quarta-feira, janeiro 02, 2013

Prova N2


NATUREZA E SOCIEDADE

1. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE EXPLICA POR QUE PASSEIOS NAS ÁREAS EXTERNAS DA ESCOLA SÃO RECOMENDÁVEIS PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS.



  • I. A criança, por meio do contato com a área externa da escola, desenvolve a capacidade de observar diversas formas de vida, de objetos e, assim, desenvolve sua possibilidade de inserção social na comunidade em que vive.
    II. A criança, quando realiza passeios na área externa da escola, pode perceber, com a ajuda de adultos, as diferentes formas de vida e aprender cuidados básicos no trato com animais de pequeno porte.
    III. A criança, quando realiza atividades na área externa da escola, mantém contato com diferentes tipos de plantas e pode, juntamente com um adulto, aprender cuidados básicos com plantas.

    São corretas as afirmativas:

  • I, II e III.
  • I e III.
  • II e III.
  • I e II.

2. AO ENTRARMOS EM UMA SALA DE AULA, ENCONTRAMOS AS CRIANÇAS SENTADAS EM CARTEIRAS ENFILEIRADAS,



  • a professora explicando um conteúdo no quadro-de-giz com a fisionomia séria, com um tom ríspido em sua voz, pedindo o tempo todo silêncio e dizendo que, se não o fizerem, não compreenderão a matéria, e ainda passando dezenas de exercícios de fixação. Neste caso, poderemos dizer que estamos frente a uma situação denominada:

  • construtivista.
  • comunidade.
  • campo de treino.
  • fábrica.

3. É IMPORTANTE, PARA COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ENTENDER COMO SE DÁ ESTE DESENVOLVIMENTO DE 0 A 2 ANOS.



  • Este período pode ser dividido em seis fases, sendo que, na primeira, as condutas são muito elementares, não dão lugar à imitação e à brincadeira do exercício motor e não existe qualquer comportamento especial em relação às noções de objeto, espaço, tempo e causalidade.

    As características da última fase do período são as seguintes:

    I. a criança começa a adquirir algumas condutas, como sugar, chorar e sorrir.
    II. a criança começa a estabelecer vínculos complexos, compreendendo relações familiares na sua totalidade.
    III. aparecem os primeiros esquemas simbólicos, que marcam o início da representação, sendo considerados os intermediários entre simples exercícios motores e os símbolos lúdicos, da brincadeira simbólica.

    Conforme as afirmações, assinale a alternativa correta.

  • As afirmativas I e II estão corretas.
  • As afirmativas II e III estão corretas.
  • A afirmativa I está correta.
  • A afirmativa III está correta.

4. DE ACORDO COM A TEORIA DE PIAGET, A INTELIGÊNCIA SE CONSTRÓI DURANTE A INTERAÇÕES DA CRIANÇA COM O MUNDO. A POSIÇÃO DA TEORIA DE PIAGET É:


  • associacionista.
  • interacionista.
  • positivista.
  • ambientalista.

2 comentários:

  1. Quais documentos criados pelas conaes para auxiliar na condução dos processos de avalição institucional

    ResponderExcluir
  2. Principais indicadores que compõem a base de informações da avaliação da educação superior?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...