sexta-feira, junho 09, 2017

Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita: Letramento e Inclusão

REPOSTAS CORRETAS ESTÃO MARCADAS EM VERDE!

PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: LETRAMENTO E INCLUSÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Analise as afirmações abaixo.
I. A abordagem inatista tem como um de seus principais representantes Chomsky.
II. A abordagem cognitivista tem como um de seus principais representantes Piaget.
III. A abordagem sociointeracionista tem como um de seus principais representantes Vygotsky.
IV. A abordagem comportamentalista tem como um de seus principais representantes Skinner.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

a )
Todas as afirmativas estão corretas.

b )
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.Todas as afirmativas estão corretas.

c )
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

d )
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
QUESTÃO 2
Com base nos postulados de Bakhtin, o que faz das linguagens oral e escrita um jogo dialógico?


a )
O fato dos sujeitos no diálogo sempre assumirem posições que impliquem em ganhos e perdas.

b )
O fato das manifestações dos sujeitos sempre dependerem de um emissor, de um receptor e de uma mensagem.


c )
O fato de sempre terem dois sujeitos participando dos diálogos.
d )
O fato de nossas manifestações se dirigirem a um outro sujeito e estarem sempre sujeitas à atribuição de respostas e, portanto, à atribuição de significados.
QUESTÃO 3
Propostas e formas de intervenção direcionadas à superação das dificuldades de produção textual pelas crianças devem garantir

I. que o educador não tenha preconceito em relação aos tipos de textos e trabalhe com vários materiais escritos.
II. práticas de escrita e leitura que tenham função social, para além da avaliação escolar.
III. a possibilidade de reestruturação do texto.
IV. que o educador trabalhe apenas textos acadêmicos, didáticos e escolares.
Assinale a alternativa correta.


a )
Todas as afirmativas estão corretas.

b )
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c )
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

d )
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
QUESTÃO 4
Os principais modelos teóricos que buscam explicar os processos de aquisição da linguagem são:


a )
construtivismo e comportamentalismo.

b )
inatismo e sociointeracionismo.

c )
sociointeracionismo e construtivismo.
d )
inatismo, sociointeracionismo, construtivismo e comportamentalismo.
QUESTÃO 5
Partindo do pressuposto de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, a norma linguística é concebida como

a )
fruto de uma construção histórica e, portanto, não é fixa nem linguisticamente superior.

b )
um sistema fixo e, portanto, imutável.

c )
gramaticalmente superior e linguisticamente correta.

d )
fixa e linguisticamente superior.
QUESTÃO 6
A partir do pressuposto de que os critérios de segmentação da fala, ou seja, a interrupção da cadeia fônica são diversos dos critérios de segmentação da escrita, analise as afirmações abaixo.
I. Crianças em processo de aquisição da escrita, quando produzem textos sem nenhuma ou com segmentações indevidas, podem estar trabalhando com a hipótese de que o que percebem como um fluxo contínuo de fala deve, como tal, ser representado na escrita.
II. Hipóteses formuladas em relação aos aspectos segmentais da escrita, presentes nas produções infantis, podem ser diagnosticadas equivocadamente como sinais de distúrbios de fluência oral e escrita, de percepção auditiva e visual, de atenção, de memória, pois parte-se da concepção de que existe uma relação direta entre oralidade e escrita.
III. Crianças em processo de aquisição da escrita, quando produzem textos sem nenhuma ou com segmentações indevidas, apresentam distúrbios de fluência oral e escrita que as impedem de perceber que o fluxo contínuo de fala não deve ser representado na escrita.
IV. Hipóteses formuladas em relação aos aspectos segmentais da escrita, presentes nas produções infantis, devem ser diagnosticadas como sinais de distúrbios de percepção auditiva e visual, de atenção e de memória.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


a )
As afirmativas I, III e IV estão corretas.

b )
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c )
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

d )
As afirmativas I, II e III estão corretas.
QUESTÃO 7
O conceito de letramento passou a ser incorporado por educadores brasileiros visando


a )
reforçar as abordagens que priorizam atividades educacionais centradas na transmissão das regras gramaticais.


b )
reforçar as abordagens que priorizam atividades educacionais centradas na repetição e cópia.

c )
questionar abordagens que concebem a leitura e a escrita como ato de associar sons e letras.
d )
questionar abordagens que restringem a leitura e a escrita ao ato de codificar e decodificar a escrita.
QUESTÃO 8
A constatação da gagueira em crianças não deve ser indicativo de que estamos diante de um quadro patológico. Por quê?
I. O ato de gaguejar pode representar um recurso necessário para a organização do discurso.
II. Pode representar falta de atenção e não problema de fala.
III. Pode ser causado por problema de audição.
Conforme as afirmações, assinale a alternativa correta.


a )
Todas as afirmativas estão corretas.

b )
Apenas a afirmativa II está correta.
c )
Apenas a afirmativa I está correta.

d )
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
QUESTÃO 9
Conceber a linguagem como instrumento de comunicação implica em considerar que ela se processa a partir de um mecanismo que envolve


a )
mensagem, receptor e código.

b )
emissor e código.

c )
emissor e receptor.
d )
emissor, mensagem, receptor e código.
QUESTÃO 10
Todos os cidadãos deveriam ter acesso à variedade linguística padrão por
I. permitir acesso a diferentes textos orais e escritos.
II. permitir acesso ao conhecimento acadêmico e maior possibilidade de sucesso escolar.
III. permitir maior possibilidade de sucesso em concursos e em entrevistas, ou seja, em processos de avaliação.
IV. ser a forma correta e estilisticamente perfeita.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

a )
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

b )
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

c )
Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d )
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

3 comentários:

  1. Com base na visão sociointeracionista, qual o papel do adulto no processo de aquisição da linguagem oral por parte da criança?
    I. Atribuir sentido à fala e à escrita da criança, interpretando suas manifestações.
    II. Oferecer o padrão correto de fala e escrita repetidamente.
    III. Provocar estímulos, bem como reforço positivo e negativo conforme as respostas da criança.
    IV. Inserir a criança numa rede dialógica e significante.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    a ) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

    b ) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

    c ) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

    d ) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas CORRETA



    A instabilidade dos gêneros discursivos ocorre uma vez que as condições de produção dos textos orais e escritos são sempre únicas e singulares. Tais condições dizem respeito aos aspectos materiais e subjetivos. Quanto aos aspectos materiais, pode-se destacar


    a ) apenas o emissor (quem escreve ou fala) e o receptor (para quem o enunciado é produzido).


    b ) o emissor (quem escreve ou fala) e o receptor (para quem o enunciado é produzido).


    c ) apenas o contexto físico (local onde o enunciado é produzido). CORRETA


    d ) apenas o contexto físico (local onde o enunciado é produzido) e o momento (tempo em que o texto
    é produzido)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com base na visão sociointeracionista, qual o papel do adulto no processo de aquisição da linguagem oral por parte da criança?
      I. Atribuir sentido à fala e à escrita da criança, interpretando suas manifestações.
      II. Oferecer o padrão correto de fala e escrita repetidamente.
      III. Provocar estímulos, bem como reforço positivo e negativo conforme as respostas da criança.
      IV. Inserir a criança numa rede dialógica e significante.
      De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


      a ) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

      b ) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

      c ) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

      d ) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas CORRETA

      Excluir
  2. b ) o emissor (quem escreve ou fala) e o receptor (para quem o enunciado é produzido).

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