terça-feira, março 27, 2012

Teorias de Currículos Prova [questões revisadas]

Contribuição Andrea Korn
Explique a dimensão conceptual e concepção pragmática que rege a compreensão do currículo.
Conceptual é aquela dimensão que diz respeito a ideia, é a elaboração do currículo respeitando as normas, leis, diretrizes e políticas vigentes de educação, já a pragmática é a pratica deste currículo elaborado, ou seja, é o currículo em ação, ele leva em conta a experiência de campo do professor.
Dimensão conceptual- campo de estudo teórico que busca compreender as suas determinações e seus funcionamentos dentro da escola. Diz respeito à idéia, é a elaboração do currículo respeitando as normas, leis, diretrizes e políticas vigentes de educação. Dimensão pragmática – é a pratica, execução do currículo a ser colocado em ação, pratica deste currículo elaborado, ou seja, é o currículo em ação, ele leva em conta a experiência de campo do professor.

A definição da seleção curricular é substancialmente política. Como ela pode acontecer de forma democrática na escola?
Através da participação dos alunos, pais, funcionários, comunidade e sociedade civil e do poder publico. É através de valores como cidadania.

Partindo do pressuposto que a Escola é responsável pela transmissão de cultura, pode-se afirmar que apenas alguns elementos de determinada cultura são selecionados para compor o currículo de uma escola ou sistema de ensino, quem seleciona estes elementos?
O estado que representada a classe dominante. (pags., 47 ou 57)

Quais as argumentações sustentam a afirmação de Sacristian (1998) de que o currículo é o Centro do processo educativo?
O currículo e o centro da prática pedagógica é através dele que elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico, sem ele não há ensino, e nem por que os alunos irem a escola, assim como não se justifica o trabalho do professor, e necessário que este currículo se adéque as necessidades da escola e de sua comunidade.

Explique a frase: “O termo currículo é impreciso em sua concepção”.
Mesmo os que pesquisam e escrevem sobre o currículo dão várias definições sobre ele, alguns o definem como sendo a grade curricular da escola (quantidade de horas de cada matéria) e outros como os conteúdos disciplinares, adotados pela escola. Essa pluralidade de concepções/ideias torna imprecisa sua ideia.
Há varias definições sobre o currículo; alguns o definem como sendo a grade curricular da escola; quantidade de horas de cada matéria; e outros como os conteúdos disciplinares, adotados pela escola. Essa pluralidade de concepções torna imprecisa sua ideia.
Comente sobre a afirmação: A nova Sociologia da Informação pôs em discussão todos os pressupostos do currículo, questionando suas dimensões sócias e suas relações com a estrutura de poder na sociedade incidindo o foco de análise sobre o funcionamento interno das escolas” (Forquin, 1993)
Esse movimento foi muito importante para que se repensasse o currículo, levou a pesquisa sobre o mesmo, passando a considerar as experiências dos alunos como primordial na elaboração do mesmo, passando o aluno a ser o foco do processo de ensino/aprendizagem o que foi uma grande e valiosa mudança.

Aponte e comente pelo menos três motivos pelos quais se afirma que é de fundamental importância uma reflexão sistemática sobre currículo nos cursos de formação de professores.
1. O currículo é a matéria-prima do trabalho do professor, portanto ele precisa se apropriar dele para desempenhar um bom trabalho.
2. Através de suas pesquisas e estudos para elaborar o currículo, o professor se profissionaliza cada vez mais, se atualiza se recicla aprimora a sua prática.
3. O currículo faz parte das competências do professor, portanto, ele deve ser preparado em suas formações para que saiba elaborá-lo adequadamente.

O currículo deve ser entendido como uma ferramenta conceitual que supõe sempre, de forma explicita ou tácita, uma resposta as perguntas: o que ensinar, como e porquê? A partir dessa afirmação descreva 03 tipos de decisão educativa que compõem um currículo de uma determinada escola.
1. O que ensinar? Levando em conta a realidade da escola e dos alunos
2. Como ensinar? Quais as metodologias mais adequadas para atingir os objetivos propostos para que os alunos desenvolvam suas competências e habilidades.
3. Como avaliar? Todo o processo envolvido no ensino aprendizagem dos conteúdos trabalhados no período. Quais as ferramentas mais adequadas para avaliar devidamente.

