Alguns podem ser definidos como
– Oportunizar formação pedagógica ao licenciado em pedagogia, tendo a docência como base de sua identidade profissional;
– Possibilitar a articulação ensino, pesquisa e extensão na produção do conhecimento e de práticas pedagógicas voltadas à justiça social;
– Favorecer a análise e reflexão das práticas pedagógicas no âmbito da docência e no âmbito da gestão, com vistas à autoformação e ao desenvolvimento social;
– Analisar a prática educativa em espaços escolares e não escolares.
– Compreender o processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;
– Assumir compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;
– Aplicar estratégias interdisciplinares de intervenção docente em situações concretas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental;
– Compreender o fenômeno e a prática educativa que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;
– Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
– Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.
Atualmente, a pedagogia tem, como objetivo principal, a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância. Porém, todos aqueles que atuam no processo educativo (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos etc.) também devem conhecer os princípios básicos de pedagogia.
Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais.
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