
É a abordagem teórico-prática dos processos de ensino e de aprendizagem, além de modalidades técnicas de organizar o ensino e a aprendizagem.

Prática Pedagógica Dialógica.
Epistemologia da Prática Profissional.
Prática Pedagógica.
Metodologia do Ensino Superior.
É a técnica mais tradicional de ensino, que consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado na qual o professor assume o paradigma do diálogo, adequando-o às novas experiências de ensino.
(  ) Método de solução de problemas.
( x ) Aula expositiva
(  ) Trabalho em grupo.
(  ) Método de projetos.
É necessário que o professor repense a docência universitária focalizada na transformação da aula no Ensino Superior, o que implica que ele enfrente o desafio de compreender os tempos novos, para abarcar os anseios das novas gerações e auscultar os rumos do futuro. Para isso, é necessário que o professor:

(x) dialogue com a realidade, inserindo-se nela como sujeito criativo, para formar o sujeito histórico capaz de definir o seu destino e nele participar ativamente.
(  ) compreenda que ensinar significa transferir pacotes e meramente repassar o saber.
(  ) aprenda sempre, saiba pensar, informe-se e refaça todo o dia a informação, questionando-se.
(  ) entenda que a formação básica visa dotar o universitário da característica de pensar crítica e criativamente e de mantê-lo em estado permanente de atualização.

É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário, a fim de que os objetivos de educação, de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.

(  ) Planejamento educacional.
(  ) Planejamento curricular.
(x) Planejamento didático.
(  ) Planejamento escolar.
Leia abaixo
A relação professor-aluno que se funda na criticidade, na inquietude, na curiosidade epistemológica, no compromisso com o rigor metodológico e ético com os sujeitos que interagem, a teia de relações que envolvem o conhecimento como categoria nos processos de ensinar e aprender denominamos de

(x) relação pedagógica crítica.
(  ) memória crítica.
(  ) relação professor-aluno.
(  ) autonomia intelectual.
Na instituição universitária, a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino.
Na aula se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os universitários assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e desenvolvam suas capacidades cognoscitivas. Mas a maneira de utilizá-la, no entanto, deve ser adequada às novas exigências e aos objetivos que temos, como

( ) a mensagem transmitida pelo professor não pode ser contestada, devendo ser aceita sem discussões e com obrigação de repeti-la.
(x) a mensagem é simples pretexto para desencadear a participação dos alunos, podendo haver contestação, pesquisa e discussão, sempre que oportuno e necessário.
(  ) o estabelecimento dos objetivos da exposição deve se dar de forma clara.
(  ) o professor dirige perguntas aos alunos sobre algo que estudaram.
No trabalho docente, a avaliação constitui uma tarefa didática e contínua que deve acompanhar o processo ensino-aprendizagem. Assim, uma das funções pedagógicas da avaliação é

( ) Organizar os alunos em grupos para lhes dar orientação mais adequada dentro da turma.
( ) realizar provas e atribuir nota aos alunos.
(x) realizar um diagnóstico do processo educativo, buscando aprimorá-lo.
( ) verificar o quanto cada aluno aprende por meio do uso de instrumentos de medida.
No trabalho docente, o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria.
Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.
I. A adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.
II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.
IV. As condições físicas da instituição e o tempo disponível.

De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

(x) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
( ) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
( ) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
( ) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
O conteúdo de ensino serve de base para a aquisição de conhecimentos, conceitos, princípios e para desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes.
É por meio dos conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional. A seleção dos conteúdos programáticos deve basear-se nos seguintes critérios:

( ) organização vertical, flexibilidade, utilidade e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.
( ) organização horizontal, validade, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.
( ) organização, aplicação, flexibilidade e significação.
(x) validade, utilidade, significação, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.
O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é:

( ) a avaliação.
( ) o livro didático.
(x) o método.
( ) a fixação.
O professor, quando organiza os conteúdos de ensino em nível de complexidade crescente, está atendendo

à flexibilidade dos objetivos.
à ordenação vertical dos conteúdos.
aos objetivos propostos para cada período de determinado curso.
à subjetividade dos conteúdos de ensino.