Faça uma breve defesa pela importância do currículo em ação.
O currículo e o centro da prática pedagógica é através dele que elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico, ele é a matéria prima para o dia a dia escolar, e o currículo em ação é nada mais do que efetivar e concretizar tudo aquilo que foi planejado e pensado em busca da melhor educação possível para nossos alunos.
O currículo e o centro da prática pedagógica é através dele que elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico, ele é a matéria prima para o dia a dia escolar, e o currículo em ação é nada mais do que efetivar e concretizar tudo aquilo que foi planejado e pensado em busca da melhor educação possível para nossos alunos. Lembrando que o currículo pode variar de acordo com a comunidade a qual a escola esta inserida.

Relacione descrevendo um exemplo prático: currículo, sociedade e poder:
Currículo- é uma ferramenta de cisões educativas para a escola.
Sociedade- o controle social, e assegurado pela distribuição dos saberes.
Poder- há uma seleção de conhecimentos definidos e válidos, determinados, pelas classes dominantes.

Fale sobre a importância da educação de valores para as crianças em idade escolar.
A educação de valores é aquela feita através da inclusão dos temas transversais na educação, inserindo temas como cidadania, respeito, sexualidade, objetivando o desenvolvimento integral do aluno.

Sob seu ponto de vista quais são as principais dificuldades para consolidação de uma prática mais participativa e coletiva dentro da escola?
Uma das dificuldades é que para muitos professores a prática de planejamento escolar é vista como atividade burocrática e sem sentido, para alguns essas ocasiões servem apenas para preencher formulários que serão entregues ao coordenador da escola, é preciso resgatar no professor a importância da participação na escola, e como o planejamento tem relação direta com um bom trabalho pedagógico.

Qual a relação que existe entre as formas de avaliação adotadas por uma escola e o seu currículo?
A avaliação é vista como elemento indissociável do processo educativo, que deve se dar de forma sistemática e continua. Tendo como objetivo a melhoria da ação educativa, envolvendo a criança, o educador e a instituição.

Analisando as prescrições curriculares estabelecidas na NLDB (Lei 9.394/96), quais são os aspectos inovadores em relação ao currículo do Ens. Fund.?
Acredito que as grandes inovações foram: o enfoque a construção da cidadania e o reconhecimento oficial através da legislação: o direito das comunidades indígenas receberem educação na sua língua materna

Qual a relação existente entre o currículo da escola e a autonomia do professor ?
O currículo de uma escola ajuda a dar um norte ao professor, mas na prática docente o mesmo tem autonomia na sala de aula e deve decidir os conteúdos a ensinar, as atividades, etc.- currículo em ação.
Visto sob o ponto de vista teórico prático o currículo é uma ferramenta do trabalho docente-comente a afirmação.
O currículo é uma ferramenta do trabalho do docente, pois ele é à base da atuação do professor, e é a matéria prima do trabalho do docente.

Exemplifique sobre currículo prescrito partindo de uma de suas funções dentro do sistema escolar.
Este currículo é pré-estabelecido, porém muitas vezes ele é adaptado de acordo com a realidade da escola a qual ele esta inserido. A função do currículo é trazer cultura, cidadania, por isso deve-se trabalhar a transversalidade, mas Tb devemos nos ater nas necessidades da escola a em questão.
O que se denomina como abordagem processual do currículo
São os processos que envolvem a criação do currículo, planejamento, desenvolvimento, aplicação e avaliação.
Aponte e comente menos três motivos pelos quais se afirmam que é de fundamental importância uma reflexão sistemática sobre o currículo nos cursos de formação de professores.
O currículo é a matéria prima do trabalho do professor, portanto ele precisa se apropriar dele para desempenhar um bom papel.   2- Através de suas pesquisas e estudo para elaborar o currículo, o professor se profissionaliza cada vez mais, se atualizando e reciclando. 3- O currículo faz parte das competências do professor, portanto, ele deve ser preparado em suas formações para que saiba elaborá-lo adequadamente.

