EDUCAÇÃO E SAÚDE
Questão 01 - Proteger
a saúde significa a adoção de medidas de vigilância. Entre as ações de natureza
eminentemente protetoras da saúde, encontram-se as medidas de vigilância:
I -
epidemiológica (identificação, registro e controle da ocorrência de doenças);
II -
vacinações;
III -
saneamento básico;
IV -
vigilância sanitária de alimentos, do meio ambiente e de medicamentos;
V -
direcionamentos específicos como os de cunho genético ou sexual, para impedir
desvios.
Estão
corretas as afirmativas:
Alternativas:
A. I,
II, III e IV;
B. I,
II, III e V;
C. I,
II, IV e V;
D. II,
III, IV e V;
E. III,
IV e V.
Questão 02 - Quando
inicia sua vida escolar, a criança traz consigo a valoração de comportamentos
favoráveis ou desfavoráveis à saúde oriundos da família e outros grupos de
relação mais direta. Durante a infância e a adolescência, épocas decisivas na
construção de condutas, a escola passa a assumir papel destacado devido à sua
função social e por sua potencialidade para o desenvolvimento de um trabalho
sistematizado e contínuo. A escola deve, por isso, assumir explicitamente a
________________ pela educação para a _____, já que a conformação de atitudes
estará fortemente associada a valores que o professor e toda a comunidade
escolar transmitirão inevitavelmente aos alunos durante o convívio escolar.
Assinale
a alternativa que preenche, de forma CORRETA, as lacunas:
Alternativas:
A. responsabilidade, sexualidade;
B. responsabilidade,
saúde;
C. responsabilidade,
vida;
D. responsabilidade,
responsabilidade;
E. responsabilidade,
atividade.
Questão 03 - Os
bens da Terra são um patrimônio de toda a humanidade. Seu uso deve estar
sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida no mundo, dentre elas
a qualidade de vida de quantos dependam desses bens e do espaço do entorno em
que eles são extraídos ou processados.
Deve-se
cuidar, portanto, para que esse uso pelos seres humanos seja:
Alternativas:
A. conservativo,
isto é, que gere o menor impacto possível e respeite as condições de
sustentabilidade, de máxima renovabilidade possível dos recursos.
B. destrutivo,
isto é, que gere o menor impacto possível e respeite as condições de
sustentabilidade, de máxima renovabilidade possível dos recursos.
C. conservativo,
isto é, que gere o maior impacto possível e respeite as condições de
sustentabilidade e não se importe com a renovabilidade dos recursos.
D. destrutivo,
isto é, que não se importe com o impacto nas condições de sustentabilidade, de
máxima renovabilidade possível dos recursos.
E. de
acordo com os interesses particulares de cada indivíduo.
Questão 04 - A
responsabilidade e a solidariedade devem se expressar desde a relação entre as
pessoas com seu meio, até as relações entre povos e nações, passando pelas
relações sociais, econômicas e culturais. De acordo com o estudado no material
teórico, o convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de
_______ e ________.
Assinale
a alternativa que preenche, de forma CORRETA, as lacunas:
Alternativas:
A.direitos, atitudes;
B. valores,
atitudes;
C. valores,
virtudes;
D. modos,
atitudes;
E. valores,
personalidade.
Questão 05 - Explique
a diferença entre ensinar saúde e educar para a saúde.
Para
o desenvolvimento de um trabalho eficaz, é importante que o educador tenha
claramente a distinção entre ensinar saúde e educar para a saúde. Ao ensinar
saúde, o foco é colocado na informação sobre saúde e no domínio de conceitos.
Essa tendência fundamentou a proposta clássica de inserção dos programas de
saúde no escopo da disciplina de Ciências Naturais. Entretanto, essa estratégia
não se revelou suficiente para a garantia de abordagem dos conteúdos relativos
aos procedimentos e atitudes necessários à promoção da saúde.
Isso
não quer dizer que as informações e a possibilidade de compreender a
problemática que envolve as questões de saúde não tenham importância ou que não
devam estar presentes no processo de ensinar e aprender para a saúde, mas sim
que a educação para a Saúde só será efetivamente contemplada se puder mobilizar
as necessárias mudanças na busca de uma vida saudável. Para isso, os valores e
a aquisição de hábitos e atitudes constituem as dimensões mais importantes.
A
experiência vem comprovando, de longa data, que somente a informação,
isoladamente, tem pouco ou nenhum reflexo em mudanças de comportamento. Os
detalhes relativos a processos fisiológicos ou patológicos ganharão sentido no
processo de aprendizagem na medida em que contribuírem para a compreensão das
ações de proteção à saúde a eles associadas.
O que
se pretende com o trabalho de educação em saúde é o desenvolvimento de um
trabalho pedagógico cujo enfoque principal esteja na saúde e não na doença. Por
isso, o desenvolvimento dos conceitos deve ter como finalidade subsidiar a
construção de valores e a compreensão das práticas de saúde favoráveis ao
crescimento e ao desenvolvimento.
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