O que se funda na criticidade, na inquietude, na curiosidade epistemológica, no compromisso com o rigor metodológico e ético com os sujeitos que interagem, a teia de relações que envolve o conhecimento como categoria nos processos de ensinar e aprender denominamos de:

( ) relação pedagógica crítica.
(x) relação professor-aluno.
( ) memória crítica.
( ) autonomia intelectual.
Observe:
A pedagogia crítico-social dos conteúdos, que está preocupada com a perspectiva de elevação cultural dos educandos a partir da articulação entre o mundo vivido e a cultura elaborada, propõe-se a

( ) colocar toda a atenção em modos instrucionais que possibilitem controle efetivo dos resultados.
( ) utilizar procedimentos que impeçam o papel diretivo do professor, sob pena de negar-se a si mesmo.
(  ) centrar os procedimentos de ensino na exposição dos conhecimentos.
(  ) utilizar procedimentos de ensino que viabilizem a retomada da vivência dos
(x) alunos, elevando-a a um novo patamar de compreensão, pela apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico.
Segue abaixo
Atividades desenvolvidas pelos professores universitários, orientados para a preparação de futuros profissionais. Tais atividades são regidas pelo mundo da vida e da profissão, alicerçadas não só em conhecimentos, saberes e fazeres, mas também em relações interpessoais e vivências de cunho afetivo, valorativo e ético, indicando que a atividade docente não se esgota na dimensão técnica, mas remete ao que de mais pessoal existe em cada professor. Estamos falando de

(x) docência superior
( ) formação docente.
( ) saberes docentes.
( ) solidão pedagógica.
Tomando por base as características fundamentais do professor e do educando, como seres humanos e como sujeitos da práxis pedagógica,verificamos que o

( ) planejamento, a execução e a avaliação serão satisfatórios se não forem processados dentro de mínimos parâmetros de criticidade.

( ) professor não deve estar atento ao fato de que o educando é um sujeito.
(x) papel do professor está em criar condições para que o educando aprenda e se desenvolva de forma ativa, inteligível e sistemática.
( ) professor é professor e o educando é educando.
Ao planejar o desenvolvimento das atividades de sua disciplina para o ano letivo, o professor universitário está fazendo

uma ementa.
um plano de ação.
um programa de disciplina.
um projeto de pesquisa.
Questionário Organizado por: Raquel Maschetti
Ultima Atualização: 07/01/2017

4 comentários:

  1. Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    A questão primordial que hoje se coloca para a metodologia de ensino é da concepção de uma metodologia que minimize as diferenças econômicas, sociais e culturais. Há, portanto, necessidade de orientar o professor para que procure uma maneira de

    a ) ação docente desvinculada do fato educativo.
    b ) integração do professor e do aluno de modo contextualizado.RESPOSTA CORRETA
    c ) mediação entre o professor e recursos de ensino.
    d ) simplificação da ação docente.
    QUESTÃO 2
    Na instituição universitária, a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino. Na aula
    se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os universitários assimilem
    conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e desenvolvam suas capacidades cognoscitivas. Mas a
    maneira de utilizá-la, no entanto, deve ser adequada às novas exigências e aos objetivos que temos, como


    a ) o professor dirige perguntas aos alunos sobre algo que estudaram.


    b ) o estabelecimento dos objetivos da exposição deve se dar de forma clara.


    c ) a mensagem é simples pretexto para desencadear a participação dos alunos, podendo haver contestação,
    pesquisa e discussão, sempre que oportuno e necessário.RESPOSTA CORRETA


    d ) a mensagem transmitida pelo professor não pode ser contestada, devendo ser aceita sem discussões
    e com obrigação de repeti-la.