Alguns atores da vertente crítica da educação afirmam que o currículo estratifica o saber e que existe uma relação dessa estratificação com a estratificação social. Você concorda? Justifique:
Eu concordo com os autores. De fato isso acontece, os conhecimentos de maior status social e econômico são os mais privilegiados.
Qual a intenção explicita dos PCN´s ao introduzirem sistematicamente o trabalho com os temas transversais?
Os PCns têm uma perspectiva de formação da cidadania pela escola. E através dos temas transversais integra-se as problemáticas sociais. E os objetivos a serem alcançados são; de ordem cognitiva, física, afetiva, relação interpessoal e inserção social, ética e estética

A abordagem processual ou prática do currículo articula uma reflexão sobre a prática vinculando-a com o exame das relações entre educação e sociedade. Essa abordagem elege como foco de análise a maneira como o currículo:
se realiza de fato.
A respeito da autonomia dada aos professores com relação ao currículo, pode-se dizer que:
quando os professores definem as atividades e os conteúdos a ensinar, observam o momento exato de trabalhar dada tarefa, consideram o ritmo da turma etc., isto é, há uma margem de autonomia (currículo em ação).
Para as aulas de história no ensino fundamental, é possível organizar os conteúdos curriculares de forma que se:
trabalhe com fontes diversificadas, permitindo aos alunos estabelecer relação entre o presente e o passado, favorecendo a problematização.
Defina currículo oculto descrevendo como se configura.
Por currículo oculto entende-se, o conjunto de normas, e concepção que os professores passam para os alunos durante as aulas, sem planejarem, e sem terem consciência disso.

Explique a influência norte-americana na transformação do campo do currículo.
A influencia norte – americana, foi marcante. Anos 70.  Entre elas temos livros que foram traduzidos e obtiveram destaque; como o livro de Tyle; reforma do ensino do primeiro grau, que utilizou o pensamento curricular norte-americano, comissões de currículo proposta por Tyler.
Nos anos 80, começa florecer no Brasil, o pensamento critico sobre o currículo de natureza sociológica; foram trazido livros com essa proposta. E em 1990, destaca-se a produção de programas de Pós-graduação.
A influencia norte – americana, foi marcante. Anos 70.  Entre elas temos livros que foram traduzidos e obtiveram destaque; como o livro de Tyle; reforma do ensino do primeiro grau, que utilizou o pensamento curricular norte-americano, comissões de currículo proposta por Tyler.
Nos anos 80, começa florecer no Brasil, o pensamento critico sobre o currículo de natureza sociológica; foram trazido livros com essa proposta. E em 1990, destaca-se a produção de programas de Pós-graduação.

Com a consolidação e a expansão das redes municipais de creches e pré-escolas em todo Brasil, na década de 1980: surgiram várias propostas sistematizadas de currículo para educação infantil, principalmente a pré-escola .uma dessas propostas foi os temas geradores e seu significado era:
articular no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural da criança, o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade a que todos tem direitos de acesso.
os temas geradores e seu significado era:  articular no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural da criança, o desenvolvimento infantil e os interesses  específicos que as  crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade a que todos tem diretos de acesso.
De acordo com Contreras, o currículo é o conjunto das decisões educativas na escola uma vez que diz respeito às decisões educativas para a escola, o currículo está mediado por problemas institucionais e pelas circunstâncias históricas e sociais nas quais foi pensado. Por isso podemos dizer que ele não é somente um problema teórico ou acadêmico, mas também deve ser realizado. Portanto, a proposta do currículo é:
pensar a educação tendo em vista a questão dos conteúdos culturais.

Comente sobre a afirmação a nova sociologia da educação puseram em discussão todos os pressupostos do currículo, questionando suas determinações sociais e suas relações com a estrutura no poder na sociedade iniciando o foco de analise sobre o funcionamento interno das escolas. Forquim 1993.
Este movimento foi muito importante para que se repensasse o currículo, levou as pesquisas sobre o mesmo, passando a considerar as experiências dos alunos como primordial na elaboração do mesmo, passando o aluno a ser o foco do processo de ensino aprendizagem, o que foi uma grande mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...