    QUESTÃO 3
    Tomando por base as características fundamentais do professor e do educando, como seres humanos e como sujeitos da práxis pedagógica, verificamos que o


    a ) professor é professor e o educando é educando.


    b ) papel do professor está em criar condições para que o educando aprenda e se desenvolva de forma ativa, inteligível e sistemática.RESPOSTA CORRETA


    c ) professor não deve estar atento ao fato de que o educando é um sujeito.


    d ) planejamento, a execução e a avaliação serão satisfatórios se não forem processados dentro de mínimos parâmetros de criticidade.


    QUESTÃO 4
    O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. As ações do professor, por meio das quais se organizam as atividades de ensino, e dos alunos para atingir os objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico são chamadas de


    a ) métodos de ensino.RESPOSTA CORRETA


    b ) atividades educacionais.


    c ) estratégias de ensino.


    d ) técnicas de ensino.


    ResponderExcluir
  2. QUESTÃO 5
    É a técnica mais tradicional de ensino, que consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado na qual o professor assume o paradigma do diálogo, adequando-o às novas experiências de ensino.



    a ) Método de projetos.


    b ) Trabalho em grupo.Método de solução de problemas.



    c ) Método de solução de problemas.


    d ) Aula expositiva.RESPOSTA CORRETA


    QUESTÃO 6
    Estamos vivendo uma época de crise que abrange os planos econômico, social e político, tanto no âmbito nacional como internacional. Essa crise gera grandes inquietações e insegurança. Nessas circunstâncias, a educação é chamada a participar na busca de soluções. Existe já uma vigorosa reflexão crítica sobre a problemática educacional e há uma busca de caminhos para a promoção de uma ação educativa

    a ) comprometida com a manutenção de uma prática humana direcionada por uma determinada concepção teórica.


    b ) comprometida com uma sociedade mais justa, humana e democrática.RESPOSTA CORRETA


    c ) em que o professor transmite o conhecimento aplicado de forma mecânica.


    d ) voltada para a concepção de mera transmissão do conhecimento acadêmico.


    QUESTÃO 7
    É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário, a fim de que os objetivos de educação,
    de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.


    a ) Planejamento escolar.


    b ) Planejamento didático.RESPOSTA CORRETA


    c ) Planejamento curricular.


    d ) Planejamento educacional.


    QUESTÃO 8
    O conteúdo de ensino serve de base para a aquisição de conhecimentos, conceitos, princípios e para o desenvolvimento
    de hábitos, habilidades e atitudes. É por meio dos conteúdos curriculares que alcançamos os
    objetivos estabelecidos para o processo educacional. A seleção dos conteúdos programáticos deve basear-se
    nos seguintes critérios:


    a ) organização horizontal, validade, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.


    b ) organização, aplicação, flexibilidade e significação.


    c ) organização vertical, flexibilidade, utilidade e adequação ao tempo disponível.


    d ) validade, utilidade, significação, flexibilidade e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.RESPOSTA CORRETA


    QUESTÃO 9
    Documento, sempre provisório, que afirma publicamente aquilo em que acredita uma determinada comunidade acadêmica educativa e que busca fundamentar uma prática pedagógica concreta, elaborado num processo participativo de construção de significados, no esforço de definir e configurar uma nova identidade à instituição.


    a ) Projeto Político Pedagógico.RESPOSTA CORRETA


    b ) Políticas Públicas.


    c ) Gestão de Educação Superior.


    d ) Reforma Curricular.


    QUESTÃO 10
    Ao planejar o desenvolvimento das atividades de sua disciplina para o ano letivo, o professor universitário
    está fazendo


    a ) um programa de disciplina.RESPOSTA CORRETA


    b ) uma ementa.


    c ) um projeto de pesquisa.


    d ) um plano de ação.

    ResponderExcluir
  3. QUESTÃO 5
    A tarefa do professor hoje é, acima de tudo, ensinar os seus alunos a pensar. Uma atividade que pode
    estimulá-los a conseguir isso é a


    a ) repetição.


    b ) exposição.


    c ) avaliação.


    d ) cópia.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...